Coluna do Torcedor
13

O ressentimento não pode parar

 

O título desta modesta coluna faz alusão à frase, ao mote do MUV transparente, honesto e crível: o sentimento não pode parar, mugiam aos quatro ventos, ao comando dos berrantes de sempre. Por si só, a frase já encerra a falsidade intrínseca ao sofisma açucarado. Sentimento não para. Ou existe, ou não existe. Passível de interrupção, todavia, é o simulacro de sentimento, o consciente falseamento de algo que pertence ao campo emocional, transbordante à mera delimitação lógica.

Passemos, postas as devidas conceituações, às considerações atinentes à irresponsabilidade veiculada no RJTV 2ª Edição de hoje, 08.12.2017. Vale lembrar que, ontem, completaram-se 76 anos do ataque a Pearl Harbor, naquele que ficou conhecido como o Dia da Infâmia, visto ter-se tratado de um ataque apartado da necessária declaração de guerra. Analogamente, a emissora que absolveu a si própria em recente caso de corrupção na FIFA, após extensa investigação sobre si mesma, promoveu o seu Dia da Infâmia contra o Vasco. Sem uma declaração aberta de guerra, apoiada somente na vergonhosa e covarde tática de guerrilha midiática, resolveu, novamente, exercitar suas autoconferidas atribuições – de investigação, acusação e julgamento – desta feita para condenar o Costas-Largas de sempre.

De início, fundamental se faz observar que a própria linha editorial adotada diferiu daquela que usualmente é empregada pela concessionária platinada. Na matéria em tela, o proclamado “esquema” e os “falsos” sócios não foram precedidos da palavra supostamente, ou do termo suspeitos (as), como de hábito se faz. A reportagem exibida encerra em si própria a investigação, a peça acusatória e a condenação. Direciona suas baterias ao presidente do Vasco, numa mixórdia que não resistiu às investigações de meia-dúzia de jovens que militam em redes sociais. O Tatá da Granja, suplente de vereador em Magé, já foi desmascarado. Confirmou por si próprio a falsidade de seu depoimento em Delegacia de Polícia e, a essa altura, deve estar a pôr ovos pela cloaca. Não pelo fato de ser sócio, tendo mensalidades pagas por terceiros, segundo asseverou ao RJTV. Mas sim por haver mentido à autoridade policial, motivo pelo qual foi apresentada queixa-crime contra o cidadão em questão. Desta forma, esperam-se as devidas providências do delegado a cargo do expediente.

Em relação aos demais personagens elencados na ópera-bufa da emissora investigada pelo FBI, de fato não merecem relevância alguma, pois quem captou o retorno de sócios ou mesmo pagou suas mensalidades não foi o clube, não foi o presidente. Além do mais, estes não prestaram falsos testemunhos às autoridades competentes. E fim de discussão! Mobilizar-se politicamente, captando o retorno de sócios e/ou regularizando-os estatutariamente é questão de foro íntimo e possibilidade financeira individual. É fenômeno comum, acontece de lado a lado, não encerrando questões que se lhe atribuam caráter de ilicitude. Eu mesmo associarei quatro pessoas ao menos, o que não fará de mim um criminoso. Pelo contrário, cumprirei meu papel de vascaíno e sócio, ajudando o clube financeiramente e, subsidiariamente, arregimentando pessoas cujos conceitos de Vasco se coadunam aos de Eurico Miranda, Casaca, aos fundadores do clube e aos meus. Política feita da maneira como deve ser, mediante a capacidade de mobilização. Simples assim.

Outro fator de extrema relevância e muito pouco citado – ou convenientemente editado – nessas matérias, deveria ser argumento basilar nessa estúpida pantomima criada pela oposição ao Vasco, sob os auspícios e conivência da grande mídia, sobretudo as Organizações Globo, não coincidentemente, a dona dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Trata-se do inquestionável fato de que o voto é secreto e a cabine de votação, inviolável. Portanto, torna-se inviável qualquer iniciativa em relação à compra de votos. Isto não passa de uma falácia maldosa, cujos objetivos restam claros a quem se dedica ao entendimento das coisas do Vasco.

Enfim, poderia gastar laudas e mais laudas apontando as inconsistências da reportagem sob encomenda, o que tornaria o texto ainda mais enfadonho. Contudo, importante é deixar aos vascaínos, sócios ou não, o devido contraponto. E mais: lançar questões que cada um de nós deve procurar responder, sob a égide do bom senso. A quem interessa a volta daqueles que rebaixaram a instituição em todos os aspectos possíveis? Após três anos de reconstrução institucional, patrimonial e esportiva – nas categorias principais ou de base, a quem pode interessar a volta do Vasco débil? Após a paciente e continua recuperação dos patamares econômicos dos direitos televisivos – ainda em curso e mediante muita luta, face ao contrato lesivo que foi assinado pelo MUV/Banana – a quem interessa a regressão ao status anterior? Após muito trabalho, dificuldades e poucos recursos o Vasco alcança, novamente, a principal competição do continente. A quem pode interessar o retorno aos tempos de calote a jogadores, fornecedores, funcionários e obrigações tributárias? Portanto, vascaínos, reflitam com cuidado. Precavenham-se contra reportagens açodadas e assentadas na lama do ressentimento.

Tenham em mente que, para essa gente, o ressentimento é histórico. Para eles, o ressentimento não pode parar.

Rafael Furtado

Sócio Proprietário

13 comentários sobre “O ressentimento não pode parar

    1. Caros amigos, o contrato do clube para com essa organização dá o direito de eles destruírem a imagem do clube? E o site netglobo, que 24 hs denigre a imagem do clube, tem liberdade total usando a marca, VASCO? Não seria o momento de o Jurídico do clube tomar as devidas providências? Para mim como torcedor é muito difícil ficar lutando contra os robôs da netglobo tentando desfazer comentários criminosos contra a instituição VASCO DA GAMA. Está na hora de o Jurídico tomar providencias. Nós torcedores queremos respeito.

  1. E no Globo de hoje 10/12, eles insistem com uma matéria covarde e requentada, onde apenas uma das parte é ouvida…

  2. Esse último (ou penúltimo) parágrafo é o que deve nos nortear… todo cuidado é pouco.
    O Vasco é pra quem o ama, não pra quem o quer.
    Tmj, forte abraço, e cada vez mais orgulho do CASACA!, nossa maior trincheira.

  3. Todos nos sabemos que a Globo persegue o vasco. E defendo que não devemos atacar a globo pure e simplesmente, mas sim por em duvida a sua imparcialidade.

    A pergunta que deve ser feita por todos os vascaínos sempre que tiver oportunidade, principalmente, em coletivas e entrevistas aos seu jornalista.

    por que a Globo persegue o Vasco? Por ser um clube de origem humilde, ser da zona norte? A globo não gosta que clubes, assim, como pessoas possam vir de origem menos privilegiadas?

    Temos que demonstrar que globo persegue quem é de origem da classe baixa.

    O foco não pode ser o Eurico, mas sim a luta de classe.

  4. Venho repetir
    Tamanha quantidade de erros e mentiras veiculadas, nosso Depto. Juridico deve exigir em carater de urgência, devido à influência clara à opinião pública e a brevidade de sentença, Direito de Resposta, com leitura na íntegra dos verdadeiros fatos.
    Esse Tatá e cia. tem que serem desmascarados.

    A ultima palavra não pode ser desta Corja.

  5. há muito tempo não faço um comentário – só que o saco já esta cheio – a globo não que DR. Eurico na Presidência
    do nosso Vasco – motivo simples e rasteiro – 2019 já esta chegando é logo ali – e ela não querer pagar ao Vasco o mesmo que paga ao urubu e curintias.. ou próximo a eles por isto estão fazendo de tudo para tirar o presidente…
    eles não aquerem e não aceitam um Vasco Forte pois sabem que o Vasco é muito mais forte que os dois apadrinhados deles.
    casaca – sempre
    Hélio

  6. A intenção da VÊNUS PLATINADA é tirar de qualquer maneira o PRESIDENTE EURICO MIRANDA do COMANDO do CLUB de REGATAS VASCO da GAMA!

    Como em 2019, renovam o valor das COTAS de TVs e o nosso ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA vai exigir a IGUALDADE nas distribuição em relação a MULAMBADA!

    A diferença atual é ENORME pois são 70 MILHÕES de REAIS por temporada a disparidade, vão querer colocarem. Na marra um ventríloquo da PLIM-PLIM!

    O VÊNUS PLATINADA!, O nosso CLUB de REGATAS VASCO da GAMA é dos GENUÍNOS, dos LEGÍTIMOS e dos VERDADEIROS VASCAÍNOS!

    Não é uma propriedade de vocês!

  7. Perfeito texto, a imprensa em geral faz de tudo pra o Vasco voltar a tempos de outrora da era MUV Banana, mas nós do CASACA não somos otários, não deixaremos o club voltar as mãos desses canalhas que tentaram destruir o club!!!
    Contra Tudo e contra todos vamos permanecer no club e continuar o processo de reconstrução SIM!!!
    Saudações Vascaínas!

  8. A Globo já está com medo da proxima negociação de contrato com a TV em 2019. Não querem Eurico para negociar e o Vasco voltar a ganhar o mesmo que Flamengo e Corintians. Entenderam agora ???

  9. Pulando de assunto mas dentro das maldades feitas contra o CRVG, qual será a posição do promotor e da justiça para com o crube du framengo? Vai haver punição? ( Só possível a o mesmo tivesse casa ), vão crussificar a diretoria? Pouca vergonha o que fizeram ontem a noite . Esse promotor que persegue nosso amado clube será que irá se manifestar?

  10. Deixa eu ver se entendi, Quer dizer que a mesma justiça que autorizou o uso da urna 7 na eleição , agora quer invalidar essa mesma urna ? Me poupe essa juíza !!!
    Há algo de muito podre no reino da Dinamarca!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *