Futebol
0

Estreia do Vasco pela Copa do Brasil é adiada

O Acre vive mais um ano de cheias históricas dos seus rios. Em Rio Branco, capital do estado, onde será realizado o duelo entre Rio Branco e Vasco, pela primeira fase da Copa do Brasil 2015, a situação é crítica. A enchente atinge mais de 51 mil pessoas e 24 bairros da cidade, e o jogo que seria disputado na quarta-feira (4), na Arena da Floresta, foi adiado pela CBF. O Vasco já foi comunicado e ainda não há uma nova data para a partida. Na medição das 8h (do Acre) desta segunda-feira (2), o rio atingiu 17,79 metros, a maior marca da história.

– Todos se mostraram totalmente solidários a causa e entenderam perfeitamente o adiamento da partida. Vivemos um momento muito difícil no Acre e realizar o jogo seria realmente inviável. A decisão foi tomada por nós, mas todos os envolvidos estão de comum acordo – informou o presidente do Rio Branco, Illimani Suares.

A Arena da Floresta, local onde será disputado o jogo, fica localizada no Segundo Distrito da cidade, a cerca de 5km do Centro, onde o rio divide os dois distritos. A praça esportiva possui três pontos de acesso: ponte Juscelino Kubitschek, ponte/avenida Amadeo Barbosa e Via Verde.

A primeira opção, segundo a Defesa Civil Estadual, foi interditada por conta do nível do rio e dos ‘balseiros’, como são chamados na região os pedaços de árvores e outras vegetações arrastados pelas águas do Rio Acre. O monitoramento é feito diariamente para evitar o acúmulo. Neste domingo (1º), a ponte foi interditada para pedestres e veículos. O acesso na Avenida Dr. Pereira Passos, uma das opções de saída da Arena, foi tomada pela água e também está interditada.

Em 2014, a ponte Juscelino Kubitschek, ou ponte metálica, como é conhecida, foi interditada por conta da operação da Defesa Civil para retirada de balseiros. A interdição durou cerca de dois dias.

Quatro unidades de saúde e 15 escolas da rede pública municipal encontram-se atingidas pela inundação, comprometendo o atendimento básico de saúde e o ano letivo.

Público

Procurada pela reportagem, a diretoria do Rio Branco não soube informar a quantidade de ingressos já vendidos para o jogo de quarta. O clube colocou 8 mil bilhetes à venda – a capacidade da Arena da Floresta é de 13 mil torcedores sentados, mas houve uma limitação em cumprimento às recomendações da promotora de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Acre (MP-AC), Alessandra Marques.

Os ingressos, que custam R$ 45 (meia) e R$ 90 (inteira), estão sendo vendidos antecipadamente desde o dia 23 nos seguintes pontos: rede de Supermercados Araújo e CT José de Melo. O Rio Branco espera esgotar as entradas.

Famosos em campanha

No fim de semana, vários famosos entraram na campanha “Acre Solidário”. O atacante Alan Kardec, do São Paulo, o narrador esportivo Galvão Bueno e vários famosos gravaram vídeos e postaram nas redes sociais para pedir ajuda ao estado. Emocionado com a situação crítica da terra natal, o lutador acreano Francimar Bodão disse não conseguir dormir em entrevista ao GloboEsporte.com.

Torneio Início cancelado

O tradicional Torneio Início, que ocorre sempre uma semana antes do início do Campeonato Acreano, foi cancelado devido às cheias. Clubes como Alto Acre, de Brasileia/Epitaciolândia, e Amax, de Xapuri, tiveram a pré-temporada prejudicada pela enchente em seus respectivos municípios.

A estreia das duas equipes, que se enfrentariam na 1ª rodada do estadual, foi adiada pela Federação de Futebol do Acre (FFAC). A Amax entra em campo no dia 8 contra o Rio Branco no estádio Florestão, e o Alto Acre pega o Atlético-AC no dia 11, na Arena da Floresta.

Na história

Essa não é a primeira vez que a cheia dos rios atingem as cidades do Acre. Em Rio Branco, por exemplo, as enchentes ocorrem quase anualmente entre os meses de janeiro e abril, período de chuvas na região.

A pior enchente em volume de água do Rio Acre, que corta a capital, tinha sido em 1997, quando atingiu 17,66 metros. Recentemente, em 2012, o rio marcou 17,64 metros – agora terceira maior marca da história. Na época, a cheia atingiu mais de 100 mil pessoas.

Cheias históricas

Na semana passada, as cheias dos rios acreanos chegaram a atingir quase 40 mil pessoas de cinco cidades (Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Tarauacá e Rio Branco). Uma das mais críticas foi a de Brasileia, que enfrentou a maior enchente da sua história – o manancial atingiu nível de 15,46 metros no dia 24, desabrigando 2,2 mil.

Xapuri e Rio Branco decretaram situação de emergência e o município de Brasileia, a 232 km da capital, decretou estado de calamidade pública no início da última semana. O prefeito da capital, Marcus Alexandre, decretou calamidade pública neste domingo (1º).

Fonte: GloboEsporte.com

0 comentários sobre “Estreia do Vasco pela Copa do Brasil é adiada

  1. A Região Amazonica agora é um período de muitas chuvas o chamado ¨Inverno Amazonico¨!

    E se não fosse A Copa do Brasil, isso iria passar mais uma vez despercebido, uma outra extremidade com a realidade bem oposta do eixo Rio-SP, e aí sempre aparecem os ¨jenios¨ do quarto poder, vociferando que o calendário do futebol brasileiro precisa ser ajustado ao Calendário Europeu, e sempre esquecem e omitem que no Brasil um País-Continente com os fusos horários diferentes, climas, etnias e as paisagens diferentes de uma região para a outra onde no Sudeste e no Sul é verão, mas na Amazonia e no Pantanal são épocas de chuvas torrenciais e na Europa e em todo o Hemisfério Norte do planeta terra é época de inverno rigorosos com temperaturas abaixo de ZERO!

    Flapress: Não são voces jornalistas que precisam encarar viagens em aviões, com necessidade de fazer conexões em Brasília ou até mesmo fazer uma escala em Belém-Pa, e pegar um outra conexão lá em Manaus para chegar ao Rio Branco do Acre região fronteiriço com a Bolívia!

  2. Uma iniciativa legal seria no próximo jogo em São Januário pedir aos torcedores para levar 1 kg de alimentos não perecíveis para doar as vítimas da enchente no Acre.
    Isso ajudaria ainda mais a imagem da nossa amada instituição.

  3. Não havia mesmo condições de se jogar ali.

    Agora, outro assunto, cuidado NetVasco. Querer publicar notícias do Vasco com os comentários enviados não à NetVasco nem ao CASACA mas sim aos veículos que as veicularam, torcedores que não suportam o Vasco, parece sacanagem. Mesmo assim não creio que seja má fé de vocês. Fiquem atentos, agradecemos.

  4. Foi melhor assim. Dessa forma teremos uma semana inteira para preparação para a partida contra o Bonsucesso. Temos de fazer uma grande partida para assumirmos a liderança da competição visto que o Botafogo enfrentará o Fluminense.
    Esperamos que a dupla Marcinho/Bernardo estejam mais entrosados e façam uma grande apresentação junto com o time.
    Estão devendo!

  5. Vamos correr dobrado contra o Bonsucesso para golear eles mesmo porque o Bonsucesso vai receber um troco para correr dobado contra o Vasco. Ou alguém duvida disso?
    Para prejudicar o Vasco , há interesses em jogo. E doping financeiro não é novidade.
    Estamos atentos a tudo. Não somos otários. A época do Banana passou.

  6. Assunto fora do tópico:

    Em todos os jogos que for realizados dentro do nosso AMADO CALDEIRÃO de SÃO JANUÁRIO, antes das partidas o alto-falante podia pedira todos os presentes a tirar o seus Smartphones ou celulares nas mãos, depois disso os refletores seriam apagados por um ou dois minutos e então todos os presentes iluminarão o nosso Estádio com as luzes do seu aparelho portátil!

    Alguém deve filmar isso e postar no Facebook e no You Tube!

    As luzes do aparelho telefonico portátil vai ser o SÍMBOLO da UNIÃO, afinal de contas se todos os presentes acenderem o seu celular vai dar um colorido dentro do estádio e com isso será um recado fácil e compreenssivo o que a FORÇA de pessoas UNIDAS e focadas no mesmo objetivo é capaz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *