Coluna do BeneméritoColunas
15

Vale ou não vale?

Nas últimas horas, com incentivo de grande parte da mídia, torcedores entraram num debate se o Vasco x Flamengo, semifinal da Taça Rio, valia ou não.

Debate fora de questão se tivermos um mínimo de conhecimento:

1 – Erro do regulamente à parte (os campeões de turno deveriam ter vantagem nas semifinais do estadual), Vasco e Flamengo decidiam uma vaga para disputar a final da Taça Rio, que dá um prêmio de 1 milhão de reais (150 mil pela semi e mais 850 mil pelo título)

2 – Um Vasco e Flamengo envolve torcedores de todo o País. A Globo optou pelo Pay Per View porque quer mais vendas do pacote futebol, importante receita para os clubes (só o Vasco receberá este ano pouco mais de 35 milhões de reais de PPV).

3 – O vencedor (no caso o Vasco com o empate) garante vaga na final no próximo domingo, que terá transmissão da TV Globo para o Rio e mais 14 ou 15 estados. Isso significa retorno ao patrocinador do clube na medição que é feita pelo Ibope-Repucom. Quanto mais retorno o clube dá mais pode cobrar no ano seguinte. O Vasco está entre os 5 de maior visibilidade. Os jogos na TV aberta também são importantes.

4 – Os jogos do campeonato carioca em TV aberta são vistos em mais estados brasileiros, o que garante visibilidade aos clubes do Rio.

5 – Vasco e Flamengo têm uma rivalidade centenária, que vem do remo, passa pelo crescimento do Vasco na década de 20 e muito mais. Essa rivalidade se espalha pelo Nordeste, Norte, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina, principalmente.

6 – Tirando os meninos brancos de classe média que comentam atualmente na televisão, o povão quer muito brincar com o adversário no bar, na padaria, no trabalho. É a essência do futebol. Isso vale para os dois lados.

7 – Um time tem uma folha salarial no futebol de 4 milhões/mês. O outro de 12 milhões/mês. E o que gasta menos só perdeu 1 jogo dos últimos 12 eliminando o rival em 4 competições desde 2015. Essa é a magia do futebol. Há fases assim, o que não significa que durem para sempre.

8 – Por último, contra o Vasco (e Eurico em particular) prevalece o jornalismo de guerra. O clube recupera patrimônio, paga dívidas, está em dia com impostos e salários, mas tudo é retratado como ruim. Não pode investir hoje no futebol o que gostaria, mas vai aumentar um pouco a cada ano.

Em resumo Vasco e Flamengo sempre vale. O resto é bola de gude no carpete.

Marco Antônio de Amorim Monteiro
Grande Benemérito
Vice-Presidente de Marketing do Club de Regatas Vasco da Gama

 

 

15 comentários sobre “Vale ou não vale?

  1. Marco Antônio há um outro fenômeno que tenho observado quanto às torcidas.

    Refiro-me ao aumento considerável da presença dos negros nos estádios e nas participações do clube.

    Isso é muito bom, principalmente em ver famílias participando da vida do Vasco e reconhecendo que o Vasco é popular e defensor histórico deles nos esportes de um modo geral.
    Vasco é popular como sempre diz o nosso presidente Eurico Miranda e seu gigantismo está cada vez mais robustecido com a adesão dos trabalhadores simples e dos negros sempre vítimas do racismo e da elitização como querem os exploradores do nosso futebol.

  2. Se fosse campeonato de cuspe à distância valeria e muito…eliminar o rival em qualquer competição é muito bom.

  3. Caso os mulambentos se classificasse aí para a imprensa valeria muito a classificação, iriam dizer que é uma vergonha o Vasco ter sido desclassificado pois ir pra final do Campeonato de Segundo Turno mais importante do País tem uma importância Mundial e blá, blá, blá! Mas como foi o rival dos mulambentos que se classificou passa a não valer nada o Campeonato. Essa imprensa anti-Vasco me dá pena! Quero que essa floburubu se exploda, sou mais Vascão! Chupa flapress! Eurico Miranda Sempre! Eurico Miranda Neles! Dá-lhe Casaca, Dá-lhe Vascão da Gama! Chorem amarelos, chorem mídia podre esportiva!

  4. LÓGICOI que VALE SIM!

    É uma DISPUTA CAMPEONATO a PARTE!

    Essa Flapress vem com esse ¨ME ENGANA que eu GOSTO¨ e o ¨Queridinho¨ deles AFINAL é o ROUBADO é MAIS GOSTOSO, e tentam de todas as formas diminuir os nossos MÉRITOS e até uma disputa no PALITINHO VALEM SIM!

    Ora, o que diria do Superclassico Argentino BOCA JUNIORS x River Plate, Barcelona x Real Madrid, Milan x Internazionale , GRE-NAL, BA-VI ?

  5. teremos certeza que valeu e que doeu neles, sempre quando a flapress vier com a pauta de que não vale nada…..

  6. Não vale para os que não se classificaram. Claro, agora estão dizendo: “Eu não queria mesmo”, mas e se tivessem se classificado o discurso seria o mesmo?

  7. Bota aí. O bicampeonato mundial do Vasco (53/54) vale! O único que eles dizem que tem não vale. Foi conquistado com falcatruas segundo o próprio presidente deles na época.

  8. Coloca aí. O único hexacampeão invicto do Rio, o Vasco, vale. O deles não vale porque realmente não têm porcaria nenhuma.

  9. Bota aí. Nas últimas 12 partidas disputadas o Vasco só perdeu uma. Vale. Eles em 12 partidas só ganharam uma. Não vale pois foi roubada.

  10. A imprensa deles, praticamente toda ela chora dessa maneira (até o Netinho) pois o Vasco é superior como clube. Vale a afirmação. Eles nem estádio tem. Têm um na Ilha do Governador com uma cratera gigantesca no campo que não serve para nada isto é: Não vale para nada.

  11. Sugestão como volante : PAULINHO DIAS , que está emprestado pelo Atletico Paranaense ao Joinvile. O Milton Mendes até deve conhecer este jogador que se destacou pela Chapecoense quando subiu para 1ª divisão.
    É um volante moderno , que sabe sair para o o jogo , chega ao ataque e até faz gols.
    Casaca!!!

  12. Essa palhaçada já deu no saco! Um rapaz de mídia, deve ter alguma cultura acadêmica, tem obrigação de ter boa cultura geral, mas ignora coisas básicas do futebol profissional. Marco Antônio Monteiro já resumiu bem, incrível como um jornalista e vascaíno ignora tudo. Porra, além de todo componente de rivalidade tem o lado financeiro!! Primeiro saindo vitorioso numa partida tradicional transmitida em todo Brasil pela TV fechada, isso é retorno em divulgação, agora um jogo contra o Botafogo em TV aberta pra milhares de cidades, mais retorno ainda, e se campeão ainda faturar mais 850 mil de prêmio, e mais a divulgação e retorno nas midias em caso de conquista. Isso é pouco? Nesse caso CONCORDO com Eurico em proibir a entrada da ESPN Brasil

  13. As pessoas não entendem que hoje em dia a audiência nesses jogos gera visibilidade , que na verdade é o marketing do clube ,. A tv transmite esses jogos para todo o país com isso a torcida fica mais forte , vende mais produtos , patrocínio fica satisfeito com a visibilidade , sem contar nos prêmios .Nesse caso o campeonato carioca mesmo bagunçado gera muita receita para o Vasco.

  14. No momento em que os vascaínos estão vibrando com a conquista da Taça Rio e se preparando para o Carioca vem amarelos com um dos porta-voz deles e querem tumultuar o ambiente com coisas incríveis.

    Perguntem a algum neto dos vascaínos de verdade se queriam ter um amarelo para avô ou o velhote gagá do time do Neto deles.

    Essa semana vai ser de perseguição ao Vasco.

    Mas vão ter que aguentar o campeão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *