Nota
26

Os exageros do intocável

O sr. Luís Antônio Silva Santos, sabidamente torcedor do Flamengo, está se despedindo este ano dos gramados, mas seria bem melhor que tivesse pendurado o apito um pouco antes. Isso impediria que víssemos hoje uma patética cena teatral dele contra Luís Fabiano, centroavante do Vasco. 

O árbitro, que já acertou certa vez Renato Silva (sem querer), no momento em que expulsava o goleiro Alessandro, no clássico contra o Botafogo, disputado em Volta Redonda no ano de 2013 (pediu desculpas, que foram aceitas, deu um beijo no atleta e o jogo seguiu) tem cerca de 15 anos de arbitragem na primeira divisão do futebol deste estado, já deve ter aplicado mais de 500 cartões amarelos em atletas e já ouviu e fez ouvido de mercador em provavelmente 99,98% dos que o encararam ou reclamaram veementemente da aplicação da advertência, já relevou inúmeros pequenos contatos físicos posteriores à aplicação de tais cartões, como a foto ilustrativa da matéria nos faz concluir.

O número de atuações prejudiciais ao clube em partidas apitadas pelo árbitro é extensa e memorável. Já conseguiu praticamente “fabricar” com seus equívocos uma derrota do Vasco para a Cabofriense no Estadual de 2005, errou de forma gritante no clássico diante do Botafogo, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2008, no qual o Vasco atuou com 10 reservas diante do adversário, com pênalti mal marcado no fim a favor do alvinegro, dois pesos e duas medidas quanto à expulsão de Pablo, do Vasco, e conservação em campo do agressor alvinegro, que tirou Jean da cancha, para não mais voltar após o intervalo, além de validar um gol em impedimento do Flamengo contra o Vasco na primeira partida decisiva do Campeonato Estadual de 2004, vencida pelo rubro-negro por 2 x 1 e deixar de marcar, há dois anos, no Campeonato estadual, um pênalti escandaloso, cometido pelo goleiro Diego Cavaliéri em Gilberto, após o centroavante vascaíno, que estreava, ter driblado o arqueiro tricolor dentro da área.

Ainda sobre a foto que ilustra a matéria, ela mostra algo corriqueiro no futebol. Um pequeno contato físico entre um atleta e um árbitro no momento da punição por um cartão. Queremos, entretanto, que os leitores achem uma de simulação do árbitro para justificar uma expulsão posterior na história recente do nosso esporte bretão. A imprensa imparcial rubro-negra pode também procurar.

O Vasco vencia o jogo por 1 x 0 no clássico deste domingo contra o Flamengo e pode-se dizer, pelo critério usado pelo árbitro durante a partida, que o próprio cartão amarelo em Luís Fabiano era discutível, afinal não mostrara um a Pará, após entrada apelativa em Henrique, quando ia tomando um lençol humilhante na primeira etapa, seguindo para a área adversária o nosso lateral, naquela oportunidade. Mas, independentemente disso, a expulsão após simulação do árbitro está entre os lances mais ridículos de toda a carreira do referido apitador. Mudou a configuração do jogo completamente. A virada do Flamengo está, EVIDENTEMENTE, diretamente ligada à vantagem numérica em campo. A expulsão de Luís Fabiano deu ao rubro-negro a oportunidade de comandar a partida e virar o marcador.

Em outra ocasião pretérita, Morais foi o jogador a sofrer com o árbitro e suas interpretações corporais. Abaixo o vídeo e as notícias publicadas na época:

NETVASCO – 07/02/2007 – 23:45 – Vasco perde invencibilidade e liderança para o América: 2 a 1

Aos 38, Morais se atirou na área e recebeu o amarelo. A seguir, encostou a cabeça no braço do árbitro que o expulsou imediatamente, encerrando de vez a possibilidade de reação.

—————————————————

NETVASCO – 08/02/2007 – 00:11 – Eurico diz que árbitro ameaçou Morais antes do jogo

O presidente vascaíno Eurico Miranda declarou aos repórteres no vestiário, após a derrota do Vasco para o América (2 a 1), que, antes do jogo, o árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos procurou o meia Morais e disse as seguintes palavras:

“Em 2004 eu apareci com você e hoje vou aparecer de novo.”

Eurico informou que vai tomar providências quanto à arbitragem:

“O mais grave é ele ter procurado o jogador antes do jogo e ter dito o que disse. O passado desse senhor não é bom. Ano passado, em Cabo Frio, ele deixou de dar um pênalti claro. Nós vamos tomar as providências contra a atuação desse senhor nos jogos do Vasco. Relate o que ele relatar, tem que relatar o que ele disse ao Morais”, declarou Eurico à Rádio Globo.

Em 2004, na semifinal da Taça Guanabara, o mesmo árbitro expulsou Morais no clássico contra o Flamengo. Clique aqui para acessar a notícia do jogo.

Clique aqui para acessar a notícia do jogo contra a Cabofriense, partida contestada por Eurico.

Fonte: NETVASCO (texto)

—————————————————

NETVASCO – 07/03/2007 – 22:42 – Aliviado, Morais comemora absolvição

Absolvido da acusação de ter agredido o árbitro Luís Antônio Silva Santos na derrota por 2 a 1 para o América, pela Taça Guanabara, o apoiador Morais, do Vasco, confessou na noite desta quarta-feira ter passado os últimos dias sob tensão.

– Agora estou tranqüilo, acabou essa tensão. Os jornais diziam que eu poderia pegar muitos dias de suspensão (até 540) e eu fiquei muito preocupado. Nem sequer consegui dormir direito. Nunca fui de fazer mal a ninguém, quanto mais contra o árbitro, que é a lei em campo – admitiu o jogador à Rádio CBN.

Fonte: Lancenet

—————————————————

Dito isso, quase no fim do clássico contra o time da Gávea, o árbitro cometeu um erro capital a favor do Vasco, que originaria no gol de empate, marcado por Nenê em penalidade máxima.

Ficamos, então, elas por elas?

Claro que não! O erro contra o Vasco, cometido com direito à encenação ocorreu aos 8 minutos do 2º tempo e, 11 contra 11, o rubro-negro se via inferiorizado no placar. Caso a partida terminasse com as duas equipes sem qualquer atleta expulso (relevando desde já a entrada duríssima do escorregadio Éverton em Rafael Marques na primeira etapa), a vitória do Vasco era altamente provável, até porque vencia com 53 minutos de bola rolando até o momento da expulsão de Luís Fabiano.

A forma como grande parte da imprensa está se comportando, fingindo não ter sido o fator de mudança do ritmo, da cara, do vencedor parcial do jogo, uma expulsão oriunda de uma verdadeira pixotada do árbitro, é hábito.

Caso fosse o contrário haveria por certo a mudança não de hábito, mas de análise da partida e de seus lances capitais, com participação da arbitragem.

Há um comediante tricolor que chegou a defender ter sido um gol do Flamengo mal anulado pela arbitragem, só porque Leandro Damião, completamente impedido, pulou na bola, antecipando-se ao zagueiro do Vasco, mas não a alcançou. Esse atua no papel de isento, e tem por hábito questionar lances polêmicos de arbitragem do clube que tanto o surrou ao longo de sua sensacional carreira no Fluminense, coroada de forma fantástica com a conquista da Série C em 1999.

O Vasco não precisaria, muito provavelmente, de pênalti algum para conquistar a vitória, que já tinha, contra o adversário. O roteiro escrito até ali era de mais um triunfo cruzmaltino, atuando, diga-se de passagem, com cinco reservas em campo, contra quatro do adversário.

Sabemos perfeitamente ser insatisfatória a análise para muitos que carregam tintas no pênalti mal marcado a favor do Vasco e tentam, inutilmente, justificar a expulsão mais insólita dos últimos anos de um atleta, fruto tão somente da simulação do juiz, que deveria por ela ter sido, ele juiz, expulso de campo simbolicamente pela plateia presente, principalmente a vascaína, que se quisesse ir ao teatro escolheria outro ator para assistir.

Já a FFERJ anunciou que o árbitro está fora do Campeonato Estadual pelo erro cometido, quando da marcação do pênalti a favor do Vasco, tão somente. Dá ela crédito ao árbitro, com sua atitude, para que tente a carreira de ator. “Cigano Igor” que se cuide…

Quanto à imprensa rubro-negra, por convicção ou interesse profissional, continuem tentando de lá, que daqui nós permaneceremos expondo-os mais e mais, fãs de atores canastrões, quando o beneficiado é a donzela rubro-negra, críticos contundentes de árbitros quando o prejudicado é o mais queridinho da mídia.

Casaca !

26 comentários sobre “Os exageros do intocável

  1. Perfeita a nota. O Éverton quase quebrou o Rafael Marques. Levou amarelo. O amarelo na origem da jogada do Luis Fabiano foi injusto. Ele escorrega e cai por cima do Márcio Araújo. Toma o amarelo e parte para cima do juiz que encena e o expulsa. O Vasco toma a virada. Até ali o flamengo não tinha dado um chute no gol. O Luis fazia excelente partida, marcando a saída de bola da fraquíssimo zaga do flamengo e dando opções no ataque. Para quem viu a transmissão do premiere viu que a transmissão foi parcial o tempo todo. E o pós jogo o script da mídia já conhecemos. Isso não muda e não vai mudar. Acho que o Vasco evoluiu muito em dois jogos. Parevento que o Milton Mendes e técnico de futebol. Continuo achando que o Escudero vai melhor que o Andrezinho. O manga entrou e deu umas duas boas arrancadas , um delas esteve na origem da bomba no travessão dada pelo DG. Achei o Jean mais centrado e o Gilberto errando um pouco menos. Acho que o Henrique está se firmando, ontem fez excelente partida.
    Torcer pela evolução do time, que este padrão de atuação Seja mantido. Sobre a mídia e.assim há 40 anos desde que entendo por gente.
    Sds

  2. Esse cidadão o Sr. Luís Antonio Silva Santos mais conhecido como Índio já é um COLECIONADOR e tem uma folha corrida de históricos GARFOS e GARFAGEM contra o CLUB de REGATAS VASCO da GAMA, e é um mulambo assumido, e a FFERJ nesse caso tem a sua parcela de culpa ao entregar nas mãos do Sr. Leo Rabelo que é o chefe da Comissão das Arbitragens do Estado que também é um mulambo declarado e na partida de ontem o Sr. Luís Antonio Silva Santos INFLUENCIOU e COLABOROU MAIS uma vez de forma DECISIVO e DIRETO na reação da mulambada ( SEMPRE AFIRMEI e SEMPRE VOU AFIRMAR: A Mulambada SEM A AJUDA da ARBITRAGENS NÃO SÃO e NUNCA FORAM e NÃO SÃO NADA e NEM NUNCA SERÃO NADA! É POR ISSO QUE ELES SÃO O VULGO ROUBADO é MAIS GOSTOSO!) .

    E com um jogador a menos no nosso lado e ao perdermos a nossa PRINCIPAL REFERENCIA na Área e momentaneamente com o nosso time desfigurado, eles se aproveitaram da situação e marcaram os dois gols e PARABENIZO AO NOSSO TREINADOR MILTON MENDES por JAMAIS SE ENTREGAR e os JOGADORES ESTÃO TODOS de PARABÉNS PELA SUA POSTURA, ENTREGA, DOAÇÃO e COMPROMETIMENTO pelo nosso MANTO SAGRADO e FOMOS PREMIADOS e RECOMPENSADOS pelo GOL de EMPATE no APAGAR das LUZES!

    Até agora não tinha entendido o sr Cristovão Borges tirar e deixarem de fora os dois jogadores IMPORTANTES e ESSENCIAIS TATICAMENTE como o ANDREZINHO e o YAGO PIKACHU e na chegada de um novo TREINADOR e COMANDANTE que também é um EX-JOGADOR do VASCO da GAMA ( BICAMPEÃO da TAÇA GUANABARA 86/87 e CAMPEÃO ESTADUAL de 1987) a EXEMPLO do JORGINHO (CAMPEÃO da COPA MERCOSUL de 2000 e TETRACAMPEÃO BRASILEIRO de 2000 como jogador) e se sagrou CAMPEÃO INVICTO da TAÇA GUANABARA de 2016 e BICAMPEÃO ESTADUAL INVICTO de 2015/2016 com um elenco TECNICAMENTE MAIS LIMITADO em relação a esse ano, mas na sua chegada SABIAMENTE REINTEGROU os dois rejeitados pelo seu antecessor e o resultado nos dois jogos comprovaram isso.

    Para quem é um GENUÍNO, LEGÍTIMO e é um VERDADEIRO VASCAÍNO HISTORICAMENTE FALANDO SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ ASSIM: DESDE que a nossa INSTITUIÇÃO NASCEU sempre FOI NECESSÁRIO e PRECISO provar o o seu VALOR NUNCA TIVEMOS e não temos as BENESSES da imprensa esportiva do Rio de Janeiro, das arbitragens e da The Globe, pelo contrário a EXEMPLO da SAGA dos VALENTES NAVEGADORES e seus BRAVOS e DESTEMIDOS TRIPULANTES que precisavam navegar nas tempestades em alto mar todas as nossas CONQUISTAS FORAM GANHADOS com COMPROMETIMENTO, ENTREGA, DOAÇÃO, GARRA, RAÇA, SACRIFÍCIO e SOFRIMENTO.

    E ASSIM SEMPRE foi e assim SEMPRE SERÁ e ASSIM SEMPRE SEREMOS: DESTEMIDOS, FORTES, CIMEIROS, VALENTES e ALTANEIROS!

    FELICIDADE!
    TEU NOME é VASCO da GAMA!

  3. Pelo menos dessa vez Edmundo acertou ao comentar a expulsão de Luis Fabiano na Fox, inclusive batendo boca com Simon. Inacreditável os comentaristas esportivos que sempre percebem as simulações dos jogadores, passarem batido pela “canastrice” do Indio.

  4. O Vasco foi prejudicado. Se não expulsa o jogador vascaíno (que simulação mais ridícula, seu juiz!) o Vasco ia enfiar dois ou mais gols e ganhava tranquilamente a partida.

  5. O Vasco vem sendo prejudicado pela quantidade absurda de carões amarelos nesse campeonato. Confiram só, confiram com os do Flamengo. Esse juiz como o CASACA demonstrou tem um histórico de safadezas em arbitragens.

  6. Estou gostando da raça do Vasco. Vem esse juizinho, expulsa jogador nosso, mesmo com menos jogadores partimos para cima. Ninguém amedronta mais o Vasco. Não adianta índio de cara feia.

  7. Nada mais a dizer, apenas que todos sabiam que ia dar merda porque não vetaram esse bem como o Marcelo de Lima Henriques, que está guardadinho pra nós ferrar.

  8. Essa flapress sem vergonha nem se dá ao cuidado de tentar esconder sua manipulação safada. Ainda bem que nós temos o CASACA sempre atento e pronto a rebater as escandalosas fanfarronice dessa imprensa de merda e a má-fé com que atua nos bastidores da notícia.

  9. Eu já tinha manifestado espanto com a escalação do Índio para apitar jogo do Vasco, qualquer jogo. É sabido sua má-fé, tentativa de prejudicar o Vasco. O “ator” pôs o urubu no jogo, que fatalmente perderiam, e com sua atitude de dar o pênalti – deu-se margem à marcação dele, braços do Renê abertos, e tanto foi assim que ele efetivamente deu o pênalti – ele desviou o foco para o bem do seu clube de coração, o urubu.

    É pilantra e mostrou isso. Ironia do destino, vai ser execrado pela mídia amiga do seu clube, quando no fundo deveria ser idolatrado por ter salvado uma possível e provável derrota. Ele pôs o urubu no jogo. Outra ironia do destino é que sua má-fé na expulsão do LF foi “paga” na marcação do pênalti… Ademais, há que se atentar para o fato da FFERJ ter já, de imediato, colocado ele e o assistente na “geladeira”, ou seja, agiram rápido, muito rápido… Não vi 10% disso quando em fatos anteriores, e pra ficarmos num lance digamos mais “banal”, o pênalti marcado na Taça GB em Volta Redonda foi (muito) mequetrefe… Falo desse como banal porque há outros piores, mais decisivos até…

    O pior de tudo é que eles gastaram 01 (um) cartucho… Mas há outros, tanto piores quanto, isto é, falo de PÉRICLES BASSOLS e MARCELO DE LIMA HENRIQUE (nomes que lembro agora de imediato, mas deve haver mais), que na surdina voltou e, penso Eu, está sendo guardado e ajeitado pra final… OLHO VIVO !!!

    1. Já comentei sobre isso: “PÉRICLES BASSOLS e MARCELO DE LIMA HENRIQUE (nomes que lembro agora de imediato, mas deve haver mais), que na surdina voltou e, penso Eu, está sendo guardado e ajeitado pra final…”

      Marcelo de Lima Henrique foi o ponto de apoio principal do time do flamengo contra o portentoso Resende. Eu vi o jogo.

  10. Vale lembrar que o COMEDIANTE TRICOLOR que comentou a partida poderia também ser PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

  11. claramente esse soprador de apito canastrão prejudicou o vasco da gama, esse sujeito pela simulação deveria tentar vaga de ator na globo. a flapress vai criar novamente as suas teorias da conspiração e vai espalhar aos quatro ventos que o presidente Eurico Miranda manda na federação e influenciou na escolha do índio.

  12. Bela pesquisa, repleta de fatos que desabonam esse cidadão – com sérias questões éticas e mentais.
    Quanto ao time da globo, só lembrando: em 1.000 minutos, 1 vitória.

  13. Estou em êxtase! Já estava apertando o botão do controle para desligar a TV quando observei, em um flash, o lateral do flamengo tocar a mão na bola. Gritei: é pênalti! O resto é chorumela. Tive uma excelente noite de sono. Manga vai dar caldo, moçada! E, volto a repetir, bicho dobrado para o Nenê. Pela assistência, pelo gol e pela resposta ácida dada á repórter rubro-negra.

  14. Muito boa a análise.O “juiz” quase estraga tudo.A flapress estava louca da vida,o “sr’ Alvaro Oliveira Filho descrevendo o lance do penalti estava num misto de tristeza,pranto e raiva,esses caras deveriam ficar em casa só torcendo,pois não conseguem separar o fanatismo pelo seu clube com isenção.Mas tá tudo aí na brilhante análise,nada mais a acrescentar.

  15. Nunca vi tanta rapidez em punir um árbitro.

    E como comentou um leitor no G1 ontem : “Erro contra o Flamengo e a favor do Vasco não é erro, é ressarcimento, no caso apenas 1%, faltando outros 99% “. Crédito ao autor infelizmente não anotado.

  16. Caros amigos Vascaínos
    Parabéns pela matéria perfeita, mostrando as verdades e o que realmente aconteceu no jogo contra o queridinho da mídia, o clubeco de mauricinhos e patricinhas da zona sul!
    O time melhorou muito! Está muito mais veloz! Gostei muito da coragem e ousadia do nosso técnico Milton Mendes! Espero que o time mantenha esse padrão de jogo e evolua nos próximos jogos! Parabéns aos nossos guerreiros com a cruz-de-Malta! Espero que o Club de Regatas Vasco da Gama de uma resposta no mesmo tom para essa mídia vagabunda e parcial! A mensagem subliminar e intimidar os juízes para os próximos jogos: na dúvida, a favor do time de otario e cuzao; caso contrário, afastamento para reciclagem! Precisamos ficar atentos e vigilantes!
    Abraços a todos
    Saudações Vascaínas
    Rumo ao Tri-Campeonato Estadual
    VASCÃO E GIGANTE!

  17. Perfeito comentário do CASACA!Hilários os comentários e as caras de … ,sei lá o que dos “analistas” nas resenhas.Por hábito,por serem desertos de idéias e informação, não as vejo,mas ontem fiz questão!Me diverti muito!Além do cardápio habitual-desconhecimento,pretensão e chavões mais que batidos-um condimento especial: um indisfarçável rancor (ah, VASCO,quando vais deixar de provocar tais sentimentos na corja) e revolta com a arbitragem ,que, nem mesmo o treinador do urubu manifestou.A cereja do bolo foi a resposta de Nenê à já doutrinada repórterzinha na saída do campo.Que fique claro:ainda estão nos devendo.

  18. Obrigado, Sérgio. Me poupou do trabalho.
    Acordei hoje cedo com a intenção de fazer esse apanhado de Sua Excelência “o Índio”.

  19. Acho que não chega a ser falha do jordi porque a bola foi próxima e bastante forte . Mas era defensável. Ele tava na bola .

  20. E ainda vem um pretenso jornalista da rádio CBN dizer que o Nenê deveria ter tido a atitude superior de avisar o juiz que a não bateu na mão do cara . Vá p PQP só falando assim mesmo . Esses caras se superam a cada dia . Ontem o Vasco empatou um jogo c um penalti duvidoso que não tem qq prejuízo p a mulambada pq já estão classificados p a final . Fica a pergunta ….e qdo o Vasco perdeu um campeonato c um gol em impedimento ? Como disse já disse muito bem um vascaíno em outro comentário , qq penalti duvidoso marcado a favor do Vasco não é erro , é reembolso , e a conta ainda fica c muito crédito a nosso favor .

  21. Saiu no Esportes Terra: https://esportes.terra.com.br/vasco/arbitro-de-fla-x-vasco-ja-tinha-enfrentado-eurico-miranda,7fbc72fcf9e6cf9f959524de3767abe2kwjwh49m.html
    Acredito que a mídia ser, em boa parcela, parcial é uma coisa, já é para lá de lamentável…. Agora, o jornalista escrever que em 2007 Eurico era “então o todo-poderoso do futebol carioca por sua influência na federação” … Além da afirmação ser totalmente contradita pelos fatos (no triênio 2007-2008-2009, outro clube, que não o Vasco, foi campeão carioca com diversos jogos marcados por decisões de arbitragem no mínimo polêmicas e controvertidas a seu favor), o jornalista ainda se dá o direito de atribuir a autoria de tramoias de bastidores a Eurico em função de sua suposta influência na Federação… Para casos deste tipo, creio que só há uma solução: o jornalista em questão ser acionado judicialmente para provar a alegada super-influência de Eurico na federação e provar que a mesma teve os resultados que ele alega, e se não provar, pagar uma indenização por danos morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *