Faltou pouco para o Vasco tirar a invencibilidade do Botafogo no Campeonato Carioca sub-20. Na manhã desta segunda-feira (29/02), em São Januário, o Gigante da Colina recebeu o Alvinegro e saiu na frente com um bonito gol de Mateus Vital, na etapa inicial. No final do segundo tempo, porém, o rival se aproveitou da vantagem numérica e empatou a partida com Marcelo, aos 40 minutos.
O resultado fez o Almirante se manter na quarta colocação da Taça Guanabara. O time dirigido por Rodney Gonçalves obteve quatro vitórias, um empate e duas derrotas. O Cruzmaltino possui 13 pontos e está quatro atrás do líder, que é o Botafogo. Portuguesa, com 16, e Tigres, com 15, completam o G4. O Vasco volta a atuar no sábado (05/03), às 15h30, contra o Bonsucesso. O jogo será no Leônidas da Silva.
O JOGO
Apesar de atuar fora de casa, o Botafogo tomou a iniciativa no começo da partida. Foi o Alvinegro que chegou com mais frequência ao ataque nos 20 minutos iniciais. As investidas botafoguenses, porém, foram defendidas com tranquilidade pelo goleiro Junior Souza. Mandante, o Vasco cresceu no jogo após a parada técnica e passou a dominar as ações.
Mateus Vital marcou o gol vascaíno no clássico
Aos 26 minutos, Hugo Borges pressionou a saída de bola e provocou o erro da defesa botafoguense. Ao recuperar a bola, o atacante passou para Caio Monteiro, que esperou a ultrapassagem de Mateus Vital e deu um passe açucarado. O camisa 10 tocou na saída de Victor Hugo e abriu o placar em São Januário: VASCO 1 x 0. O segundo gol quase saiu na sequência, em lance parecido. Dessa vez, Hugo Borges finalizou para fora.
O panorama do clássico foi modificado aos 33 minutos, após a arbitragem expulsar, de forma equivocada, o meio-campo Evander. Com um a mais, o Botafogo passou a se fazer mais presente no campo de ataque. A principal chance do primeiro tempo, entretanto, foi desperdiçada por Matheus Fernandes. O volante recebeu na grande área sem goleiro, mas para a felicidade dos vascaínos chutou por cima da meta.
Lucas Barboza vai no alto para afastar perigo da defesa
Aproveitando-se da superioridade numérica, o Botafogo promoveu algumas mudanças, se tornou mais ofensivo e tomou conta das ações durante a etapa final. Os jogadores cruzmaltinos se desdobraram em campo e defenderam com unhas e dentes o resultado. A estratégia deu certo até os 40 minutos, quando, após cobrança de escanteio, Marcelo cabeceou forte e decretou o empate:Botafogo 1 x 1.
Escalação do Vasco: Junior Souza, Matheus Peixe, Lucas Barboza (Raniel), Daniel Gonçalves e Alan Cardoso; Jussa, Andrey, Mateus Vital (Robinho) e Evander; Caio Monteiro e Hugo Borges (Douglas Luiz) Treinador: Rodney Gonçalves.
Caio retornou ao time contra o Botafogo- Fotos: Carlos Gregório Jr-Vasco.com.br
Texto: Carlos Gregório Júnior