Notícias
14

Inspirado na NBA, CAPRRES torna o Vasco referência no Brasil

Com uma folha salarial relativamente modesta e sem contratações de impacto, o Vasco apostou em uma estrutura de NBA no departamento médico e tem se beneficiado das condições físicas de seus jogadores. Desde o início da temporada, o Cruzmaltino só apresentou uma lesão muscular e, atualmente, não possui um jogador sequer no departamento médico.

O quadro clínico altamente favorável, que foi uma das principais armas para a conquista do título carioca, é um grande contraste com as principais equipes do futebol brasileiro, já que algumas acumulam mais de dez contusões deste tipo e vivem crises em seus respectivos setores.

Entre os rivais do Rio de Janeiro, por exemplo, os problemas físicos têm sido algo que vêm gerando dor de cabeça às comissões técnicas. O Botafogo foi o caso mais emblemático, quando seus jogadores demonstraram esgotamento total nas semifinais do Estadual, algo que gerou a demissão do preparador Marcello Campello. Em 2015, já são dez lesões musculares, sendo duas somente no atacante Rodrigo Pimpão.

Flamengo, Atlético-MG e Cruzeiro são outros que apresentam grande número de contusões deste tipo, o que vem trazendo desfalques aos seus times no Campeonato Brasileiro e na Copa Libertadores (no caso dos mineiros).

O Corinthians, que já havia tido sucesso na questão física ano passado, quando chegou a ficar alguns meses sem nenhum atleta no departamento médico, é o que mais se aproxima do Vasco, com três lesões musculares até aqui.

O sucesso cruzmaltino no quesito é fruto de um trabalho de prevenção aplicado pelo fisiologista Alex Evangelista, contratado no início da temporada para desenvolver como coordenador científico o projeto chamado CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo), que consiste num centro de saúde com a filosofia de integrar a preparação física, a fisiologia, a fisioterapia, a psicologia e a nutrição, tudo isto com a assistência de aparelhos importados e que são utilizados em clubes do futebol alemão e na NBA (a liga norte-americana de basquete).

Tal trabalho já foi motivo de convite por parte do Golden State Warriors, time do brasileiro Leandrinho, a Evangelista, que passou duas semanas nos Estados Unidos detalhando sua metodologia aos americanos.

A única lesão muscular do Vasco na temporada aconteceu com o lateral direito Madson, que sofreu um estiramento na coxa esquerda no início do Carioca e ficou pouco menos de duas semanas longe dos gramados. O meia Marcinho, embora não tenha se contundido, apresentou um desconforto e foi poupado pelo mesmo período para se livrar das dores e para se condicionar melhor fisicamente.

Assim como faz em todo o planejamento para as partidas, o técnico Doriva se reunirá com os membros do CAPRRES para avaliar as condições físicas da equipe visando o compromisso desta quarta-feira, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, quando alguns jogadores poderão ser poupados.

“Vamos ver a situação individual de cada um, conversar com nosso pessoal de apoio para ver aqueles que estão inteiros, 100%, mas a minha ideia é jogar com time forte, pois o time do Cuiabá é perigoso”, disse Doriva.

Fonte: UOL

14 comentários sobre “Inspirado na NBA, CAPRRES torna o Vasco referência no Brasil

  1. O mais próximo disso que a mulambada tem é o Hospital Miguel Couto.

    Pensando bem, podia ser pior, podia ser o da Posse.

  2. Eu confesso que, embora seja um profissional da saúde, desconfiava um pouco dos resultados do CAPRRES.

    Mas têm sido surpreendentes e acima de qualquer expectativa. Magníficos.Parabéns ao Departamento Médico do Vasco!

    Agora, se aparecer algum atleta do Flamengo ou Fluminense, evite atendê-los. Mande-os para Laranjeiras ou para Gávea pois eles já iniciaram a estruturação de um. Não é que eles já compraram até um termômetro e um estetoscópio para começar…

  3. É impressionante, esse mesmo clube, no ano passado estava na lama e não era exemplo pra nada. O Vascaíno pagou caro pra aprender.

  4. Quando o segundo turno do Brasileirão estiver pela metade, geral vai estar se arrastando em campo e nosso time voando!!!!! Por isso eu acredito NO MÍNIMO, uma vaga na Libertadores ano que vem!!!!!!

  5. Prezados do Casaca,

    Um pouco fora do tema, mas nem tanto:

    Gostaria que vocês criassem uma coluna que fosse atualizada o mais breve possível com notícias sobre a REESTRUTURAÇÃO que a atual Gestão Eurico Miranda vem fazendo no Vasco.

    Como exemplo: Como anda a campanha Herdeiros do Vasco, como estão andando as obras, etc. etc.

    Digo isto porque seria muito interessante que estas notícias viessem de fonte confiável.

    Outra sugestão: Está na hora do Vasco fazer nova campanha para sócios, tal como aquela feita pelo Casaca ano passado. Creio ser fundamental a Torcida passar a ser sócia, para suportar tempos difíceis que estamos enfrentando.

    Obrigado antecipadamente ao Casaca e se puderem nos posicionar a respeito seria importante.

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Caro JLuiz

    Algumas informações:

    1) Reforma do Ginásio (Herdeiros): foi instalado o piso primário e agora, por cima deste piso, será instalado o piso propriamente dito. O ginásio está pintado e já recebeu o sistema de exaustão. Alguns outros ajustes estão sendo feitos. As obras seguem muito bem é há uma preocupação do Presidente em que se preste conta aos vascaínos, sobretudo os que contribuíram, o que deve acontecer oficialmente em breve.

    2) Pousada do Almirante: os alojamentos, que atendem aos atletas de base provenientes de outros estados/municípios, foram todos reformados e estão aptos a serem inaugurados, o que deve ocorrer em breve. Uma ampla reforma foi realizada, visto que o espaço estava completamente abandonado.

    3) Parque Aquático: as piscinas tiveram seus azulejos limpos. Os quebrados ou faltantes foram recolocados. Algo que foi vastamente divulgado pela administração anterior não foi constatado: não há vazamento nas piscinas. Uma delas já está sendo utilizada para a recuperação dos jogadores.

    4) Plano de Sócios: o Departamento de Marketing promete para o segundo semestre o lançamento de um novo plano de sócio-torcedor. No momento, há questões contratuais com a administradora anterior que precisam ser respeitadas. Neste meio tempo, se está projetando um plano realmente atrativo para os vascaínos.

    Equipe CASACA!

  6. Investir em estrutura, pagar em dia, trabalhar para atrair parceiros e patrocinadores, aumentar a receita, fazer uma base forte, é esse o caminho. Os resultados aparecem, uns a longo e médio prazo, outros até no curto. Precisamos alçar vôos mais altos!

  7. Em tão pouco tempo quantas melhorias, enquanto que no período da gestão (?) anterior, as notícias em enxurradas eram só vergonhas, esportivamente, institucionalmente, sem representatividade (aquela que o Eurico tanto falava), devendo tudo, sem respeito!

    Não, bovinos, vocês ajudaram em muito a afundar a Vasco, mas isso acabou, definitivamente! Vocês que perguntavam tanto pelo projeto do Eurico, e o que ele sempre dizia, “O Respeito vai Voltar”, sempre complementando que depois do respeito resgatado viria tudo!

    E não é isso que está acontecendo bovinada, o grande projeto era esse inocentes!

  8. Aos amigos do CASACA,

    pegando um gancho do colega JLUIZ,

    como sugestão, o novo plano de sócios poderia prever uma situação de sócios à distância, como eu, que moro em outro estado, não frequento diariamente as dependências do clube, poderei ir a um, dois ou três jogos por ano, mas quero contribuir de alguma forma e ter algum benefício em troca, como, por exemplo, desconto em produtos oficiais, sorteios de brindes, promoções de viagens para o Rio para ver o Vasco, etc…

    Obrigado,

    Vinicius Batista

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Vinicius

    Com certeza, haverá algo especial voltado para os torcedores de outros estados. O Vasco é um clube nacional.

    Equipe CASACA!

  9. O CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção e Rendimento Esportivo) no Brasil o nosso CLUBE larga na frente MAIS UMA VEZ e isso nos remete a antiga Guerra-Fria onde os Russos e os Americanos disputavam a sua SUPREMACIA MUNDIAL na corrida Espacial quando foram os Russos que largaram na dianteira lançando o Cosmonauta Yurí Gagarin no espaço e depois lançaram o satélite SputnikE olha que os Soviéticos também não tinham tantas verbas em comparação com os Norte-Americanos!

    E foi graças a esse programa onde agregam a TECNOLOGIA da INFORMÁTICA e unem profissionais de diversas áreas especializadas, e creio eu que muito em breve aparecerão corporações MULTINACIONAIS em que irão fazer uma parceria com o nosso clube para abranger mais o pojeto e com isso vai gerar receitas, recursos ao clube e dará a VISIBILIDADE, CREDIBILIDADE e o FATURAMENTO a quem acreditar nesse PROJETO !

    VASCO da GAMA é SEMPRE SINONIMO de PIONEIRISMO, OUSADIA, PUJANÇA, VISIBILIDADE e é TAMBÉM SINONIMO de VANGUARDA e LUCRO CERTO PRA QUEM INVESTE e ACREDITA na INSTITUIÇÃO !

  10. O Alex Evangelista instalou o CAPRRES apenas no futebol ou em todas as modalidades??? Porque se for em todos os esportes, ninguém nos segura nessa Olimpíada!!!!!!

  11. Bem, se a inspiração foi na NBA o projeto de lá tem então que se atualizar e reaprender com o do Vasco.
    Afinal, já vi vários jogadores de lá virem se tratar aqui, como o brasileiro Leandrinho.
    Tô enganado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *