História
0

Há 67 anos, Vasco vencia o Botafogo de virada em São Januário pelo Rio-SP

 

No dia 05 de fevereiro de 1950, o Vasco derrotava o Botafogo de virada em São Januário, em partida válida pelo Torneio Rio-SP daquele ano, com gols de Ipojucan, Chico e Maneca.

“Impondo-se ontem ao Botafogo por 3×2, enquanto a Portuguesa perdera para o Corinthians, na véspera, o Vasco garantiu o segundo lugar no torneio Rio-São Paulo, e as suas aspirações ainda ao titulo máximo do certame. A vitória cruzmaltina teve características dramáticas, pois o team campeão da cidade ficou reduzido a dez homens quando perdia por 2×1, com a expulsão de Ademir, e perdeu a seguir um penalti, batido por Tesourinha, quando o placar era de 2×2. Mas aos 28 minutos da segunda fase, Maneca, numa arrancada sensacional, após passar por quatro adversários, marcou o tento da vitória.”(Jornal dos Sports – 06/02/1950)

“Um match empolgante realizaram Vasco e Botafogo, pelo Rio-São Paulo. Houve bom football em São Januário„ em que pese o desfalque sofrido pela equipe campeã nos últimos minutos da primeira fase. Mesmo com dez jogadores. os cruzmaltinos lutaram com entusiasmo no segundo período, conseguindo, inclusive, dominar na maior parte do tempo. A dança do placar, os gols sensacionais, as decisões do juiz que provocaram discussão, enfim não houve minuto na peleja que deixasse de interessar a assistência.

A performance de Tesourinha, por exemplo, constituiu um espetáculo à parte, embora tivesse mandado fora um pênalti. Também a entrada de Chico, revolucionando a defesa do Botafogo, foi outra expressiva contribuição para tornar a disputa emocionante. Num encontro que teve as mais variadas fases, é natural que as paixões tenham transbordado, chegando por vezes ao excesso, sempre visando a figura do juiz, que existe para ser o alvo de todas as mágoas.

No primeiro tempo os quadros trabalhavam dentro de excelente padrão técnico, com vantagem territorial para os cruzmaltinos. Na fase final, os vascaínos conseguiram manter a supremacia nas jogadas, agindo com entusiasmo incomum, indo ate a vitória graças ao espírito de luta demonstrado. O Botafogo, surpreendido pelo desejo de vitória dos adversários deixou escapar a vitória, que com a expulsão de Ademir parecia quase certa.

Dos dois a um da primeira fase os alvinegros cederam terreno, talvez ainda felizes por ter a contagem parado em 3 a 2 a favor do Vasco. E os, torcedores vascaínos, que tantos aborrecimentos tiveram durante os primeiros quarenta e cinco minutos, puderam vibrar desde o tento de empate, logo no inicio do período decisivo. Vibração que atingiu ao auge com o sensacional gol da vitória, feito por Maneca, depois de driblar quatro adversários.”

O Globo (06/02/1950)

O Globo (06/02/1950)

Ficha do jogo:

Torneio Rio-SP 1950
05/02/1950 – Vasco 3×2 Botafogo
Estádio de São Januário
Juiz: Gama Malcher
Público: 9.204
Renda: Cr$ 117.769,00

Vasco da Gama: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Alfredo; Tesourinha, Maneca (Álvaro), Ademir, Ipojucan (Lima) e Mario (Chico).

Botafogo: Oswaldo, Marinho e Santos; Rubinho, Ávila (Souza) e Juvenal; Paraguaio (Hamilton e depois Baiano), geninho, Zezinho, Otávio (Ávila) e Jayme.

Gols: Ipojucan (Vasco) , Hamilton e Zezinho (Botafogo), Chico e Maneca (Vasco)

Fonte: História Cruzmaltina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *