ColunasSérgio Frias
49

Não, nós não aceitamos resignados!

Diego Zangado disse:

Isso ai estou com o Bruno e com o Marcos! É esse silêncio resignado do Casaca é isso mesmo? Nada podemos fazer?
____
Meu caro Diego,

Na minha opinião podemos fazer sim.

O Vasco não caiu para a segunda divisão, foi arremessado para lá pelas arbitragens.

Também na minha opinião a investigação de tudo isso, com imagens, deve parar no STJD, mas o Casaca! não gere o Vasco, embora busque ajudar o Vasco no que estiver a seu alcance.

Faremos um vídeo com todos os erros e lances duvidosos, com comentários de ex-árbitros e posicionamentos da imprensa durante o campeonato. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance, como dissemos.

Pode ainda o Vasco se prevalecer do descumprimento de normas e regulamentos de outros clubes? Sim, pode. Seria até uma justiça feita por aquilo que foi tomado do clube.

Mas, na minha opinião, o clube deve brigar para que tudo seja devidamente esclarecido.

Não foi só um prejuízo absurdo ao Vasco. Inédito no Campeonato Brasileiro. Houve favorecimento para os catarinenses e nenhum clube da parte de baixo da tabela teve algo desequilibrado contra si. Muito pelo contrário.

Se fosse uma coisa feita contra o futebol do Rio, Flamengo e Fluminense também teriam sofrido prejuízos ao menos próximos, mas houve equilíbrio entre acertos e erros para ambos.

Volto a dizer: não gerimos o clube, pois se assim o fosse o Vasco já estaria usando sua comunicação e marketing para expandir o absurdo que foi cometido contra ele; sua força institucional e de sua massa torcedora para reverberar e se indignar e ainda sua representatividade (na figura de Eurico Miranda) para questionar a tudo e a todos seriamente.

Durante o campeonato descobriu-se que o vice-presidente da CBF na ocasião, presidente da Federação Catarinense há 30 anos, visitou vestiário de árbitro, que seu filho foi delegado de jogo, foram vistas escalas coincidentes em jogos que beneficiaram clubes de Santa Catarina, o presidente da FFERJ foi a público dizer que havia perseguição contra a arbitragem do Rio e aquele que foi considerado o grande árbitro da competição errou de forma lamentável contra o Vasco na última rodada.

O Vasco precisa acreditar na força de sua torcida, na força de um questionamento da massa ao absurdo cometido contra o clube, o maior prejuízo de arbitragem de sua história no modelo de disputa em pontos corridos, oriundos de erros multiplicados contra si, principalmente nos seus melhores momentos dentro da competição.

Talvez se pense em outro caminho, mas o perigoso é mesmo a aceitação de que tudo bem o prejuízo descomunal ao Vasco ter se dado. É um acinte contra o torcedor do clube e contra o próprio Vasco.

Não foi discurso o que dissemos e eu pessoalmente disse a respeito do motivo da queda do Vasco. Não foi uma fala política.

Não vejo culpa alguma do Vasco em tendo sido prejudicado pela arbitragem da forma como foi no quesito rebaixamento, simplesmente porque do oitavo ao décimo sexto, todos teriam caído, caso sofressem o mesmo prejuízo.

Não concordo com o presidente do clube buscar outros fatores para justificar a injustificável ação da arbitragem no campeonato com 21 erros capitais contra o Vasco e um a favor (para o Globoesporte.com dois), que não trouxeram um ponto sequer ao clube. Catorze lhe foram tomados por conta de apitos e bandeiradas. Não há outro fator para a queda.

Há questões que podem ser tocadas para se descobrir o motivo pelo qual o Vasco não somou 56, 57, 58, 60, 70, 80, 90 pontos, mas 55 não teve computados para si por conta da arbitragem apenas. De ninguém mais.

Abraço,

Sérgio Frias

49 comentários sobre “Não, nós não aceitamos resignados!

  1. A pergunta que eu faço é por quê?
    Por que o Vasco está se omitindo?
    O que há nesse resignação?
    Pode um grupo de sócios entrar na justiça, seja ela esportiva ou comum, com o estatuto do torcedor embaixo do braço, requerer o usurpação dos seus direitos?
    _____
    A questão para mim não é essa, mas sim as desculpas inventadas pelo torcedor vascaíno para tirar da conta da arbitragem a queda.

    A direção erra ao considerar que há outro motivo qualquer que justifique o rebaixamento numa competição em que o Vasco teve tungados 14 pontos por conta da arbitragem.

    O Vasco é o único clube do mundo que é tungado em 14 pontos e busca erros internos para justificar uma queda. Já foi comprovado que do oitavo ao décimo sexto todos cairiam se tungados em 14 pontos, já foi comprovado que campanha ruim num turno (primeiro ou segundo) não significa queda para clube grande (vide 2008, 2009, 2010, 2011, entre outros), já foi comprovado que outros seis times tiveram performance abaixo, igual ou próxima daquela obtida pelo Vasco com o técnico anterior a Jorginho, que sem os erros de arbitragem o Vasco teria somado 39 pontos no returno, um recorde em se tratando de recuperação de um turno para o outro na história dos pontos corridos no atual modelo.

    Se as leis ou regulamentos devem punir outros clubes é uma questão. A outra cabe ao Vasco, aos vascaínos questionar, pois senão o costume não muda e vira até “direito” dos adversários do Vasco no futuro.

    Abraço,

    Sérgio Frias

    1. Prezado Sérgio, acredito que o questionamento do amigo José Oliveira – 18/12 – 05 horas, é pertinente sim, pois são fatores interligados e acho que a Lei do Consumidor pode ser acionada também.

      Vamos lá: a televisão paga muito (e muito menos que deveria pagar), porque a partir dos direitos de televisionamento ele vende seus produtos para patrocinadores e para os torcedores em pacotes fechados da TV fechada (veja que interessante: os próprios torcedores, quando se aboletam na frente da TV, acabam sendo os patrocinadores do relacionamento de escravidão ao qual os clubes são submetidos dando um cheque em branco para a operadora investir em quem bem entende, “esquecendo” eles que, para que esses clubes que recebem mais, joguem, eles precisam de adversários que serão também expostos na TV. Por isso também a política de transformar os estádios em Arenas caríssimas e de colocar no regulamento os preços mínimos para o ingresso, pois eles precisam cada vez mais das pessoas vendo pela TV e não indo aos estádios, mas isso é outra conversa).
      Mas retornando, o torcedor quando compra um pacote, parte da premissa que haverá um campeonato disputado com lisura, a honestidade é fator fundamental. Se existem muitas e muitas evidências de coisas estranhas, erradas, ligadas a algumas mafias, como a da Federação Catarinense, como as máfias de apostas e etc, deve-se abrir sim investigações (ao melhor estilo Operação Lava Jato, com a quebra de sigilos telefônicos e bancários de todos os envolvidos – principalmente os árbitros de futebol), para apurar se ocorreu ou não o dolo de forma premeditada e isso somente poderá ser dado início se houver uma avalanche de ações requerendo reparações em bons valores.
      Lembra como a Globo fez na época da queda do alambrado? A cada RJTV eles davam aulas de como o torcedor que tivesse participado do jogo deveria fazer para ir a justiça requerer algum tipo de indenização do clube, pois é: alguém poderia e deveria fazer um movimento de orientação e catapultar uma ação conjunta.

      Não sou advogado, temos alguns brilhantes no Casaca e entre os Casaquistas e gostaria de saber deles suas opiniões.

      Abraços

      NCosta

    2. Sérgio o que de fato está acontecendo, compramos a idéia de apoiar irrestritamente o retorno do Eurico por sua representatividade, e principalmente por entendermos e vimos no casaca uma alternativa de mudança no Vasco, juntando a juventude com a experiência, esse ano vimos o casaca distante das coisas relacionadas ao futebol do Vasco, e estamos vendo que o próximo ano estar por vir e a indícios que continuemos sem a presença efetiva do casaca dentro do futebol do Vasco, isso tem me deixado demais preocupado, gostaria Sérgio dê um esclarecimento aqui, sobre o papel e a função vdo casaca dentro do Vasco,pois o casaca poderia representar um avanço dentro do clube, principalmente na formação de novas lideranças, até porque o Eurico não vai durar para sempre e precisamos ter isso em mente, vejam i São Paulo com a saída do Juvenal,o Grêmio do Fábio Koff,o Palmeiras do Mustafá, todos tiveram dificuldades na sucessão, espero estar enganado e que o casaca esteja com o espaço necessário dentro do Vasco para fazer mudanças que julgamos necessárias.Se voltarmos a ser só um grupo de rádio e internet,pra mim é desanimador, apoiei, apoio, mas com casaca dentro do Vasco, desperdiçar talentos que botaram a cara e até processo sofreu, como João Carlos Nóbrega, vc Sérgio e tantos outros aqui, sinceramente é uma decisão pouco inteligente, e não quero nem pensar ou imaginar em ingratidão.Ao Vasco tudo, mas com Casaca!
      _____
      Olá Leandro,

      Disponível estamos, desde antes da posse.

      Ajudar, ajudamos dentro do limite que nos é permitido.

      Assim o foi inclusive no futebol, no pior momento do ano passado.

      Disponíveis continuamos e continuaremos. Cabe à direção do Vasco oportunizar a nós que possamos não só ajudar, como crescer no clube.

      Sinceramente, nossa ideia era da junção de experiência com juventude e isso deveria partir da própria direção do Vasco, que em alguns setores sensíveis do clube não conta com ninguém do Casaca!, embora tenhamos membros nossos comprovando eficiência no setor médico, jurídico e no Conselho Fiscal.

      O João Carlos Nóbrega dedicaria, como dedicou na gestão anterior de Eurico Miranda, algumas poucas horas do dia para o Vasco e deveria fazer parte da área de comunicação externa do clube, na minha visão. Mas ajudaria, como ajudou, entre 2002/2003 a 2008 no que fosse possível.

      Eu procurei ajudar no futebol no pior momento, claro que tenho vontade de participar mais, já foi fomentado isso no clube por parte de outros membros do Casaca! e é óbvio que só vou adquirir experiência vivendo o dia a dia do setor. Mas tenho o futebol no sangue. Fazer parte da gestão desta área, na minha visão, só faria (creio) bem ao clube, porque eu não faria mal a ele, mas com apoio do nosso presidente para isso.

      Não me resolve chegar no Vasco e ficar andando de um lado para o outro sem ter uma função específica, visto que a vice-presidência do Conselho Deliberativo não é algo que tangencie o dia a dia do clube. Tanto não é que nem participo das reuniões de diretoria no Vasco.

      Claro que pode ser feito algo ocasionalmente, conversado algo. Por várias vezes fui àquele espaço defender pontos de vista, posições, discutir algo, concordar ou discordar, ser elucidado ou minimamente ouvido. Mas é apenas uma mera opinião. Ou mais uma.

      Entendo também que deveríamos ter pessoas jovens e dedicadas, mais próximas de Eurico Miranda nas entidades as quais o Vasco é filiado, vivenciando um arbitral, participando de discussões.

      A experiência e vivência de Eurico Miranda no esporte e no clube não deveria morrer enterrada com ele e sim ser passada (no que der para os outros absorverem) a quem através de sua concepção não só construiu uma trincheira em favor do Vasco, como reavivou o próprio Eurico no clube, a ponto deste obter sua vitória mais avassaladora para presidente do Vasco (vitória da chapa) em toda a sua história.

      Falo mais uma vez do Casaca!, sem me esquecer, é claro, de que houve também muita gente ajudando após nós segurarmos a onda com o Conselho de Beneméritos e alguns grupos aliados por cerca de 5 anos.

      No que fomos chamados a colaborar o fizemos. Nosso espírito é esse mesmo, mas há, é claro, uma frustração de muitos por não verem pessoas ligadas a este grupo em função A ou B.

      O trabalho que fazemos no Casaca! permanece sendo o tradicional, ou seja, a favor do Vasco.

      Entendo como um equívoco alguém que brigou por quase 50 anos no Vasco, sabedor de todas as sacanagens feitas contra o clube não só na história do Vasco, mas também em seu período dentro do clube, buscar uma responsabilidade ou culpa interna (mesmo dele próprio) por algo que foi tomado do Vasco contra as regras do jogo, tendo eu visto inúmeras brigas compradas pelo clube por ele, Eurico, a fim de inibir isso, protestar, bater de frente, tal qual de forma exemplar o nosso presidente fez após a partida contra a Chapecoense e posteriormente no STJD.

      Disse e repito: o Vasco não caiu para a segunda divisão. Foi arremessado para lá.

      Digo e repito: de nossa parte continuaremos protestando e entendendo que o clube deve buscar todos os seus direitos, mas não deixar de protestar e muito pela covardia feita para com o Vasco: a maior tunga da história dos pontos corridos no modelo atual.

      Mas sei, é claro, que o nosso presidente não engoliu, de fato, o garfo sofrido pelo Vasco. Se não engoliu outros menores não seria o maior que engoliria.

      E entendo também que gere o Vasco com zelo, competência e diligência, dentro dos seus limites e até mesmo extravasando-os, por conta dessa paixão que o consome.

      Abraço,

      Sérgio Frias

      1. Sérgio muito obrigado por responder de forma tão sincera e honesta, não esperava outra coisa de vc, como dos demais integrantes do casaca, vcs nos reanimaram, pois vemos em vcs, torcedores apaixonados, com a oportunidade que muitos de nós não temos, que é de servir ao Vasco e de não se servir dele, sinceramente amigo, estou cansado da mesmice, e das sacanagens que ocorreram dentro do Vasco e que infelizmente, não se sabe o pq?Não veio a tona ainda como deveria,somos apaixonado e se for pra contribuir com Vasco, mesmo que não seja da forma devida,peço que não desanime e aproveite esse momento dentro do Vasco para ganhar experiência, se fortalecer.Apoio o casaca com candidato próprio nas próximas eleições, independente do resultado,não tenho dúvidas que nosso grupo é o que melhor poderá representar o Vasco no futuro.Fica meus agradecimentos por sua sinceridade,e esclarecimento,me sinto agora aliviado, pois vejo que escolhi o lado certo.Casaca 2017,com candidato próprio, eu apoio!

  2. Obrigado Sérgio!
    Se a administração está procurando erros internos, está se igualando ao dinamite, que cometeu centenas deles. Houve erros? sim, mas nada tão grave ou absurdo que chegássemos onde chegamos, prova está na recuperação do returno onde num sistema classificatório por turno, estaríamos dentro de uma quartas de finais. Ficou evidente que HOUVE UMA VERDADEIRA CONSPIRAÇÃO e é essa inércia à isso que me surpreende, a Guerra sem Quartéis não teve nem Generais nem Marechais.
    Certa vez um professor meu, cujo pai foi das Forças Armadas, citando o mesmo, disse que as Revoluções são feitas pelos Sargentos, que verdadeiramente comandam as tropas. Diante disso, eu como “SÓCIO-SOLDADO”, e outros tantos, sentindo-se lesados, podem fazer o papel do General acuado e junto com o “SARGENTO CASACA” rebelarmos a tropa em defesa dos nossos símbolos e quartel? Não é possível que algo não possa ser feito sem que parta do clube. Se tudo está no Estatuto do Torcedor, nós, vascaínos, fomos lesados em nossos direitos quando compramos ingressos e assinamos TV’s cujos resultados estavam arranjados em vestiários e salas refrigeradas!

  3. Há que se fazer algo. Inadmissível ficar quieto, aceitar tudo que aconteceu e nada questionar.
    O Vasco, a Instituição, deve isso à sua imensa torcida. Pra ontem!

  4. a culpa é toda da arbritagem . PONTO
    _____
    Até o quinquagésimo quinto ponto sim, pelo fato de o Vasco não ter obtido a oitava colocação no Campeonato Brasileiro de 2015, sim.

    Daí para frente, não.

    Agora sim. Ponto.

    Sérgio Frias

  5. Isso tudo é um esquema montado, esse terrorismo e violência midiática e de arbitragem contra o Vasco!!!! É a deixa pros golpistas saírem de suas tocas e tentarem novo golpe!!!! A ESPN já deu espaço pro amarelo Brant defecar pela boca lá para a torcida lobotomizada aplaudir!!!!

    1. Prezado Daniel e há mais de um mês o Banana Dinamite é empregado da Bradesco Esportes, dando opiniões e fazendo defesas rasas, muito superficiais mesmo, com discurso que o Eurico tem que assumir as suas culpas e com aquele outro discurso de pacificação do futebol carioca etc. Emfim, os demais estão recebendo espaços direto em segmentos de mídia, fora os ancilares destes movimentos tipo: Edmundo na TV, Juninho na TV e Rádio etc.

      Realmente não entendemos e está muito frustrante esta acomodação, o tempo quem vai ter que mostrar se é estratégico ou se é passividade, porém, concordo com o Sérgio Frias, há de se fazer barulho sim, há de se mostrar o tempo todo a indignação de quem é roubado. O problema é que o brasileiro de forma e âmbito quase que geral virou bovino mesmo, vide o momento aberração que vivemos no país.

      Abraços

      NCosta

  6. Vascaínos de merda na imprensa e na política do clube se omitem nesse caso. Só pra citar o Brant , em nenhum momento na entrevista citou a perda de pontos. Aliás porque foi entrevistado? Ele não participa da direção.
    PS. Brant já arrumou emprego? Ele vive de rendimentos acumulados? Me engana que eu gosto.

  7. Com certeza Sérgio, o Vasco não caiu, nos empurram pra essa desgraça de série B, 14 pontos tirados na cara dura. LUTEM & GRITEM por nós! CASACA!

  8. Não acredito que o Eurico deixará isso passar desapercebido. Ainda mais, quando depois do jogo contra a Chapecoense, que na minha opinião foi a maior tunga de todas, ele, ainda no Maracanã, fez uma coletiva denunciando a máfia do Delfim e pediu providências à CBF, e disse bem claro: caso o Vasco tenha prejuízos ao final da competição, seria declarada uma Guerra sem Quartel.

    Se houver outro meio para sairmos dessa, por mim tudo bem. Mas, caso o Vasco jogue a série B em 2016 e a Guerra sem Quartel não vá adiante…aí minha decepção será imensurável.

  9. Agradeço a resposta direcionada, creio que a torcida não comprou essa história de que a arbitragem garfou a gente mas não pra cair, enfim todos viram Delfins CBF escândalos mil mal esclarecidos, o papel do Vasco deveria ser de luta e deveria ouvir mais o Casaca

  10. O Estatuto do Torcedor permite que adentremos na Justiça, uma vez que fomos lesados ao comprarmos ingressos e/ou assinarmos pay-per-view de uma competição cujos resultados já
    estavam prontos, tendo por objetivo prejudicar o Vasco e sua torcida.

  11. Já cansei de falar, NOSSA “TORCIDA” é pior que mulambo.
    O Mulambo é direcionado a favor do time dele, já o BOVINO contra o próprio clube e, pior, concorda que a mídia é nossa inimiga, mas faz dela seu oráculo.

  12. Concordo com tudo dito na coluna. Acho que deveríamos partir para a briga. Só estranho que no Brasileiro de 2011, onde houve manobras dentro da FEDERAÇÃO CARIOCA ( comandada sabemos por quem ) para impedir que o Vasco vencesse o Brasileiro, com 2 arbitragens desastrosas do sr. Péricles Bassols,em jogos contra o Flamengo, não vi essa defesa acirrada ao Vasco.
    _____
    Manobras dentro da FFERJ? Você ficou louco?

    Andres Sanches foi chamado para diretor de competições da CBF a três rodadas do fim, o presidente do Conselho de Beneméritos, com o nosso apoio, redigiu carta contra a CBF após o acúmulo de erros contra o Vasco no returno. Isso não tem nada a ver com a FFERJ.

    http://www.netvasco.com.br/n/101922/presidentes-de-3-poderes-do-vasco-divulgam-nota-respeitem-o-vasco

    Sérgio Frias

  13. José Luiz, naquela época tinha um presidente que fazia tudo pelo bem do futebol carioca. Esqueceu em quem você votou?

  14. Sérgio, você foi perfeito na sua resposta ao Diego.

    Tivesse o Corinthians sido tungado em 14 pontos, mesmo tendo time muito melhor aos demais, não teria ganho o campeonato.

    Se não há força política para buscar o melhor direito, o mínimo que se deve fazer é gritar, porém, infelizmente o clube nesse momento prefere a parcimônia e pq não dizer, a pasmaceira oriunda talvez de parte de um dos grandes erros do clube hoje, qual seja, deixar de ter um clube combativo, em todos os seus setores e principalmente o seu marketging.

    Abços,
    SV

    1. Após a entrevista de hoje para a Rádio Globo, estou começando a achar que o Eurico está conformado…sei lá. Para mim está tudo muito estranho. Preciso perguntar sempre: cadê a guerra sem quartel? Estou pronto para a luta. Todos os dias eu falo para uma porrada de gente que o Vasco foi garfado em todo o Brasileiro – só 14 pts…E falo que o Vasco vai jogar a série A de 2016. Caso isso não aconteça, eu fico com que cara? Vamos para a porrada!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Prezado Sergio Frias, não considero o Vasco resignado, mas sim realista. Mesmo com todo e qualquer argumento sobre os prejuízos com erros de arbitragem, não há possibilidade de que o Vasco mude a classificação final do campeonato. Nenhum árbitro vai depois de todo esse tempo confessar erro de direito, que teria que ser feito em SUMOLA , como também me parece impossível que algo como um complô consiga ser comprovado e julgado por algum tribunal. O clube já planeja o elenco pra próxima temporada, não tem como fazer diferente, do contrário seria aumentar mais ainda o prejuízo do Vasco.
    _____
    A realidade é um prejuízo de 14 pontos oriundos da arbitragem que nos tiraram 10 posições no campeonato. Ao invés de terminarmos em oitavo, terminamos a competição em décimo oitavo.

    Não estou preocupado com o que vai acontecer e sim com o que aconteceu. Para que não aconteça de novo.

    O clube tem mesmo que planejar o elenco para a próxima temporada com o orçamento a ser previsto para o ano que vem e visando também o ano subsequente, e independentemente de qualquer coisa, na minha opinião, deve planejar conquistar o bicampeonato carioca.

    Sobre comprovação disso ou daquilo, está comprovado que algo de inédito ocorreu contra um clube e a favor de vários de um outro estado, está comprovado que uma série de coincidências se deram a favor de catarinenses, está comprovado que o vice-presidente da CBF visitou árbitro em dia de jogo do Vasco contra equipe catarinense, que dois do mesmo trio atuaram com prejuízos ao Vasco no jogo de volta ocorrido no returno, que seu filho foi delegado de jogo do Vasco contra equipe catarinense (com prejuízos ao Vasco na partida), que o vice-presidente da CBF mentiu em público sobre sua conduta com árbitros e que a CBF não se movimentou durante a competição para sanar os problemas denunciados pelo presidente do Vasco e tidos como graves a ponto de o STJD se ver obrigado a investigá-los diante da omissão da entidade a esse respeito.

    Não me lembro do árbitro Edilson Pereira de Carvalho ter posto nas SÚMULAS correspondentes alguma irregularidade ocorrida nos jogos que apitou em 2005, posteriormente anulados pelo STJD.

    Cada situação tem a sua peculiaridade e singularidade e o que todos escondem na mídia, não tem coragem de falar e ,pelo contrário, tentam diminuir é o fato de que o maior prejuízo de arbitragem visto na história dos Campeonatos Brasileiros por pontos corridos no atual modelo se deu contra o Vasco, o que o levou a perder 10 posições na competição. Uma vergonha para o futebol e imprensa do Brasil, esta última por se manter quieta, acovardada e cúmplice (por essa razão), em relação àquilo que foi feito contra um clube com mais de 15 milhões de torcedores.

    Sérgio Frias

    1. De certo modo comprovou-se mesmo as irregularidades no título do Corinthians, com o Inter prejudicado e etc. Eu pergunto, tiraram o título deles e deram pro Inter? Alteraram a lista dos rebaixamentos ou classificação para Libertadores? Não.
      _____
      De certo modo?

      Houve prejuízo de arbitragem ao Inter num jogo decisivo contra o Corínthians, como houve em 1995 irregularidade no título dado ao Botafogo, como em 1982 do título dado ao Flamengo, entre outros casos. Trata-se de um jogo apenas, dois no máximo.

      No escândalo que foi o Campeonato Brasileiro de 2015, fala-se de vários e vários jogos, várias e várias coincidências, declarações desmentidas de um dos chefões da CBF, escala de árbitros coincidentes e prejudiciais ao Vasco e a favor de catarinenses, manifestação do STJD sete rodadas antes do fim da competição, falando sobre uma investigação que até aqui não foi feita, omissão de uma entidade, que vive uma crise institucional sem precedentes na visão externa.

      Não misture estações. Uma coisa é um erro num único jogo, outra são erros e mais erros contra um clube e, em contrapartida vários exemplos de benesses a seus adversários, coincidentemente do estado do vice-presidente da CBF e há 30 anos presidente da Federação Catarinense.

      Tudo precisa ser investigado.

      Sérgio Frias

  16. Ministério Público…héverton…Portuguesa…flamengo…14 pontos criminosamente roubados do Vasco no campeonato brasileiro…máfia de Santa Catarina…Comissão de Arbitragens da CBF…jornalismo esportivo desonesto e medíocre como só o Brasil tem…Lei que tira os pontos e rebaixa os clubes que não a obedecerem sem ser cumprida e ficar por isso mesmo…STJD em que só Deus sabe o que acontece lá dentro…Amarelos inimigos covardes…

    Nada disso ficará no terreno do esquecimento e sem resposta enérgica.

    Confio no Vasco, no CASACA, no Eurico e nos milhões de torcedores do Vasco.

    De bom? Ora amigos de bom temos essa portentosa indignação dos que vêm aqui ao CASACA bradar por honestidade e justiça no futebol São vascaínos sensacionais.

  17. E o que o Vasco está esperando para agir? O que o nosso Departamento Jurídico está esperando? Estamos esperando acabar o prazo?

    A pressão está sendo tão grande em cima do Goiás, que o prazo vai acabar passando e eles não vão entrar com processo algum, até porque não serão beneficiados e ficarão mal quistos pela CBF e pelos clubes devedores, além de puxar clubes maiores para disputar a Série B com eles, dificultando a briga por vagas no G4.

    Quem tem que entrar com esse processo é o Náutico e demais clubes da Série B, que conseguiriam a tão sonhada e desejada vaga na Série A. Com o Náutico, poderia entrar a Federação de Pernambuco e até Associações de Futebol do Nordeste, se houver, visto que o Sport também está em dia e o Santa Cruz acabou de subir, aumentando a pressão na CBF e a força do processo.

    Diante dos outros vascaínos, que desejavam Júlio Brant apenas pela ligação com Edmundo, eu defendo e continuarei defendendo que Eurico Miranda era a melhor opção para o Vasco dentre os candidatos: Eurico Miranda, Júlio Brant e Roberto Monteiro. Não porque não quero dar o braço a torcer, mas por reconhecer que apenas o futebol foi mal, mesmo tendo sido “roubado” em 14 pontos, foi mal. No entanto, o clube como clube vai bem, ou pelo menos melhor que antes, com Roberto Dinamite, com salários e certidões (tributos) em dia, CAPRRES, basquete, remo, parque aquático, São Januário, campo anexo, representatividade, Carioca etc.

    Mas aqui no Casaca (grupo político), quero perguntar: não está parecendo a omissão de Roberto Dinamite? Se não tivesse ninguém para apoiar, tudo bem, mas com o Casaca praticamente montando a petição e as provas, por q

  18. Para mim é inquestionável e contundente: fomos tungados e precisamos reagir, especialmente organizando a torcida para protestar em massa contra as arbitragens deste ano antes dos jogos do Vasco na segundona em 2016; precisamos estudar uma ação coletiva na Justiça, à luz do Estatuto dos Torcedores, para anular a queda do Vasco; corrigir os erros internos, parando com as contratações de veteranos e cones (liberando as dezenas que estão lá, exceto Nenê, Rodrigo, Jorge Henrique e Julio César) e aproveitar a base (o Eurico já prometeu mais uma vez, que cumpram agora); e que o Casaca continue na sua linha, sem ingerência oficial no Vasco.

  19. Ia esquecendo-me: precisamos contratar um global vascaíno (Martinho da Vila, Fatima Bernardes, etc…) para Diretor de Relações com a Imprensa. Teremos alguém lá dentro para defender-nos e nos divulgar positivamente.

  20. Boa tarde amigos do Casaca,

    Olho vivo na questão “Maracanã”, o consórcio corrupto vai devolver o estádio e o urubu tá querendo “tomá-lo de assalto”, o Maraca é do povo e o Vasco tem seus direitos, que não se repita o que o Banana deixou acontecer há 2 anos atrás, olho vivo e que o vasco lute pelos seus direitos e que não dê de bandeja o estádio para os riquinhos da Zona Sul…………….OLHO VIVO CASACA, OLHO VIVO VASCO!!!!

  21. E a NetVasco continua sacaneando o Vasco. Até os comentários da torcida do Flamengo inimiga mortal do Vasco continua saindo como rabicho das notícias da Globo que ela reverbera.

    Atenção com esses caras.

  22. Só o Vasco foi prejudicado? E a vergonha de ser rebaixado, que era enorme com o Dinamite, acabou? O Vasco foi rebaixado pelos vergonhosos 13 pontos do 1 turno. Ah, só p lembrá-lo, o Vasco ficou na Z4 a partir da 4 rodada. Apequenou o clube. O Eurico como presidente é um fracasso. Nenhuma postagem sobre o Cruzeiro ter voltado p a liga? Parcislidade total sempre.
    ______
    O ódio em amarelo.

    Sim, só o Vasco foi prejudicado em 14 pontos sem nenhum ganho. E sim, nenhuma outra vez o Vasco foi prejudicado em tantos pontos no atual modelo de pontos corridos. E não ganhou nenhum por conta da arbitragem.

    A vergonha por ser rebaixado sem prejuízo de arbitragem é enorme, como foi. E ainda, no caso de 2013, podendo se prevalecer do próprio regulamento da competição para não cair na última rodada.

    A vergonha no caso ocorrido com o Vasco este ano é da arbitragem e dos responsáveis pelas escalas, da CBF, que teve um representante falando por ela e claramente agindo em proteção aos clubes de Santa Catarina.

    Em primeiro lugar, no turno foram 13 pontos e não 16 em função das arbitragens.

    Em segundo lugar o Fluminense somou 14 pontos no returno e não corria risco de cair já na penúltima rodada.

    Em terceiro lugar, entre 2008 e 2011, Fluminense e Atlético-MG terminaram o turno com 15, 16 pontos e não caíram. Apenas em 2009 o Fluminense precisou de ponto na última rodada para permanecer. Nos outros três casos não foi necessário. E mais, o Atlético-MG em nenhuma das duas ocasiões precisou de pontos na última rodada para permanecer na Série A.

    O Vasco computaria 39 pontos no returno, caso as arbitragens não o prejudicassem em 11, portanto no turno em que foi melhor teve quase o quádruplo do prejuízo de arbitragem em relação ao turno em que foi pior.

    Sobre o Vasco estar no Z4 desde a quarta rodada, elucidação a você do motivo disso.

    Como somos sabedores de que a imprensa e os “torce contra” vão tentar afirmar não caber ao Vasco se queixar de nada neste campeonato porque se mantém na zona de rebaixamento desde a quarta rodada do turno, vamos tocar mais uma vez no ponto primordial, responsável por atrapalhar a campanha do time cruzmaltino desde o início do turno no Campeonato Brasileiro: a arbitragem.

    O Vasco, já na terceira rodada do turno, se viu prejudicado diante do Internacional-RS, pela não marcação de dois pênaltis, no espaço de um minuto e meio, em lances diferentes, ignorados pelo juiz da partida.

    Uma vitória em casa manteria a equipe fora da zona de rebaixamento e o Vasco só entraria nela na sexta rodada, após derrotas consecutivas sofridas contra o Atlético-MG, a Ponte Preta e o Atlético-PR.

    Na sexta rodada um puxão de Lucas na área do Atlético-PR ensejou a marcação de um pênalti contra o Vasco, bem marcado, mas na oitava, em jogo diante do Sport, um pênalti cometido por Dutra em Gilberto, numa cotovelada dentro da área, que acarretaria a marcação de pênalti em favor do Vasco e consequente expulsão do atleta adversário foi ignorada. Nas duas situações o placar estava igualado, mas, mesmo assim, considerando que o Sport viria a fazer um gol mais tarde, na mesma partida, damos uma colher de chá e concluímos ter sido o Vasco tungado em apenas um ponto naquele jogo.

    Somados tais pontos, a simples vitória contra o Flamengo na nona rodada poria o Vasco fora da zona de rebaixamento e de quebra manteria o rival nela, uma vez que o rubro-negro adentrou no Z4 uma rodada antes, ou seja, na oitava.

    Na 12ª rodada do turno o Vasco voltaria a frequentar a zona de rebaixamento, com a vitória diante do Fluminense na 14ª sairia dela e retornaria ao 17º lugar na rodada seguinte, ou seja, a 15ª.

    A partir daí a sequência de três derrotas e apenas um empate (Corínthians, Joinville, Santos, Coritiba) poria o clube com 16 pontos na tabela, na lanterna da competição, após a realização da última rodada do turno, com o mesmo número de pontos que o Coritiba, mas atrás do adversário pelos critérios de desempate.

    Uma vitória contra o Flamengo na quarta-feira seguinte, junto à troca de treinador e já podendo contar com Nenê e Jorge Henrique (ambos haviam estreado ainda a meia bomba contra o Corítiba quatro dias antes) deu novo ânimo ao Vasco que estrearia no returno diante do Goiás.

    No sábado, 22 de agosto, o Vasco foi operado em Goiânia, fruto da ação do bandeirinha Alex Ang Ribeiro, que praticamente decidiu o jogo para o Goiás com 19 minutos de partida. O auxiliar marcou pênalti inexistente, supostamente cometido por Rodrigo, que trouxe por consequência um cartão amarelo ao atleta vascaíno aos 14 minutos (até então o Goiás vencia por 1 x 0) e aos 19 alterou a disposição do árbitro em dar apenas cartão amarelo pela entrada do atleta do Goiás Bruno Henrique, com o pé sobre o rosto de Jorge Henrique, induzindo-o a expulsar Jorge Henrique, que deu um toquinho de leve no adversário por baixo, na perna, após a conclusão do lance no qual fora agredido.

    Na segunda etapa, Rodrigo cometeu pênalti, desta vez corretamente marcado, e acabou recebendo o segundo cartão amarelo em função disso, acarretando na sua expulsão da partida.

    Apesar do aqui narrado, não consideramos – mesmo constatando a desastrosa arbitragem daquele encontro – ter o Vasco perdido algum ponto no jogo, pelo simplismo de que o placar final terminou 3 x 0 para o Goiás. Não conta para a estatística desenvolvida, mas o prejuízo foi claro mesmo assim.

    Entre a partida contra o Goiás e o Figueirense (segunda rodada do returno), o Vasco se classificou às quartas-de-final da Copa do Brasil, empatando com o Flamengo (mesmo garfado pela arbitragem na partida).

    Passadas mais duas rodadas, novas derrotas diante de Figueirense (quando o Vasco teve contra si um pênalti, não marcado, no primeiro tempo) e Internacional. Com isso o time se mantinha na lanterna da competição há quatro rodadas.

    Na quarta rodada do returno, a estreia de Leandrão e o retorno de Diguinho ao time. O adversário era o Atlético-MG no Maracanã e pela segunda vez no returno houve prejuízo de arbitragem ao Vasco.

    O segundo gol da equipe atleticana adveio de uma falta cometida sobre Jorge Henrique, a seis passos da área mineira, não marcada, e que oportunizou ao lance de contragolpe atleticano o qual redundaria no segundo gol do jogo, marcado por Dátolo. No segundo tempo o Vasco descontou com Nenê, após cobrança de pênalti bem marcado e seria este ao menos o gol de empate do Vasco, caso não fosse validado o segundo tento do Galo no final da primeira etapa, esmiuçado acima.

    Também na partida contra o Atlético Mineiro, quase ao seu final, Rafael Silva foi expulso por reclamar do árbitro, que, segundo o atleta, estava segurando o jogo (paralisando demasiadamente a partida) em benefício do Atlético. O juiz do clássico “carregou” na súmula contra o atleta. Com isso Rafael Silva pegou um gancho de quatro jogos, o Vasco entrou com efeito suspensivo em seguida, mas o jogador ainda correu o risco de ficar fora das rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

    Mesmo considerando o ponto que seria ganho diante do Atlético, o Vasco ainda se manteria na lanterna da competição por mais duas rodadas. As vitórias subsequentes sobre Ponte Preta (estreia de Bruno Gallo e retorno de Julio Cesar ao time titular) e Atlético-PR, entretanto, já poriam o clube na 19ª colocação.

    O jogo seguinte seria contra o Cruzeiro. O zagueiro cruzeirense Bruno Rodrigo, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta por trás em Herrera quando este arrancava para o gol adversário, aos 36 minutos do 1º tempo, e o árbitro não deu o segundo cartão amarelo ao atleta, por consequência o vermelho. Naquele momento a partida estava empatada em 1 x 1. No lance o vascaíno Julio dos Santos levou cartão amarelo por reclamação.

    O Cruzeiro marcou 2 x 1 quase no fim do primeiro tempo (atuando com 11 em função da omissão do árbitro), mas o Vasco na segunda etapa buscou o gol de empate e aos 10 minutos teve a seu favor um pênalti não marcado (mão de Williams do Cruzeiro).

    Aos 35 minutos Rafael Silva empatou a partida (segundo gol dele no jogo) e já nos acréscimos Julio dos Santos levou um segundo cartão amarelo por lance de indisciplina (alegou não ouvir o apito do árbitro após infração marcada a favor do próprio Vasco e chutou a bola para frente).

    Mesmo com todos os prejuízos de arbitragem, apenas a conversão do pênalti ignorado por ela traria ao Vasco mais dois pontos na tabela. Se assim o fosse o time comandado por Jorginho terminaria a 26ª rodada do campeonato com 26 pontos, portanto a três de sair da zona de rebaixamento.

    A vitória obtida sobre o Sport na rodada seguinte levaria o Vasco a 29 pontos, chegando à décima oitava posição e ficando a apenas dois pontos de sair do Z4.

    Finalmente, na 28ª rodada, portanto faltando 10 rodadas para o fim, a vitória sobre o Flamengo tiraria o Vasco da zona de rebaixamento. Com 32 pontos a equipe figuraria na 16ª posição, com o mesmo número de pontos que o Avaí, perdendo a 15ª colocação no critério de saldo de gols, tendo a equipe catarinense – 17 de saldo e o Vasco -21.

    A conta para o dito acima é simples. Até ali o Vasco teve dois gols mal anulados (Avaí no turno e Sport no returno em jogos nos quais venceu), três gols ilegais contra si validados (contra Goiás, Internacional-RS e Atlético-MG no returno) e mais quatro pênaltis não marcados a seu favor – na verdade cinco, mas considerando contra o Internacional-RS a marcação de um apenas pois os lances das duas faltas foram quase consecutivos. Os adversários beneficiados foram Internacional e Sport no turno, Atlético-PR e Cruzeiro no returno.

    Como a equipe vascaína foi favorecida uma vez, pênalti não marcado a favor do adversário, cometido por Luan na partida diante do Figueirense, consideramos o lance um gol a mais para o Figueirense na vitória por 1 x 0 (que seria então 2 x 0).

    Estaríamos então há 10 rodadas do fim, com 12 prejuízos de arbitragem ao Vasco em lances capitais contra um a favor. Cinco pênaltis não marcados, dois gols mal anulados, três gols ilegais sofridos (um oriundo de um pênalti mal marcado), um atleta seu expulso injustamente no primeiro tempo (aos 19 minutos), um atleta adversário poupado de uma expulsão em lance no primeiro tempo (aos 36 minutos). Tudo isso contra apenas um pênalti cometido pela equipe cruzmaltina não marcado.

    As atuações do Vasco e uma arbitragem limpa levariam o clube a obter mais nove pontos nas três rodadas seguintes, diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo. Com isso o Vasco somaria já na 31ª rodada 41 pontos marcados.

    Dois lances capitais, oriundos de erros de arbitragem, em cada uma das partidas citadas, terminaram por levar o time a somar apenas três dos nove pontos que mereceu ganhar nas referidas rodadas.

    Os prejuízos ao Vasco foram os seguintes nos três jogos:

    Três pênaltis não marcados a seu favor diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo, dois pênaltis mal marcados contra si, frente à Avaí e Chapecoense e um gol ilegal sofrido perante o São Paulo impediram o time cruzmaltino de chegar à 31ª rodada na 11ª colocação. O Vasco, longe disso, estava em vigésimo.

    E mais seis rodadas se passaram. Sem influência das arbitragens nelas, a equipe de São Januário obteve três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Somados os 41 pontos que deveria ter na 31ª rodada, com mais os 11 das cinco últimas resultaria na penúltima em 52 pontos no campeonato. Estaria com isso o Vasco na nona colocação, a dois pontos do oitavo colocado, Cruzeiro.

    E com a última rodada subiria para a oitava colocação com 55 pontos. Mas nela, sofreu mais dois prejuízos de arbitragem em lances capitais, contra o Coritiba no Paraná. Pênalti sobre Nenê aos 4 minutos do 2º tempo e sobre Rafael Silva aos 45 do 2º tempo.

    Outros dados curiosos chamam a atenção.

    O Vasco foi o time mais caçado em campo no Campeonato Brasileiro. Sofreu 630 faltas, mas não está entre os mais violentos. Apesar disso, é o recordista em cartões amarelos (121) e vermelhos (14).

    Se a arbitragem agisse de forma correta no returno do Campeonato Brasileiro o Vasco teria somado, apenas no returno, 39 pontos e o teria encerrado dois pontos apenas atrás do Corínthians este turno. Ou seja, bastaria que somasse apenas 4 pontos no turno para não cair e não os 16 que deveria ter somado caso não fosse prejudicado pelas arbitragens.

    Sua opinião sobre o presidente do Vasco não condiz com aquilo que o Vasco se mostrou em um ano de gestão (sem os prejuízos escandalosos de arbitragem no Campeonato Brasileiro e ainda os sofridos em outras competições).

    O Cruzeiro não joga o Campeonato Carioca. E esperamos que Flamengo e Fluminense a disputem sem autorização da FFERJ, pois serão passíveis de punição.

    Você torce pela Liga, contra Eurico, aceita a tunga contra o Vasco e quer comparar um rebaixamento (dois) por incompetência com outro no qual o Vasco foi escandalosamente prejudicado pelas arbitragens, pois caso não fosse terminaria em oitavo lugar na competição.

    O raciocínio torto de que isso não influencia numa campanha se perde quando demonstramos que o Vasco, com 14 pontos perdidos, descontando os que lhe foram tungados em outros anos, cairia nove vezes em 17 ocasiões, desde 1996 (inclusive no referido ano).

    Ódio, ódio e mais ódio. Você vive disso. O Vasco vem depois.

    Sérgio Frias

  23. Não se preocupem tanto assim com o Goiás. O Vasco entrará como litsconsorte.

    Não vamos deixar barato o descumprimento da lei. O esporte brasileiro não suporta mais isso.

  24. O Ministério Público de SP arquivou o processo do caso Héverton/Portuguesa por falta de provas. A matéria da ESPN reproduzida aqui no Casaca informou que o MP havia quebrado os sigilos bancários dos suspeitos. A regra básica nestes casos é SEGUIR O DINHEIRO. Porque não foi feito ? Muito estranho.

    1. Eu já imaginava que isso fosse acontecer. O MP/SP deve ter ficado com medo da torcida do Flamengo. Imagina o que aconteceria com eles colocando o Flamengo na Série D. Haveria pressão da torcida, do clube e até da mídia contra isso. Ocorreria isso até se fosse o Fluminense, mesmo que em menor proporção. Resta saber se quem comprou a Portuguesa também não influenciou o Ministério Público. Quem investigaria?

  25. A arbitragem rebaixou o Vasco da Gama, foi tudo programado! Precisamos tirar esta turma da CBF atual. Eles odeiam o nosso amado Vascão da Gama!

  26. Diante da confissão do presidente da Portuguesa que havia vendido a vaga d Portuguesa na série A para o único interessado ( clube do Rio que ia ser rebaixado e só havia um interessado) .

    Diante da apuração do Ministério Público de São Paulo de que isso realmente aconteceu e talvez por cerca de 20 milhões de reais.

    Só faltava o nome de quem deu o dinheiro o que seria a parte menos complicada para se realizar.

    Não acredito que o processo do Héverton-Portuguesa-Flamengo esteja concluído por “falta” de provas.

    Como não acredito que não vá dar em nada o escândalo da lei não cumprida pelos clubes que deveriam perder os pontos e serem rebaixados mesmo sofrendo o Goiás pressão incrível para que deixe isso para lá porque os “homens” lá de cima e os clubes infratores ficariam zangados.

    CBF-Comissão de Arbitragens da CBF-jornalistas esportivos-clubes de Santa Catarina-Héverton-Portuguesa e Flamengo- o STJD não podem emporcalhar e desacreditar definitivamente o futebol brasileiro .

    O Vasco-o CASACA-os milhões de torcedores vascaínos estão querendo de volta os 14 pontos escandalosamente roubados no brasileirão/2015 desmoralizado.

  27. Amigos
    Acho que está bem claro o prejuízo da arbitragem, mas, a não ser que tenha provas contundentes, gravações, troca de mensagens, confissões, comprovação de pagamentos, será muito difícil reverter esta situação no STJD, a não ser que queiram efetivamente investigar a comissão de arbitragem, o Sérgio Correa e a influência do presidente da Federação de Santa Catarina.

    O levantamento do Casaca, é perfeito, e deve ser usado na identificação das coincidências dos árbitros, auxiliares, quarto árbitros e delegados das partidas escalados nestas partidas.

    Como ja comentei aqui. Esta é uma frente, mas devemos considerar também
    – o não cumprimento da lei de responsabilidade fiscal.
    – e uma reformulação geral na CBF, de um novo campeonato brasileiro, já para 2016, diante de tanta irregularidade e desorganização.

    Como digo, esse campeonato de 2015 ainda não acabou!
    Saudações Vascainas
    PC Guedes

    1. E com relação a comissão de arbitragem, diante de tantas evidências, qualquer um pode entrar com ação, questionando os sorteios e essas “coincidências” ou prestar denúncia de formação de quadrilha para fabricação de resultados.
      A base para inicio do processo, no meu entendimento, seriam os sorteios dos árbitros.

      Mas porque ninguém fez isso até agora?
      Vamos buscar os caminhos!
      Não consigo engolir até agora, tanta sacanagem contra o Vasco!

      E ai?.. Quem pode bancar essas denúncias e investigações em favor do Vasco?

    2. São passíveis de investigações

      A influência do presidente da Federação de Santa Catarina em cima dos árbitros, pois colocava sua possível condição de futuro presidente da CBF, para “trocar” favores com árbitros e auxiliares na indicação para o quadro da Fifa, inde, inclusive, foi relatado sua presença nos vestiários, a nomeação de seu filho como delegado e a foto de um encontro com um árbitro em um restaurante.

      A maneira obscura como eram feitos os sorteios e as incríveis “coincidências” na escalação dos mesmos árbitros e auxiliares. Sempre com a presença do mesmo grupo, diante do Sr. Sergio Correa, caracterizando, no meu entendimento, formação de quadrilha.

      A incrível sequência de erros destes mesmos árbitros “sorteados” contra o Vasco.

      A influência, talvez não tenha sido em troca de dinheiro, mas em benefício para indicação para Fifa entre outros ganhos indiretos com a sequência de escalações.

      Os fatos estão muito nitidos e passíveis de denúncia e investigações.

      Mas alguém tem que dar o passo!

  28. Caro Nelson Costa,
    Boa tarde!
    Em resposta à sua explanação feita às 10:28 do dia 18/12/2015 tenho a dizer o seguinte:
    A priori o torcedor, por ser equiparado à consumidor pelo Estatuto Torcedor, teria sim legitimidade ativa, o que penso ser um equívoco do legislador. Digo isso em virtude de ser um direito reflexo do Clube, a quem efetivamente o pertence. Mas tal qual esta disposto na legislação o Consumidor seria sim legitimado à propositura de uma ação. Ocorre, todavia, que não obstante o equívoco do legislador, os Tribunais pátrios têm rechaçado tal hipótese. Cito a título de ilustração o julgado abaixo, oriundo daquele campeonato em que foram comprovadas manipulações de resultados:

    “Estatuto do Torcedor. Ação anulatória de deliberação do STJD da Confederação Brasileira de Futebol acerca da validade de partidas com suspeita de manipulação de arbitragem. Demanda proposta por torcedor individualmente. Descabimento. Indeferimento da petição inicial por ilegitimidade ad causam ativa. Apelação do autor desprovida.” (Apelação nº 9137928-30.2006.8.26.0000 2ª Câmara de Direito Privado Relator Desembargador FABIO TABOSA julgamento ocorrido no dia 06/12/2011, com a participação dos ilustres Desembargadores ALVARO PASSOS e JOSÉ CARLOS FERREIRA ALVES registro nº 2011.0000315581)

    Ainda que assim não fosse, ações de torcedores encontrariam outros óbices. O primeiro deles é a falta de um procedimento prévio neste sentido junto a justiça especializada, cuja legitimidade pertence ao Vasco. Outro ponto, aí mais sensível e que talvez seja com que o Vasco não tenha ido à instância desportiva, é que erro de arbitragem é considerado erro de fato, sendo necessário, portanto, para caracterização de ilícito e dano o dolo.
    A lei não proíbe o erro de fato não intencional do árbitro. O texto estabelece que é direito do torcedor que a arbitragem seja independente, imparcial, previamente remunerada e isenta de pressões, fatos que necessitam de investigação séria e complexa para sua caracterização.

    Daí, quando o Vasco foi ao STJD e conseguiu que os sorteios fossem investigados, sua torcida deveria ter comprado a briga, fazer alarde, instar o MP, para, quem sabe, pudesse ser deflagrada uma investigação, até porque o Clube esta passível de punição por utilizar-se de mecanismos judiciais. Nesse sentido, aliás, o próprio discurso do Vasco deveria ter sido mais incisivo.

    Se temos contra o Vasco uma mídia, bem como as instituições que deveriam zelar pela lisura do campeonato, independentemente de quem seja o prejudicado, deveria nossa torcida comprar a briga do Clube de uma forma maciça com reclamações públicas, representações nos MPs., etc.

    1. Obrigado Leonardo,

      No Brasil as coisas são muito complicadas, as leis são criadas para criarem atalhos à diversas conveniências. Quando querem descem a ripa e quando convém acham saídas para que nada aconteça. Porém eu vejo nisso um culpado maior: a torcida do Vasco. Omissa demais, até mesmo na questão de não calar os tantos idiotas que patrulham a internet durante todos os dias, falando besteiras e rogando pragas à outras pessoas. E o pior é que eles conseguem formatar o pensamento de muita gente.

      Grande abraço e obrigado pela atenção

      NCosta

  29. Os jornalista esportivos, da pior espécie possível, continuam a debochar da torcida do Vasco até sub-liminarmente com referências repetidas à “série B”.

    Vascaínos temos que vigiar ferozmente o cumprimento da lei que tira os pontos e rebaixa os clubes.

    E gritar pelos 14 pontos roubados escandalosamente sob a complacência da CBF, pelo pessoal “lá de cima”, pela máfia de Santa Catarina e os jornalistas esportivos.

    Como é que é Coronel Nunes? Entra e dá uma varrida nesse pessoal da CBF, principalmente da Comissão de Arbitragens”. O ex-coordenador de lá, sr.Leonardo Aristeu, saiu enojado e clamou por providências sérias.

  30. 2016. ESSE É O ANO QUE TEMOS DE FIXAR…

    2015, PASSOU. ERROS E ACERTOS NÃO MUDARÃO A REALIDADE.

    TEMOS DE NOS PREPARAR PARA A REALIDADE DA SÉRIE B.. DO CAMPEONATO CARIOCA.. DA COPA DO BRASIL.

    O CLUBE TEM DE MONTAR UM BOM TIME PARA TRAZER NOVAMENTE A SINERGIA DOS TORCEDORES COM A ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE..

    UM BOM TIME E AS VITÓRIAS TRARÃO A PAZ QUE TODOS DESEJAMOS E QUE O CLUBE PRECISA.

    NÃO PODEMOS DEIXAR QUE PEQUENOS DESAJUSTES TEMPORAIS POSSAM QUEBRAR OS LAÇOS DOS VASCAÍNOS AUTÊNTICOS COM NOVA FASE DO NOSSO CLUBE..

    A UNIÃO FAZ A FORÇA..

    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS

  31. Ontem eu ouvi o Eurico na Rádio Globo. Se ele falou, não ouvi, mas em algum momento me recordo dele ter reclamado dos 14 pontos tungados do clube. Assim fica difícil.

    Fica dificil para Sérgio Frias de La Mancha, João Nóbrega de La Mancha… Todos Nós Sancho Pançaudos

  32. O site Globo Esporte coloca sem destaque, só mesmo porque é uma matéria que pode ser repercutida em outros veículos, porém sem muitos destaques ou averiguações ou longe, fica longe demais das matérias investigativas, mas o fato é:

    Até mesmo em São Paulo, berço esplêndido das manipulações, o povo já diz que não acreditam nos RESULTADOS DO CAMPO. Deixo a mátéria:
    http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/2015/12/segundo-pesquisa-maioria-em-sao-paulo-acha-que-futebol-e-manipulado.html

    O que falta para a nossa torcida acordar dessa lavagem cerebral?
    O que falta para o clube bradar contra o sistema que manipulou o ultimo campeonato? No Mínimo criar a destituição de quem comandou.

    abraços.

  33. Espero que a diretoria não esteja deixando pra lá devido a dificuldade financeira e achando que será mais fácil resolver na serie B. Isso bateria contra a história do Vasco.

  34. Prezado Sergio
    Amigos casaquistas.
    Os acertos na administração do Vasco em 2015 foram muitos não somente em equilibrar as finanças e reverter o caos financeiro, como resgatar o clube (patrimônio) enquanto instituição centenária, que quase foi dilapidado na administração banana. Some-se a isso, a alegria com o futebol ganhando depois de 12 anos o carioca. Entretanto, muitos foram os erros da diretoria atual, entre eles, manter um pseudo treinador a frente do comando do futebol, contratações completamente equivocadas e uma diretoria que aos olhos de quem está de fora parecia ter muito cacique para pouco índio. Do ponto de vista político fomos engolidos pela mídia e pela CBF, pois apesar das denúncias no STJD amargamos 14 pontos perdidos na mão grande. Fosse outro o presidente eu diria que era inexperiente ou que não está a altura do Vasco da Gama, mas o nosso presidente Eurico já é conhecedor dos bastidores do nosso futebol e das covardias praticadas contra o nosso clube. Talvez por problemas de saúde não tenha estado tão presente.
    Gostaria de estar aqui comentando que mesmo e apesar da roubalheira na mão grande nos mantivemos na primeira divisão, mas não é o que se vê.
    Reclamar agora parece choro de perdedor e a mídia não reverbera, o que dá munição para os mulambos nos sacanearem mais ainda dizendo que o respeito voltou para a série B.
    Estamos onde estamos por culpa exclusivamente nossa seja por incompetência ou por omissão na hora de dar porrada na mesa e virar o jogo.
    Faria tudo de novo. Votaria de novo no Eurico, continuaria apoiando o casaca como sempre fiz, mas estamos humilhados e viramos chacota e não adianta ficar dizendo que descemos porque fomos roubado seja isso verdade ou não.
    É o meu desabafo que só interessa aos vascaínos e a ninguém mais.
    Saudações vascaínas
    Feliz natal para todos
    ________
    O que os torcedores dos outros clubes e a imprensa dizem ou omitem pouco me importa, Celso.

    E pouco deve importar ao Vasco, na minha visão.

    Uma vez tendo havido uma tunga descarada ao clube ela não só precisa ser reverberada como esfregada na cara de quem diz que o Vasco caiu de divisão porque houve problema A ou B. Quatorze pontos de tunga é um recorde. Vinte erros capitais contra si e um a favor em 38 jogos, idem.

    Não foi a primeira vez em que o Vasco sofreu vários erros numa competição que lhe impediram de alcançar objetivos. Em se tratando de Campeonato Brasileiro foi assim em 1998, 2001, 2002, 2003, 2006, 2011. Mas o ocorrido neste ano bateu todos os recordes e exatamente pelo fato de o Vasco ter levado a questão à esfera máxima desportiva do país e ela própria ter chegado à conclusão de que cabia investigação das denúncias feitas pelo Vasco à CBF ou, no caso de omissão, por aquele órgão julgador não podemos simplesmente aceitar que está tudo certo, pois o que se viu nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, contra o Vasco e a favor de seus adversários diretos não deixa margem de dúvida de que seguiu-se o mesmo enredo visto antes, criticado e absorvido pelo órgão julgador.

    O que o Vasco vai fazer ou deixar de fazer neste caso é uma coisa. Nós vamos continuar reverberando o que houve e o torcedor do Vasco deve reverberar mais ainda para evitar que se repita mais e mais como algo comum.

    Com tunga de 7 pontos contra si o mais queridinho caía, o entregão também. Somos Campeões Cariocas, reis dos clássicos no Rio, contratamos o melhor jogador do Rio por 1/4 do valor gasto (individualmente) por cada um deles com Ronaldinho Gaúcho e Guerrero e só não ficamos na frente de ambos no Brasileiro por conta da arbitragem. A única sacanagem que pode haver por parte dos adversários reside no fato de que roubado é mais gostoso.

    Abraço,

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *