ColunasSérgio Frias
16

Quarenta e dois

Respondendo a alguns da Turma do Ódio esta semana em minha coluna, vi como a baba que lhes escorre pelas respectivas bocas, os põe na condição que invariavelmente defendi neste espaço por seis anos e tanto, enquanto oposicionista da pior administração da história do Vasco. São primordialmente contra Eurico Miranda. O Vasco vem depois.

Não bastasse a mídia ter que se calar para não admitir, investigar, veicular,  gritar pelo jogo limpo, ética no esporte, etc… a infantaria dela própria, que pega em “armas” para tentar defender o indefensável, materializado em doze, sim eu disse DOZE pontos tirados do Vasco pela arbitragem (excluindo aí a operação sem anestesia sofrida pelo time cruzmaltino na partida do returno contra o Goiás, curiosamente apitada e bandeirada pelos mesmos Luiz Flavio de Oliveira e Alex Ang Ribeiro que arbitrarão neste fim de semana Flamengo x Goiás) é hoje constituída de… vascaínos.

O Goiás, por sinal, teve quatro pontos a mais dados para si em função das arbitragens no Campeonato Brasileiro. O brilhante Avaí ganhou de presente cinco e a super Chapecoense seis. Pela ordem são as três equipes mais beneficiadas da competição, à frente do Corínthians, virtual campeão, neste quesito.

Se simplesmente a arbitragem não fosse favorável aos clubes acima, a Chapecoense hoje teria 34 pontos, Avaí e Goiás 30 pontos. E, para completar, o espetacular Joinville 28. O Vasco 42.

Qualquer time do décimo para baixo, que perdesse 12 pontos estaria na zona de rebaixamento e o nono a um ponto dela. Imaginem o Palmeiras, finalista da Copa do Brasil, sem saber o que fazer. Priorizaria a decisão contra o Santos entre a antepenúltima e a penúltima rodada da competição ou daria de bandeja o título para o peixe a fim de escapar?

Nenhum clube no atual campeonato, com a exceção, é claro, do Vasco perdeu mais do que três pontos na balança de erros e acertos contra si. Ou seja, o Vasco perdeu o quádruplo disso.

A imprensa antes mandava o torcedor vascaíno agir conforme seus anseios, hoje basta jogar um ossinho que o torcedor cruzmaltino vai ávido abocanhá-lo.

Os argumentos que mais giram nas redes sociais, úteis para obnubilar quem prejudica o Vasco de forma evidente são: um clube que faz 13 pontos no turno não tem justificativa para não cair, ou ainda “um clube que perde para Coritiba e Figueirense em casa e empata com o Joinville merece cair”.

Ocorre que o Vasco fez 13 e não 16 pontos no turno, justamente em função da arbitragem diria eu num debate contra alguém que resolvesse argumentar isso. Certamente o interlocutor diria: “13 ou 16 tanto faz. É em função da campanha do turno que o Vasco está nesta situação”. Infelizmente para muitos, os argumentos caem por terra se simplesmente voltarmos nossos olhos para a história recente do próprio Campeonato Brasileiro.

A partir de 2006 o modelo de pontos corridos passou a contar com 20 equipes. Fluminense em 2009 e Atlético-MG em 2011 encerraram o turno com apenas 15 pontos ganhos. O Galo nem precisou dos pontos das últimas duas rodadas do certame para se manter na primeira divisão e o Fluminense – sem qualquer prejuízo de arbitragem no momento da reação iniciada a nove rodadas do fim – também se manteve na elite do futebol. O Flu, em 2008, terminou o turno com 16 pontos e já estava virtualmente mantido na Série A na última rodada daquele campeonato. Em 2010 o Atlético-MG fez 17 no turno e não precisou dos pontos das últimas duas rodadas para se manter na primeira divisão. Dos grandes o único que fez campanha similar aos clubes citados no turno de um campeonato foi o Palmeiras em 2012, campeão da Copa do Brasil no mesmo ano e que caiu de divisão naquela temporada.

O outro argumento se pulveriza diante da própria história do Vasco. Em 2004 o Vasco perdeu no turno para o Criciúma em casa, Guarani em casa e empatou com o Grêmio em casa. Todos caíram e o Grêmio foi o lanterna. Naquele campeonato o Vasco, ao final da competição, teve como balanço derradeiro seis pontos tirados de si por conta da arbitragem e não precisou dos pontos das três últimas rodadas da competição para permanecer na Série A, embora matematicamente tenha resolvido sua situação na penúltima rodada. Mas se o clube ao invés de ter sido prejudicado em seis o fosse em 12 pontos, cairia.

E aí, como não existem mais argumentos objetivos, fala-se que a atual situação do Vasco ocorre em virtude de uma falta de planejamento (como se o de Flamengo e Fluminense este ano tivessem sido mais responsáveis que o do Vasco), da contratação tal, da negociação tal, do técnico tal, do estádio tal. Relembrando que tanto Fla como Flu estariam na zona de rebaixamento caso fossem tungados em 12 pontos por conta das arbitragens.

Numa ação torpe como essa contra o clube, proporcionada pelas arbitragens, deflagradas pelo presidente do Vasco, postas e expostas perante o STJD, evidenciadas nas mentiras de pernas curtas do vice-presidente da CBF, não há nenhuma manifestação em massa, em uníssono contra o prejuízo absurdo sofrido pelo Vasco, minimamente constrangedor para quem se diz honesto, ético, justo e motivo de um silêncio vergonhoso, vexatório da mídia convencional.

Mas tudo isso me faz lembrar de um texto escrito em fevereiro/março de 2007, num desses sites do MUV, quando a sigla vivia a ânsia de um golpe que a pusesse no poder para obter a chave do cofre e pudesse, com sua grande perspicácia, rebaixar o Vasco em todos os sentidos, aumentar a dívida do clube em 400 milhões (após ter recebido em nome do clube outros 400).

O texto chegou ao Casaca! em 2009  (identificado o mês e ano do original por relatos de um jogo), porque alguém considerou que naquele momento, no qual fazíamos uma crítica aberta ao presidente do Vasco pelo fato deste ter dito que a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo seria boa para o futebol carioca, era o propício para reeditá-lo e assim a mensagem nos foi enviada, numa matéria em que comparávamos a postura do Corínthians diante do São Paulo, na luta deste último pelo Tetra Campeonato Brasileiro na ocasião.

Por mais incrível que possa parecer o texto dizia que o Vasco estava fazendo a sua torcida passar vergonha porque perdera nos pênaltis para o Flamengo a vaga a final da Taça GB de 2007. Ele também cravava que a estatística era favorável ao rubro-negro na ocasião, a partir de 2001 (embora desde aquele citado ano o Vasco tivesse vencido 10 partidas e perdido oito 8 do adversário, tivesse, de fato, humilhado o rival com um 5 x 1 em 2001, tivesse ganho do próprio rubro-negro no ano anterior com oito reservas, tivesse virado a estatística em Campeonatos Brasileiros naqueles anos, tivesse mantido a maior sequência invicta do século no clássico, com 4 vitórias e 2 empates, incluindo um título no sexto jogo).

E havia é claro o discurso quanto a Vasco x Flamengo não ter que ser um campeonato à parte porque isso deixava os jogadores do Vasco… nervosos. Foi dito até faltar inteligência emocional ao time pela pressão de ser o jogo um campeonato à parte. Sinceramente, que tese é essa????? Para o Flamengo não havia pressão? Da onde surgiu essa conclusão surreal? Da imprensa, que obviamente faz todo o clima antes da disputa do clássico favorável ao Flamengo (vide 2015)? Se não há pressão no Flamengo como explicar os quatro cocos tomados neste ano? Faltou pressão?

E a visão completamente idiota de um jogo normal, saída da cabeça de algum gênio do MUV, levou o Vasco em 22 jogos diante do Flamengo a vencer apenas três, durante todo o período da sigla amarela banana no clube.

A parte da imprensa historicamente contra o Vasco nem precisa mais trabalhar como outrora, pois seus maiores aliados hoje são torcedores do Vasco, que se organizam em debates, pensamentos, filosofias, discussões para reverberar as maiores sandices, transformando-as em regras, como algumas que citei, e ao mesmo tempo ficar cada vez mais distantes dos estádios.

Observem que:

1 – A presença dela, torcida, foi vergonhosa em cinco das sete partidas oficiais contra o Flamengo este ano, lembrando que o Vasco venceu quatro, empatou duas (numa delas eliminou o adversário) e perdeu uma apenas.

2 – A presença dela, torcida, no turno, do lado esquerdo do Maracanã, como quer o Fluminense e a própria imprensa, foi praticamente igual ao contingente no jogo de domingo último.

3 – A presença dela, torcida, em São Januário no Campeonato Brasileiro foi ridícula, com a exceção da partida diante do Palmeiras, mesmo após ter sido discutido que o problema inicial era o preço dos ingressos, motivo pelo qual ela não comparecia, apesar do recente título carioca conquistado.

4 – Ela, torcida, bradava pelo Maracanã, mas um público de pelo menos 25 mil pagantes só se viu uma vez, diante do Joinville, considerando também os clássicos.

Falo aqui da torcida do Rio de Janeiro, não de outros estados, pois esta última frequenta em peso os jogos do Vasco, quando o clube atua fora.

Buscar erros do Vasco ao invés de gritar contra os prejuízos externos, estranhos ao Vasco, cometidos contra o time, fora das regras, como princípio, meio e fim de pensar e agir só motiva a que mais e mais o clube seja prejudicado.

Nós do Casaca! continuaremos mostrando nossa indignação e revolta contra isso, independentemente da maré ser boa ou ruim, da mesma forma como nos dispusemos a pontuar os erros internos na nossa visão cometidos e nos disponibilizamos a ajudar no saneamento deles, diante do espaço que nos foi dado no clube. Acreditamos no Vasco, no time do Vasco, na recuperação do Vasco neste campeonato, mas temos plena noção de quem é a responsabilidade por sua sedimentação não ter vindo há mais de duas rodadas, da forma como este elenco do Vasco fez por merecer ocorrer.

Sérgio Frias

16 comentários sobre “Quarenta e dois

  1. O que mais entristece é que essa infantaria da imprensa marrom influencia a maioria esmagadora da torcida do Vasco é só o sucesso do futebol profissional pode virar esse quadro a nosso favor….
    _____
    Não, necessariamente, Daniel, até porque o conceito de fracasso e sucesso é subjetivo. Senão, vejamos: a conquista do Estadual levou quantos torcedores à estreia do clube no Campeonato Brasileiro? 7 mil. Duas rodadas depois, invicto há 10 jogos e campeão estadual. Quantos foram? 5 mil. Com a baixa do preço de ingressos, que era a justificativa para a ausência do torcedor, qual foi o público pagante diante do Cruzeiro na sétima rodada? 5 mil pagantes. O Vasco venceu o Flamengo na nona rodada. Qual foi o público de Vasco x Avaí na décima? 7 mil pagantes.

    O problema que envolve a torcida do Vasco, teoricamente participativa, é muito maior do que isso. Ela diz claramente por todos os cantos que a imprensa é contrária ao Vasco, mas preciso do aval dela para apoiar o Vasco.

    Basta lembrar dos públicos alcançados no circo que virou a Série B de 2009, divulgado com gosto pela mídia, enquanto o clube se afundava institucionalmente de uma forma só explicitada pela própria mídia apenas três anos depois e inteligentemente pontuada pelo Casaca! desde aquela época.

    A questão da arbitragem pouco incomoda a muitos porque a mídia mandou não ser o grande problema, mas olha só como é curioso: estamos desafiando a ela própria para desmentir o que dissemos e achar algo que equilibre a situação em voga. Calam-se. Mas mesmo assim você viu tentativas anteriores em matérias sobre número de pênaltis dados ao Vasco, entre outras.

    Imagine uma situação parecida contra o mais queridinho?

    Abraço,

    Sérgio Frias

  2. Sérgio,

    Na última coluna, a qual você escreveu, talvez eu não tenha sido claro nas minhas palavras.

    Da minha parte não tem haver com ódio. Não tem haver com desdenhar dos nossos atletas. Tem haver sim, com certas situações que eu achei que não fossemos passar mais.

    Muita coisa não deu pra engolir, principalmente o fato de não termos mandado nossos jogos em São Januário.

    Pago pra ver se a nossa campanha teria sido tão ruim, se tivéssemos jogado na nossa casa!

    Amor, respeito e admiração nós construímos ao longo do tempo e aprendi a ter por ti e pelos integrantes do nosso grupo!

    Nós batalhamos e militamos do mesmo lado e sempre será assim.

    Levantamos essa bandeira numa época, onde a mídia agiu de forma covarde e quis jogar em cima do presidente Eurico a queda do primeiro rebaixamento do Vasco.

    Nós fomos chamados de laranjas. Muitos de nós tivemos entes escarnecidos na época do recadastramento de sócios!

    Particularmente, eu continuo achando que não tem como falar de Vasco, se não falarmos do presidente Eurico. Sigo a diretriz de que o Vasco é Eurico e Eurico é Vasco. Assim, como que o presidente Eurico é o Vasco encarnado.

    Com outras palavras sou e sempre serei Casaquista!

    Eu mencionei e continuo achando que apesar dos erros de arbitragem a campanha do Vasco é desastrosa e que se tivéssemos com 42 pontos, ainda seria muito pouco pela grandeza do Vasco!

    Eu afirmei que assim como a arbitragem influenciou de forma negativa, houve outros fatos no decorrer do percurso que influenciaram diretamente de forma nociva no futebol.

    Deixo claro a minha admiração por ti, assim como pelo presidente Eurico. Todavia, há um consenso entre nós vascaínos, aqueles que assim como eu são bem intencionados que acha que esse time do Vasco tem a obrigação de produzir mais.

    Imaginemos que estivéssemos com 42 pontos, ainda seria pouco pela grandeza do Vasco. Conforto apenas seria o fato de não estar na zona do rebaixamento.

    Diante do exposto, peço perdão pela forma como me expressei e repito é uma opinião meramente particular, sem ódio e sem desdem. No mais é unirmos forças, o que importa no momento é torcermos para termos êxito nos próximos jogos , para sairmos dessa situação!

    Abraço Amigo!
    ____
    Olá Alexandre,

    Minha opinião por mandar os jogos do Vasco em São Januário não mudou uma vírgula. Até compreendi que se levasse o jogo contra o Joinville para lá em função do dia dos pais e o horário alternativo de 11 horas da manhã do jogo naquela oportunidade, mas já contra o Coritiba entendo que deveria ser mandado o jogo com mando do Vasco para lá.

    O limite de público no estádio de São Januário, pedidos dos jogadores por receio de a torcida jogar contra são razões a serem consideradas, mas sabia eu que não traria ao Vasco benefício nenhum os jogos serem mandados para o Maracanã, pesando prós e contras.

    Sobre todo o histórico narrado por você, tenha a certeza que combinamos em todos os fatores mencionados e apenas faço uma análise pessoal de que o Vasco não é o Eurico, não se resume ao Eurico, mas Eurico Miranda, nosso presidente, é o vascaíno vivo com maiores serviços prestados ao clube na recente história do Vasco. O que fez pelo Vasco em várias décadas não tem o devido reconhecimento por parte do torcedor vascaíno por desconhecimento, despeito ou inveja. E o que faz atualmente idem.

    Sobre a posição do Vasco, se estivesse com os 42 pontos que deveria possuir ainda não se veria numa posição satisfatória para o clube e sua torcida, porém estaria de acordo com o ano que o Vasco teve até aqui, de orçamento apertado, muita coisa a consertar deixada pelos antecessores, inúmeros problemas de várias ordens e muita sujeira para limpar, portanto, não seria eu um dos críticos em relação a isso, mesmo porque a posição melhoraria e melhorará com o decorrer dos próximos jogos. Convenhamos que ficar na primeira parte da tabela para um primeiro ano de gestão, que já teve no pacote conquista de campeonato, quatro vitórias sobre o Flamengo e oito em clássicos, algo que não se via há muitos anos, denotaria um balanço bastante positivo, diante do que se encontrou no clube em dezembro do ano passado.

    Qualquer fator num jogo de futebol ou no encaminhamento do departamento de futebol pode ser discutido. Gols perdidos, deficiência técnica de um ou mais atletas, falhas individuais ou coletivas, lentidão, desorganização, trabalho ruim da comissão técnica (táticas, posicionamento da equipe em campo, substituições), da preparação física (falta de condicionamento), do departamento médico (demora em se curar lesões), dos dirigentes (falta do cumprimento das obrigações com os atletas, escolha do elenco, do local da partida, dos horários e locais de treino). Tudo isso leva a uma subjetividade.

    Mas prejuízo de arbitragem, meu caro Alexandre, aí não. Isso compromete um trabalho, troca os clubes de posições, faz com que títulos sejam perdidos ou ganhos, destroem campanhas, reações, duras labutas e, por isso, normalmente, são muito pontuados pelos clubes prejudicados, mídia e formadores de opinião.

    No caso do Vasco este ano, o que ocorre no quesito arbitragem passa de qualquer limite aceitável, no que tange ao Campeonato Brasileiro. Ao longo dos anos um número de pontos perdidos por um clube qualquer na competição, entre erros e acertos, que somados desse a metade dos pontos tomados do Vasco já era considerado algo absurdo por todos. O que ocorre com o Vasco em 2015 é o dobro do absurdo.

    Por outro lado, como justificar num mesmo campeonato termos três times que brigam na zona de rebaixamento com maiores benefícios de arbitragem se comparados aos outros 17? É o caso de Goiás, Avaí e Chapecoense, já citados.

    Já disse aqui que desde o modelo com 20 clubes, entre os anos de 2006 e 2014 nenhum clube grande teve prejuízo parecido ou próximo com o sofrido em 2015 pelo Vasco.

    O que mais chamou a atenção foi a arbitragem ter tirado mais pontos do Vasco exatamente no turno em que atuou melhor e mais propriamente em oito das nove partidas da sequência invicta obtida, ou seja, justamente no momento de reação da equipe. Por uma enorme coincidência também os três clubes que mais tiveram benefício de arbitragem no campeonato, receberam neste turno (todos os três) dois erros capitais de brinde nos jogos contra o Vasco a favor deles.

    E sim, independentemente disso o time tem que atuar melhor do que jogou contra o Fluminense no domingo último e sim, o Vasco possui plantel para encarar e vencer os desafios que restam. Mas a situação na tabela é irreal se consideradas as regras do futebol, burladas contra o Vasco 18 vezes, ocasionando a perda de 12 pontos em sete partidas, contra um erro apenas a seu favor, que não trouxe ponto algum para o clube. Entre vitórias, empates e derrotas do Vasco, o clube foi garfado em lances capitais num número de jogos espantoso: 12. Ou seja, mais de um terço.

    Um grande abraço a você e a certeza que convergimos, mas me cabe trazer o tema quantas vezes for necessário, pois o que estão fazendo contra o Vasco é inenarrável, digno de revolta, repúdio e não à toa de um silêncio ensurdecedor da mídia convencional.

    Abraço,

    Sérgio Frias

    1. Prezado Sérgio,

      Acho que foi seu melhor resumo didático da situação e é exatamente isso, podemos até perder pelos nossos erros, deficiências ou dificuldades, mas nunca por manipulações externas e a arbitragem (seja pela orientação e benefício de quem) faz sim uma drástica mudança no panorama de classificação e da meritocracia que deve nortear toda competição esportiva. E isso não acontece somente neste ano, peguem os últimos cinco anos e vamos ver que existem muitos prejudicados e alguns (sempre dos mesmos) beneficiados e isso prova que da forma como se dá, o campeonato por pontos corridos não é o modelo mais satisfatório.

      Mas existe um detalhe importante a ser agregado a este seu resumo, é ele o FINANCEIRO advindo das premiações referente a colocação no campeonato ou da divisão de verbas conforme a Divisão que o clube ocupe. Nesta semana mesmo foi publicada uma matéria que falava sobre os prêmios em dinheiro a serem pagos a todos os clubes, como exemplo: Corinthians campeão engorda sua conta corrente em Dez Milhões de Reais e assim sucessivamente até o ultimo clube fora do Z4, em valores decrescentes (inclusive esse é um argumento utilizado pelo Fluminense para dizer que não irá entregar os jogos de interesse Vascaíno).

      Bem como o clube que participa da Segunda Divisão recebe um valor muito abaixo dos clubes da primeira divisão no que tange ao pagamento das cotas de TV, o que já havia ficado ruim com a espanholização, fica muito pior.

      E isso posto, eu não tenho dúvida que as famosas Forças Ocultas, atuam no sentido de impingir dificuldades financeiras ao Vasco e a atual administração, pois sabem que ela é capaz de trazer o Vasco de volta ao seu lugar em ambientes normais de temperatura e pressão, atrapalhando planos antigos. Sabem que não é possível um novo cerco nos moldes da asfixia financeira. Não tenho duvidas também que existe ainda em vigor a sociedade com os grupos internos de oposição, que colocaram em curso um plano de enfraquecimento institucional, que caso não fosse o Vasco a potencia que é em termos associativos, teria prosseguido até que fossemos transformados em um América da vida (com todo o respeito que este clube merece).

      Não vejo como essa reação não passar por um plano agressivo de comunicação, algo que bata de frente mesmo, porém esfregando na cara tudo que sofremos, tal e qual é feito pelo CASACA. Passaremos a ter um dispositivo favorável, a PresidAnta Dilma está para assinar a Lei do Direito de resposta e dessa forma os ofendidos sem as provas cabais podem utilizar do mesmo espaço, tempo e intensidade para fazer suas defesas. e isso tem que ser muito utilizado, e por isso acredito que nossa Diretoria de Comunicação precisa ser muito encorpada nos segmentos; assessoria de comunicação externa para radio, TV, internet e Vasco TV com programas descolados da pauta Premiere.

      Deixo a reflexão, pois os assuntos são de tal complexidade que muitas vezes coisas importantes e estratégicas escapam do discurso. E por ai é que podemos observar que o Vasco não é para pintinhos amarelinhos, o Vasco não é para amadores ou ingênuos (apesar de se dizer que a diretoria é amadora – somente por não ser remunerada pelas atividades que possuem, todos são profissionais brilhantes em suas áreas de atuação), o Vasco não é para os Zé Ninguéns. Agora: sem uma campanha interna e em massa de conscientização a bovinada nunca vai entender, querem até tomar o poder em 2017 kkkkkkkk.

  3. A Dona PLIM-PLIM, ao ver a nossa INSTUTUIÇÃO no curto prazo de 4 meses DEPOIS do RETORNO TRIUNFAL do ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA nas URNAS em um ELEIÇÃO LIMPA, LEGÍTIMA,DEMOCRÁTICA, CONSOLIDADA de acordo com a nossa CARTA MAGMA ( ESTATUTO do CLUBE REGIDO PELOS NOSSOS FUNDADORES ) e que por sinal foi a pessoa que mais obteve votos nessas ELEIÇÕES e de quebra, eliminamos o nosso MAIOR RIVAL ( Aquele que só nos ganham com a ajudinha extra do APITO-AMIGO) da Final do ESTADUAL de 2015, e foi a FINAL de uma ESTADUAL com a MAIOR ARRECADAÇÃO nas Bilheterias) e quem ficou com a MAIOR FATIA da RENDA NÃO FORAM OS DOIS CLUBES FINALISTAS e sim o CONSÓRCIO PRIVADO!

    E analisando FRIAMENTE a QUESTÃO dessa PERSEGUIÇÃO, SISTEMÁTICA, CONTÍNUA e ORQUESTRADA nessa SUJEIRA TODA ( Sabemos de quem vem as oredens para fazer esse trabalho sujo e não quer JAMAIS aparecer para posar de um BOM MOCINHO, mas basta ver que os Gambás que aliás é o time mais BENEFICIADO pelas mesmas ARBITRAGENS, e agora o dono do circo permitem que os ÁRBITROS dessa partida deem a VOLTA OLÍMPICA junto com o KHIArinthians com árbitros da FPF apitando esse jogo…..!) e agora e estranhamente também na vizinha cidade da Paulicéia Desvairada tem dois jogos no mesmo horário (QUE COINCIDENCIA!….., NÃO ACHAM) o jogo Porcos x VASCO da GAMA e o time do Espanhol da Vila Madalena contra o Coxa Paranaense marcado para Sábado e a emissora queria mudar para Domingo, no mesmo dia do Jogos Verdão x VASCO da GAMA, ( E pensar que em 2000, naquele episódio do alambrado o dono do circo armou o maior BARRACO ai vivo…fazendo o MAIOR ESCARCÉU vilanizando a figura do EURICO MIRANDA e nós VASCAÍNOS, LEGÍTIMOS, GENUÍNOS e VERDADEIROS ) e isso só nçao foi possível porque o EURICO MIRANDA e o Presidente do ROUBADO é MAIS GOSTOSO!, deram uma prensa na emissora!

    E por que será que AFINAL de contas que há essas COICIDENCIAS onde no jogo deste Domingo o árbitro é um Juiz de Santa Catarina?
    Cujo Árbitro é do mesmo Estado do Delfim Peixoto, com o interesse claro que nos PREJUDICAREM de novo?
    São 12 pontos que as arbitragens nos tiraram e isso vem acontecento porque SIMPLESMENTE impedimos a conquista do Bí-Campeonato do ROUBADO é o MAIS GOSTOSO, e eles por INCOMPETENCIA não nos ganham nos confrontos com a gente a 4 jogos e por isso que o dono do circo ESPANHOLIZADO e olha o Corinthians aí Campeão Brasileiro de 2015 (UM time que comemorou antecipadamente por não terem cruzados com o Atlético Mineiro na Taça Libertadores e foram TOLIMAdos pelo GUARANÍ de Assuncion dentro da Itaquera que eles não conseguem QUITAR a PRIMEIRA PARCELA do ESTÁDIO fianciado com o dinheiro dos cofres públicos, AFINAL…., com DINHEIROS dos outros é sempre fácil!…..), e tem a Benesses da emissora nas arbitragens em uma grade ESPANHOLIZADOS ( PENA que não são jogos da LIGA ESPANHOLA VERDADEIRA), o ROUBADO é MAIS GOSTOSO! e o São Paulo FC, beneficiados e protegidos pelas arbitragens mais é um time DECADENTE que não tem a competencia de ganhar dos seus rivais do Próprio Estado !

    Essa perseguição e os 12 pontos tungados pelas arbitragens desmonstra claramente a insatisfação eo o REQUALQUE e o RANCOR que The Globe nutre contra nós proque deixamos eles fora da final do Estadual desse ano que estava tudo armado para fazerem as duas partidas finais com o Botafogo!

    Os Amarelinhos?
    Eles querem a MAMATA de estarem dentro do nosso clube colocados de FORA para DENTRO apenas para encherem os SEUS BOLSOS, deixar as DÍVIDAS do clube se ACUMULANDO, e entregando de BANDEJA os ESTADUAIS para o trio da Zona Sul ELITISTAS ( ROUBADO é MAIS GOSTOSOS, REI do TAPETÃO, e o Botafogo que paga o PATO para a dupla Fla-Flu para ser apenas Coadjuavante nas Finais dos Estaduais)….!
    E nesse últimos seis anos e meio?
    Ainda estão bem fresquinho dentro da minha cabeça todas as ATROCIDADES, BARBARIDADES que essa gente AFRONTARAM, chamando os nossos GRANDES BENEMÉRITOS e BENEMÉRITOS de VAGABUNDOS!, nos confrontos com os mulambos nos 15 jogos vencemos somente dois jogos e não tieveram sequer a COMPETENCIA de ganharem um simples TURNO e os RETURNOS e vem falar de que?

    SEMPRE ao SEU LADO!
    ESTOU CONTIGO VASCO da GAMA, vou te seguir até o fim, porque este é o clube do meu CORAÇÃO!

  4. http://rd1.ig.com.br/apos-escandalos-no-futebol-diretor-geral-marcelo-campos-pinto-deixa-a-globo-esportes/

    Durou 18 anos a ditadura global, começou la´em 1998 e, naquela época era tudo pato novo!!!!!!, sabiam porra nenhuma de futebol, mas sabiam que tinham que fuder com o Vasco, naquela época HEGEMONICO!!! e recém campeão das amáricas!!!!

    Criaram o Extra e deram na mão do funcionário global renato mauricio prado, criaram o Lance e botaram na mão do Walter Jr, como jornais baratos pro povão comprar e receber a informação que Eurico é um ladrão safado!!! veio 2000 e criaram a lei pelé pra fuder com os clubes e torná-los dependentes da cota de tv da globo. qual era o time que tinha enorme ativo financeiro de jogadores e perdeu na época 50 milhões (que era muito dinheiro!!!) = Vasco, em RESUMO, O CIRCO ESTAVA SENDO MONTADO!!!!

    criaram um calendário unificado de interesse da globo que impedia os clubes de jogar torneios no exterior e ganhar em dolares!!!!, veio o importante especial de fim de ano do Roberto Carlos mais importante que a final de titulo com Vasco participando, veio a porrada e como prêmio a asfixia financeira pra com o intuito de tirar o Eurico do futebol, pelas palavras deste mesmo que hoje se esconde do FBI, marcelo campos pinto. Não era interesse nem nunca será pra emissora dos flamerdistas bilionários irmãos marinho o Vasco HEGEMONICO E CAMPEÂO.

    criaram o estatuto do torcedor que naquela época foi feito pra bater no Vasco, hoje não aparece um filha da puta pra bradar estatuto do torcedor quando a globo faz o que quer com horários de jogos com menos de 1 semana de antecedência!!!! o Jogo atleticu-pr e Vasco em 2013 não foi cancelado com base na falta d esegurança previsto no estatuto do torcedor, porque será???????

    ora, o que é hoje o futebol brasileiro após 18 anos de ditadura do funcionario global marcelo campos pinto???? como funcionário exemplar ele obteve sucesso em destruir os clubes na lei do passe (lei pelé), ele deixou os clubes como gado, confinados no pais, sem poder participar de torneios na Europa com calendário unificado, ele implodiu o clube dos 13 após e SOMENTE APÒS TIRAR O EURICO DO FUTEBOL POR ¨6,5 anos!!!!, ele espanholizou o futebol centrado no timinho dos bilionários irmãos marinho e no time de maior torcida do páis que é o CUrintia.

    o que era impensável há 18 anos atrás!!!! quando eles começaram a montar o circo!!!!!! o 7×1 é consequencia disto tudo!!!!!

    O CASACA HÁ 15 ANOS SABE QUE A LUTA CONTRA O VASCO TEM ORIGEM NESTA MERDA DE ORGANIZAÇÃO MIDIÁTICA, não podemos dizer nunca que não esperaríamos que não fossêmos sacaneados pelo status quo global que manda e desmanda num circo já montado e manipulado de maneira profissional, não são mais patos novos!!!!!!!!!!, REPITO: ENQUANTO ESTA MERDA DE GLOBO NÃO PERDER O PODER SOBRE O FUTEBOL O VASCO NUNCA MAIS SERÁ CAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!!!

    em 2011 os vascaínos de merda começaram a vender o time no meio do ano, e ainda assim o time chegou próximo, foi sacaneado de que forma???? escalaram o pericles bassols pra apitar os 2jogos contra o flamerda, o mesmo modus operandi que eles utilizam hoje, porque ninguem contesta quando o assunto é Vasco. e o que se viu foi exatamente o que se vê amanhã no parque antartica e o que se viu com o juizinho dos 2 jogos contra a chapecoense dentre outras sacanagens….

    ENTÃO, enquanto perdurar o status quo que me referi, o Vasco precisa sobreviver MINIMIZANDO SEUS PRÓPRIOS ERROS!!!!!! se no Estadual da FErj rapidamente já ocupamos nosso espaço e isso já dá uma gritaria danada do lado da elite de merda representado na dupla flaxflu, quando o assunto é campeonato brasileiro e copa do brasil o Vasco será sempre torpedeado , enquanto a globo mandar no circo. AINDA QUE O VASCO MONTE UMA SELEVASCO!!!!, que na atual conjuntura financeira e de jogadores no futebol brasileiro está muito longe de acontecer.

    quanto a torcida o Vasco só levou 40 mil no jogo do Joinville, jogo este que mudou a ideia de segregação criando times de segunda classe que jogariam as 11h ( eo Vasco foi um dos primeiros a jogar neste horário) e times que só jogariam em horários nobres (flamerda e curintia), de acordo com a ideia global sectária, porque eles acharam que o público não iria comprar este horário e acabou comprando e dando renda pro Vasco…..do resto a torcida do Vasco, mesmo na arrancada e nos jogos contra o flamerda se acovardou!!!!!! o resgate da torcida do Vasco passa pelo resgate da FOrça jovem presente em todos os rincões deste país!!!!!!!!!!

    do mesmo modo que o Vasco estava sendo enxovalhado pelo lance e extra lá em 2000 com a ideia do vice e que foi mola mestre pra virada histórica, uma coisa que só a intervenção divina pode proporcionar, como carregamos a cruz de cristo eu acredito sim numa ajuda dos céus pra tirar o Vasco desta sacanagem em que está sendo empurrado, pois a minha verdade é que o Vasco foi pra um local perigoso, foi ver algo no precipício mesmo sabendo que existem várias pessoas querendo jogar ele de lá, e agora querem empurrar ele de lá a todo custo!!!!!!!!!!

    Vamos ter fé. eis os mistérios da fé….vamos sair dessa.

  5. Esse texto ficou perfeito, temos que ficar atentos ao que a imprensa tenta nos enfiar goela abaixo, e querer dizer que nao fomos prejudicados e que estamos “somente” assim por causa do 1º turno, o que é uma grande mentira! fomos garfados com esses 12 pontos, e isso é gravíssimo, nessas ultimas 5 rodadas temos que nos blindar de todas as formas possíveis! O VASCO VAI FICAR NA SÉRIE A! Eu acredito! CASACA!

  6. Estávamos sem fazer gols, os gols voltaram a aparecer e pontuamos muito bem após isso. Os gols voltaram a faltar. Basta que os gols voltem a acontecer que teremos êxito na reta final. A diretoria já provou que fez a parte dela, agora é com o jogadores em campo e a torcida na arquibancada.

  7. Já discordei de muitas coisas escritas pelos colunistas e concordei com outras. Discordo, por exemplo, que o VASCO fez uma partida horrível contra as bibas. Não foi o mesmo nível que apresentou nas partidas anteriores, mas foi muito melhor do que o futebol apresentado no primeiro turno. Acho só que o técnico delas teve uma boa leitura de nosso esquema tático e conseguiu complicar as coisas. O gol, achei uma leve falha do Luan (que não acompanhou a flor) somado a uma baita cagada de a bola sobrar no pé da mesma.

    Em outro exemplo, achei o caso da calopsita mulambenta e do ex-jogador dentuço precipitado, mas foda-se… é só pra expressar que, independente do grupo político, O ´”VASCAÍNO” QUE VÊ O VASCO SENDO ASSALTADO A MÃO ARMADA DA FORMA QUE FOI E FAZ POUCO CASO, FARIA UM ENORME BEM AO VASCO SE MUDASSE DE TIME!

    Em tempo, palmas ao CAPRRES! Sensacional!!

    Ainda acredito! E se o pior acontecer, ano que vem continuarei nas arquibancadas apoiando meu VASCO! Não torço para diretorias, torço para o VASCO! E nunca deixarei de o apoiar!

    SV

  8. Caro Sergio.

    Vamos torcer hoje, aliás como sempre, pelo nosso Vasco. É a nossa última chance. om relação à sua coluna, alguns comentários :
    1 ) Caso não nos classifiquemos terá sido pelos erros cometidos não pelos pontos “ROUBADOS”. Todos foram beneficiados e prejudicados.

    2 ) O fato da torcida não ter comparecido em número maciço aos jogos deve-se, em grande parte, pela inoperância dos dirigentes, especialmente os do Marketing,, que nada fizeram ou fazem pelo Clube.

    3 ) A oposição tem todo o direito de criticar a atual diretoria – besteira denominar “amarelinhos ou muvianos”, porque faz o que vocês sempre fizeram quando lá estavam.

    4 ) Pena que só agora colocaram o Euriquinho fora das decisões do futebol.

    Ontem, genro e cunhado, hoje os filhos.

    Saudações.
    _____
    O item 1 está viciado na sua fala. É falso, é mentiroso, é fraude. O Vasco não foi beneficiado em qualquer ponto que possui, mas tungado em 12. Nenhum clube deste brasileiro tem este saldo. E você sabe perfeitamente bem disso.

    Quanto ao item 2, a torcida não comparece desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, não compareceu nem com o Vasco vencedor da primeira partida da Copa do Brasil contra o Flamengo e só houve campanha para comparecimento, discursos e incentivos quando o desejo do Fluminense e da mídia era que fossem ao estádio. Não falo do número, mas da campanha para que comparecessem. Agora, certamente vai.

    Não compare nossa ação com a de vocês.

    Vocês tinham menos 400 milhões de dívidas, entraram no clube com salários em dia, com 3,15 milhões aproximadamente para receber no final de julho, fruto da primeira parcela pela venda de Phillippe Coutinho, tinham disponíveis para recebíveis 75 milhões de reais para a TV num contrato que iria até 2011, mais bilheteria livre de penhoras, mais mecanismo de solidariedade a receber, mais parceiros que desprezaram, produtos licenciados, lhes foi deixado o clube com acordos pagos, sem nenhum título protestado, várias joias da base com os direitos econômicos 100% do Vasco ou quase isso (Alan Kardec, Alex Teixeira, Bruno Gallo, Souza, entre outros). Pegaram o clube em nono lugar no Campeonato Brasileiro após já ter atuado com aqueles que seriam 2º, 3º e 4º colocados na classificação final, o Campeão da Copa Sul-Americana daquele ano e 6º na classificação final e ainda o Botafogo fora. Falavam em filas de investidores, falavam em Libertadores naquele ano antes de assumir, contaram muita historinha, mas o que se viu foi que tudo não passava de conversa fiada.

    O Vasco tinha um gasto mensal entre custos fixos e variáveis na ordem de 3,5 milhões mês. A folha não chegava a dois milhões.

    O Vasco cumpria acordos, pagava Romário há quatro anos (não quatro meses) através do Clube dos 13, Clube dos 13 que o gênio do seu presidente ajudou a implodir a mando do Flamengo.

    Nós não fazíamos oposição a uma pessoa, mas a um conceito e vocês dentro do clube não implementaram um conceito novo, diferente e produtivo para o Vasco, implementaram o caos, muitos o fizeram conscientemente. E passaram seis anos pensando em como sacanear Eurico Miranda. O Vasco vinha depois. E muito depois.

    Há muito, muito mais para falar. Por hora é isso.

    Não se preocupe com o Euriquinho. Ele continua ajudando.

    Um dos filhos ajudou vocês a terem quatro joias da base para vender e se esbaldar com a grana. Kennedy, do Fluminense e Jorge do Flamengo, vocês com ampla visão dispensaram, Bruno Gallo deixaram ir embora de graça, mas mesmo assim receberam grana alta por mais outros. Foi isso o que um dos filhos fez. E quanto ao outro, ajudou, trabalhou, é benemérito do clube e se acertou e errou, teve até aqui muito mais acertos que erros.

    Não confunda isso com Genrotur.

    Sérgio Frias

  9. Acredito que ficaremos na série A mas sugiro aos amigos do Casaca que possam influir junto à Diretoria que desestimulem o Técnico Jorginho quanto à sua ideia de dar volta olímpica. Comemorar sim, muito!
    _____
    Uma coisa é certa, Natan.

    Em 2015 só o Vasco, entre os cariocas é digno de volta olímpica, porque é o único campeao da temporada.

    Superar 12 pontos de tunga de arbitragem, torcida contra geral da mídia e dos politiqueiros vascaínos babacas é motivo de comemoração, mas não sugeriria “Volta Olímpica” e sim protesto geral contra os que tentaram e tentam derrubar o Vasco, os oponentes e inimigos do Vasco.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  10. Agradeço a sua resposta e entendo o seu posicionamento. Apenas uma colocação : você está totalmente enganado quando se refere a mim como “vocês”. Nunca fiz parte de nenhum grupo político do Vasco. Fui funcionário do Vasco por 3 anos – na era da desadministração Dinamite – e, por discordar totalmente dos atos daquela presidência, fui demitido. Ah, enquanto lá estive, como responsável pela logística dos jogos em São Januário, obtivemos um recorde que será difícil de ser batido -POR 5 JOGOS CONSECUTIVOS, COLOCAMOS MAIS DE 24.000 PAGANTES NO ESTÁDIO. Como você, além de outras virtudes, é também um historiador do Vasco, coloque isso em seus anais.

    Saudações.
    ______
    Me desculpe. Eu não seria funcionário (ou dirigente) em um modelo de gestão que destruía meu clube a olhos vistos. Mesmo porque neste espaço você se posiciona como alguém que se preocupa com o Vasco.

    Públicos do Vasco na Série A – 2008, a partir de julho:

    Vasco 4 x 0 Sport – 6.703
    Vasco 1 x 1 Goiás – 4.083
    Vasco 6 x 1 Atlético-MG – 4.810
    Vasco 0 x 2 Coritiba – 4.633
    Vasco 4 x 0 Internacional-RS – 5387
    Vasco 1 x 3 Cruzeiro – 8.408
    Vasco 1 x 3 Náutico – 10.540
    Vasco 2 x 4 Figueirense – 18.904
    Vasco 2 x 2 Atlético-PR – 22.743
    Vasco 1 x 0 Santos – 21.310
    Vasco 1 x 2 São Paulo – 21.634
    Vasco 0 x 2 Vitória – 11.535

    Fica evidente que conforme o clube ia se afundando mais, a torcida passou a encher mais o estádio. E é normal que isso ocorra. Por isso não ter ocorrido neste ano é anormal e motivo de crítica. Você acaba de me dar razão, sem perceber. E comprovo.

    A 15 rodadas do fim, naquele ano, o Vasco perdeu para o Cruzeiro em casa, em seguida para o Náutico, depois para Palmeiras e Ipatinga, finalmente para o Figueirense em casa, empatou com o Sport e perdeu para o Flamengo. Fez, portanto um ponto em sete jogos. Lembrando que no meio disso o time tomou um coco do Palmeiras de 3 x 0 e foi eliminado da Copa Sul-Americana na 1ª fase.

    No Campeonato Brasileiro de 2015, ocorreu o mesmo, entre a antepenúltima rodada do turno e a quarta do returno, com sete jogos e apenas um ponto, mas neste meio tempo o Vasco eliminou o Flamengo na Copa do Brasil, com uma vitoria e um empate.

    O comportamento da torcida, entretanto, comparando-se um time que ficou nove partidas invicto, sendo prejudicado pela arbitragem em quatro das que não ganhou (teria vencido oito das nove), se comparado às presenças de público em 2008, após a partida contra o Figueirense, que em virtude da derrota pôs o Vasco na lanterna, tem um cenário diferente de presença de público.

    Bastou uma vitória contra o Goiás fora, em 2008, para o público passar dos 20.000 contra o Atlético-PR. Bastou a manutenção de três jogos invictos para novamente o público passar de 20.000 contra o Santos. Como justificar que menos de 10.000 vascaínos tenham pago ingresso para assistir Vasco x Fluminense, com o clube há nove jogos invictos neste campeonato? Não há justificativa.

    A capacidade máxima do estádio era de 24.585 torcedores. Nem com gratuidades o jogo Vasco 2 x 4 Figueirense chegou a isso, muito menos a partida contra o Vitória, pois a arquibancada não estava repleta, mesmo porque naquela partida o Vasco não dependia mais de si para se manter na primeira divisão, mas de pelo menos dois outros resultados combinados.

    Algumas colocações se fazem necessárias ainda:

    Primeiro, entre os aspectos organizacionais, foi posta a torcida do Atlético-PR (inclusive organizada com faixa) na social do Vasco (o que é vedado pelo estatuto do Vasco). Em agradecimento a vocês, sua equipe de trabalho, a equipe atleticana nos recebeu muito bem cinco anos depois na Arena Joinville.

    Segundo, em fevereiro de 2008 o Vasco recebeu todos os laudos que liberaram o estádio de São Januário para as competições nacionais daquele ano, inclusive com a possibilidade de realização de clássicos regionais em nosso estádio. Em fevereiro de 2009 a capacidade foi reduzida para 18.000 pagantes e dito que não havia condições para a realização de clássicos em São Januário conforme, inclusive, era a vontade do presidente do clube, Roberto Dinamite, sem qualquer oposição àquilo por parte de sua diretoria ou das mídias situacionistas da época.

    Em seis anos nada se fez para aumentar a tal capacidade.

    Ponha isso nos seus anais.

    Sérgio Frias

  11. Caro Sergio,

    Não vou mais me alongar. Já colocamos os fatos. Você se engana no público de Vasco X Figueirense. Caiu uma chuva torrencial logo no início da partida, razão pela qual as catracas, na época da Quadran, não funcionaram a contendo. O estádio estava repleto sim. E quanto ao jogo do Atlético Paranaense acho que a sua solução era esmagá-los pela torcida do Vasco que foi tomando toda a arquibancada destinada aos visitantes. Reitero: nesses jogos consecutivos, Figueirense, Atlético, Santos, São Paulo e Vitória o público ultrapassou os 24.000 presentes.
    Tirando algumas divergências, o que é natural, gostaria de conversar com você pessoalmente para elucidarmos alguns fatos.
    Forte abraço.
    _____
    É claro que a solução no jogo contra o Atlético-PR não era esmagá-los e sim lhes dar espaço no local correto: a arquibancada. Isso é missão de quem organiza o jogo. E básica. Se não houve separação do espaço foi um erro primário, que feria inclusive o regulamento da competição. Como não foi feito o que era devido, cumpriu-se o regulamento e rasgou-se o estatuto.

    No jogo contra o Vitória o público presente (pagantes e não pagantes) foi de 15.036 no total. E, como eu já disse, havia espaços vazios em pontos da arquibancada. Não encheu mesmo.

    Quanto ao jogo contra o Figueirense eu me lembro sim de o estádio estar lotado. E da debandada geral de governador, vice-presidentes e diretores da tribuna de honra conforme saíam os gols do time visitante.

    As notícias que falam sobre algum assunto inerente ao público do jogo seguem abaixo. A partida foi realizada em 04/10, sábado.

    NETVASCO – 03/10/2008 – SEX – 23:52 – Cerca de 7 mil ingressos vendidos; major comenta policiamento

    João Jaques Busnello, major do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), fala sobre o policiamento para a partida entre Vasco e Figueirense, neste sábado (04/10), às 18h20min, em São Januário, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    “A Polícia Militar já tem o seu planejamento concluído. Ela vai estar presente com 250 homens na parte interna. A parte externa ficará a cargo do 4º Batalhão. Teremos ainda o apoio do Batalhão de Choque, do Canil, e o Batalhão Ferroviário vai estar cobrindo a malha ferroviária para os torcedores que vierem ao jogo”, disse ao repórter Thiago Marconi, da Rádio Tupi.

    “Quero dizer que a expectativa desse jogo é um jogo de paz, tranqüilidade. Uma vitória para o Vasco com certeza seria maravilhosa e só ia gerar tranqüilidade para todos”.

    ESQUEMA ESPECIAL

    “Há uma expectativa para essa partida e o clima está para isso, de que seja uma grande partida de futebol e envolva dois times que vão estar jogando futebol. A gente não quer balbúrdia, bagunça, algazarra. Estamos trabalhando para isso. Qualquer ato ilícito será reprimido e coibido pela Polícia Militar. Faremos escolta das torcidas. Creio que o espírito seja de paz, torcida e confraternização com o Vasco da Gama, e não um clima de divergência, briga e qualquer outra coisa”.

    SEM MUDANÇA DE ROTINA

    “Nada foi mudado, alterado. A única coisa que se espera é a vitória. Nada mais do que isso. E também torcemos para que o torcedor venha com esse espírito, o espírito da vitória”.

    “O clima é esse, o espírito é esse. É a vitória do futebol carioca, o exemplo do Brasil. Que fique marcado como o início da grande recuperação do nosso querido Vasco da Gama”.

    Segundo a assessoria de imprensa do Vasco, até esta sexta-feira foram vendidos cerca de 7 mil dos 23.690 ingressos postos à venda para o jogo.

    Fonte: VascoExpresso

    NETVASCO – 04/10/2008 – SÁB – 09:25 – Lance: Cambista diz que Dinamite distribui ingressos para organizadas

    O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar a distribuição de ingressos a facções de torcidas organizadas, o que contraria o Estatuto do Torcedor e o Código de Defesa do Consumidor, segundo o promotor Rodrigo Terra. Alheio à investigação e às possíveis sanções legais, Roberto Dinamite continua a distribuir ingressos para membros de facções organizadas.

    O LANCE! adquiriu o ingresso de meia-entrada número 3370 por R$ 15, cujo valor de face era R$ 10. Na oportunidade, aproveitou e entrevistou um dos cambistas que confirmou a prática de Dinamite.

    – Ah, adquiri os ingressos naquele esquema, né? As torcidas estão brigadas porque o Roberto dá ingressos somente para uma delas. Isso é politicagem, venda ilegal né? Porque a gente vende mais caro do que na bilheteria – comentou o cambista, que se apresentou como Igor e que nega pertencer a facção organizada.

    No início da gestão de Roberto Dinamite, os ingressos para as organizadas foram cortados, o que gerou protesto. Os torcedores deixaram de ir aos jogos do Vasco ou penduravam as faixas de cabeça para baixo.

    Fonte: Lance

    NETVASCO – 04/10/2008 – SÁB – 19:54 – Torcedores com ingresso do lado de fora e objetos atirados no campo

    Segundo informações do Sportv, muitos torcedores com ingresso estão do lado de fora de São Januário. Do lado de dentro, alguns objetos como copos e camisas estão sendo atirados no gramado, o que pode fazer com o que o Vasco perca seus próximos mandos de campo.

    O governador Sérgio Cabral, que estava nas tribunas de São Januário, já deixou o estádio.

    O Vasco vai perdendo para o Figueirense por 4 a 1 (gol de Leandro Amaral) e tem um jogador a menos (Madson foi expulso).

    Fonte: NETVASCO

    NETVASCO – 05/10/2008 – DOM – 16:23 – Rádio Tupi: Pessoa com credencial de diretoria vendia ingressos de cortesia

    Segundo informações do repórter Mauro Santana, da Rádio Tupi, a pessoa detida em flagrante e levada para a 17ª DP (São Cristóvão) durante o jogo Vasco 2 x 4 Figueirense, no último sábado (04/10), portava uma credencial da diretoria do Vasco e estava vendendo ingressos de cortesia na entrada social de São Januário.

    Fonte: NETVASCO

    NETVASCO – 07/10/2008 – TER – 08:56 – Coelho diz que fiscal detido foi indicado por ‘pessoas de confiança’

    Um fiscal voluntário do Vasco, que o clube se recusou a identificar, dando apenas o nome de Élder, foi detido em São Januário no sábado e levado para a 17ª DP, em São Cristóvão, por crime contra a economia popular. Segundo o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), major Busnello, ele vendia ingressos gratuitos, destinados a idosos e menores de 12 anos, para torcida organizada.

    O vice de marketing, José Henrique Coelho, não quis identificar o acusado, alegando que foi indicado por pessoas de confiança da diretoria. Em vez disso, revelou um problema na entrada que fez até com que torcedores passassem pela roleta sem que os ingressos fossem desmagnetizados. Estes bilhetes, segundo ele, foram recolhidos pela própria polícia. Apesar de proteger a identidade do acusado, o cartola informou que Élder não trabalhará mais nos jogos do clube.

    Foi identificado pelo coronel Aurélio, da segurança vascaína, o torcedor, segundo ele de 15 ou 16 anos, que atirou, em brincadeira com um amigo na social de São Januário, um copo ao gramado. Aurélio disse que o conduziu até o árbitro do jogo contra o Figueirense, que relatará o caso na súmula.

    Fonte: Extra

    NETVASCO – 07/10/2008 – TER – 08:22 – Diretoria afastou dois funcionários por suspeita de desvio de ingressos

    Limpeza. A diretoria do Vasco afastou pelo menos um bilheteiro e um fiscal suspeitos de desviarem ingressos do jogo com o Figueirense para um cambista, detido no sábado. A investigação continua.

    Fonte: Coluna Painel FC – Folha de São Paulo
    E em relação ao Vitória o público presente foi de 15.036 pessoas, também divulgado. Neste jogo havia claros na arquibancada e, me lembro bem, esteve bem aquém das outras partidas.

    NETVASCO – 07/10/2008 – TER – 11:42 – Dinamite nega distribuição de ingressos para torcidas organizadas

    Roberto Dinamite rebateu as acusações de que estaria distribuindo gratuitamente ingressos para chefes de torcidas organizadas do Vasco. O dirigente alegou que o clube não pode abrir mão da renda da bilheteria e que realiza a venda com desconto para estimular a presença de bons públicos em São Januário, como aconteceu na partida contra o Figueirense.

    Fonte: Lance

    Claro que pode haver divergências entre nós, mas conceituais. O problema é que durante 13 anos o MUV fez oposição no Vasco, os últimos oito com a ideia de inviabilização do clube se necessário a chegar ao poder e quando se viu na prática a gestão foi uma lástima, mas foi uma lástima desde a primeira semana. Declarações inacreditáveis, ódio em cima de ódio, Vasco posto em segundo plano, palanque eleitoral em plena gestão, covardia com uma centena de funcionários, perda de identidade do Vasco, coisas construídas por décadas com muito sacrifício pulverizadas por declarações estapafúrdias, ações idem, e sorrisos amarelos, cínicos e talvez sádicos de alguns. Cuspiram no Vasco, esbofetearam o Vasco em nome simplesmente do ódio a uma pessoa, que tanto fez pelo clube.

    Chamar Eurico Miranda para ajudar, para impedir uma queda, para mostrar o caminho das pedras, para orientar, por mais complexo que fosse isso, como era em 1986 quando Calçada o chamou. Seria uma atitude vascaína, de essência vascaína. Havia um risco, claro. Dele tomar conta. E se tomasse? Todo mundo não dizia que ele era um ótimo isso, ótimo aquilo, só não podia ser presidente do Vasco? Poderiam fazer o mesmo que fez Calçada. Deitariam em berço esplêndido enquanto ele conduziria o clube trabalhando como um leão pelo Vasco como sempre fez. Era simples. Mas o ódio cegava a todos.

    O ódio era primordial. A mentirosa história da Tribuna de Honra havia de dar sustentáculo a mais cinismo, a turma nova queria entrar no clube para ganhar, receber, até mesmo propor penhora online contra o clube. O Vasco ser ridicularizado externamente pouco importava.

    A ação contra Eurico Miranda (a tal rescisória), a discussão judicial para tentar dar calote em José Luís Moreira, o fim do pagamento a Romário foram três atitudes desprezíveis, nojentas, asquerosas, vis e no fundo contra os interesses do Vasco.

    Abria-se espaço a que em defesa do Vasco dirigentes futuros se acovardassem perante grandes poderes, inibia a que se emprestasse dinheiro ao Vasco informalmente e se queimava a imagem de um dos atletas mais conhecidos do mundo, cria do Vasco, campeoníssimo no Vasco, com muita história no clube, que simplesmente tomou a atitude de estender a mão num momento institucional dificílimo. Convenhamos, foi algo muito baixo.

    O uso de um contrato que significaria se feito nos moldes do MUV a 2,3% do orçamento anual virando cavalo de batalha (Habib`s), o comportamento no futebol, a abolição da concentração no clube para satisfazer terceiros em meio a uma suposta crise de não haver dinheiro, a história de caixa zerado quando se tinha 75 milhões a receber da Globo, podendo trabalhar com recebíveis e com aval do Clube dos 13 para isso. Ódio, ódio e mais ódio, misturado a espertalhões que só queriam se dar bem e, vá lá, um ou outro que acreditou nas falácias do MUV.

    Tudo o que foi construído antes, ou foi destruído ou depauperado.

    Dizer que uma gestão comete erros aqui ou ali é uma coisa. O que ocorreu no Vasco, entretanto, foi inenarrável. Se contar como estava o clube em junho de 2008 e vir no que o Vasco se transformou em seis anos, três anos, dois anos, seis meses, é de chorar.

    Temos uma divergência cabal e esta não abre espaço hoje para muito diálogo. A importância que eu entendo ter Eurico Miranda para o passado e presente do Vasco e a concepção de Vasco dele, que é a do Casaca! e é da essência do Vasco, torna-se ponto de partida, na minha opinião, para discutir Vasco de forma abrangente.

    Sérgio Frias

  12. Caro Sergio Frias, essa palhaçada de liga não vai acabar não ? Isso reflete bem a zona que se tornou o nosso país:

    Não existe empecilho legal para a criação e realização da Primeira Liga, que reúne clubes de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

    Na verdade, se os clubes da Sul-Rio-Minas quiserem, podem até ter uma Câmara Arbitral exclusiva para julgar os casos pertinentes do torneio que vão realizar no início de 2016.

    Esta é a conclusão de uma carta enviada pelo STJD a Alexandre Kalil, CEO da Liga, com cópia para a CBF. O documento foi emitido na última sexta-feira e assinado por Caio César Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol.

    Nele, a conclusão é de que o STJD não só reconhece a Primeira Liga como diz estar à disposição para atuar como órgão de julgamento nas questões legais que se referem ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

    Caio Cesar, doutor em direito pela USP, afirma que a Primeira Liga é legal e amparada por lei. Além disso, a CBF não pode intervir na entidade que foi criada no mês passado.

    “A lei 9.615/1998 regulamenta o funcionamento das ligas. No seu artigo 20, estabelece que as entidades de prática desportiva poderão organizar ligas regionais ou nacionais (caput), devendo para tanto comunicar às entidades nacionais de administração da modalidade (§2o), sendo vedada a intervenção das entidades de administração nas ligas que se mantiverem independentes (§3o), sendo certo que as ligas equiparam-se às próprias entidades de administração (§ 6º)”.

    Além disso, o STJD lembra que a Liga poderia criar seu próprio tribunal:

    “Art. 50. A organização, o funcionamento e as atribuições da Justiça Desportiva, limitadas ao processo e julgamento das infrações disciplinares e às competições desportivas, serão definidos nos Códigos de Justiça Desportiva, facultando-se às ligas constituir seus próprios órgãos judicantes desportivos, com atuação restrita às suas competições”.

    Mesmo assim, numa resposta à carta enviada por Kalil consultando sobre a legalidade da Primeira Liga e se o STJD atuaria, Caio Cesar Rocha responde que trata-se até de obrigação o tribunal aceitar a juridição sobre a Primeira Liga.

    Esta é a conclusão do documento:

    “Deste modo, a meu ver, não se trata de concessão ou liberalidade deste STJD aceitar ou negar à “Primeira Liga”, bem como a qualquer outra que envolva clubes de futebol vinculados à s Confederação Brasileira de Futebol, a competência sobre o julgamento de processos decorrentes de eventuais infrações disciplinares praticados no âmbito da Liga. Pelo contrário, trata-se de imposição legal, conforme dispositivos acima elencados. Por tais razões, entendo que é obrigação legal deste STJD aceitar sua jurisdição sobre a Liga em questão”.
    ____
    Liga não…

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *