Nota
19

Alma lavada

 

Se havia alguma dúvida da capacidade do elenco vascaíno para este Campeonato Brasileiro ela cessou hoje de forma definitiva e inquestionável.

O Vasco atuou com três atletas reservas na defesa, o segundo volante Wellington, substituiu a Douglas, Escudero a Nenê e foi o artífice do primeiro gol marcado pelo Vasco, Wagner comprovou o que todo mundo já sabia: tem bola para ser o titular do time, enquanto na frente o fabuloso Thales deixou o dele, marcando até aqui dois gols em duas partidas nas quais atuou como titular na competição.

Com o que tinha em mãos hoje, Milton Mendes indubitavelmente escalou o Vasco muito bem. As alterações também foram corretas. Ressurge Guilherme, grande destaque do time em vários momentos durante o Estadual, surge Paulo Vitor nos profissionais com um golaço, após uma bela jogada pouco antes. Finalmente foi ele escalado numa circunstância boa de jogo para apresentar seu futebol.

Vale ressaltar ter Paulo Vitor sido tirado do Fluminense três meses antes de completar 16 anos, após ter também sido tirado do Vasco para o tricolor nos tempos sombrios em que as bombas explodiam o Vasco, perdendo o clube atletas como Jorge, Kennedy, Marlon, todos eles vendidos por seus últimos clubes com valores expressivos de negociação.

E estreou Paulinho, um garoto artilheiro, este sim no momento certo. Com o Vasco à frente do marcador. Dará muitas alegrias.

Vamos relembrar aos boquirrotos todos que o filho do presidente Eurico Miranda coordena a base do Vasco. Não, ele não trabalha sozinho. Isaías Tinoco, o “ultrapassado”, é um dos maiores incentivadores dessa base do Vasco e seu aproveitamento, outros profissionais se dedicam e brigam pelo clube diariamente e o grande culpado disso tudo, Eurico Miranda, investiu na reconstrução da Pousada do Almirante, tirou a base de Itaguaí e devolveu-a para sua sede principal, investiu no CAPRRES da base, com custos absorvidos pelo Vasco, após a construção do CAPPRES para os profissionais, e conta também com um Departamento Infanto-Juvenil conquistando títulos e vitórias expressivas em mais quatro categorias no campo e outras no Futsal, fazendo o clube voltar a respirar ares higienizados, após o lixo ter ido embora de São Januário e recolhido por caminhões que de nossa sede tiraram 20 toneladas dele, dias após a posse da nova gestão.

Após o jogo, as bombas anti-Vasco explodiram de raiva em seus quartos, enquanto a baba do ódio escorria por seus rostos. Pobres rostos.

O que se fez com o clube no último sábado, de maneira consciente e coordenada, não se faz com o pior inimigo. Os irresponsáveis executores daquele absurdo deram não um tiro no pé da turma do contra, mas sim uma bomba no pé dela.

Quanto à oposição, comportamento pífio após o episódio, sem conseguir (sabe-se lá por que motivo) defender o Vasco contra a agressão sofrida por São Januário e pela instituição. Façam 50 reuniões com as peças que levaram o clube ao caos entre julho de 2008 e dezembro de 2014. Quanto mais tais peças aparecerem em fotos, entre sorrisos e abraços, mais os sócios lembrarão do que se trata e como se misturam.

O fomento ao ódio, o discurso do ódio, o incentivo ao ódio levaram à uma ação odiosa contra o Vasco, e quem tenta salvar os autores da atitude pérfida, calhorda, cretina, aviltante, se achando no direito de jogar bombas no Vasco, em São Januário, na direção do clube, no seu verdadeiro torcedor, com o cheirinho fétido de seus estúdios, e o nível paupérrimo de suas colunas insanas, ou matérias convenientes, bem como opiniões cínicas, na verdade só comprova quem está do lado certo, pelo bem do Vasco e quem está do outro lado, bombardeando-o.

A agressão mais vil a todos nós seria mesmo a agressão ao nosso patrimônio, que, por sinal, todos os sócios presentes nas sociais do clube preservaram, com os seguranças regulares, irregulares, etc… porque ali respeitou-se o Vasco.

E nem de longe pensem ter o torcedor sentado no setor das arquibancadas desrespeitado o clube. O número ínfimo dos que detonaram toda a confusão não são a massa presente ao jogo, envolta num clima incendiado pela ação desmedida da polícia no episódio, a mesma incapaz, segundo ela própria, de garantir segurança para se ter um jogo em São Januário com portões fechados em função do entorno, que segundo consta é responsabilidade do poder público cuidar.

Todos os que apostaram no fim do Vasco no Campeonato Brasileiro de 2017, entretanto, caíram literalmente de quatro e o Vasco pela primeira vez na história, desde 1995, portanto após 22 anos, conseguiu derrotar o Vitória, da Bahia, em seu estádio.

O Vasco é grande. Gigante! O Vasco é vencedor! Foi uma noite emblemática, de uma data que ficará na história do clube, ocasião na qual a alma dos seus torcedores em geral, independentemente de quaisquer posicionamentos políticos, contra ou a favor da gestão, foi lavada, simplesmente pelo fato de que o nosso clube deu uma demonstração em campo de sua força, com superação, dedicação, competência e talento. Para o torcedor vascaíno legítimo isso é Vasco.

Ponto.

Casaca!

19 comentários sobre “Alma lavada

  1. Coluna belissima. Expressa o nosso sentimento, neste verdadeiro mar de odio contra a instituicao. Parece que foi a primeira vez esse ano (pra falar so desse ano) que vimos isso em estadio de futebol. Mas a maneira como isso foi tratado, punido e sentenciado, demonstra oportunismo, rancor e desforra em uma diretoria, que ainda luta para recuperar o clube financeiramente, moralmente e tecnamente. O Vasco e grande e vai superar mais essa, o duro e tudo isso estar acontecendo, apoiado e financiado por pessoas que se dizem Vasco e que ainda querem assumi-lo.
    Vamos Vasco, somos muito maiores que essas pessoas.
    SV

  2. Alma Lavada. Parabéns ao Presidente do Vasco Eurico Miranda pela recuperação em todos os sentidos da base Vascaína, nosso presente e futuro.

  3. Muito boa coluna. A não ser que me engane, escrita por Sérgio Frias.
    Ainda que não seja, claro, não tira o seu brilho.
    Embora entenda que, naquele outro site, pseudo vascaíno, irão detoná-la.
    É a parte da, também pseuda, torcida pautada.
    Pautada pelo momento desde sempre dos que sempre estiveram rivalizando com o Vasco. Desde que me entendo como gente.
    Enquanto isso aguardo avaliações, julgamentos e penalizações equitativas com a dupla ocorrência no Beira Rio.
    Não para simplesmente ver a caveira de um clube rival desportivamente. Apenas para que não fique patenteada a perseguição de órgãos quiçá também pautados pelo sistema anti-Vasco.
    Vamos lá CBF, STJD, PF (no tocante aos seguranças do clube Internacional, estarão em dia?), ESPN, UOL, Globo Esporte… Mostrem-nos que não é “pessoal” a questão.

  4. “Isso é Vasco!” Brilhante mensagem do CASACA aos netos vascaínos, às crianças vascaínas!! É grande pra caramba. Gigante dos gigantes.

    “Isso é Vasco”! Brilhante mensagem de advertência do CASACA à oposição amarela. Não tentem outra vez destruir o clube porque não conseguirão. É grande demais, ele é o Gigante dos girantes.

    “Vasco é Vasco”! Brilhante mensagem do CASACA aos que duvidaram que o Vasco não possui garotos e um plantel de base que precisa ser estudado e referenciado como um dos mais extraordinários da história do nosso futebol. Acrescentaria que há muito mais dos que foram citados aqui. Até um garoto de 16 anos já foi lançado essa semana.

    Que os que decidem “punições” respeitem o que é o Vasco. Um clube de paz, de família, de crianças, de muito netos, de avós alegres e felizes. Respeitem o que ele é e foi, sua história magnífica em defesa dos excluídos, contra o racismo e de paz. Puna os bandidos e não os nossos netinhos com seus avós.

  5. COLUNA QUASE PERFEITA. Só discordo de uma frase em que o gentil articulista, generosamente, não quis criar polêmica, mas eu, com todo nojo que sinto, preciso expor minha divergência. A frase que discordo é a seguinte “Foi uma noite emblemática, de uma data que ficará na história do clube, ocasião na qual a alma dos seus torcedores em geral, independentemente de quaisquer posicionamentos políticos, contra ou a favor da gestão, foi lavada, simplesmente pelo fato de que o nosso clube deu uma demonstração em campo de sua força, com superação, dedicação, competência e talento”. Não, caros Casaquistas, infelizmente, nem todos ficaram com a alma lavada, pois, embora não generalize, muitos membros da oposição ou oposições ao Vasco, não lavaram sua alma, muito pelo contrário, esses, envolto em ódio e na certeza de que seus interesses particulares são prejudicados a cada vitória do time de futebol, ficaram frustrados, decepcionados, irados com essa volta por cima, pois para eles, quanto pior o time de futebol estiver, melhor. Só chamo atenção do quadro social para esse fato. Aqueles que se intitulam oposição torcem contra o Clube na esperança de angariar dividendos políticos e são esses que querem administrar nosso Clube. Lembre disso sócio quando for votar, pois quem ama o Vasco de verdade, luta e dfende o Clube em qualquer situação, seja quem for que esteja a frente da Instituição, gostemos ou não dele. O amor ao Vasco tem que ser sempre superior a tudo terreno, e, infelizmente, essa gente, tal como demostraram no último sábado, não sabe o que é amor, não sabe o que é ser Vasco e nem honram aqueles que no passado construíram o Gigante que somos hoje.

  6. Garotos de personalidade que partem pra cima tentando sempre passar pelo adversário e não com joguinho para trás como parece ter contaminado o futebol atual.

  7. o jogo de ontem foi muito importante para a definição do elenco. daqui pra frente o Vasco precisa de regularidade e não invencionices
    Guilherme Vagner, Ramon e escudeiro mostraram que podem ser titulares….

    sobre o episódio de sábado. sabemos que o tratamento da imprensa dado ao Vasco e diferenciado. não temos apoio. exploram com a clara intenção de prejudicar o clube. a flapress e velha conhecida de todos….
    quem matou o torcedor foi a pm. que aliás estava com a arma em punho dentro de São Januário….. informação da rádio tupi

    vamos em frente…Vasco!

  8. De Alma lavada!! grande vitoria… mais a luta continua, e o clube precisa muito de sua torcida.

  9. Mas a luta continua, e ela é árdua, constante, ininterrupta. Portanto, que o jogo de ontem seja o 0,0001% do que precisamos e podemos para resgatar verdadeiramente o Vasco, mas já é um início… Tmj!

  10. Vitória 1 x 4 VASCO da GAMA!

    Foi REALMENTE uma VITÓRIA EXPRESSIVA de LAVAR AS NOSSAS ALMAS, e RESGATAR o nosso AUTO-ESTIMA e a nossa AUTO-CONFIANCA!

    Essa Vitória, foi pra falar a boca dos Agourentos de Sempre, e dos AMARELINHOS, SEM-VERGONHAS, SEM-CARATER,,e da dita oposição oportunistas em que no último sábado promoveram uma AUTÊNTICO ATENTADO TERRORISTA, EM SAO JANUÁRIO, com a finalidade de assasinarem as nossas ALMAS VASCAÍNA!

    Pude acompanhar esse jogo pelo meu aparelho de Smartphone a partida a partir do Segundo Tempo, quando já estávamos vencendo esse jogo por resultado parcial de 2 x 1 a nosso favor e a TV ainda reprisava o segundo gol marcado pelo BALOTHALLES e que PINTURA, o DRIBLE que ele aplicou no goleiro e quando eles está bem fisicamente ele Sempre será o THALLES que o conhecemos e que seja o THALLESNTOSO que a TUA IMENSA TORCIDA BEM FELIZ que o CONSAGROU e que os ABRAÇA!

    E O TERCEIRO GOL do PAULINHO?
    TAMBÉM FOI UMA OBRA DE ARTE DE UM GÊNIO MATADOR DA ÁREA E COM UM BELO VISÃO DE JOGO ME FEZ LEMBRAR DO BAIXINHO ROMÁRIO!

    GUILHERME COSTA!, OUTRA JÓIA SAÍDOS DAS NOSSAS DIVISÕES DAS BASES E TUDO COM AS LETRAS MAIÚSCULAS COM AQUELE ORGULHO VASCAÍNO IMENSO!

    FELICIDADE! TEU NOME É VASCO!
    ENQUANTO HOUVER UM CORAÇÃO INFANTIL O VASCO SERÁ IMORTAL!

  11. Foi uma vitória grandiosa. Ainda é cedo para falar, mas onde estavam aqueles que diziam que o Vasco era favorito para ser rebaixado? E onde está o mal-agradecido do Dé, que vivia dizendo que na base, o Vasco não iria buscar nada para o time principal?

  12. A vitória aconteceu no momento certo! A torcida vascaína merece um grupo com a cara do Vasco: cheio de meninos formados no clube e jogadores aguerridos e corajosos! Precisamos qualificar a zaga para conseguirmos uma vaga na liberta e, principalmente, usar a grana da vebda do Douglas para investirmos cada vez mais na estrutura do clube!!

  13. Quando você vê base do vasco jogando , fazendo gols e comemorando como se fosse torcedores , você vê um resgate nítido de toda a origem! Base do Vasco sempre foi feita em São Januário , é lá que formamos jogadores torcedores ! Parabéns a diretoria da base pelo excelente trabalho!

    Saudações Vascaínas !

  14. O Vasco é GIGANTE!!!! Essa foto é bem emblemática, tenho muita fé no Thalles, ele ainda nos dará muitas alegrias, anotem!

  15. Essa base pode dar muitos frutos , lembra um pouco a safra do Pedrinho Felipe e etc , mas com mais gente ,E agora sem torcida vai ser ideal para colocarmos a base sem nenhuma pressão do torcedor! A base jé é motivada por ela mesmo!

    Saudações Vascaínas !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *