Remo
1

Do sonho ao título mundial: Maior remadora do país, Fabiana Beltrame encerra carreira no próximo domingo

Fabiana Beltrame com a sua parceira Sofia Ibarguren – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Se não fossem os passeios com a família na Avenida Beira Mar, em Florianópolis, os brasileiros não conheceriam Fabiana Beltrame, grande símbolo do remo nacional. A paixão pelo esporte começou cedo, aos 15 anos, quando observou ao lado de uma amiga o treinamento de alguns remadores na água e iniciou o seu trabalho no Clube Náutico Francisco Martinelli, em 1997. A paixão cresceu e o esporte se tornou a grande inspiração da sua vida, alcançando conquistas inimagináveis, quebrando barreiras e servindo de inspiração para os jovens atletas. Perto de encerrar a carreira, a vascaína concede entrevista exclusiva ao Site Oficial e fala sobre um dos momentos mais importantes de sua trajetória.

– Tudo começou em 1997. Me interessei pelo esporte ao ver um pessoal treinando no Beira Mar. No inicio, não entrei com o intuito de ser atleta, mas logo comecei a competir e fui tomando gosto. Na minha primeira regata, fiquei com a prata, num 2x com a minha amiga Denise e a partir daí, todos começaram a falar que levávamos jeito. Foi a partir do meu primeiro Campeonato Brasileiro (1999) em Florianópolis, quando conquistei duas medalhas de ouro, que percebi que queria aquilo pra mim, ter objetivos maiores – afirma.

Primeira medalhista de ouro do Brasil em um Mundial, Fabiana Beltrame fez história em Bled, na Eslôvenia (2011), ao estabelecer a marca de 7m44s58, quase dois barcos a frente da suíça Pamela Weisshhaupt (7m48s24) e da alemã Mueller (7m50s44). Eleita por onze vezes a melhor remadora do país, a vascaína chegou a estar em 2011 entre os três maiores atletas em exercício no esporte nacional. Para Beltrame, a família foi a grande motivadora de sua carreira, principalmente a filha Alice.

– Meu marido e minha filha foram fundamentais nas minhas conquistas. Sem o apoio do meu marido não conseguiria, pois ele sempre me deu a maior força em casa, com a Alice, me deixando tranquila para treinar e viajar. E foi a partir do nascimento dela que consegui meus resultados internacionais. Ela sempre foi minha principal motivação – garante.

Campeã mundial de forma inédita em 2011, 32 vezes campeã brasileira, 9 vezes campeã sul-americana, 35 pódios em Regatas do Estadual, medalhista de ouro, prata e bronze em Copas do Mundo e a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos. Essas são as credenciais de Fabiana Beltrame, que encerrará a sua carreira no próximo domingo, dia 27, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na última regata do Estadual 2016, a atleta quer fazer bonito para fechar com chave de ouro a sua vitoriosa trajetória pelo remo nacional.

– Tenho muito orgulho de tudo o que conquistei. Estou bem ansiosa para a minha última regata. E é claro que espero vencer e dar a minha última contribuição ao clube. E já está começando a dar aquela nostalgia, porque foram momentos muito felizes que passei aqui – destaca Beltrame, que disputará o skiff leve.

image

Antônio Lopes, Fabiana Beltrame e sua filha Alice – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Pioneiro em toda a sua história, o Vasco abriu as portas no Rio de Janeiro para Fabiana Beltrame em 2005, quando conquistou inúmeros títulos pelo Gigante da Colina. Ao seu clube de coração, a remadora é só elogios.

– Eu tenho um carinho muito especial pelo Vasco, pois foi o clube que me abriu as portas aqui no Rio e isso que me fez voltar em 2014. Tenho imensa gratidão ao presidente Eurico Miranda, pois ele ama o remo e sempre investe no nosso esporte. Também tenho um carinho especial pelo Lopes (vice-presidente), que fez a maior força para eu voltar e sempre me apoiou e também pela Gracilia (diretora), que agora está reorganizando toda a nossa garagem. Sempre vou continuar torcendo pelo Vasco – ressalta.

Após quase duas décadas no Rio de Janeiro, Fabiana Beltrame voltará para sua terra natal em dezembro. As merecidas férias estão chegando, mas a atleta garante que não deixará de trabalhar pelo remo: “Vou tirar alguns meses para descansar e curtir a família, pois foram 19 anos quase que ininterruptos. Depois disso, vou permanecer no esporte que amo e que me deu tantas alegras, mas talvez de outras formas, fora d’água”. Só nos resta dizer muito obrigado.

image

Multicampeã, Fabiana Beltrame se despedirá do remo como atleta – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Texto: Matheus Alves

Fonte: Site oficial

 

One thought on “Do sonho ao título mundial: Maior remadora do país, Fabiana Beltrame encerra carreira no próximo domingo

  1. Obrigado Fabiana,espero que continue atuando no remo,quem sabe com uma função no remo do Vasco,você poderá contribuir muito para o crescimento do remo do Vasco e do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *