ColunasRodrigo Alonso
12

Tudo Friamente Calculado

 

O engenheiro Horácio Nelson Wendel se dedica a encontrar erros e virtudes nas tabelas de campeonatos. Já fez várias sugestões de melhorias para diversos torneios. Foi um dos mentores das primeiras configurações do Brasileirão por pontos corridos, em 2003. Tentou como pôde alertar a turma da Primeira Liga para os equívocos deste ano. Já infernizou a Federação Paranaense de Futebol para ajustar falhas grostescas…

Mas desta vez, o catarinense Wendel ficou espantado. “A tabela do Brasileirão 2017 é toda feita para o Flamengo ser campeão. Um absurdo”, avisa ele. O engenheiro não se conforma com a falta de critérios da CBF para confeccionar a ordem dos jogos. “A tabela da Serie A 2017 tem parcialidade clubística flagrante, tem todos os ingredientes para um desinteresse técnico e comercial da competição”, avisa, indicando 73 erros no total.

Veja os erros achados por ele

1) Na parcialidade clubística, o Flamengo joga cinco vezes seguidas na cidade do Rio de Janeiro nas rodadas 21-22-23-24-25, proteção recorde “Onde estará o Flamengo em transmissão para o Rio em TV aberta durante 32 dias?”, questiona.

2) O Flamengo jogará três vezes seguidas no Rio nas rodadas 7-8-9 e mais três vezes seguidas no Rio nas rodadas 11-12-13. “Dá para acreditar que o Flamengo receberá um embalo de 6 jogos em casa e somente um jogo fora de casa, no início da competição, entre as rodadas 7 e 13?

3) O Flamengo fará 11 jogos em casa e 1 jogo fora de casa, em 2 períodos seguidos, de 12 rodadas. “Não há duvida nenhuma que a tabela foi feita, direcionada para o Flamengo ser campeão”, acusa.

Questões comerciais, claro, atormentam Horácio Nelson Wendel, pois ele oferece suas tabelas para os torneios. Diz inclusive que passou estes dados para Mario Celso Petraglia, do Atlético, e outros cartolas. Neste ponto, Wendel vê aberrações envolvendo o Corinthians, também com alguns benefícios.

1) O Corintians joga 4 vezes seguidas em São Paulo nas rodadas 11-12-13-14

2) No returno, o Corintians joga quatro vezes em São Paulo e uma vez fora de casa contra o Santos, entre as rodadas 21 e 25, o segundo clube mais beneficiado na tabela. “Onde estará o Corintians em transmissão para São Paulo em TV aberta, que não sai do estado de São Paulo durante 34 dias?”, reforça.

Também acha que a CBF desprezou princípios elementares, como critérios técnicos. “Nas 10 primeiras rodadas, os 10 melhores clubes de 2016 jogam contra os seis piores e os quatro vindos da Série B. Nas nove últimas rodadas, os 10 melhores jogam entre si, e os 10 piores jogam entre si”, levanta.

Veja outros apontamentos

  • O Fluminense joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 3-4-5
  • O Fluminense joga 3 vezes seguidas no Rio De Janeiro nas rodadas 27-28-29
  • O Atlético joga 3 vezes seguidas em Curitiba nas rodadas 2-3-4
  • O Bahia joga 3 vezes seguidas em Salvador nas rodadas 10-11-12
  • O Vasco joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 8-9-10
  • O Vasco joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 30-31-32
  • O Botafogo joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 12-13-14
  • O Botafogo joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 26-27-28
  • O Cruzeiro joga 3 vezes seguidas em Belo Horizonte nas rodadas 10-11-12
  • O Coritiba joga 3 vezes seguidas em Curitiba nas rodadas 21-22-23
  • O Atlético-MG joga 3 vezes seguidas em Belo horizonte nas rodadas 29-30-31
  • O Vitória joga 3 vezes seguidas em Salvador, nas rodadas 29-30-31

Fonte: Gazeta do Povo


As sequencias do Flamengo:

Da 7ª a 13ª rodada , das 7 partidas, 6 são no Rio.

Da 21ª a 25ª rodada , são 5 jogos seguidos no Rio.

Entre a 7ª e a 25ª rodada, de 19 jogos, o Flamengo joga 14 no Rio.

Em nenhuma momento eles jogam mais que 2 vezes seguidas fora de casa.

Isso acontece apenas 4 vezes (rodadas 2 e 3, 5 e 6,  17 e 18, 34 e 35)

O segundo mais beneficiado é o Corinthians, o outro queridinho da mídia, com duas sequências de jogos seguidos em São Paulo: 4  no 1º turno e 5  no 2º turno.

Em apenas três oportunidades a equipe paulista joga duas rodadas seguidas fora de casa ( 2ª e 3ª, 15ª e 16ª e 30ª e 31ª )

Nenhum outro clube teve tabela tão favorável quanto ambos, que com estas sequências jogando em seus respectivos estados, tem a possibilidade de conseguir uma arrancada no campeonato, se distanciando dos seus adversários.

O projeto de espanholização do futebol brasileiro, tão denunciado pelo presidente Eurico Miranda e pelo Casaca! desde a assinatura do pior contrato de TV pelo MUV,  continua a pleno vapor.

Tudo friamente calculado.

Rodrigo Alonso  

12 comentários sobre “Tudo Friamente Calculado

  1. Eis aí a FAMIGERADA ESPANHOLIZAÇÃO do futebol brasileiro, onde os dois ¨Queridinhos¨ da mamães The Globe sendo DESCARADAMENTE flavorecido e os restantes serão e seremos as PRÓXIMAS VITIMAS !

    O futebol brasileiro é um VERDADEIRO CIRCO ARMADO na qual nós os torcedores de outros times somos sempre feitos de palhaços, e nesse Scrit da novela da venus platinada seremos apenas os Sparrings e apenas coadjuavante nos desenrolar dos capítulos, e já estão de prontidão o APITO-AMIGO do Bassol, Marcelo Lima Henrique, Vuaden, Sandro Meira Ricci ( Os gambás paulistas adoram esse soprador de apito), o STJD para operar e anestesiar os times que estão na dianteira colocando os jogadores de outras equipes de forma providencial dando os ganchos nas últimas rodadas da fase decisiva dessa procissão por pontos corridos e o APITO-AMIGO entrarão no campo como foi em 2009.

  2. E não é só isso, não. As tabelas dos torneios que eles disputam são coordenadas.
    Menos viagens e lacunas que facilitem o repouso dos jogadores, facilidades para que coloquem alguns reservas, afim de que se poupe outros, etc.

    Tudo minuciosamente calculado.
    Estou muito receoso. Eles (esquisito pacas) ficaram milionários da noite para o dia. conseguiram aprovação de um estádio?! “tubular” mesmo com uma cratera gigantesca no campo etc.
    Faz lembrar-me da década de oitenta em que a mutreta imperava por todos os lados. A roubalheira foi confirmada e acrescentada com mais detalhes pelo próprio presidente do Flamengo na época!!!!!

    Vai além das esferas brasileiras, o negócio…

  3. Os clubes que acham que existe protecionismo ou favoritismo precisam se unir e se insurgir contra essa tabela.
    Depois não adiantará nada e reclamar !!!

  4. Muito boa, fantástica a pesquisa do engenheiro Horácio Nelson Wendel. Acho que ele assistiu a uma colocação do ex-jogador Sócrates, numa emissora de TV, de São Paulo, onde ele, Sócrates, dizia: “quando eu jogava no flamengo, entrei um dia no gabinete do Presidente Kleber Leite e ele estava com um cara da CEF, escolhendo os times mais fracos do campeonato brasileiro, para jogarem com o flamengo e os times mais fortes para jogarem contra o Vasco, sempre nas primeiras rodadas”. Desde então ficou mais claro que a questão da ajuda permanente ao rubro-negro carioca, não é só nas arbitragens, mas também no tapetão, ou tapetões? É preciso reagir, de algum modo lícito e possível, na defesa mínima que seja, do futebol brasileiro.

  5. É isso. O Sócrates, já falava, num programa de TV, em São Paulo o seguinte: Um dia, quando eu jogava no flamengo, fui ao gabinete do Presidente Kleber Leite e vi um cara da CBF, preparando as tabelas do campeonato brasileiro de modo a colocar os times mais fracos enfrentando o flamengo nas primeiras rodadas e os times mais fortes enfrentando o Vasco, também logo nas primeiras rodadas do campeonato. Alguma dúvida? Pensavam que a ajuda era só nas arbitragens?

  6. C/orinthians
    B/rasil
    F/lamengo
    O QUE REALMENTE SIGNIFICA C.B.F
    SÃO SOMENTE ESTES QUE REALMENTE ELES SE IMPORTAM CLARO ANTES VEM O DINHEIRO CLARO
    . E AINDA TEM A MÃE GLOBOSTA .
    TÁ DIFÍCIL TORCER CONTRA ESSAS ENTIDADES PODRES .

  7. Ninguém deve aceitar nem concordar com tabelas feitas tendenciosamente para clube A ou B, sem reclamar. Mas os clubes, ao seu modo, podem evitar a propalada espanholização do futebol brasileiro, que a meu ver não é tão fácil de se conseguir como na Espanha por exemplo. Aqui temos muitos clubes de grande tradição, e muitos com grandes torcidas, e vários destes com torcidas NACIONAIS, e não somente a nível regional. Os dirigentes tem que neste caso fazer o que sempre Eurico fez e ainda faz, reclamar, denunciar, se rebelar, mas TAMBÉM SE ESTRUTURAR. O Palmeiras tem hoje talvez o melhor time do país, e o melhor plantes, e grandes investimentos. O São Paulo tem um baita time também, com vários jogadores de destaque, o mesmo digo do Atlético Mineiro, que tem um excelente time. O Cruzeiro foi bi campeão Brasileiro em 2013 e 2014, e novamente monta um time competitivo para 2017, o Santos tem um time jóvem e cheio de bons valores, alguns até na seleção. O Grêmio sempre apresenta times competitivos e sempre disputando títulos importantes, o mesmo pode se dizer do Internacional. Então essa ESPANHOLIZAÇÃO será complicada de se estabelecer, tendo em vista esse quadro atual. Chegando no Vasco, é óbvio que essa última década e meia foi ruim em termos de conquistas, como também péssima em termos de finanças. Temos que continuar com a recuperação da saúde financeira do clube, para que possamos voltar a estar no mesmo patamar dos clubes que citei, tanto em termos de conquistas como em condições de competir financeiramente com eles. Com o Vasco em condições de disputar no mesmo patamar que o seu maior rival, como sempre foi historicamente, aí então a espanholização vai de vez para o espaço.

  8. Marcelo Borges, concordo com vc é preciso uma atitude imediata. Depois eles ” mídia” falam que é chororo vira aquele oba oba aí é tarde.
    AQUI É VASCO!!!

  9. Papeletas amarelas, ladrilheiros, Roberto What, asteriscos nos títulos e agora, tabelinha molezinha, soma-se a isso os árbitros que vão completar essa canalhice.

  10. Caro Otácio, essa declaração do Sócrates realmente existe. Eu a vi em uma entrevista para a revista Playboy. Ele disse que em 1992 viu a tabela do Campeonato Brasileiro ser organizada na Gávea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *