História
7

Há 21 anos o Brasil perdia precocemente um de seus maiores dribladores: Dener

Rápido, ágil, impetuoso, arisco, abusado.

Dener foi contratado pelo Vasco no início de 1994 para desequilibrar. E, de fato, desequilibrava. Era uma atração à parte.

Outras contratações mereceram destaque naquele começo de temporada: o retorno de Luizinho, emprestado ao futebol espanhol no segundo semestre do ano anterior, e a chegada do xerife Ricardo Rocha, zagueiro de seleção, logo posto como capitão do time.

O Vasco, treinado por Jair Pereira, tinha ainda Carlos Germano, Pimentel, Torres, Jorge Luiz, Cássio, Leandro Ávila, França, Yan, William, Valdir, Jardel, e brigava pelo inédito tricampeonato.

Com Dener no time a equipe cruzmaltina jamais perdeu. Foi campeão invicto da Taça Guanabara e venceu todos os grandes clubes da cidade nos confrontos diretos.

O falecimento precoce, ocorrido em acidente de carro numa terça-feira, quando o atleta voltava de uma viagem feita a São Paulo no banco do carona, estarreceu o clube, desde sua diretoria, passando pela comissão técnica e torcedores. Perdia o Brasil um craque já reconhecido em todo o país e próximo de brilhar no exterior, perdia o Vasco sua maior atração para a conquista do tricampeonato inédito.

A dor da perda foi superada aos poucos pelo time, que se consagraria tricampeão carioca 26 dias depois (dando o vice de bandeja para o Flamengo), com dois gols de Jardel (substituto do próprio Dener) na partida final contra o Fluminense, vencida por 2 x 0.

Terminado aquele jogo a torcida vascaína entre mil cânticos entoados não esqueceu daquele que se tornou tradicional para reverenciar o atleta desde janeiro: Olê, olê, olê, olê, Dêner, Dêner!

Ficou para a nação cruzmaltina a saudade deste atleta, que jamais perdeu uma partida vestindo a camisa do Vasco, em 17 disputadas, contabilizando 10 vitórias e 7 empates, com 5 gols marcados.

Clássicos disputados por Dener:
Vasco 3 x 1 Flamengo
Vasco 2 x 0 Botafogo
Vasco 0 x 0 Fluminense
Vasco 4 x 1 Fluminense
Vasco 1 x 0 Botafogo
Vasco 1 x 1 Fluminense

Gols marcados por Dener pelo Vasco:
Newell`s Old Boys-ARG 2 x 2 Vasco (Amistoso) – 1 gol
Vasco 2 x 0 Volta Redonda (Campeonato Carioca) – 1 gol
Vasco 1 x 0 Bangu (Campeonato Carioca) – 1 gol
ABC-RN 0 x 2 Vasco (Copa do Brasil) – 1 gol
Vasco 2 x 1 Olaria (Campeonato Carioca) – 1 gol

Casaca!

7 comentários sobre “Há 21 anos o Brasil perdia precocemente um de seus maiores dribladores: Dener

  1. A natureza é pródiga com alguns. Charles Spencer Chaplim nasceu para cinema… parecia ser filho de uma câmera com uma claquete.

    Pelé, Beckembauer,Danilo,Fausto, garrincha e mais recentemente o Dener, tem como ancestrais comuns, a grama, as balizas e a Bola !!!

    A natureza os talhou para o futebol… a confirmação desse conceito fica no fato de fora do futebol, todos foram um nada ou muito pouco. Porém no futebol, ainda hoje são insubstituíveis !!!

  2. Saudades desse belíssimo jogador.

    Na minha simplória opinião, o Dêner era a personificação da palavra drible, só perdendo para os revolucionários do futebol, Pelé e Garrincha, que inventaram quase todas as formas de driblar, que ao longo dos anos, foi sendo aperfeiçoada por outros grandes atletas.
    Fui em todos os jogos do VASCO no Carioca de 1994, enquanto o Dêner atuava pelo clube. Me lembro da estréia contra o Volta Redonda e me lembro mais ainda, dos 3 a 1 aplicados contra a capetada, onde o árbitro o expulsou injustamente, por medo de que seu time sofresse uma goleada histórica.
    Mas, o mais importante, foi que o VASCO foi Tri-Campeão Carioca.

  3. É amigos, como sempre fui madrugador, ouvi essa notícia antes das 5 da manhã. Não acreditei… Só mais tarde, vendo na TV, como São Tomé, pude acreditar. Não era possível… O cara que eu tinha certeza iria acabar com a raça deles no próximo domingo. Macumba, só podia ser, pensei… Mas a vida é assim, quando o sino toca, pode estar doente, cheio de saúde, que daquele momento em diante, não tem mais páginas para a sua história ser escrita.

    Para sorte deles, o Vasco perdia um jogador que, se juntasse aos que viriam para fazer o mais glorioso período da nossa história, onde fico imaginando um time com ele, Edmundo, Ivair & Cia… PQP!!!! Dez anos antes, havíamos perdido Daniel Gonzales, na saída do Túnel Dois Irmãos… Definitivamente a Zona Sul amaldiçoa nosso clube.

    Mas uma coisa tem que ser lembrada a todos nesse dia. Se possível levada aos jogadores que entrarão em campo. Mostrar para eles que o adversário de hoje, representam o que há de mais ruim na face da terra. A torcida mulamba que eles encararão hoje, é a mesma que cantava “Ei, você aí, o Denner já morreu, só falta o Valdir”! no clássico seguinte. A comoção e indignação que tomou conta da mídia ao ver a torcida do Grêmio caçoar da morte do Fernandão não foi a mesma daquela época, que achou que eles ainda tiraram um sarro da nossa cara.

    Que Dener esteja em campo hoje, que corrija os passes errados, que corte as falhas da zaga e que, principalmente, coloque para dentro as bolas que passarem perto do gol.

    Joguemos por Dener, que jogará por nós.

  4. Ele iria ser, simplesmente, um dos maiores do mundo.
    No domingo, no Maracanã, a “torcida” do Mal, cantava alegremente a morte do Dener ( que morrera na 4ª feira, se não me engano ). E por incrível que possa parecer, também cantava alegremente a morte do Ayrton Senna, que acontecera na manhã daquele Domingo. Quem estava no Maracanã, com certeza, lembra-se muito bem disso. Empatamos naquele dia e fomos campeões no Domingo seguinte.
    Olêêêêê! Olê! Olê! Olê! Dener! Dener!

    P’rá cima dos VERMES, VASCO!!!

    Sds /+/,

    JC

  5. Aos 45 segundos, a jogada que Maradona aplaudiu de pé.

    https://www.youtube.com/watch?v=pmamXBTyxeU

    Verdadeiro craque, maravilhoso! Eternizado com a camisa do Vasco.

    https://www.youtube.com/watch?v=plftq_X64u0

    OBS.: Hoje o Barcelona é para a mídia brasileira o exemplo máximo do futebol, muito por ter quase todo seu elenco profissional oriundo de sua base. Pelo menos a 21 anos o time do Vasco entrava em campo com sete, nove! jogadores prata da casa.

  6. DENNER!

    UM CRAQUE, DIAMANTE NEGRO do nosso FUTEBOL revelados nas Categorias das Base da Portuguesa de Desportos Paulista lá no Canindé próximo da fábrica do Guaraná Garoto !

    De lá sairam o Enéas, Caio (Campeão do Mundo de 1983 pelo Gremio), e o DENNER eu o ví ele jogar na Copa Saõ Paulo de futebol Júnior em 1991 e o ví naquela final da Portuguesa de Desportos contra o Gremio transmitido pela Tv Cultura de São Paulo com o sinal retransmitido em Belém pela FUNTELPA ou a Tv Cultura do Pará que é uma emissora Estatal Paraense, ví ao lado do DENNER , o Tico, Sinval (Campeão Paraense de 1992 pelo Payssandú indicado pelo ex- Aatacante TATÁ (Jogador da LUSA da década de 70 fez a dupla com atacante Éneas mais o Caio) que treinava o Papão da Curuzú, foi uma geração de OURO da LUSA!

    O DENNER GANHOU MAIS A VISIBILIDADE e uma projeção nacional atuando no VASCO da GAMA e já tinhamos uma EQUIPE FORTE, ENTROSADO e COESO e estavámos buscando o TRICAMPEONATO ESTADUAL INÉDITO.

    Esse acidente , essa morte de forma prematura me chocou por aqui, a morte do DANIEL GONZALEZ (Urugauio que atuou na Portuguesa paulista, Corinthians e fez parte do ESQUADRÃO VASCAÍNO de 1984 e 10 anos antes da morte do DENNER… !

    No jogo de agora pouco acredito muito que os Espíritos desses DOIS GRANDES GUERREIROS CRUZMALTINOS ESTAVAM NO MARACANÃ e os TORCEDORES VASCAÍNOS QUE COMPARECERAM e forma ao MARACANÃ enfrentar a predominante massa vermelha e ptreta ESTÃO DE PARABÉNS !

    Voces ( TORCEDORES VASCAÍNOS CASAQUISTAS ) HOJE FORAM COMO os 300 VALENTES de GIDEÃO que enfrentaram todo o Exercito de Amalequitas, Cananeus e Midianitas ( ARBITRAGEM RUBRO-NEGRA, VADIA PLATINADA, FLAPRESS), e foram com ou OUTRO ESPÍRITO COM O ESPIRITO de CALEB que enfrentaram os GIGANTES MIDIÁTICOS que queriam nos ENGOLIR MAIS UMA VEZ, fomos pra lá contra TUDO e TODOS NA RAÇA, VALENTIA, FÉ EM DEUS COM A COURAÇA DA JUSTIÇA DIVINA COM O ESCUDO DE DEUS para anular os dardos inflamados do malígno cauçados na JUSTIÇA, RETIDÃO e a ESPADA DA FÉ ! E SAIMOS VENCEDORES, POIS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES !

    皆さん おつがれさま!(Minasan otsukaresama) OBRIGADO A TODOS OS QUE FORAM AO ESTÁDIO e SAIRAM ROUCOS MAS FELIZES PELA CLASSIFICAÇÃO !

  7. Lembrando que a torcida do Urubu comemorou a morte do Dener no Vasco x Flamengo seguinte à morte dele, na mesma semana, cantando “Ei, você aí o Dener já morreu só falta o Valdir”. Foi ali que surgiu o meu ódio àquele clube protegido pela mídia e pelas arbitragens. Punição por isso? Nem pensar? Críticas da imprensa? Menos ainda.

    Ano passado, por muito menos o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil, quando os seus torcedores praticaram atos racistas contra o goleiro Aranha, do Santos. Acho qualquer manifestação racista repugnante e passível de punição, mas o que os flamenguistas fizeram em 1994 foi um ato de desumanidade e mau caratismo do tamanho do planeta Júpiter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *