ColunasHistória
19

Campeonato Carioca De 1987 – Da festa na véspera ao vice para o Vasco

O Carioca de 1987 foi um grande campeonato. Com três turnos, com três vencedores diferentes e uma fase final. Até o Bangu venceu uma das taças! A competição chegava ao fim quando começava o Pan-americano daquele ano. Os jornais se dividiam entre noticiar o campeonato carioca, o Pan, as rivalidades de Piquet e Senna nas pistas e até a luta de Maguila contra o James Quebra Ossos, vencida pelos juízes, para Maguila.

A Taça Guanabara foi vencida pelo Vasco. A Taça Rio ficou o Bangu. O terceiro turno era a Taça Euzébio de Andrade. Era um quadrangular. Os campeões de cada um dos turnos anteriores e mais os dois melhores classificados na pontuação total do campeonato até ali. O Vasco, já classificado pela Taça Guanabara, somou 40 pontos. O Bangu que venceu a Taça Rio somou 38 pontos. Os outros dois melhores colocados foram o Fluminense com 38 pontos e o Flamengo com 36.

Já no primeiro jogo do quadrangular, em 18 de Julho, o Fluminense empata com o Bangu, mas escalara Eduardo de forma irregular. Foi punido com 5 pontos pela FFERJ e ficou de fora da disputa, pois mesmo vencendo seus dois jogos restantes, só poderia chegar à zero ponto!

Dia seguinte, 19, Flamengo e Vasco ficam no 0x0 e o mesmo Flamengo empata com o Bangu em 2×2 após estar perdendo por 2×0, no dia 22 de Julho. No dia seguinte, o Fluminense vence o Vasco e o Flamengo volta a sonhar com o título da Taça Euzébio de Andrade. Nos dias 26 e 27 de Julho, respectivamente, o Vasco derrota o Bangu por 3×0 e o Flamengo supera o Fluminense pela contagem mínima, vencendo o terceiro turno.

A fase final, um triangular, começa com uma goleada vascaína dia 2 de Agosto. O Bangu foi a vítima dos 4×0 do Vasco. A partida entre Bangu e Flamengo foi jogada em 5 de Agosto e o Flamengo venceu o Bangu por 1×0. A última e decisiva partida ficou com Vasco e Flamengo. Seria realizada em 9 de Agosto, um Domingo. Enquanto no Sábado…

JB – 08/08/1987 Página 24

JB – 08/08/1987 Página 24

Contrastando com a seriedade vascaína, o Flamengo já tinha garantido até duas escolas de samba para a festa. A festa era grande na Gávea. A torcida ia ate ganhar concurso de bandeira mais bonita, como se isso fosse possível se tratando das cores do Flamengo. Imagine então quem apareceu com “a roupa mais exótica”! Deprimente… O Vasco, trabalhava com os pés no chão e a todo vapor.

JB – 08/08/1987 Página 24

No Domingo, o jogo traria a realidade para os flamenguistas. 1987 era o início do TRI-VICE do Flamengo, o segundo em uma só década. (82-83-84 e 87-88-89) O Vasco seria BI campeão em 1988 sobre o próprio Flamengo e em 1989, o Botafogo sai do jejum de 21 anos deixando o Flamengo em segundo.

JB – 10/08/1987 Capa do Caderno de Esportes

JB – 10/08/1987 Capa do Caderno de Esportes

No final, restou o chororô do Flamengo. Choravam no vestiário, jogadores, técnico, dirigentes, todo mundo. Lédio Carmona descrevia assim a tristeza do Flamengo:

“Antes do início do jogo, durante o aquecimento dos jogadores, o clima no vestiário do Flamengo era de total confiança. No fim, consumada a perda do título, houve uma automátca metamorfose: muito choro, evasivas, lamentações e acusações. Tudo isso aconteceu dentro do mais profundo silêncio, só quebrado pelos gritos de casaca que vinham da festa do Vasco.

A maioria dos jogadores – casos de Renato e Aírton, além do técnico Antônio Lopes – entrou chorando no vestiário.”

Sandro Moreyra foi taxativo em sua coluna diária no Jornal do Brasil: “Vasco: Um legítimo campeão”.

Sandro Moreyra ainda escreveu:

“O Vasco é um grande campeão e dessa vez houve justiça na vitória, Sua campanha foi nitidamente superior, marcou mais pontos e teve ainda os dois artilheiros da competição. O Flamengo perdeu-se e muito na politicagem de sua direção, principalmente na briga que tirou os jogadores da Seleção Brasileira, no Clube dos 13, liminares e por aí. Futebol é outra coisa.”

VASCO 1 x 0 FLAMENGO – 09/08/1987
Local – Maracanã (público – 114.628)
Árbitro – Pedro Carlos Bregalda
Gol – 1° tempo: Tita 42 minutos

Vasco – Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Henrique, Luís Carlos (Vivinho)e Geovani;
Tita, Roberto Dinamite e Romário.
Técnico: Sebastião Lazaroni.

Flamengo – Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Aldair e Aírton; Andrade, Júlio César Barbosa e Zico (Alcindo);
Renato Gaúcho (Kita), Bebeto e Marquinho. T
écnico: Antônio Lopes.

Fonte: Aqipossa

19 comentários sobre “Campeonato Carioca De 1987 – Da festa na véspera ao vice para o Vasco

  1. Grande final, jogão de 2 grandes times (o deles também era muito bom), mas o Vasco se impôs e fez valer o fato de ter sido o melhor time em todo campeonato. Foi uma pena que no campeonato brasileiro, no segundo semestre, a coisa deu uma desandada, e a campanha não foi tão boa. Acho que perdemos Tita e o volante Henrique, mas a campanha poderia ter sido muito boa naquele brasileiro.

  2. Foi um belo e emocionante título. Só não gostei foi de ver as figuras do João Saldanha, um dos maiores canalhas que o nosso futebol conheceu, o que me deu até náuseas e do Sandro Moreira, um tremendo boboca.
    Parabéns e obrigado pela recordação.

  3. Eu estava lá e vi.Eurico começou em 1987 uma série de títulos até o ano 2000,ou seja 13 anos sendo campeão com frequencia.

  4. Que bom seria que esse ano a gente conseguisse reeditar essa final. Já pensou ser campeão em cima da mulambada?

    E pelo que vimos na semana do nosso último confronto com o urubu, não mudou nada de 87 aos dias de hoje. Globo Esporte exaltando o Guerrerão que voltou a fazer gol, a contratação do conhecidíssimo argentino “Mãe Coelho” e da bela atuação deles contra o esquadrão da Portuguesa da Ilha. Veio o fim de semana e eles puseram a viola no saco. Que eles sempre cantem vitória, arrogância e percam sempre.

  5. Estive neste jogo, assisti da arquibancada, grade jogo, o Vasco sobrou em Campo todos os jogos contra o flavice!

  6. Aquele TIMAÇO de 1987 e tinha vencido a COPA de OURO naquele ano lá no Estádio Rose Bowl em Los Angeles fazendo a final com o rosário Central da Argentina gols marcados pelo Geovani e Vivinho e Rose Bowl lembram de uma dupla de ataque daquela Selecão TETRACAMPEÃO do MUNDO de 1994 que formavam a dupla de ataque RB ( Romário e Bebeto).

    E um outro detalhe é que o Sebastião Lazzaroni e o Antonio Lopes haviam trocados de lado e o Lazzaroni foi muito FELIZ por ter feito essa troca !

  7. Eu me lembro de que fui com o meu falecido pai ao jogo contra o Bangu e vi a grande goleada. Depois a grande final ao lado do meu falecido pai outra vez, e uma das maiores alegrias da minha vida com aquele gol do Tita!

  8. Bons tempos, o Vasco tinha um timaço e o Flamengo também. Me lembro que em 88, quando depenamos o Urubu novamente, o Sr. Andrade disse que o Vasco não estava acostumado a ganhar títulos… Realmente, Sr. Andrade, ao contrário de vossa senhoria, não estamos acostumados a ganhar títulos.. roubados. Ah, e uma correção à ótima matéria: O Flamengo foi tetra-vice duas vezes, pois perdeu para o Vasco (título moral também vale!) em 81 e 86, com o “ladrilheiro” e as “papeletas amarelas”.
    Por fim, muito bom reler um texto do saudoso João Saldanha, um dos melhores técnicos que a Canarinho já teve, e a meu ver, ao lado do Achiles Chirol, o melhor colunista esportivo do Brasil!
    Obrigado pela matéria!

  9. Não poderia esquecer esse jogo. Infelizmente não deu tempo de chegar no horário, naquele ano eu jogava basquet e estava disputando uma semifinal. Estava retornando para casa escutando o jogo no radio do carro e quando saiu o gol, eu meu amigo gritávamos no banco de trás.Depois foi só olhar o resumo do jogo, algo que era rotineiro, quem lembra dos jogos que passavam na TVE a noite “tai o que você queira, bola rolando…” Hoje tenho um cachorro e meus filhos colocaram o nome de Tita, blz aceitei com uma condição…Que o nome fosse Tita 87. O nome foi aceito por todos e eles também conheceram mais uma história do nosso Vascão.

  10. O João Saldanha era um jornalista que trabalhava na China. Veio para o Brasil e começou a trabalhar em serviços burocráticos no Botafogo. Um dia faltou técnico e o Botafogo tinha um grande time com Garrincha,Didi,Paulinho,Nilton Santos em outras palavras, não precisava de técnico. E o falastrão e mau elemento do Saldanha começou a falar como se entendesse de futebol. Primeira coisa que fez foi arranjar um jogador dedo-duro para “dedurar” os companheiros. Bom comunista! Chegou à Seleção Brasileira por motivos políticos e tinha um grande time nas mãos com Pelé, Garrincha e cia. Nada a fazer, pois ele beberrão, alcoólatra foi um dia bêbedo com arma em punho para atirar no goleiro Manga, conseguiu fazer a bagunça e foi mandado embora.

    Foi um dos líderes do jornalismo na perseguição ao Vasco. Perseguia e debochava e era odiado pelos vascaínos. Safado. Jornalista que não era vascaíno mas era honesto foi o Oldemário Touguinhó. Não fazia jogo sujo.

  11. eu estava lá. meu primeiro jogo no maraca e sacudimos esses mulambos. agora, fora de tópico, vcs viram? a namorada do zandonaide foi demitida das organizações bobo. é um merda mesmo…

  12. Tive o prazer e a honra de estar presente nesse jogo!! Grande time do Vasco!!
    E que golaço do Tita!! A matada no peito e o passe do Roberto para o Tita foram sensacionais!!

    SV.

  13. Só tem um erro nessa matéria. Piquet nunca degladiou com Senna. Muito menos em 87. Piquet já seria tri naquele ano, enquanto Senna até ali só fazia espuma. depois, quando pegou o melhor carro do grid conseguiu fazer o que qualquer um com melhor carro faz. Antes disso, só tomava fumo.

  14. TO FALANDO…. O BOM E VELHO CAMPEONATO ESTADUAL COM CALENDÁRIO ANUAL É A SALVAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO… UM CAMPEONATO BEM ORGANIZADO.. COM SERIEDADE.. TORNANDO-SE UM BOM PRODUTO PARA A TV… GRANDES TIMES SOFRENDO SUFOCO DOS FAMOSOS ALÇAPÕES DOS TIMES PEQUENOS…

    MAIS AINDA.. AS COLOCAÇÕES DOS TIMES NOS ESTADUAIS É QUE CLASSIFICARIA OS TIMES PARA SÉRIE A, SÉRIE B, COPA DO BRASIL, SUL AMERICANO, LIBERTADORES.. ESTES ORGANIZADOS PELA CBF FECHANDO UM CALENDÁRIO COM AS FEDERAÇÕES ESTADUAIS..

    FAZER UMA REORGANIZAÇÃO DO NOSSO FUTEBOL.. ACABANDO COM A MEDIOCRIDADE E COM O DOMÍNIO DA GLOBO E CBF..

    E NO MAIS… O VASCÃO TÁ VIVO.. E QUEM VIVER VERÁ NOSSA GRANDEZA NOVAMENTE…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *