Palavra do Presidente
21

Desatando Nós – Resposta à Carta de Fernando Horta

Desatando Nós – Resposta à Carta de Fernando Horta

Em atenção à carta publicada por veículos de comunicação, intitulada “O Vasco precisa acabar com a ‘Era do Eu’. E iniciar a ‘Era do Nós’, através da qual o Sr. Fernando Horta se licencia do seu cargo de 1º Vice-Presidente Geral do clube, teço os seguintes comentários:

1) É surpreendente e desrespeitoso com a Instituição que um pedido de licenciamento de um Vice-Presidente seja divulgado na imprensa antes de ser encaminhado ao Vasco e a seu Presidente. A carta foi entregue nesta data à Secretaria.

2) Ao contrário do que supõe o Sr. Fernando Horta no título de seu texto, O Vasco já estava mergulhado na “era dos nós” em dezembro de 2014. Percebi isso no dia em que reassumi o clube, embora já vislumbrasse tal realidade. Desde então, diariamente, a cada hora, minuto e segundo, desatamos nós. Nada mais temos feito no Vasco em 3 anos. Espero que não se pretenda revivê-la.

3) Conforme o próprio Sr. Horta admite, a fim de desatar a verdadeira “era dos nós”, infelizmente tivemos a ausência efetiva dele “desde a primeira semana”. Quando o convidei para compor a chapa vitoriosa em 2014, tive a expectativa de que unisse esforços aos que procuraram ajudar nesta tarefa difícil. Suas prioridades pessoais, no entanto, prevaleceram. Foram diversas as ausências em reuniões de Diretoria o que, por certo, o afastou de determinadas decisões. Por outro lado, procurei compreender. Afinal, em outras oportunidades, o Sr. Horta já havia demonstrado a escala de importância de seus interesses.

4) Em determinado trecho de sua nota, o Sr. Horta pontua que permaneceu em São Januário a contragosto durante este mandato. O que sinceramente lamento. Considerando que “desde a primeira semana” a ruptura lhe era clara, tanto sofrimento poderia ser evitado. Para tal, bastava renunciar ao cargo ocupado. Mas, não. O Sr. Horta aqui permaneceu, viajou diversas vezes com a delegação de futebol, demonstrando notável capacidade de dissimulação. 

5) O Sr. Horta manifesta o desejo que o Vasco possua um conselho diretor ativo. Esquece que o Vasco tem uma diretoria ativa e participativa. Reuniões semanais foram feitas ao longo desses quase três anos e, como já dissemos anteriormente, as diversas ausências do Sr. Fernando Horta indicavam suas prioridades. Agora, na carta fala em Conselho Diretor. Porém, para implementá-lo, o primeiro passo é que os diretores estejam presentes. Não há conselho diretor sem diretores. Se eles estão viajando ou cuidando de suas vidas pessoais, o conselho diretor é a teoria que os protagonistas da “era dos nós” conceberam entre 2008 e 2014 : CEOs, dirigentes profissionais, conselhos diretores compostos por diretores ausentes, muitas plumas, muitas alegorias e, na hora H, aquilo que se viu: um clube que mergulhou em incertezas, o que poderá voltar a ocorrer caso os despreparados que até aqui se lançaram como postulantes tenham êxito, pois representam a volta daqueles tempos.

6) A fim de desatar a “era dos nós”, muito de responsabilidade com finanças, amor pelo Vasco, respeito por sua História, transparência e modernidade foram praticados por esta gestão. Não fosse assim, não tínhamos chegado aqui, com dívidas solucionadas ou compostas, fortalecimento da base do futebol, renascimento vigoroso do basquete adulto, recuperação a olhos vistos do patrimônio e retomada dos patamares de negociação com parceiros, patamares aqueles negligenciados pelos doutos da “era dos nós”, investimentos sociais como no apoio aos esportes paraolímpicos, dentre diversas outras medidas. Ou seja, como o sr. Horta se oferece como candidato à presidente do clube com uma plataforma que o público em geral desconhecia em suas atividades.

7) Gostaria de reforçar que todos aqueles que estatutariamente estão aptos a concorrer à presidência do Vasco, podem evidentemente fazê-lo. O problema é que se justifiquem através de argumentos falseados, criados para camuflar outras intenções, ou para que sirvam como desculpa para atos, estes sim, opacos. Fica encaminhado ao Presidente do Conselho Deliberativo, conforme rege o Estatuto, o pedido de licença manifestado, ressaltando que este afastamento de agora para diante, na prática, difere pouco daquele ocorrido “desde a primeira semana”.

Por fim, afirmo que o Vasco tem apenas uma chance de sobreviver para, gradativamente, reencontrar os seus caminhos para o futuro, após a deprimente e destrutiva “era dos nós”: responsabilidade financeira, investimento na base, recuperação de suas estruturas. Até que se possa voltar a investir e reinvestir com robustez. Aquele que garantir o desempenho que tivemos nos quase três anos últimos, pode pleitear administrar esta Instituição com alguma possibilidade de sucesso. Até aqui, não é o caso dos que se colocaram como opção.

Rio de Janeiro, 19 de Agosto de 2017

Eurico Miranda

Presidente

 

21 comentários sobre “Desatando Nós – Resposta à Carta de Fernando Horta

  1. A “era do nós”,quer dizer “nós( os amarelos e parceiros) destruiremos o vasco”.Os sócios tem que abrirem os olhos,porque essa turma não vai descansar enquanto não acabar de vez com o Club.SV.

  2. Lamentável. Os sócios do Vasco, o Vasco, seu presidente e toda a diretoria não merecem esse tipo de tratamento. São pessoas que vivem o clube com responsabilidade, com grande esforço mas sem faltar com o compromisso de colocar o clube livre dos “nós” que jogaram o clube, em seis anos e meio, na condição de terra arrasada.

    Agora mostram não se importar com as consequências para cima do Vasco que atitudes assim tomadas possam ocasionar. Encaminhar uma cartinha de demissão primeiro à famosa flapress tão nociva ao nosso clube e colocar-se como vítima? Vítima de que? Joga-se como se os sócios vascaínos são idiotizados? Um clube com uma história fantástica de lutas contra as perseguições contra os negros, os operários, os imigrantes que não aceitaram a diminuição física e intelectual e muito menos pela cor da pele e capacidade de lutar pelos seus direitos.

    Lamentamos todos NÓS, bravos e aguerridos sócios e torcedores do Vasco da Gama.

    Ilmo. sr. Vice-Presidente o mínimo que o senhor pode fazer nessa hora é uma outra cartinha e apresentá-la ao clube e não primeiro à imprensa, com pedidos de desculpas ao Vasco, ao seu presidente e sua diretoria e principalmente a todos os vascaínos de verdade que tanto merecem o respeito de todos nós

  3. Procede a informação de o José Luis Moreira também rompeu com o Eurico ou, como sempre, a imprensa está tentando enfraquecer a candidatura do Eurico.

    +++++

    Se alguém rompe com Eurico, a campanha enfraquecida não é a dele.

    Casaca

  4. Nenhuma surpresa nessa atitude do sr Horta,seja na forma ou conteudo,particularmente para quem acompanha ha algum tempo o Casaca e mais particularmente ainda,os escritos do Joao Carlos Nobrega.Nenhuma novidade sob o ceu de Sao Januario!Saudacoes vascainas!

  5. Sou sócio do Vasco há cerca de sete anos e um dos pontos baixos da Democracia Cruzmaltina é a ausência de debates entre os candidatos, pois é uma forma legítima de divulgar propostas sobre o Clube. Não me refiro a declarações feitas a imprensa (esta nunca preocupada em respeitar a bela história que temos), mas a diálogos sérios feitos entre pessoas que desejam administrar a nau (oxalá todos tenham boas causas para tanto).

    Lendo as notícias sobre os candidatos, me parece que ninguém esteja a vender ilusões de assumir, imediata e magicamente resolver a dívida, formar ou contratar Romários, Juninhos Paulistas, e Mauros Galvões instantaneamente, montar um time que não só vença campeonatos, mas o faça com grandeza (conquistando-os de modo convincente – como em 97, 98 e 2000).

    Sairmos do discurso populista (promessas irrealizáveis) é ótimo, mas ainda é muito pouco. Gostaria de saber se há um Plano Plurianual para reduzir as Dívidas (e juros), para sermos superavitários todos os anos (e portanto não constituir novas dívidas que não possamos adimplir no mesmo calendário anual), e termos um Clube em bom funcionamento durante as renúncias (sob o argumento de tratarmos do convalescido, não podemos matar o paciente de desgosto).

    Minha crítica não importa em diminuir as evoluções havidas (Basquete, Quadras, Campos anexos, reestruturação etc), mas em ventilar que precisamos ir além, é necessário transparência, e publicizar com minúcias quais são as grandes metas da administração.

    Eu não concordo que qualquer administração possa ser realizada laborando-se, tão somente, com o imediato (“apague-se o incêndio e depois vamos ver no que dá”). Tampouco compreendo a razão pela qual não tenhamos uma política de Clube que vá além das gestões durante o seu curso. Gestores (para ficar mais claro, Presidentes e Diretorias) são suscetíveis a rotatividade, o Clube permanecerá, e deveríamos ter metas comuns que independem dos Fatores Reais de Poder que lá se encontrem. Isso, inclusive, minimizaria danos quando democraticamente se eleja gestores menos talentosos (vide o Caso do RJ: sete mandatos seguidos de Governos tenebrosos, mas que foram democraticamente escolhidos).

    Como só decido meu voto depois de me informar sobre as metas e meios para atingi-las, pediria ao Casaca que desse publicidade sobre o Plano de Administração para os próximos três anos, com detalhes sobre formas de realização e empenho. Há muitos vascaínos sócios como eu que não vinculam sua predileção a pessoas, mas a projetos, e, para minimizar assimetrias informacionais, uma série de colunas informativas sobre o que (como, com que receita, com qual arquitetura) se realizará em 2018, 2019 e 2020 ajudará muito!

    SV!

  6. lamentável é ver esses abutres da mídia safada do brasil,
    pois a eleição no Vasco é indireta, e esses vagabundos só dão informações erradas para os vascaínos de fora do convívio da politica do Vasco…
    nunca fui com a cara desse horta, pois nunca vi ele fazer nada pelo Vasco da Gama….
    Saudaçoes Vascainas a todos que estao ligados no Casaca…..

  7. Sem dúvida não se podia esperar outra coisa desse tipo de gente, igual a turma anterior: só aparecia no clube de vez em quando, mas é preciso que o clube pense grande técnico, pois com esse que taí, não dá! Muda o estilo de jogo o tempo todo. Eu sei que os problemas são difíceis pelo que a turma do MUV fez com o clube, mas creio, de forma humilde, que o Vasco precisa de um técnico mais gabaritado. Com o time que tem, não era para estar onde se encontra. Falta condições financeiras,mas acho que se deve arriscar em um técnico melhor e que não fique inventando. O Vasco jogou bem contra o Palmeiras e o resultado de empate foi injusto. O time deveria ter o mesmo esquema desse jogo e ele resolveu inventar. Outra coisa, o Paulinho perdeu um gol inacreditável quando estava zero a zero. Deve haver alguém dentro de campo para chamar a atenção de quem perde um gol feito, já que o time parece calado em campo. Desse jeito, perdendo gols inacreditáveis, o Paulinho. sem ter a sua atenção realçada, vai ficar na mesmice do futebol que se joga hoje. E isso prova o porque do Romário ter sido o Romário….não perderia aquele gol de jeito nenhum.

  8. Este Horta sempre foi um sujeito pouco confiável. Passou a vida orbitando o Eurico, rodeava o Eurico desde muito antes daquele carnaval de 1998. Mesmo nos períodos eleitorais, quando se fazia mais presente esse cidadão nunca me pareceu confiável. Quando vc pensa que uma vez na vida os bovinos teriam razão ao diagnosticar Horta como um traidor, eis que os bovinos supostamente traídos recebem o maridão infiel dentro de casa prometendo mudar a partir de agora. São esses trouxas que querem dirigir o Vasco. Um trouxa que vê no Horta um suposto “salvador” seria entabado em qq situação envolvendo Globo, Flamengo, Ferj e CBF.

  9. TIME QUE NÃO FAZ GOL NÃO VAI VENCER NINGUÉM
    A meu juízo , o técnico Milton Mendes está totalmente perdido. Só prioriza a defesa e o ataque é uma nulidade a muito tempo. Nem com 3 zagueiros o Vasco pára de tomar gols em profusão . Não dá para fazer experiencias na metade do campeonato. Reparem que nenhum time joga com 3 zagueiros. Se fosse um bom esquema , outros times estariam usando. O Vasco tem de estar equilibrado em todos os setores : defesa , meio de campo e ataque. O Milton só pensa em defesa o tempo todo , e o meio de campo e ataque não funcionam. A bola não para na frente e estoura tudo na defesa. Podem colocar 500 zagueiros atrás que não vai adiantar. Time que não faz gol não vence ninguem!!!
    O medo de perder está atrapalhando , influenciado em escalações medrosas e tirando a vontade de vencer do Vasco. Este não é o Vasco que queremos!

  10. Solenidade bonita a do Vasco na Sede Náutica da Lagoa em comemoração do aniversário do clube, ontem, 21 de agosto de 17. Como é bom quando os amarelos não tentam tumultuar. Deixemos que as confusões fiquem entre eles mesmos principalmente quando a cada dia mais candidatos deles à presidência são anunciados pela NetVasco que funciona como uma espécie de porta-voz deles…

  11. Queria acrescentar mais uma coisa na bonita comemoração que o Vasco realizou na Sede Náutica pelo aniversário do clube. A presença de muitos netos! Na entrega de um escudo especial indicando 50 anos ininterruptos como sócio do Vasco um avô todo sorridente rodeado pelos netos recebeu esse escudo nas mãos do presidente Eurico Miranda.

    Os netos do Vasco vão querer que na entrega de São Januário de volta a eles, que a justiça e polícia não os considerarão mais bandidos safados, que o estádio esteja cheio dos avós e os netos e cantarão antes de começar o jogo o hino do clube e o grito de trinfo: o CASACA. Se vai ser heroico e emocionante, claro que vai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *