História
5

Pela manhã, 50 anos depois

No dia 17 de dezembro do longínquo ano de 1967, o time profissional do Vasco fez sua última partida oficial, em São Januário, atuando pela manhã, mas com uma pequena diferença de horário em relação ao jogo deste domingo. O chamado “Clássico da Paz” começou às 10 horas.

Naquela oportunidade, em confronto válido pela última rodada do Campeonato Carioca, para cumprir tabela apenas, a equipe cruzmaltina empatou com o América pelo placar de 0 x 0.

O jogo foi até bem disputado. Cada equipe acertou a trave adversária uma vez. Eduardo pelo América e Valfrido pelo Vasco.

O árbitro José Gomes Sobrinho deixou de marcar um pênalti para a equipe da casa, cometido sobre Nei Oliveira, e na sequência do lance Valfrido perdeu gol feito, cara a cara com Rosan.

Mesmo com lances de emoção e razoável movimentação dos atletas, ao fim da peleja houve vaia geral para as duas equipes, muito mais pela performance decepcionante delas no campeonato como um todo, do que pela qualidade do espetáculo matinal.

O melhor jogador do chamado “Clássico da Paz” foi Ica, meia da equipe americana e para um público de 1.702 pagantes os dois times se apresentaram com as seguintes formações:

Vasco – Pedro Paulo; Jorge Luís, Sérgio, Major, Oldair; Paulo Dias, Danilo Menezes; Nado, Valfrido, Nei, Averaldo Silva.
Técnico: Ademir Menezes

América – Rosan; Sérgio, Alex, Aldeci, Dejair; Tadeu, Ica; Gilson, Antunes, Edu, Eduardo.
Técnico: Evaristo de Macedo

Que venha, quase 50 anos depois, uma grande vitória vascaína contra o Bahia para deixar o almoço de domingo muito mais saboroso.

Casaca!

5 comentários sobre “Pela manhã, 50 anos depois

  1. Interessante esse horário,

    Na década de 50 eram muito comuns os jogos pela manhã.

    Há um público muito grande para essa programação matutina. De maio a setembro ou outubro poderia ser utilizado pelo clima mais ameno nesse horário. Ia-se ao jogo, almoçava com a família ou no estádio depois e emendava nova programação coma família à tarde. Seria um dia agradável assim.

  2. VENDO ESSA FOTO TENHO UMA CERTEZA…NÃO É SÓ UM ESTÁDIO DE FUTEBOL…É A EXTENSÃO DO MINHA CASA…POR ISSO NOS ODEIAM TANTO….

  3. Sábado que vem estarei no nosso Caldeirão torcendo pelo Vascão contra o Fluminense, porque clássico tem que ser em São Januário.

  4. E todas as vezes que olho pra essa fotografia, ou quando assisto os jogo ao vivo direto da NOSSA CASA O HISTÓRICO, MONUMENTAL e MAJESTOSO CALDEIRÃO GIGANTE da COLINA só é UM GRANDE MOTIVO de ALEGRIAS e FELICIDADES para MIM.

    YES, WE HAVE BEAUTIFUL HOME!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *