História
1

Há 25 anos, Vasco goleava o Corinthians em tarde de Bebeto e Edmundo

 

No dia 26 de janeiro de 1992, o Vasco estreava no Campeonato Brasileiro com goleada sobre o Corinthians em pleno Pacaembu. Bebeto teve grande atuação marcando duas vezes, com Sorato e Jorge Luís completando o placar. Esta partida marcou a estréia de Edmundo pelo time profissional do Gigante da Colina.

O “Jornal do Brasil” do dia seguinte descreveu assim a vitória vascaína:

 

“Um dia depois de encantar a torcida paulista com a bonita conquista dos garotos na Taça Cidade de São Paulo, o Vasco voltou a impressionar o público do Pacaembu ao exibir vistoso futebol na goleada de 4 a 1 sobre o Corinthians. Bebeto, que marcou os dois últimos gols do time, já é o artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Torres mostrou muita categoria e parou o ataque do Corinthians

Todo o time atuou impecavelmente, sobretudo o estreante Edmundo, que não se deixou envolver pelo clima desfavorável e com apenas um minuto de jogo, comandou um ataque em que seu toque rápido e objetivo mostrou que tinha personalidade para se impor na equipe, repleta de bons jogadores.

O Corinthians sentiu a forte pressão e se retraiu. Mas não teve como impedir uma investida do ataque carioca e sua defesa apelou para a falta. Winck bateu alto, no segundo pau, e Jorge Luis subiu mais que Wilson Mano para cabecear com força, aos 7 minutos. A vantagem deu a Nelsinho a possibilidade de testar em situação de jogo o plano tático em que a rapidez de jogadores como Bebeto, Edmundo, William e Luisinho podia complementar a cadência de Geovani e de Torres, outro que sobrou no jogo.

Envolvente e sempre se insinuando pelos flancos, o Vasco confundiu completamente o adversário., que insistia em concentrar o jogo nos pés de Neto e desperdiçou os potenciais de Tupãzinho e Paulo Sérgio. Aos 30 minutos, dono das ações em campo, o Vasco só não aumentou porque Guinei salvou o gol certo de Eduardo, aproveitando bola recuada de Bebeto.

Veio o segundo tempo e Luisinho acabou expulso com 10 minutos de jogo. O desfalque, porém, deixou o time ainda mais veloz na distribuição das jogadas, a ponto de Nelsinho demorar em mexer para recompor a proteção á defesa. Afinal, o Corinthians chutara a seu gol apenas urna vez, e Sorato, subindo bonito num centro de Eduardo, fizera 2 a 0 no minuto seguinte.

Dai para a frente, o Vasco colocou o adversário na roda e passou a pressionar o gol do atônito Ronaldo. Aos 21, Bebeto aproveitou bola recuada por Torres e aumentou, depois de perder gol feito na jogada anterior. Aos 30, finalmente, o Corinthians, acordou para o jogo, mas a reação se restringiu a uma cobrança de falta feita por Neto, que Régis defendeu em cima da linha, e aos gols de Giba, aproveitando bons passes de Tupãzinho.

Mas o Vasco não se entregou e partiu de novo para a frente, com a forte disposição que caracterizou a atuação do time desde o inicio, e teve como prêmio o gol de Bebeto, aproveitando passe de cabeça de Júnior, que foi lançado por William e percebeu o companheiro livre.”

O jornal “O Globo” também exaltou a belíssima atuação daquela equipe que foi a melhor da 1ª fase do campeonato e, posteriormente , se sagraria campeã estadual:

“A coragem tática do técnico Nelsinho foi premiada com uma vitória brilhante do Vasco sobre o Corinthians, ontem, na sua estréia no Campeonato Brasileiro. Sem se preocupar em entupir a defesa de jogadores, Nelsinho armou um Vasco ofensivo e empolgante. O time carioca ganhou por 4 a 1, mesmo atuando praticamente todo o segundo tempo com dez jogadores, depois da expulsão do cabeça-de-área Luisinho. Nelsinho comprovou sua ousadia nesse momento, pois não retirou nenhum atacante para reforçar a defesa. Os prêmios: dois gols de Bebeto, um de Jorge Luís e um de Sorato — Giba descontou — e a sensação de que o Vasco poderá lutar pelo título.

O toque de bola e a velocidade do meio-campo do Vasco desnortearam desde o início os confusos defensores do Corinthians. E não demorou muito para o time do Rio marcar o primeiro gol, com o zagueiro Jorge Luis. Sentindo facilidade para avançar, o Vasco continuou absoluto. Na defesa, Torres e Jorge Luís paralisavam qualquer investida do inibido ataque do Corinthians. No meio, Geovani, William e o novato Edmundo ensinavam a Márcio, Ezequiel e Neto como organizar um time de futebol. No ataque, Bebeto e Sorato enlouqueciam seus marcadores com jogadas rápidas.

O Corinthians, ao contrário, era uma máquina de produção de erros. Com o ambiente totalmente perturbado pela saída do técnico Cilinho, derrubado pela influência de Neto, Márcio e Ronaldo, o time teve raros momentos de lucidez. Um exemplo da situação: a equipe treinou durante duas semanas com Wilson Mano no meio-campo e Marcelo na zaga. Como não renovou contrato, o zagueiro nem entrou, cabendo a Mano ir para a defesa, com Ezequiel no meio.

Ao mesmo tempo, Nelsinho mudou radicalmente a filosofia do Vasco. No lugar da “pegada” exigida por Antônio Lopes, seu antecessor, Nelsinho deu destaque ao toque rápido e à força do ataque. Os claros resultados dessa tática chegaram a ficar ameaçados depois da expulsão de Luisinho, logo no início do segundo tempo.

O treinador do Vasco, porém, não desviou seu time um milímetro da rota traçada desde o início e a equipe se manteve procurando o gol. Mesmo com um jogador a menos, Sorato fez o segundo gol, depois de um cruzamento de Eduardo. Bebeto marcou outro em seguida e nem mesmo o gol de Giba foi capaz de impedir o massacre do Vasco. No dia anterior, o time de juniores já fizera a festa no Pacaembu, ganhando pela primeira vez a Taça Cidade de São Paulo. Assim, os mais de 15 mil torcedores presentes puderam ver mais uma obra-prima do ataque do Vasco, com Bebeto fechando a goleada e encerrando a segunda festa do clube carioca em São Paulo.”

As atuações dos atletas vascaínos sob a ótica do jornal “O Globo”:

 

Melhores momentos e gols do jogo:

Ficha do jogo:

Vasco Da Gama 4 x 1 Corinthians (SP)
Data: 26/01/1992
Campeonato Brasileiro
Local : Estádio Do Pacaembu (São Paulo – SP)
Arbitro : Renato Marsíglia
Público : 15.145
Gols : Jorge Luís (Vasco 7/1ºT), Sorato (Vasco 12/2ºT), Bebeto (Vasco 21/2ºT), Giba (Corinthians 31/2ºT) e Bebeto (Vasco 41/2ºT)
Expulsão : Luisinho (Vasco)

Vasco – Régis, Luís Carlos Winck, Jorge Luís, Alexandre Torres, Eduardo, Luisinho, Geovani (Sídney), Edmundo, William, Bebeto e Sorato (Júnior) Técnico : Nelsinho Rosa

Corinthians – Ronaldo, Giba, Wilson Mano, Guinei, Jacenir, Márcio, Ezequiel, Neto, Marcelinho Paulista (Fabinho), Tupãzinho e Paulo Sérgio (Luciano) Técnico : Basílio

Fonte de pesquisa: Acervo O Globo, Acervo Jornal do Brasil e Youtube.

One thought on “Há 25 anos, Vasco goleava o Corinthians em tarde de Bebeto e Edmundo

  1. SE não fossem duas falhas terríveis do goleirinho Régis em dois jogos contra os Mulambos na fase final, teríamos sido campeões brasileiros. Era um grande time, e pela perda do Maracanã, por causa dos mesmos Mulambos, ficou sem esse estádio no resto de 1992, e o Vasco foi Campeão Carioca de forma invicta e tentaram desmerecer
    o título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *