ColunasSérgio Frias
32

Camaleões

Os tricolores, ao que parece, realmente se acham no direito de ocupar o lado direito do Maracanã e ontem compareceram ao estádio, infiltrando-se na nossa torcida, em dia de jogo do Vasco.

A turma pó de arroz vaiou Julio dos Santos desde a escalação (que foi um dos melhores do time na partida até o momento de sua saída) e na condição de tricolores, entendedores de nado sincronizado, mas não de futebol, tiveram dificuldade de compreender quando, vez por outra, apertado pela marcação, o meia tocou uma ou outra bola para trás. Ele que pôs duas vezes Nenê na cara do gol em condições de arremate, ele que serviu diversas bola a Madson, ele que se não vinha bem em outros jogos, ontem foi injustamente perseguido pela horda tricolor.

Mas a manifestação pó de arroz de ontem já foi botafoguense em 2009. Após atuação tenebrosa da equipe cruzmaltina diante do time de General Severiano no jogo da eliminação do Estadual daquele ano, apanhando de 4 x 0 na partida semifinal da Taça Rio, a última da equipe na competição, parte da torcida do lado direito das tribunas aplaudiu efusivamente os atletas. Ontem, após o empate contra o Grêmio, terceiro colocado do Campeonato Brasileiro e segunda melhor defesa do certame, os atletas se uniram para acenar à torcida e ouviram da trupe tricolor, que já foi botafoguense, vaias.

Nas mídias sociais, a mesma parte camaleônica de nossa torcida gosta também de ser Flamengo, quando diz que o estadual nada vale e põe 12 pontos perdidos pelo clube no campeonato, em função da arbitragem (contra nenhum ganho) como algo menor porque seu totem, Eurico Miranda, está acima de qualquer instituição para eles. Perda ou diminuição de conquista do Vasco deve ser devidamente pontuada de acordo como nossos oponentes prescrevem.

Parte da torcida do Vasco torce contra Eurico Miranda e depois a favor do Vasco e ela própria criou uma fantasia para justificar suas sandices e atitudes oligofrênicas contra o clube, dizendo simplesmente o contrário. Que quem apoia Eurico Miranda põe o Vasco em segundo plano.

Não podemos nos esquecer que com o propósito de tentar o vice nas eleições ultimas do nosso clube o apelo final da chapa amarela foi resumido no seguinte dizer de seu candidato, para além de qualquer projeto mambembe ou inviável: “‘Sou o anti-Eurico. Tudo o que ele pensa, penso o contrário”

A condescendência e o ódio permitiram a que o clube fosse rebaixado institucionalmente e tivesse uma dívida aumentada em 400 milhões de reais aproximadamente (num mesmo período em que outros 400 milhões teoricamente entraram no clube). Resignação e tolerância levaram a isso.

Na atual gestão, falando apenas de futebol, o Vasco foi Campeão Carioca e, portanto, fez um trabalho exemplar até abril, juntando os cacos e mantendo os salários em dia.

O clube contratou um lateral e um volante dois dias após o título, um atacante entre a terceira e a quarta rodada e acreditou no técnico Campeão Estadual, hoje empregado no São Paulo e que fez razoável campanha na Ponte Preta até sair.

Com três empates e cinco derrotas seguidas no espaço de um mês e meio houve a troca de treinador e as aquisições de Andrezinho e Herrera. Em seguida veio Bruno Gallo.

Após a chegada do novo técnico, em seis partidas ocorreram três vitórias e três derrotas no Campeonato Brasileiro, uma última aposta em Dagoberto e aí sim uma demora para a contratação de outros nomes.

As vindas de Nenê e Jorge Henrique não coincidiram com a demissão de Roth, após os fiascos diante de Palmeiras e Corínthians. Naquele momento a mudança era necessária. Um centroavante deveria ter chegado junto, mais um volante inquestionável visto que o Vasco não tinha ainda em Diguinho um atleta em condições de fazer uma sequência na competição. Carecia ainda o time de alguns nomes para dar opção de substituição em outras posições, uns trazidos, outros não.

O Vasco perdeu tempo e pontos importantes contra Joinville e Coritiba. Quando trouxe Jorginho e Zinho para o comando o clube ainda não tinha um centroavante (Thales vivia péssimo momento), nem contava com um lateral esquerdo de confiança e acabou por iniciar o returno em meio a problemas, vistos de forma cabal contra Figueirense e Internacional-RS.

Mas, convenhamos. A contratação de Jorginho foi um coelho tirado da cartola no momento em que poucos queriam vir treinar o Vasco. Das 12 contratações feitas pelo clube para o Campeonato Brasileiro sete se encaixaram no time, na condição de titular ou primeira opção de banco (Diguinho, Julio Cesar, Andrezinho, Bruno Gallo, Nenê, Jorge Henrique, Leandrão). João Carlos e Bruno Teles ainda não estrearam (este último deveria ser o substituto natural de Julio Cesar ontem, mas não estava na relação devido provavelmente ao rodízio de atletas no banco, pois esteve relacionado contra o São Paulo), Riascos fez alguns gols (seis no total) mas caiu, Herrera evoluiu porém isso só será percebido quando seu esforço for traduzido em assistências ou gols e Felipe Seymour não disse a que veio. O técnico recuperou alguns atletas do plantel e quando contou com os novos contratados já em forma tornou o elenco mais coeso, modificou o panorama do Vasco na competição e só não houve a reversão total da situação do clube por inacreditáveis 9 (NOVE) pontos perdidos apenas no returno, oriundos de erros proporcionados pela arbitragem. Somados aos três pontos do turno temos um total de 12 a menos na tabela de classificação. Ou seja, ao invés de 30 o clube teria hoje 42 pontos no Brasileirão 2015.

As críticas pontuais foram feitas pelo Casaca!? Foram. Os elogios também? Sim. Identificamos o real inimigo do Vasco na competição? Da mesma forma. Desde a partida contra o Goiás falamos da arbitragem, após o time que vencera o Flamengo três dias antes pela Copa do Brasil ser operado em Goiânia.

A modificação da postura do Vasco no âmbito institucional parece ter incomodado a muitos, o título estadual idem, postar o mais queridinho de quatro também, consolidar a reação da equipe no Brasileiro, entretanto, pode causar até mesmo algumas tentativas de suicídio, tal é o sentimento de ódio, que não pode parar.

Fica aqui uma menção honrosa àqueles que não embarcaram na banana inflável furada pós jogo e calaram as vaias com aplausos ao esforço do time na partida, sabedores que o futebol jogado pelo Vasco hoje e já há algum tempo é de primeira divisão, diferentemente das arbitragens de quinta categoria, responsáveis por nos tirar pontos e vitórias aos cachos.

Sérgio Frias

32 comentários sobre “Camaleões

  1. Homem da Cachoeira postando a coluna do Sérgio Frias no grupo Corte Flamenguista Amarela para os camaleões ridicularizarem Sergio Frias em 3… 2…. 1….
    ____
    São as vozes da vaia, ou de incentivo à vaia, presumo.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  2. Ah… agora entendi. Torcedores tricolores…
    Agora faz sentido aqueles pulinhos com as mãozinhas moles e gritinhos de portenhos apaixonados…

    “Corrientes, 348
    Quem sobe ao segundo andar
    Sem porteiro e sem vizinho
    Só amor vai encontrar …”

    Queriam o que de um grupo cujo um dos líderes tem o vulgo de PATOLA?!

  3. Único erro do Julio ontem foi um chute torto e mais nada, mas a bola que ele arrumou de peito pro nene no segundo tempo foi Foda, mas a torcida do Vasco vê muitos programas esportivos onde todos criticam o mm. O cara é extremamente tático e sem ele a queda do Madson é notória.

  4. Eles são da Liga, Sérgio. Da Liga e da máfia.

    Não se esqueça que estamos lutando contra a máfia formada pelo Flu-Fla-Portuguesa ( Lusa)-SANTA CATARINA-Comissão de arbitragens da CBF-jornalistas esportivos.

    Como você vê estão até indo aos jogos do Vasco que está há 9 jogos invicto para ver se secam. Vaiam em vez de ficar roucos de gritar incentivando.

    Não vão conseguir. Vamos disparar agora. Venceremos quase todas as partidas que faltam. Só queremos honestidade no futebol.Chega de roubos.

    VASCOOOOOOOOO!

    Máfia você vai se ferrar. Vasco é Vasco.

  5. Gosto do Julio dos Santos mas concordo com sua manutenção no 2T para a entrada do Diguinho que não tem a precisão dos passes ou faz o Madson jogar, mas equilibra o meio de campo e é um pouco mais rápido.

    De qualquer forma esse time não cai. Mas estamos caminhando para uma decisão no último jogo que era o que não queria, essa carga emocional toda no último jogo. Pela reação até então, não merecemos mas parece se configurar para isto.

  6. Bela ironia. esses ”tricolores” devem ser os mesmo que dizem na Uol que o Vasco não deve brigar pelo lado histórico da sua torcida no Maracanã, que isso é implicância besta e que o Vasco deveria aceitar o que lhe é imposto pelo Con$orcio que usurpou um bem construído, reformado e re-reformado com o dinheiro público, inclusive dos 25% de cariocas que eles dizem que é a parcela da torcida do Vasco.

  7. Eu acho o JS o jogador mais tecnico do time.
    Erra mais porque é quem arrisca mais. E ainda joga numa posição que não e a sua.

  8. Quem apóia a mídia não é vascaíno,simples assim!
    Infelizmente atualmente muitos ditos vascaínos fazem o que a Mídia rubro negra quer e diz!
    Realmente já não se fazem vascaínos como antigamente,os Bananetes e Amarelos aumentaram muito e hoje infestaram a torcida dita vascaína!
    A Verdadeira Torcida Vascaína são poucos,sorte que o Casaca ainda consegue seguir firme em favor dos Verdadeiros Vascaínos.
    A Mídia sempre foi e sempre será anti-Vascaína e quem segue ela é anti-Vascaína e não é nem nunca foi Vascaínos de Verdade!

  9. Também concordo com o Júlio dos Santos titular. Como disse o amigo aí acima, o Mádson rende mais com ele por perto. E o cara não é um espetáculo de jogador, mas está longe de ser ruim… Ele tem cérebro.

    Acho que está faltando é mais vibração, mais tesão, acreditar mais no sucesso.

    A torcida do Vasco, infelizmente talvez seja fato, deu uma caída de nível, haja vista suportar 6 anos e meio de dinamite… É a força da manipulação, nem todos se salvam. Gado é gado… Já vi até notícia sobre a volta dele, e ele, como sempre, vai estar esperando…. TEM QUE MATAR O MAL NA RAIZ!!!! NO NASCEDOURO!!! DE UM JEITO OU DE OUTRO, POR BEM OU POR MAL, ESSE PASSO ATRÁS O VASCO NÃO PODE NEM PENSAR EM DAR. HAJA O QUE HOUVER, É INCONCEBÍVEL SEQUER A POSSIBILIDADE DISSO ACONTECER… SE ACONTECER, EU PARO!!!!!

    No mais, a luta continua. É árdua e constante, ininterrupta. Força Vasco!!!! Mostra que és o maior!!!!!

  10. Fui ao jogo junto com meu irmão, meu filho e meu sobrinho, incentivamos e torcemos todo o tempo.

    Jogamos bem e podíamos ter ganho o jogo. Também foi difícil acreditar que havia ‘tricolores’ infiltrados em nossa torcida. A partir dos 40 dos segundo tempo temi que ocorresse o mesmo dos jogos com o coritiba e figueirense, quando uns idiotas começaram a vaiar nosso time, e perdemos no último minuto dos acréscimos. Se tivéssemos empatado aqueles jogos, hoje teríamos mais dois pontos e eles menos 2. As vaias ao Julio dos Santos foi uma coisa ridícula, não é possível que alguém que entenda um mínimo de futebol não veja a importância dele em nosso time.

    Acho que nosso ponto menos forte foi em relação à lateral esquerda. Se o Julio Cesar tivesse jogado poderíamos ter tido mais consistência. Também notamos que foi cantado o nome do Julio Cesar e não foi percebido que quem entrou para jogar foi o Cristiano. Eu ainda tentei cantar o nome do Cristiano. Inicialmente foi justificável o erro, pois o Maracanã informou que quem jogaria era o Julio Cesar. A torcida poderia após perceber a mudança ter cantado o nome do Cristiano.

    Temos de vencer a mídia suja, temos de vencer a comissão de arbitragem e teremos de vencer até os infiltrados.

    Vamos vencer.

    Vamos olhar para frente. Podemos sair desta situação.

    Em relação ao passado, espero que nossa Diretoria possa fazer algo em relação aos pontos que nos foram roubados.

    Em relação ao futuro, espero que o coritiba seja punido, pois ouvi dizer que houve uma invasão da torcida ao vestiário, certamente o coritiba deve perder o mando de campo e talvez pontos. Espero que o São Paulo seja punido e seja rebaixado pois há notícia de que fez contratação irregular, cuja a pena é o rebaixamento. Espero que o urubu perca os pontos pela escalação do jogador armero, e que os catarinas que estão arranjando resultados percam os pontos também.

    Tenho certeza que o VASCO irá vencer os próximos jogos e superaremos joinvile, goiás, coritiba, avaí, figueirense, chapeocoense e fluminense.

    Vamos virar VASCO.

  11. DETALHE

    Rodízio pode haver com jogadores:

    – Veteranos
    – Em risco de contusão por orientação do CAPRES
    – Por excesso de craques (se for o caso)
    – Jovens da base

    Obs.: Não justifica-se rodízio para nossa atual lateral esquerda. Tem que jogar quem estiver melhor.
    Cristiano é sofrimento para a maioria do vascaíno. Se para o Vasco Cristiano era suficiente, contratou Bruno Teles para quê? Henrique (que pode atuar de lateral e fazer a função do Gallo) ficou no banco no jogo anterior, mas também foi posto de lado para a entrada do comprovado inútil Cristiano. O absurdo dos absurdos foi o Jorginho pôr o “volante” Lucas na reserva. É ininteligível, inaceitável (no momento), Henrique e Bruno Teles serem preteridos para benefício de Cristiano e Lucas.

    Adendo: Jorginho perceber cansaço de jorge Henrique só aos 42′ do 2º tempo?! Esperava o que do Kayser, um milagre?

    Grêmio com segunda melhor defesa… Ganhando de 2 X 0… Jogo no estádio do Grêmio… E a Chapecoense em 45 minutos virou! O CORRUPTO da Lusa até agora… Nada! Só o Vasco paga a conta?
    _____
    Claro que o rodízio, se foi o caso, é aceitável. E o rodízio não era para jogar e sim para a reserva. É preciso manter o grupo todo unido e motivado. Perder um atleta no vestiário foi uma grande falta de sorte.

    O Jorginho poderia ter posto Rafael Silva no lugar de Jorge Henrique e mantido Leandrão na equipe. Na minha visão cometeu um erro neste caso.

    A terceira substituição poderia ter sido aguardada para a retirada de quem estivesse em piores condições físicas nos 10 minutos finais.

    Fora isso o Vasco fez uma boa partida e precisa manter o ritmo para obter os pontos necessários à manutenção na primeira divisão.

    Abraço,

    Sérgio Frias

    1. Opinião cada um tem a sua, tudo bem… Mas se fosse rodízio, teria que valer para todo o elenco e isso não acontece. Existem jogadores que usualmente e “acertadamente” não ficam nem no banco. Casos de Aislan, Seymour, Nei, Dagoberto, Jeferson… E Cristiano não merece preferência.

      Como justificar termos dois laterais (Henrique e Bruno Teles) e o Jorginho escalar o “volante” Lucas para a reserva? Se perdêssemos o Cristiano teríamos que improvisar sem necessidade. Aliás, ao meu gosto para reserva, Lucas está melhor que o Serginho.

      “A terceira substituição… nos 10 minutos finais.” – Claro! Para vencer! Nunca aos 42! Daria um tempinho para o jogador esquentar e aproveitar alguma chance nos minutos derradeiros.

      Quanto a boa partida, eu concordo, mas senti os jogadores tensos demais na hora de decidir. Aqueles chutes fracos que o Jorginho classificou como chutes ruins, eram pernas presas de pura ansiedade. Na minha opinião é claro.

      Eu mesmo a cada jogo do Vasco termino com dores de cabeça, no pescoço, ombro, costas… A tensão é de doer.

      No jogo contra o SP o Vasco foi melhor, mais dinâmico, menos exposto. Voltar a jogar assim com atenção até o final, já será suficiente. Opinião cada um tem a sua, mas o que eu torço para prevalecer é o Vasco no seu lugar histórico de soberano do futebol brasileiro.

      Abraço.
      _____
      Olá Marcelo,

      Os atletas que estavam relacionados eram Julio Cesar como titular e Christiano como reserva. Se o Julio Cesar não estivesse com o grupo estaria outro lateral esquerdo em seu lugar.

      O Jorginho não escalou o Lucas para reserva do Christiano ou do Julio Cesar. Houve um problema de última hora e caso alguém tivesse que substituir o Christiano numa emergência este seria Bruno Gallo, que também atua como lateral esquerdo, conforme já o fez no Brasil e em Portugal.

      A questão do rodízio foi uma ilação minha não uma certeza. Disse que era provável. Bruno Teles esteve relacionado no banco para as partidas contra Chapecoense e São Paulo. Não sou contra o rodízio desde que se mantenham todos os atletas com foco.

      Não disse também que há rodízio em todas as posições. O lateral direito do banco normalmente é o Bruno Ferreira, quando jogou o reserva dele foi o Nei, antes disso era Jean Patrick. A zaga do banco varia entre Anderson Salles, Rafael Vaz, Jomar e João Carlos, os volantes Diguinho, Serginho, Guinazu e Lucas, no ataque chances no banco são dadas para Rafael Silva, Herrera, Riascos, Romarinho, Renato Kayser e Thales. Um meia de vez em quando compõe o banco: Henrique (Chapecoense), Biancucchi (Flamengo), Jeferson (Sport) e no último jogo Mateus Pet fez parte dele.

      Éder Luís agora também briga por espaço.

      Henrique tem treinado no meio campo em algumas ocasiões é bom ressaltar, Felipe Seymour está no departamento médico, mas perdeu espaço, Dagoberto está de licença não remunerada.

      Considerei a partida do Vasco muito boa ontem até por volta dos 15 minutos do do 2º tempo. A entrada de Diguinho no lugar de Julio dos Santos aos 18 desta vez não funcionou como nos últimos dois jogos, a queda de rendimento do Christiano na segunda etapa atrapalhou a equipe em ações ofensivas e a saída de Leandrão para a entrada de Rafael Silva foi uma tentativa que não deu certo. O Vasco perdeu a referência no ataque e Jorge Henrique (que deveria ter saído antes) já não estava tão bem fisicamente bem antes de ser substituído.

      E sim, a última substituição poderia ter sido feita retirando-se de campo um atleta mais cansado e pondo alguém que pudesse fazer o jogo render mais para o time nos 10 minutos finais.

      Abraço,

      Sérgio Frias

  12. O grande Frias é testemunha: tenho verdadeiro horror ao futebol praticado pelo Christiano. Ele não consegue marcar. Não consegue apoiar. Não consegue finalizar. O paraguaio joga muito. À assistência dada ao Nenê valeu o ingresso. Os nossos jogadores deveriam treinar finalizaçoes no decorrer da semana. Agora, o melhor jogador do Vasco é, sem dúvida, o capitão Rodrigo. O sujeito honra o Gigante.

    1. Amigo, Luciano.

      Concordo que Rodrigo está muito bem, e jogou bem.
      Mas prá mim o melhor foi Luan. Fez uma partida perfeita.
      Não gostei muito dele em algumas partidas anteriores, mas contra o Grêmio, o Luan foi “arrebentou”.

  13. Já muitas vezes vi o torcedor do Vasco agir assim em várias ocasiões. Infelizmente, temos uma parte da torcida que é mentalmente enferma. A nossa sorte é que esses idiotas não são sócios e não podem interferir nos destinos do clube. pois muitas vezes, eles nem sabem como se chega em São Januário…

  14. Gado é gado, infelizmente… Bovino é pior que mulambo, porque o mulambo já se assume mulambo!!!! Nunca vou me esquecer o que esses babacas fizeram com o Jardel!!!!

  15. Esses AMARELINHOS camaleões que muda a sua cor da pele de acordo com o ambiente para se CAMUFLAR e assim, permanecer no ANONIMATO, mas essa gente do MUV e os seus bovinos AMESTRADOS que se contentam em se alimentar apenas com o CAPIM VERDE do PASTO ou com um CACHO de BANANAS NANICAS AMARELINHAS MADURAS, vou fazer o que ?

    E falando no FluminenC o Pó-de-Arroz RACISTA, ELITISTA, REI do TAPETÃO das manobras ARDILOSAS por debaixo de pano tentam serem o VASCO da GAMA, TENTAM mas não conseguem e NUNCA SERÃO!

    Primeiro imitaram o nosso manto colocando uma faixa transversal, depois, na SURDINA quiseram mudar de lado do anel do Maracanã o lado DIREITO das Tribunas de HONRA e aquele LUGAR foi CONQUISTADO pelo nosso IMORTAL e o INESQUECÍVEL EXPRESSO da VITÓRIA em 1950!

  16. Os Jogadores do VASCO da GAMA, vem ATUANDO com MUITA PERSONALIDADE todos os jogos!
    E todos estão se DOANDO e se ENTREGANDO, nas partidas, estão deixando tudo lá no gramado e com uma incrível GARRA !

    E os camaleões vaiaram e vaiam o Júlio dos Santos ?
    QUE SACRILÉGIO !
    O Júlio dos Santos é mais do que um jogador; é também um ser humano, passível a cometer erros! COMO QUALQUER SER HUMANO!

    ERROS e ACERTOS fazem parte da nossa natureza !
    E depois, que eu faço a comparação e tomo como uma REFERENCIA a TORCIDA ATLETICANA muitos desses bovinos comedores de capim gordura, braquiara ficam pu……..nhos comigo !
    A TORCIDA do GALO MINEIRO não tem culpa alguma, direta ou indiretamente, e olha que não sou atleticano, não torco e nem acompanho o futebol de Minas ou de SP !

    Admiro muito a TORCIDA do GALO MINEIRO porque eles bem ao contrário dos camaleões JAMAIS HOSTILIZAM ou VAIAM OS SEUS JOGADORES em momento nenhum!

  17. Vou deixar de ser leitor do Casaca pois críticas colocadas no sentido de alertar o Clube não são postadas.
    ______
    Mais uma vez vejo você escrever uma mensagem sem que outra anterior eu tenha visto.

    Fiz a moderação de madrugada, fiz outra agora. Qual é o alerta?

    Um outro ponto quero destacar. A arbitragem sistemática contra o Vasco está salvando ainda o seu comentário feito há dois meses de que o Vasco já havia caído. Você, na verdade, não acreditou na força do Vasco, nas contratações feitas, na mudança de treinador e que um clube com direção tem sim como reverter situações aparentemente difíceis ou impossíveis aos olhos dos mais céticos.

    Gostaria de vê-lo questionando veementemente quem prejudica sistematicamente o Vasco há várias rodadas (a arbitragem), esquecendo quem gere o clube, mas para você a questão mão é motivo para revolta.

    Este é o grande problema do Vasco, se você quer saber. O “assalto” de terceiros ao clube não incomoda a todos como deveria.

    Sérgio Frias

  18. Lamentável a atitude de alguns torcedores, de vaiar o Júlio dos Santos, e principalmente o time ao final da partida. Ressalte-se que não foi toda a torcida, na parte que eu estava a maioria aplaudiu.

  19. Caro Sergio,

    Você não está sendo justo. As minhas críticas são ou foram no sentido de “sacudir” o Vasco. Ourtra coisa,você nãoé mais Vasco do que eu. Agora, contratações equivocadas como Herrera, Jackson Caucaia, Cristiano, Aislan, João Carlos, Jeferson, Vitor Bolt e outros menos conhecidos, são inquestionáveis Também o afastamento do Euriquinho das decisões do futebol profissional, você também não fala. O Eurico virar chacota para todos os torcedores por causa de suas declarações estapafúrdias, você nem passa perto. Claro que estamos torcendo, e muito, para que o Vasco não caia,mas UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA.
    _____
    Não mensuro vascainismo. Tenho o meu e estou satisfeito com ele. Agora estou sendo sim muito mais vascaíno que você brigando contra algo que covardemente tirou 12 pontos do Vasco no campeonato e é um desequilíbrio na pontuação e posição do time na tabela deste campeonato.

    Contratações dão certo e dão errado desde que o futebol é futebol. João Carlos nem estreou ainda e é bom jogador. Com a exceção de Christiano e Herrera todos os outros vieram para compôr elenco e não para serem titulares. Julio Cesar foi contratado para ser titular após o estadual no lugar de Christiano e Jorge Henrique veio para ocupar a posição que seria de Herrera, embora o argentino brigue ainda desde os treinamentos para ajudar o Vasco na reta final da competição.

    O Vasco contratou 12 reforços para o Brasileiro e sete deles estão no time titular ou brigando diretamente pela posição de titular. Por que não falar de Bruno Gallo, Nenê, Jorge Henrique, Andrezinho, Julio Cesar, todos trazidos para o Campeonato Brasileiro? Da opção pela dupla Jorginho/Zinho em plena crise? O que o Vasco demonstrou de forma clara foi ter comando, direção, para reverter um quadro considerado por muitos como irreversível. E isso foi possível porque a direção reviu seus erros a tempo. Não foi apenas discurso, mas prática.

    Você confunde conciliação com afastamento e na minha opinião, se você quer saber, a briga do Euriquinho pelo CAPRRES se mostrou um acerto irretorquível. Ninguém só acerta ou só erra. De qualquer lado. O entendimento entre as partes se deu e por interferência do presidente do clube, que mostra não só saber mandar, mas também conciliar, ao estilo dele.

    Qual é a chacota? A defesa do elenco e no momento difícil jogar tudo em suas costas falando de Sibéria? Isso ele faz desde 1986. Supervaloriza e dimensiona o Vasco. Por isso foram 14 títulos em 23 anos, por isso ganhou mais do que perdeu do Flamengo (lembra após o sorteio da Copa do Brasil ele afirmar que ficara satisfeito com o adversário e que o Vasco ganharia por 2 x 1? Pois é. E naquelas circunstâncias). Lembra dizer uma semana após os 90% certo com o Ronaldinho que o futuro tricolor é que deveria ter o prazer de jogar com o Andrezinho? Pois é. Põe sempre o Vasco acima daquilo que se imagina ser o lugar do Vasco para os mais céticos. Mas isso é um pecado para quem pensa o Vasco do tamanho que a mídia quer. No lugar que ela quer pôr o Vasco há décadas e que foi tirado por ele à fórceps. Após sua saída em 2008, o MUV recolocou o Vasco no tal lugar quando o rebaixou em todos os sentidos, principalmente no sentido moral, após “assumir” o clube.

    Volto a afirmar. A torcida inclui cobrança a quem prejudica o Vasco de forma evidente e continuada. Seu silêncio quanto a isso não é ratificado quando o assunto é quem gere o Vasco, portanto você não simplesmente torce, mas critica. E não critica de forma veemente os que tentam impedir de forma ilícita a manutenção do Vasco na Série A e uma campanha fantástica do time no returno da competição, independentemente do terrível começo do time no próprio turno.

    Faltou o alerta.

    Sérgio Frias

  20. Sergio, como arquibaldo (agora setor sul) e presente no estádio, vendo o time se esforçando e esforçando pra empurrar, ficar vendo situações como essa é de broxar prisioneiro!!!

    contra o coritiba e figueirense (estive nestes 2) ocorreu a mesma coisa com ampla maioira e perdemos porque certo ponto a torcida quae toda se voltou contra o time em campo!!!! e o castigo veio aos 48 do segundo tempo em ambos os jogos.

    ontem teve um ensaio, mas foi cortado, porque teve mais gente que prefere acreditar!!! porém o que broxa é a existência deste tipo de torcedor “quanto pior melhor pra ver se muda” NAO!!!! agora não vai mudar nada é agora até o final!!!! porra, tá dificil entender?? torcida gritou rafael silva e imediatamente ele estava preparado pra entrar, mas o jorginho escorregou ao nao tirar o jorge henrique que não joga faz tempo. tenho certeza que o jorginho não colocou nem o herrera nem o riascos porque estão queimados com a torcida e o jorginho tem medo da vaia da torcida do Vasco.

    pois colocar o garoto com 42 do segundo tempo e nada é a mesma coisa precisando vencer!!!!

    vamos seguir em frente e sair dessa….

  21. O vascaíno Márcio Leitão não entende nada de Vasco ou de ser Vasco. Não é pra qualquer um não, amigo. Ser Vasco é lutar contra tudo e contra todos: malandros, desonestos, malfeitores, bandidos. Mesmo sofrendo muito neste brasileiro, todos estamos, meu amor pelo Gigante segue inabalável. Márcio, muda de time, plante uma árvore, escreva um livro. Mas, por favor, nos deixe em paz.

  22. Na boa, temos um time medíocre! Futebol é a ação de fazer gols e não levá-los; então, quando não fazemos damos chances ao azar e aos roubos. Uma pergunta: com o Eurico o respeito não voltaria? Torcer para o Vasco não tira a visão crítica que devemos ter para com a diretoria, que errou muito.
    ______
    Bom é o Flamengo… Tire 12 pontos dele e veja em que posição vai estar.

    Time medíocre, meio de tabela. Se está na zona de rebaixamento há algo errado.

    A arte do futebol fica prejudicada quando o apito influencia no destino de uma partida (no caso contra o Vasco de muitas). Isto desde que o futebol existe.

    O resto é conversa fiada.

    Sérgio Frias

  23. O Vasco está mais vivo do que nunca e na briga para fugir da degola. Haverá muitos confrontos diretos , a saber :
    Avai X Joinvile , Coritiba X Figueirense , Goias X Coritiba , Chapecoense X Goias , Figueirense X Chapecoense , etc… Alem destes , há outros confrontos que valerão vagas para G-4 , Sulamericana , e fuga do rebaixamento , os chamados confrontos indiretos. Aí são muitos os confrontos. Muita coisa ainda vai acontecer até o fim deste campeonato. Serão 60 jogos emocionantes em disputas acirradas. Tudo pode acontecer!

  24. Essa arbitragem tendenciosa é um escandalo! Como pode um unico arbitro em 8 sorteios , ser sorteado 6 vezes para apitar jogos dos times catarinenses? Como pode este mesmo arbitro apitar 2 vezes Vasco contra Chapecoense? É mais fácil um raio cair 2 vezes em cima da minha cabeça!.
    Depois vem com papinho de coincidências! Coincidencia é o c……

  25. Defesa do Fluminense só não tomou gols em 02 partidas neste returno , a saber , contra Goias ( Flu2X0 ) e São Paulo ( Flu 2X0 ) . Nos demais jogos , tomou gols em todas as partidas. Foram 24 gols em 11 partidas. Isto serve de incentivo para o Vasco forçar em cima da zaga do Fluminense que é fraca. Tanto os alas como os zagueiros tem muitas dificuldades em segurar ataques adversários.

  26. Sérgio,

    Esses caras são os famosos cancros, que vemos dentro dos estádios torcendo contra e se travestindo de vascaínos.

    Nós não vamos cair.

  27. O Vasco pra tristeza dos anti-vascaínos amarelos o time do Vasco da Gama não vai cair,ele vai permanecer na Série A.

  28. Infelizmente o momento é péssimo, mas a várias rodadas eu já tinha dito que era complicado escaparmos, agora então as possibilidades diminuíram ainda mais. Claro que a horrenda campanha na primeira metade do campeonato esta sendo fatal, assim como jogos de erros de arbitragem idem, mas não é desculpa na minha opinião. Erros internos, como contratar CELSO ROTH, contratações ruins, e algumas tardias, estão nos empurrando pra serie B. O time teve melhora evidente com a chegada do Jorginho, mas nunca ne animou tanto, visto que agora já estamos a várias rodadas sem ganhar de ninguém, e ainda que nossos adversários diretos pouco pontuem, são MENOS RODADAS para o final, e o Vasco continua na lanterna, portanto menos pontos a disputar pra sairmos do Z4. Agora é esperar um milagre, pois acreditar que vamos sair ganhando de todos nesse final, é exercício de fé. Temos um centro avante que luta, mas não consegue fazer gol, e apenas sete vitorias até agora, o que é desanimador. Perdemos pra todos nos quesitos de desempate, pra piorar ainda mais. Tá complicado demais.
    ______
    Mas fundamentalmente, antes de tudo isso, mesmo porque é um prejuízo externo ao clube, o Vasco perdeu 12 pontos por conta da arbitragem,embora você não tenha mencionado isso neste último comentário.

    Se no primeiro turno a campanha foi horrenda, a do Fluminense no returno também o é, Mas o Flu não perdeu 12 pontos por conta da arbitragem ao longo do campeonato. A

    A campanha do Vasco no returno seria a terceira melhor entre os 20 concorrentes caso o Vasco não fosse garfado e quando você disse que não seria possível, que não acreditava mais, etc… não levava em conta ser possível que o Vasco pudesse ganhar oito partidas seguidas, o que só não ocorreu por ter sido garfado em quatro delas pela arbitragem.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  29. Infelizmente a política está acabando com o Vasco, o Vasco do torcedor simples, que não torce para o Eurico e nem para o Roberto ou o Casaca ou o Muv. O torcedor que não quer nada do clube mas que não vive um dia sem pensar no clube ou no time.
    _____
    Você disse tudo. O grande problema é saber separar as coisas. Nós do Casaca! não torcemos pelo Eurico, por Dinamite nem por algum membro do grupo, mas pelo Vasco. Em função disso temos bagagem para criticar quem o faz, mesmo porque quem o faz precisa pôr quem não o faz no mesmo bolo para justificar suas atitudes contra o clube.

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *