ColunasSérgio Frias
32

E chegou a vez do Coritiba

O Vasco permanece fazendo a sua parte na reação iniciada desde a partida contra a Ponte Preta. Foram 6 vitórias, 6 empates e apenas uma derrota, mas deveriam ser 10 vitórias, caso apitos e bandeiradas não influenciassem diretamente no resultado das partidas.

Neste período, vimos Goiás, Avaí e Chapecoense sendo “puxados” por resultados obtidos por conta da arbitragem

Na rodada passada o escândalo foi a favor do Figueirense (até então relativamente equilibrado no quesito arbitragem, entre erros e acertos) e hoje o benefício escancarado foi para o Coritiba. Houve pênalti claro não marcado pela arbitragem a favor do Santos, já na segunda etapa, na frente do apitador, ignorado pelo próprio (lance rigorosamente igual a uma falta fora da área marcada no primeiro tempo do jogo). Com isso o time paranaense teve facilitada a sua vida na partida.

E lá se vão 36 rodadas sem que o Vasco tenha um benefício de arbitragem a seu favor, que lhe tenha feito ganhar um ponto sequer (é o único clube na competição com esta estatística), enquanto tomados lhe foram 12 pontos, por conta da arbitragem.

Tirem 12 pontos de Flamengo ou Fluminense e vejam em que lugar estariam na tabela. Façam o mesmo com Cruzeiro e Palmeiras. Todos figurariam na zona da degola.

Sobre o jogo contra o Joinville, a equipe foi muito bem no primeiro tempo, mas acomodada no segundo. Diante de um adversário praticamente morto em campo, poderia ter investido na velocidade e em troca de peças para matar o jogo e construir uma goleada. Tomou um gol bobo, após falhas sequenciais de sua defesa, a partir dos 30 minutos da segunda etapa; Jorginho manteve Nenê em campo já sem condições, não fez entrar Rafael Silva no time, demorou a pôr Bruno Gallo no jogo e não houve qualquer manifestação à comissão técnica que diante das circunstâncias o Vasco poderia, com mais dois gols de vantagem na segunda etapa, ter encostado de vez no Avaí neste quesito, que é fator de desempate na classificação geral.

Domingo que vem o Vasco tem uma partida decisiva diante de suas pretensões no campeonato. A vitória contra o Santos é fundamento para qualquer coisa, independentemente de outros resultados.

O Figueirense perdeu uma grande oportunidade de garantir sua permanência na Série A e não vencendo o São Paulo no Morumbi na próxima rodada deve se ver obrigado a derrotar o Fluminense em seu estádio na última. A equipe catarinense não derrota qualquer adversário em seus domínios desde o dia 14 de outubro, quando venceu nosso freguês Flamengo por 3 x 0. De lá para cá foram dois empates e uma derrota e nenhum gol marcado. A dúvida de alguns é sobre o papel a ser exercido pela equipe das Laranjeiras na partida. Espera-se que seja algo decente, pois hoje, tendo de ganhar, o Avaí (apesar de um pênalti não marcado para o Flu quando ainda estava 0 x 0) não foi páreo.

Já o Corítiba pega o time reserva do Palmeiras, mas fora de casa. Não é tarefa simples obter uma vitória. O Cruzeiro no sábado não conseguiu.

Quanto ao Avaí, vencer no domingo que vem é até plausível, mas o Corínthians na última rodada, em São Paulo, improvável.

Caso as arbitragens não nos fossem prejudiciais (contando apenas os pontos que nos foram tungados na segunda metade da competição) a equipe estaria hoje na vice liderança do returno, atrás apenas do campeão Corínthians, protagonista de uma goleada histórica contra o São Paulo neste domingo, mas longe de conseguir nos derrotar no Rio, mesmo com um a mais em campo boa parte da segunda etapa.

O Campeão Carioca de 2015, rei dos clássicos no Rio de Janeiro e que possui em seus quadros hoje o melhor atleta em atividade na cidade (Nenê) deve buscar investigações sérias devido às enormes coincidências ocorridas contra o clube e seus torcedores, afinal os vascaínos não pagam ingressos e assinaturas de TV para verem seu time ser fragorosamente prejudicado pelas arbitragens, numa vergonha sem precedentes.

Respeito o Vasco mostrou ter voltado, pois encarou, na figura de seu presidente, um julgamento no STJD e expôs as verdades, vistas de forma nítida por todo o Brasil, dos prejuízos causados ao clube na competição. Não houve omissão e ficou de haver investigação.

O escândalo ocorrido na partida Figueirense x Ponte Preta só vem a demonstrar que ainda não se sentiram incomodados, ou constrangidos os responsáveis por sorteios e escalações de arbitragem. Permanece a repetição dos erros cometidos direta ou indiretamente contra a maior vítima da arbitragem neste campeonato: o Vasco.

Sigamos em frente.

Sérgio Frias

32 comentários sobre “E chegou a vez do Coritiba

  1. Mais uma vez repito. Se não paralisar o campeonato para que as apurações sejam feitas e, se necessário, anular os jogos “armados”, serem novamente disputados e aí sim prosseguir o campeonato, de nada adiantará tal investigação.

    Estamos esperando até hoje que o MP-SP se manifeste quem corrompeu a Lusa. Seus corruptores, seja o próprio clube beneficiado, seu patrocinador ou a patrocinadora geral do torneio, seguiram a vida e no caso a Lusa foi a única punida, os demais ficou no famoso gosto de pizza, nesse caso de sabor portuguesa e de bacalhau com catupiry.

  2. Vencer o Santos e torcer pelos outros resultados.

    Acho que Avai e Figueirense tropeçam.

    Espero que os reservas do Palmeiras pelo menos empatem com o coxa.

    Se assim for, chegamos na rodada final a 1 ponto do Z4, dependendo só de uma vitoria simples na última rodada, que assim seja.

  3. Sérgio, O Santos teve um penalty no jogo contra o Coritiba aos 31 minutos do segundo tempo claro e às vistas do juiz e ele ignorou.

    Temos que exigir da Comissão de Arbitragens da CBF honestidade e seriedade e não o que vêm fazendo a favor dos clubes de Santa Catarina e Paraná.

  4. Isso mesmo Sérgio. INVESTIGAÇÕES SÉRIAS para apurar esses escândalos e roubalheiras no campeonato. Porque o Figueirense e o Coritiba foram beneficiados dessa maneira vergonhosa?

    INVESTIGAÇÕES E PUNIÇÕES SÉRIAS E SEM DEMORA.

    O BRASIL NÃO PODE SER DOMINADO PELO REINO DA BANDIDAGEM. “ELA”, A DITA CUJA, NÃO PODE MANDAR E APLAUDIR O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE LAMAÇAL NO ESPORTE.

  5. O nosso time se encontrar dentro da Zona do Rebaixamento é um GRANDE CAO dessa mídia Mulamba e da CONAF ANTÍ-CARÍOCA!
    E se for fazermos uma análise de forma FRIA e RACIONAL a gente chegamos a uma conclusão: TODOS OS ANOS a CONAF vem sistematicamente perseguindo ep rejudicando times do Rio de Janeiro ( Ano passado a vítima foi o Botafogo…), que existe um complo contra os times do Rio de Janeiro!

    O rival de vermelho e preto só não caem por causa da Blindagem da The Globe e da PiG (Partido d Imprensa Golpista), e acho engraçado quando eles ( A mulambada ) arrotam a sua soberba que o time deles é inCAIMvel ( Caim que matou o seu irmão Abel…), e SÓ QUE ELES NÃO SABEM que nesse discurso vazio e sem rótulo que a nau rubro-negra, está no fundo dágua e SÓ APARECE na SUPERFÍCIE O MASTRO e o BANDEIRA….!!!

    Mas voltando ao Tópico: Esse triunfo do Coritiba é pra lá de SUSpeito!; e foi assim também que o Chapecoense goleou o Palmeiras por 5×1, essas COINCIDENCIAS a FAVOR e PRÓ-CATARINENSE as ajudas providenciais além de serem ANORMAIS, SÃO uma VERDADEIRA GATUNAGEM das ARBITRAGENS! ( Quase rimou… ), E essas COINCIDENCIAS não tem parado por aí… !

    É CADA VEZ MAIS NÍTIDO e CRISTALINO um complo contra a NOSSA INSTITUIÇÃO e por IRONIAS do DESTINO nesse último domingo é a data que o NAVEGADOR VASCO da GAMA foi o PRIMEIRO EUROPEU que chegou as ÍNDIAS ORIENTAIS, e a MÁFIA CATARINENSE MAIS UMA VEZ mostra as suas GARRAS!

    QUEREMOS que nos DEVOLVAM OS 12 PONTOS que conquistamos dentro das QUATRO LINHAS, ASSALTADOS pelos ÁRBITROS de forma ARBITRÁRIA, PROSMÍSCUA e IMORAL!

    ESTAMOS AGUARDANDO STJD !

    ESTOU e FICAREI SEMPRE ao seu LADO, PORQUE CONFIO EM TÍ até o FIM !
    Se tivermos !% de CHANCES, vou DEPOSITAR e ACREDITAR nesses 1 % porque AINDA ESTAMOS VIVOS!!
    FAREI a MINHA PARTE ao TEU LADO SEGUINDO OS LEGÍTIMOS, OS GENUÍNOS e os VERDADEIROS VASCAÍNOS de quem se ORGULHA dos seus ANCESTRAIS e ASCENDENTES LUSITANOS e que tem uma TRADIÇÃO e as suas façanhas narradas em OS LUSÍADAS de VAZ de CAMÕES !!!!!

  6. Prezado Sérgio, diante de tantos erros de arbitragens dá vontade de largar o futebol. É realmente um absurdo. O grande problema é que agora o Vasco não depende mais apenas de si para escapar do rebaixamento. Se Coritiba e Figueirense vencerem o Vasco se foi. Um verdadeiro pesadelo. Mas temos que acreditar até o fim.

  7. E assim segue o Vasco.
    Contra tudo e contra todos.

    Esse jogo contra o Santos não podemos errar em nenhum detalhe.
    Peço a todos uma atenção para alguns detalhes.
    Valor do ingresso, 60/30 seria motivador
    Liberação das cadeiras do antigo setor premium para os torcedores da arquibancada.
    A pressão visual da arquibancada, deve ser feita durante a partida e não antes, por isso sugiro pequenas bandeiras do Vasco na mão de cada torcedor, junto com apitos, durante o jogo a pressão é muito melhor.
    Rumo aos 43 pontos!
    Contra tudo e contra todos!

    Vamos Vasco!

  8. Caro Sérgio: Acho que o principal erro ontem foi colocar o Serginho na lateral. Ele é um bom marcador, e mesmo com suas falhas, seria melhor no combate à entrada da área do que o fraquíssimo Rafael Vaz.

    Entretanto vale ressaltar que em vários jogos fizemos tudo certinho e não vencemos (casos de Coritiba e Figueirense, ambos no primeiro turno). Pelo menos a vitória veio ontem.

    Ainda não acabou.

    SV

  9. agora é a hora dos bastidores.

    o quadrilheiro preposto da globo sabe que uma vitoria para o figueirense e uma vitoria para o coritiba elimina o Vasco.

    escalar um fazedor de resultado pra roubar o são paulo no morumbi contra o figueirense sabendo que o mesmo pega na ultima rodada o fluminense é pouco provável. vai deixar pra escalar um fazedor de resultado pra fazer o resultado contra o flumerdense.

    e o jogo vital é este palmeiras e coritiba, pois o próximo é confronto direto com o Vasco (com TV). então o quadrilheiro chefe da conaf só tem 1 chance e é neste jogo: logo o Vasco precisa SIM fazer um jogo de bastidores com o Palmeiras. o coritiba não pode vencer este jogo. o que tiver que ser feito tem que ser feito!!!!!

    a unica coisa que espero é que o jorginho não esteja com medo ou ter perdido a confiança em fazer substituições no segundo tempo.

    ontem tava claro que o time parou de jogar no meio campo, diguinho e serginho no bagaço, era só botar 2 novos ali na cabeça de area e escolher entre andrezinho, jorge henrique e riascos para sair no ataque., madson saiu contundido entra o reserva imediato!!!!!!!, e não deslocar o serginho cansado pra lá!!!!

    o time começou a parar de jogar, tem que mexer pra voltar a jogar senão fica recebendo sufoco como recebeu ontem…..chega disso!!!! 1 semana pra treinar e descansar pra jogar 90 minutos e não aguentar é dose!!!!!!!

  10. Frias, confesso que, no domingo, com 2×0 no placar, jogo tranquilo até então – dramático no final, dei uma espiada no jogo do Figueiresne x Chap. O time do Figueirense é muito ruim. Nitidamente, análise minha, a Chap tirou o pé. O Figueira só não ganhou em decorrência de suas limitações. O Fluminense, se entrar com o time titular, ganha em Floripa. O Avaí não vence a Ponte, mesmo porque, time por time, a macaca é muito superior. Não fique zangado comigo, Frias. Mas é hora do velho e bom malaquias fazer uma visita em Campinas e em São Paulo.

  11. Prezado Sérgio
    Eu isso mesmo. Fomos covardemente roubados
    E ao que parece os mandatários da CBF continuam manipulando “sorteios” de árbitros e bandeirinhas que favorecem os times que são os oponentes diretos na briga pelo risco de rebaixamento
    Mas, será que teríamos uma solução para isso?
    Sera possível entrar até mesmo em justiça comum ou solicitar alguma invéstigacao em que possam até mesmo quebrar sigilos bancários das pessoas envolvidas com estas escalações de árbitros e investigar até mesmo os próprios árbitros?
    No nosso país onde há impunidade, tudo parece que vai ficar por isso mesmo, e irmos ser rebaixados pois fomos escolhidos por motivos políticos que fôssemos.
    Abraços

  12. 1) Penso que, depois da humilhação, o São Paulo vem mordido na próxima partida;
    2) A torcida tem que fazer um caldeirão contra o Santos;
    3) O Diguinho quer matar todo mundo do coração? O gol adversário saiu na sequência de uma pichotada dele. Houve outro lance absurdo. Foi ele quem fez aquele toque de calcanhar no meio de campo, obrigando o Bruno Gallo a tomar cartão amarelo na tentativa de recuperar a bola? Se estava cansado, deveria pedir a própria substituição;
    4) Diguinho e Serginho na proteção à zaga, sobretudo quando desfalcada, é dose pra mamute. E Serginho na lateral direita é um convite ao adversário;
    5) Riascos corre muito, mas faz gols com extrema dificuldade. O Leandrão está tão mal assim? A bola precisa chegar nele;
    6) Os tropeços dos adversários virão. Agora é foco total nas duas vitórias.

  13. falta investigação, não vai dar em nada… o campeonato é cartas marcadas, não é a toa que botaram nesta formula… o Fluminense só ganhou ontem para não correr risco, nós fomos dar mole… agora eles estão se aproveitando.

  14. Prezado Sérgio, realmente com esses erros de arbitragem são vergonhosos. E o mais doloroso é que fica tudo por isso mesmo, ou seja, os árbitros erram, erram e nada muda. Claro a direção do Vasco fez a parte dela em reclamar, ao menos os erros capitais contra o Vasco cessaram.
    Em relação ao rebaixamento, o mais preocupante é o Vasco não depende mais somente dele. Ou seja, precisaremos de muita torcida e ajuda alheia.

  15. Palmeiras , São Paulo e Fluminense serão os fiéis da balança. Estes times tem a missão de impedir que Coritiba e Figueirense ganhem a 11ª partida e tirem qualquer chance do Vasco de rebaixamento. Daí a importancia da 37ª rodada do Brasileiro. É fundamental que nenhum ou pelo menos um desses times time não vença seu adversario.
    Mas nunca esqueçamos que o Vasco precisa vencer Santos e Coritiba.
    O Vasco precisa mais do que nunca que tanto São Paulo como seu aliado Palmeiras joguem á vera contra Figueirense e Coritiba , respectivamente.
    Ainda assim , eu acredito !!!

  16. Caro Sérgio,

    Concordo com a sua Coluna. De fato, a reação do Vasco está sendo incrível, mas ainda estamos perigando. Caso o Figueirense vença o São Paulo – improvável – e o Coritiba ganhe do Palmeiras – muito provável – estaremos rebaixados mesmo que vençamos o Santos e o Coritiba.
    _____
    Estamos perigando sempre, desde que nos roubaram 12 pontos no campeonato, impediram nossa reação no returno com erros clamorosos de arbitragem e ainda beneficiaram no apito adversários nossos de forma inacreditável, como visto na última quarta-feira ocorrer a favor do Figueirense.

    São 36 rodadas e nenhum ponto ganho por benefício de arbitragem. Doze perdidos. Dezoito erros capitais contra e um a favor (que o site Globoesporte.com tentou transformar em dois, num lance duvidoso e que não representou nada para o Vasco na ocasião).

    O Vasco é o time mais caçado do campeonato. Sofreu 601 faltas. Para “compensar” é o que mais tomou cartões amarelos (118) e o que mais tomou cartões vermelhos (13). Mas não está entre os mais faltosos na competição.

    O perigo, portanto, é consecutivo.

    Que bom se erros e acertos do Vasco pudessem ter delineado a campanha do clube. Não perigaríamos em nada, desde o início de outubro.

    Sérgio Frias

  17. Assim tem sido ,sistematicamente e,hoje,com a maior desfaçatez,o grobo.com escancarou a seguinte chamada´acompanhada de um vídeo(que nem me dei o trabalho de assistir) : “Vasco tem ajuda da arbitragem”.É muita cara de pau!

  18. Prezado Sergio
    Temos que seguir em 2 frentes
    Uma com relação a estas “coincidências”, cobrar as investigações, pois nitidamente existe o favorecimento, mas precisamos das provas.

    Segundo, que considero mais importante, é uma atenção especial, marcação cerrada em todos os passos que envolvem essas 2 últimas rodadas.
    Criar uma força tarefa para que todos fiscalizem os passos da comissão de arbitragem, sorteios e possíveis manobras.
    E com relação ao próximo jogo em São Januário, contra o Santos, manter o mesmo nível de pressão e mobilização do jogo contra o Corinthians, o que nos permitiu, mesmo com menos um, segurar i campeão brasileiro, que logo após sapecou uma goleada histórica num rival com time reserva.

    Vamos solicitar a nossa Diretoria, somente para esse jogo, a liberação do antigo setor premium para os torcedores da arquibancada.

    Temos que lotar todos os espaços possíveis de São Januário, e este nunca é preenchido.
    Considerar o valor de arquibancada 60/30
    Fazer mobilização para distribuição de apitos e bandeirinhas para que sejam usados durante o jogo, e não só quando o time entra em campo.

    A pressão visual e sonora durante a partida é muito mais eficiente.

    Vamos todos fazer a nossa parte e levae a decisão para Curitiba.

    Conte comigo
    Vamos Vasco

    PC Guedes
    Paulooverdade

  19. Vamos ganhar os jogos que ainda restam.

    É preciso trabalho foram do campo.

    O são paulo não será punido no caso da contratação irregular de jogador? Disseram que a punição poderia ser de rebaixamento e só ocorreu uma multa.

    O urubu não perderá os pontos pela escalação irregular do jogador armero.

    Vamos virar VASCO.

  20. Sérgio,

    Jogo muito fácil no primeiro tempo. O jorginho mexeu mal. O madson sentiu a coxa e a saída do serginho para a lateral matou o meio. O serginho fazia boa partida. Junto a isso o time sentiu o cansaço depois daquele jogo com o Corinthians com um a menos.

    Temos que ganhar os nossos jogos, pois acho que o avai. Faz 3 pontos de 6 e o figueirense também. Vamos para Curitiba para ganhar não haverá outro resultado.

    Sds

  21. AMIGOS… UM CONGRESSO DE RENAN E CUNHA.. UMA CBF DE DEL NERO E GANG.. UM FUTEBOL COMANDO PELA GLOBO…

    É SENTAR NO MEIO FIO E CHORAR… OU FICAR VENDO OS CAMPEONATOS EUROPEUS..

    A PERSPECTIVA QUE TÍNHAMOS DA CPI DO ROMÁRIO.. CREIO QUE NÃO DAR EM NADA.. A POSSIBILIDADE AINDA ESTÁ NAS AÇÕES DO FBI-USA..

  22. Vi o jogo do Coritiba todo e não houve nada nesse lance mencionado por vocês, uma vez que o jogador do Santos dobra o joelho e sequer é tocado pelo defensor adversário. Mais uma tentativa de desviar o foco do ridículo planejamento feito por essa diretoria mambembe, algo típico de quem é covarde.
    ____
    Viu o lance errado.

    Não é o do Geuvânio. Aquele ele cavou mesmo. É o anterior numa passagem pelo lado direito da área. Neto Berola saiu enfileirando a defesa do Coritiba e na área foi deslocado por Walisson Maia, aos 31 minutos do segundo tempo. O comentarista da partida chegou a mencionar que faltou critério ao árbitro, pois este havia dado uma falta fora da área em lance similar.

    Mais uma tentativa frustrada de em torcendo contra buscar desviar a verdade e também de fingir que o Vasco não foi roubado em 12 pontos neste campeonato por essa comissão de arbitragem circense. É este, obviamente, o fator principal de o clube não ter 49 pontos na tabela e sim 37.

    Sérgio Frias

  23. Sergio,lembro da tua garra e disposição incansável,quando éramos oposição.O VASCO não vai ter o EURICO pra sempre,infelizmente.O sucessor do EURICOsem dúvida é vc,apaixonado pelo clube,competente e agregador

  24. Agora é vencer ou vencer.

    A Diretoria tem de dar um jeito de tentar anular esses jogos armados contra o VASCO.

  25. Sergio, a situação é de provável rebaixamento, mesmo vencendo hoje o Santos e depois o Coritiba. Vamos nesses últimos 8 dias esperar um milagre, ainda possível mas difícil. Concordo que fomos prejudicados mais que a maioria e isso agora ta fazendo muita diferença, mas colocar o rebaixamento, se ocorrer, na conta somente disso, é um erro. Os erros graves da nossa diretoria na montagem do time no segundo semestre, principalmente na contratação de Roth, são capitais também. Ambos serão responsáveis pela tragédia se ela realmente acontecer. E numa outra coluna, quando escrevi que mais um rebaixamento será vergonhoso, quis dizer vergonha para o clube em si, não especificamente para a atual diretoria. Para um clube do calibre do Vasco, 3 rebaixamentos em 8 anos é simplesmente deplorável.
    _____
    Não, você não entendeu.

    Fomos prejudicados muito, mas muito mais do que todo e qualquer clube que disputa a Série A.

    Não foi um errinho, dois errinhos, 10 errinhos, foram DEZOITO erros capitais contra o Vasco e 12 (não 2, 3, 4, 5) pontos tirados do clube em função disso.

    A maior contratação carioca para o Campeonato Brasileiro foi feita pelo Vasco, na hora da crise a direção sobre escolher um treinador (e seu auxiliar) com acerto.

    A campanha que faz o Vasco no returno, considerando arbitragens justas, o tornaria, mesmo com o fiasco das três primeiras rodadas, vice líder do referido turno. E era sabido que bastaria ficar em sétimo ou oitavo nesse turno para garantir a manutenção na Série A. O Vasco passou longe disso. Já era para estar fora da zona de rebaixamento há 9 rodadas e não está por culpa, responsabilidade, demérito, incompetência, incapacidade das arbitragens.

    Uma reação como esta, freada pelas arbitragens sistemáticas e assim mesmo permanecendo é de fato um milagre.

    Pior, com o silêncio quase que integral da mídia.

    Pior, com insinuações e matérias da mídia querendo enxergar alguma forma de equilibrar isso.

    Pior, com declarações de gente influente na CBF contra o Vasco, com suspeitas levantadas, investigações consentidas em tribunal.

    Pior, com vascaínos preocupados ainda em justificar a canalhice, calhordagem, sujeirada, sacanagem contra o Vasco, falando em Celso Roth, problema sanado há mais de três meses, como se este ou qualquer outro motivo fosse razão para o Vasco não ter saído da zona de rebaixamento há nove rodadas.

    Curioso, que no tal período do Roth, 3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, não há qualquer reclamação de arbitragem por parte do Vasco quanto a isso.

    O problema se dá em duas das oito rodadas iniciais da competição e em cinco das 15 últimas (um terço), quando curiosamente o Vasco jogou atuando de igual para igual contra qualquer um.

    Erros capitais todos os clubes que não ganharam o campeonato, 19 deles, cometeram. Houve 32 trocas de técnicos na primeira divisão (dados expostos no Sportv ontem), contratações absurdas como Ronaldinho Gaúcho, caríssimas e não producentes como Paolo Guerrero, salários atrasados permanecem na maioria dos clubes, mas ninguém teve algo próximo dos prejuízos sofridos pelo Vasco por conta da arbitragem.

    Tire 12 pontos de Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Cruzeiro e veja em que lugar estariam na tabela.

    Exemplificando para você entender melhor.

    Seu filho, menor de idade, não estudou 100 % para a prova do ensino fundamental. Estudou apenas 50%. Mas acertou 70% da prova. O professor dele corrige a prova errado e dá a ele apenas 40% dos pontos, reprovando-o. A culpa da nota é de quem? Obviamente que não do seu filho, mas do professor, independentemente de o estudo dele ter sido 50 ou 100% do cabível.

    Agora um com você próprio. Num determinado ano você resolve fazer um empréstimo qualquer sob a taxa de 1% de juros ao mês. O investimento seu não dá certo como você imaginava, pois planejou errado onde investir e lhe traz prejuízo. Porque você teve prejuízo o banco resolve cobrar 10% ao mês. Obviamente você questionará o valor, independentemente do insucesso do seu investimento.

    Mais um caso. Sua esposa planeja mal o percurso para sair do trabalho e ir para casa. Em função disso acaba passando por uma blitz e atrasando para o encontro contigo, impedindo que cheguem a tempo para o evento, importantíssimo para você o comparecimento de ambos. Na blitz o policial a multa sem qualquer motivo estando ela com todos os documentos necessários por lei, tendo atendido às solicitações do policial, sem mostrar qualquer irregularidade, mas o policial faz isso sem qualquer motivo aparente. A câmera do celular dela, ligada sem que ela percebesse filma todo o episódio e ela lhe mostra. Você obviamente vai contestar a multa ou incentivá-la a contestá-la independentemente da sua esposa ter planejado mal o caminho para casa.

    Nos três casos a culpa, responsabilidade ou qualquer sinônimo disso seria do professor, do banco ou do policial. Claro que não seria de seu filho, sua ou de sua esposa.

    Mas quando o assunto é Vasco aí é diferente. Independentemente do planejamento feito, árbitros não poderiam macular os resultados, mas como o tema é Vasco, este não é o fator fundamental, por mais prejuízos sequenciais que o clube tenha sofrido. Diferentemente do que ocorreria se o caso fosse contigo, com seu filho ou sua esposa.

    Mas você foi muito feliz quando falou em milagre. O Vasco faz mesmo milagre neste campeonato, diante de todos os prejuízos externos sofridos até aqui.

    Sérgio Frias

  26. Concordo com seus exemplos, usados pra fazer uma analogia, mas em compensação não posso deixar de citar o Roth, pois foi uma devastação sua passagem pelo Vasco nesse campeonato. Nisso, respeito sua opinião, mas discordo. Acompanho o Vasco a muito tempo, desde 1974, quando tinha 9 anos e sofri até o final escutando pelo radio até sair o gol do Jorginho Carvoeiro na final. E posso dizer que são tantos campeonatos que já vi o Vasco ser prejudicado, incluindo campeonatos brasileiros, e não ficamos nessa situação que estamos hoje. Mas respeito sua posição, ainda que discordando em alguns pontos.
    _____
    Não discuto a condição de vascaíno sua, Paulo.

    Discuto sim a forma errada de se enxergar algo que não cabe ao Vasco (arbitragens), que tira 12 pontos do Vasco e não traz nenhum para o time, como não ser o fundamento.

    Considerando o Vasco com 52 pontos no campeonato, que era a pontuação dentro das regras do futebol, questione-se porque não está com 55, 60, 70. Ok. E aí se fala em Roth, no jogador A ou B, etc…

    O que não pode é discutirmos isso considerando 40 pontos ganhos. E repetindo, os pontos todos que nos garfaram não foram no período dele treinando o Vasco.

    Em nenhum Campeonato Brasileiro (contando 2003, 2005, 2006 e 2011), o Vasco foi tão prejudicado quanto neste ano e o raciocínio contém um erro na origem. Não há de se aceitar que somos garfados todos os anos e sim pontuar isso desde o início a cada ano para que isso não ocorra novamente no ano seguinte e nos subsequentes.

    Nós assim agimos desde o estadual, mas ouvi por exemplo que não deveríamos contestar dois gols ilegais do Friburguense contra o Vasco, simplesmente pelo fato de que tivemos três pênaltis (que existiram) a nosso favor marcados na partida.

    Qualquer discussão a respeito de Vasco neste Campeonato Brasileiro começa com a conta de 12 pontos a mais para o Vasco na tabela. Discutir qualquer coisa antes disso é aceitar os prejuízos, roubos, garfos, tungas ao Vasco como parte do espetáculo e, pior, carimbar na testa do Vasco o selo “posso ser roubado porque me acostumei”. De forma alguma o Vasco teria sido tão prejudicado se houvesse um turbilhão de vozes contrárias a isso desde o início, ou, no mínimo, desde a reação do clube, porque se dependermos da mídia convencional para reverberar isso, permaneceremos esperando sentados e com a testa carimbada do dizer que interessa a ela, como também interessa a ela que nos acostumemos.

    Eu não escolhi aceitar isso.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  27. O arbitro Dawson Freitas ( PA ) apitará Figueirense X Fluminense : Sinto um cheiro de armação muito forte! Árbitro fraco , sem personalidade para uma partida tão importante!

  28. Porque a diretoria do VASCO não se mexeu contra as arbitragens quando começou a ser prejudicado?

    Porque não entrou na justiça, bateu na mesa, esmurrou porta ou coisa que sempre fez antes?

    Cadê a defesa ao VASCO?

    Sinceramente isso não pode ser o único motivo pelo rebaixamento do VASCO… Isso não vai engulido como motivo principal pela torcida. A atual diretoria não passará como vítima se o pior acontecer.
    _____
    Claro que se mexeu. Desde o jogo contra o Avaí. Perdeu o Vasco seis pontos por conta das arbitragens em 28 rodadas, antes do jogo com o Avaí. E seis em apenas três (29ª, 30ª, 31ª).

    Bater na mesa não resolve o problema, mas fazer denúncia e ir ao STJD ratificá-las, isso sim traz à tona o problema.

    A defesa do Vasco foi exposta com o presidente do clube dando a cara, nomes e situações, ratificadas no próprio tribunal.

    Este é o único motivo, não pelo rebaixamento do Vasco, mas pela situação em que o Vasco se encontra. Caso as arbitragens não nos tirassem 12 pontos o Vasco teria 52 e você poderia discutir qualquer coisa, considerados tais pontos.

    Só o fato de a torcida engolir que 12 pontos no apito e bandeiradas são justificáveis, plausíveis, já demonstra que ela engole tudo de fora que vem contra o Vasco, por mais que faça discurso do contrário.

    Quem é vítima não é a diretoria do Vasco e sim o clube. Há vítimas que se revoltam contra quem os vitimou e há vítimas que tentam criar outros algozes porque se sentem resignados diante dos algozes que lhe tungam.

    Não é o meu caso o segundo exemplo acima. Daí vai ter de minha parte toda a reverberação necessária do dano causado ao Vasco, independentemente da última rodada. O absurdo de 18 erros contra e um a favor, 12 pontos tirados e nenhum ganho em 37 rodadas se não afeta o torcedor agora, nada mais o afetará. E caso isso passe em brancas nuvens a tendência é piorar mais ainda quando de interesse alheio aos interesses do clube.

    E lembre-se que eu não disse motivo principal. Digo e repito: É o único motivo. Não há outro. Sobre o fato de porque não fez 60, 70 e sim 52 aí há muitos motivos que podem ser discutidos.

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *