Notícias
3

Vasco lança Currículo Metodológico das categorias de base

Não é novidade para ninguém que o Vasco da Gama realiza um trabalho de excelência nas categorias de base. A conquista do Certificado de Clube Formador junto à Confederação Brasileira de Futebol só evidencia a qualidade do que vem sendo feito para a formação de atletas no Complexo Esportivo de São Januário. A metodologia utilizada pelo Gigante da Colina em sua Fábrica de Craques foi transformada em livro e lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira (06/09) no Salão de Beneméritos Carlos Alberto Martins Cavalheiro.

O evento contou com a participação do presidente Eurico Miranda, dos vice-presidentes José Mourão, Marcos Carvalho e José Curty, do treinador Zé Ricardo e dos atletas Andrey, Bruno Cosendey, Guilherme, Jordi e Ricardo. Idealizador do projeto, o diretor geral das categorias de base Álvaro Miranda não escondeu a emoção ao falar sobre a elaboração do Currículo Metodológico. O dirigente classificou a implantação do documento como um marco no departamento de futebol amador do Almirante. 

– O Currículo é um divisor de águas em relação ao trabalho desenvolvido na base do Vasco. Há 14 anos, quando eu comecei a estudar e me preparar para ser um profissional de futebol, eu já alimentava esse sonho de criar um Currículo Metodológico do Vasco da Gama. É uma coisa que diversos clubes do mundo e alguns do Brasil possuem. Não é uma robotização, mas uma padronização do trabalho na base do Vasco, onde qualquer profissional que vier a trabalhar aqui, seja amanhã ou daqui a dez anos, tenha um norte a seguido, desde o trabalho físico, com todos os testes e variáveis, até os trabalhos técnicos, sistemas e modelos de jogo. Eu tenho certeza que o Vasco vai colher frutos no futuro. Os resultados foram significativos nos primeiros dois anos que implementamos. Além de vitórias no campo, tivemos resultados também fora das quatro linhas, com ganho de conhecimento por parte dos atletas e dos profissionais. A gente costuma dizer que o Vasco não forma só atletas, mas profissionais. A maioria das pessoas que hoje trabalham no clube são oriundas da base, começaram como estagiários, e hoje estão seguindo carreira. Então, é com orgulho que anunciamos a divulgação desse conteúdo para os associados e toda comunidade vascaína – declarou Álvaro Miranda.

image
Treinador do time profissional, Zé Ricardo marcou presença no Salão de Beneméritos e elogiou o Gigante da Colina pelo lançamento do Currículo Metodológico
O Currículo Metodológico é um projeto de formação baseado, de forma global, no ensino e desenvolvimento esportivo capaz de dar subsídios consistentes para que todos os integrantes deste processo sigam rigorosamente o planejamento estabelecido pelo grupo de profissionais que ministrarão os trabalhos, considerando que não só os aspectos desportivos façam parte do processo, mas sim todos os aspectos funcionais e educacionais, promovendo a formação do cidadão do futuro como um todo.

– Tenho pouco tempo neste retorno, mas no primeiro contato com o Álvaro ele já me disse que conseguiu realizar esse sonho, que agora está documentado. Muito legal saber que esse passo foi dado com a ajuda de todos. O que eu puder colaborar no profissional, vamos estar alinhados para isso. A ideia é interessantíssima de não abandonar o DNA do clube. Trabalhei muito tempo na base e sei o quanto é difícil enfrentar o Vasco, seja onde for. Nada resiste ao trabalho duro, temos que transformar isso em realidade – afirmou o técinco Zé Ricardo.

A elaboração do Currículo Metodológico foi iniciada em 2015 com a ajuda dos profissionais das categorias de base e consultores internacionais, e se fez necessária pelo fato do Club de Regatas Vasco da Gama entender que o processo de educação desportiva não pode existir com ausência de um modelo definido e bem executado de treinamentos capazes de sustentar todo o processo de formação dentro e fora das quatro linhas. Em sua primeira edição, o documento foi dividido em 11 capítulos, destacando a linha que é seguida pelo clube nas mais diversas áreas.

Temas abordados no Currículo Metodológico do Vasco da Gama: 1- Organização Administrativa; 2- Metodologia de Treinamento; 3- Estilo e Princípios de Jogo; 4- Componente Nutricional; 5- Componente Psicológico; 6- Treinamento de Força e Preparação Física; 7- Treinamento de goleiros;  8- Fisiologia; 9- Rotina Médica; 10- Recuperação Física; 11- Programa de Promoção de Talentos (PROMOVE).

image

Rodrigo Pinheiro (treinador de goleiros do sub-20), Sandro Mansur (médico das categorias de base), Carlos Herdy (coordenador científico das categorias de base), Sarah Ramos (fisiologista da base), Nilson Gonçalves (supervisor de futebol), Álvaro Miranda, Roberto Simão (consultor em treinamento de força), Fabrício Vasconcellos (coordenador técnico das categorias de base) e Paulo Cavalcanti (nutricionista da base)

image
Profissionais do clube e jornalistas acompanharam lotaram o Salão de Beneméritos Carlos Alberto Martins Cavalheiro para acompanhar o lançamento do Currículo Metodológico do Vasco

 
Fonte: Site oficial

3 comentários sobre “Vasco lança Currículo Metodológico das categorias de base

  1. Eu sabia que havia um trabalho sério com grandes resultados já alcançados. Mas mesmo assim, fiquei surpreendido com o nível dele. Creio que não fica devendo nada a estudos franceses e alemães similares. Esse pessoal, jovens e os mais experientes, deve continuar nessa modernidade ímpar.

    O Vasco está saindo da estagnação encontrada pela administração atual e com passes gigantescos.
    Que o sr. Eurico Miranda fique ainda mais alguns anos no comando é o que todo vascaíno sério e de verdade deseja.

  2. PARABÉNS ao CLUB de REGATAS VASCO da GAMA, em marcar com o PIONEIRISMO, e seguir na VANGUARDA, mais uma vez e OUTRA VEZ, porque para quem carregam a CRUZ de MALTA na sua ALMA e tem o ESPÍRITO VASCAÍNO e que SEMPRE ao TEU LADO ESTAREI e TE SEGUIR nos TEUS PASSOS te ACOMPANHAREI ATÉ o FIM e ESSE SENTIMENTO que não PARA e o MEU AMOR por TI é e SERÁ INFINITO.

    É um MARCO no NOVO SÉCULO, e nos FUTURO, e em BREVE além de ser uma REFERÊNCIA, será uma BIOGRAFIA aonde os LOJISTAS, EMPRESÁRIOS, e os GRANDES EMPREENDEDORES e para os PROFISSIONAIS de QUALQUER RAMO irão incorporarem e introduziram essa METODOLOGIA e será uma FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL!

  3. Não me surpreende o ótimo trabalho do Álvaro Miranda, até pq ele aprendeu com o Cara em casa rsrs.

    Assim fica fácil, o Vasco cada dia Maior!

    SDV!! Vamos pra libertadores!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *