Início Colunas Os meios e os fins

Os meios e os fins

 

Um blogueiro, ex-jornalista, assina texto reproduzido pelo GloboEsporte.com ontem em sua página dedicada ao Vasco com o título “Coleção de Fracassos”.

Trata-se de mais do mesmo. Um campeonato brasileiro por começar, apostas ansiosas no fracasso do time de futebol e a volúpia em desqualificar a trajetória do atual Presidente do clube. A fórmula é surrada: as dívidas são culpa d’Ôrico, as glórias pertencem a outros. 

O que impressiona é como esta gente não consegue se reinventar. Se não, vejamos.

O sujeito que assina o texto, ex-jornalista, atual blogueiro, é o mesmo cidadão que tentou fraudar as eleições do Vasco em 2006, em parceria com a então oposição e o seu empregador, através de um voto irregular. Usou das prerrogativas de jornalista de um diário esportivo que cobria o processo eleitoral no clube para driblar as barreiras de verificação de cadastro e, com carteira vencida, votar. O que para ele, para o seu empregador da época, para a então oposição, composta pelos parceiros de Sérgio Cabral, e para o promotor Rodrigo Terra, configurava fraude passível de anulação do pleito. Pode ser. Fraude cometida pelo jornalista, seu diário e demais participantes da farra.

Entende-se, portanto, que o autor escreve com apetite político e pessoal. Político porque o passado o condena. Foi instrumento, ferramenta, de gente disposta a tudo para assumir o Vasco, os amigos do Cabral. Sendo instrumento, sendo ferramenta, cometeu um grave desvio ao tentar corromper intencionalmente um processo eleitoral valendo-se das facilidades que então dispunha. 

Pessoal porque, para a imprensa esportiva, especialmente na figura de alguns medíocres representantes, eles sim fracassados, bater no Eurico é escada. 

Pois é: dizem que Eurico é arcaico, não evoluiu, parou no tempo. Mas os que assim bradam com maior entusiasmo estão longe de terem progredido. Adotam velhas fórmulas, recorrem a antigas retóricas, tentam escalar as paredes do limbo  com a criatividade de um ramster que corre na sua rodinha gigante na gaiola de qualquer redação. Triste.

Resta lamentar que o GloboEsporte.com se preste a ceder espaço a isso. Porque não se trata de opinião. É panfleto. Faz parte de um antigo jogo de poder. Que utiliza gente do tamanho do blogueiro para prosperar. Isso, exatamente isso: alguém que se permite usar para participar de uma irregularidade sob a visão de que os fins justificam os meios.

Abraço

João Carlos Nóbrega de Almeida

17 comentários

  1. A mídia suja e podre sempre causa prejuízos ao VASCO.

    Um elemento a mais, é que o comportamento da ‘imprensa’ que reduz o VASCO também serve para dar suporte aos recorrentes ‘roubos’ de arbitragem contra o VASCO.

    Os árbitros sentem (talvez sejam orientados – quem sabe?) que estão livres para prejudicar o VASCO em casa ou fora.

    Vamos ganhar VASCO.

    • Isso acontece desde que Eu me entendo por gente. Estou para fazer 48 anos (10|06) e acompanho futebol (o Vasco) desde 1976, naquela Decisão da Taça GB com as defesas do Mazzaropi e o pênalti do Luiz Augusto… Nada mudou.

  2. É uma pena, pois o país enfrenta uma crise moral e ética sem precedentes e esses sujeitos continuam a cultivar a fórmula de idiotas para idiotas.

    Seria uma felicidade enorme se a torcida do Vasco fosse feita de bocós, o que não é, como a maioria de qualquer clube de enorme popularidade.

    A dúvida seria se esses idiotas agem de má fé ou por oligofrenia mesmo.

    Amarelos, pessoal do Neto, NetV vocês não vão vencer o Vasco.

  3. Bela coluna. Essa gente nao aprende. Credito isso ao desespero, pois os amigos do Cabral e os amigos dos amigos, sabem que nao tem nenhuma chance e apelam para praticas mais antigas do que o propalado atraso do atual Presidente. Pra frente Vasco. Nao precisamos dessa gente, precisamos dos vascainos, para voltarmos a disputar os campeonatos pra ganhar. Chega de luta contra rebaixamento, ou de voltar pra serie A, espero voltar a lutar por titulos, la em cima da tabela. Nao vamos perder tempo com gente desse nivel, e sim ficar atentos a arbitragem, essa nos atrapalha e ajuda o queridinho da midia. Comecar com luta, garra e organizacao, pra fazer uma bela campanha.
    Por falar em reforcos, Paulao nao. Nao daria pra trazer o Dede, mesmo que esteja 70% e muito mais que os 100% do Paulao, esse rapaz e muito fraco. Dede e Anderson Martins, Bruno Paulista no meio com Douglar e mais um jogador na frente, junto com Luiz Fabiano e Nene e faremos boa campanha. Atacante de velocidade e forca como o Keno , Vitinho ex botafogo, Alisson do cruzeiro.
    SV

  4. O MUV/CUzada/FAF, por sua vez, dependem da Flapress, Venus,Platinada, para se manterem e vice-versa como uma cadeia alimentar onde os jacarés da Amazonia ou do Pantanal Mato-Gossense dependem das piranhas, para se alimentar, e as Anacondas dependem dos jacarés, Piranhas, que é o seu predador natural, das Capivaras e das Pacas.

    A mídia parcial marrom, vem com suas adivinhações e suposições, até parece Os Pais-de-Santos dos Terreiros de Candomblé que prometem FELICIDADES, RIQUEZAS quando ele mesmo vive em uma pindaíba brava.

  5. Mas é óbvio. Os amarelos não jogam limpo. São perigosos nas safadezas que fazem sem escrúpulo algum.

    Há uma briguinha entre eles. Vão com 1 candidato ou 10 a 12 . Todos amarelos e capazes de fazer qualquer bandalheira sem ética e muito menos qualquer amar ao Vasco.

    Como os vascaínos de verdade já sinalizaram. Nem com 1 ou 10 crápulas não prejudicarão mais o Vasco como fizeram em 6 anos e meio.

  6. Mas é óbvio. Os amarelos não jogam limpo. São perigosos nas safadezas que fazem sem escrúpulo algum.

    Há uma briguinha entre eles. Vão com 1 candidato ou 10 a 12 . Todos amarelos e capazes de fazer qualquer bandalheira sem ética e muito menos qualquer amor ao Vasco.

    Como os vascaínos de verdade já sinalizaram. Nem com 1 ou 10 crápulas não prejudicarão mais o Vasco como fizeram em 6 anos e meio.

  7. Para mim o pior não é essa gente travestida de imprensa pois pelo menos eles não se deniminam “vascainos”. O pior para mim, extremanete pior, é essa corja que denomina “vascaínos” mas o dia a dia deles é torcer contra o Vasco, é desejam o mal do Vasco é se entusiasmar com qualquewr resultado adverso do Vasco. Essa turma de fanfarrões quer usar o Vasco e nós já sabemos o resultado caso eles tenham a oportunidade de se apropriar do Vasco como fizeram em um passado recente. O bom é que esses inescrupulosos NUNCA MAIS terão essa chance porque o quadro social do Vasco, em sua extensa maioria, não vai permitir isso. Para eles sõ vai restar o sorriso de hiena em caso de tropeço e a frustração de ver o Vasco Vencedor retornando a todo vapor.

  8. João, bela coluna (como sempre). Sabemos que são contra o Vasco e temos que calá-los em campo, o que está difícil acontecer pelo que vi ontem em campo contra o Palmeiras. O campeonato está apenas no início e jogamos contra um dos favoritos ao título, mas a diretoria precisa agir.

  9. Caros amigos
    A julgar pelo que vimos na derrota para o Palmeiras , pode-se perceber que o nosso elenco precisa de reforços urgentes. A nossa zaga é terrível. Jomar estava totalmente perdido. Afoito, desesperado , afobado , estabanado. Nosso lado esquerdo virou uma avenida. E nosso ataque ficou totalmente isolado. O Luis Fabiano precisa de ajuda. Sozinho , não dá para brigar com 2 a 3 zagueiros. E até o meio de campo vai precisar de um jogador a mais para armar , um meia atacante. Só o Nenê é pouco.
    Abraço

  10. Joao, como sempre, seu texto retrata toda a realidade desse desempregado. Claro, quando o profissional vem com essa coisa que criou um blog, significa dizer que tomou um pe’ no traseiro na empresa onde puxava o saco do empregador, chefe, editor, etc e tal. Por incompete^ncia , sendo mal intencionado e vendido aos oportunistas de planta~o que so’ causaram muito mal ao Clube no periodo em que o desadministraram, procura um gancho para aparecer. Esse camarada precisa de patrocinador e, com certeza, busca nessa turma sem pudor ‘etico um ponto de apoio para ganhar a migalha de cada dia, pobre diabo. Essa gente que, ao inv’es de reunir for,cas para recuperarmos o Vasco da fase negra e obscura da qual participara, fica fazendo picuinha barata, como opositores de gre^mio de jardim da infa^ncia, sem embasamento e com futilidades. Eurico sempre.
    (Teclado com defeito)

  11. A derrota diante do Palmeiras fpi assintomática. Revela que nosso time carece de jogadores de mais qualidade sobretudo em determinadas posições. Isto envolve a zaga , a ala esquerda , o meio de criação e o ataque. É preciso escolher jogadores de qualidade para ocupar essas posições. O Brasileiro é altamente competitivo.O Romário sempre afirmou que o Brasileiro é a competição mais disputada do mundo. E o Milton Mendes é um excelente treinador. Se errarmos na avaliação e mandar o treinador embora será um grande erro. Temos de contratar bons jogadores , dispensar outros e dar toda ajuda ao Milton. O time foi bastante competitivo diante do Palmeiras mas falta muito ainda. Mas o trabalho está sendo bem feito. Estamos no caminho certo.

  12. Insatisfação dos jogadores , ou de alguns jogadores com o trabalho do Milton Mendes , salarios atrasados , brigas , clube em estado de insolvência , etc…. Estes são algumas das notícias da semana vindas da mídia tradicional anti-Eurico , de blogs , de sites e de outros meios. Podem apostar que vão tumultuar o ambiente no clube o máximo que puderem. Querem que o clube brigue na parte de baixo para com isso enfraquecer as chances do Eurico se reeleger. Vai ser um inferno. Nossa direção tem que blindar o clube dos predadores. Trabalham politicamente contra o clube plantando informações falsas , ampliando algo ruim 1000 por cento , criticando descriteriosamente. O elenco precisa de paz. Nosso treinador precisa de tranquilidade para trabalhar e o grupo precisa dar apoio a ele. Vi um elenco muito determinado e com forte pegada na partida contra o Palmeiras. A goleada foi um exagero. Deu-se por erros bisonhos e grosseiros. Mas já há um comprometimento maior em campo. Reforços virão. Todo o apoio tem de ser dado ao Milton que é bom treinador. Confio no trabalho. E quem estiver insatisfeito , seja quem for , que peça para sair. O Vasco está acima de tudo!

  13. Parece que o tal blogueiro é especialista em vender o seu nome, ou a sua profissão, para benefício próprio ou de outrem. No caso da eleição vascaína de 2006, usou de carteira falsa para ajudar os amigos de Dinamite e Sérgio Cabral a invalidarem uma eleição limpa; agora, parece estar terceirizando a sua profissão com alguém da Globo .Com, e a qualquer outro inimigo do Vasco, que lhe apareça. Parece que faz isso tudo por dinheiro, senão é por ódio ao Vasco e, claro, ao Presidente Eurico que não deixa apequenar o Vasco, como fez o Dinamite e outros amigos de Sérgio Cabral.

Responder