Notícias
4

Eurico Miranda cobra punição a árbitro: “O único que não paga pelo seu erro”

 

Inconformismo. Essa é a palavra que melhor define o sentimento do Vasco depois da eliminação da Copa do Brasil, no empate por 2 a 2 com o Santos, na noite de quarta-feira, em São Januário. Depois de muitos protestos de jogadores, torcedores e dirigentes, chegou a vez de Eurico Miranda se manifestar contra a atuação do árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima. O presidente convocou coletiva de imprensa para tarde desta quinta e, em tom comedido, cobrou punição ao homem que comandou o duelo decisivo.

Em pronunciamento assim que chegou à sala de entrevistas, Eurico ressaltou que todos os envolvidos em uma partida de futebol estão sujeitos a punições, menos o árbitro. O presidente revelou ainda a despesa do clube com arbitragem:

– O que eu quero é que sejam restabelecidos os direitos iguais. O futebol, sem nenhum tipo de problema, os jogadores estão sujeitos a punição, os dirigentes, os profissionais, e o árbitro não está sujeito a punição. Eu só queria que me dessem um argumento para o árbitro não ser sujeito a punição. Vou me ater ao jogo de ontem. Os árbitros não são amadores, são profissionais. Podem se consideram mal pagos, eu acho que são muito bem pagos. A arbitragem do jogo com o Santos custou quase R$ 10 mil. O árbitro atua, erra, e dizem: “Errar é humano”. É, mas todo mundo que erra paga pelo seu erro, o único que não paga é o árbitro.

O Vasco reclama de um suposto pênalti não marcado no primeiro tempo, após a bola bater na mão do zagueiro Gustavo Henrique, e de falta de Lucas Lima em Alan Cardoso e impedimento de Joel no lance que resultou o empate do Santos por 2 a 2. Eurico Miranda apontou Jean Pierre Gonçalves Lima como responsável por todo desenrolar após a partida, com objetos atirados em campo por torcedores e ofensas do assessor especial da presidência, Eurico Brandão.

– Especificamente em relação ao jogo de ontem, o erro cometido causou prejuízo de toda ordem. Moral, financeira, e fica por isso mesmo. O que se analisa depois é uma súmula feita por ele que vai para o tribunal, que julga porque foi atirado um objeto em campo. Um jogo daquela proporção, da maneira como tudo transcorreu na festa. O atleta vai para o tribunal porque foi expulso, não sei se dirigente ou outras pessoas vão por terem falado com ele, e ele? Quem ocasionou isso tudo? Se ele não tivesse procedido da forma como procedeu… Foi ele que provocou isso.

Se eu tomar uma providência formal na CBF, o que vai adiantar para mim? O que vai adiantar para o Vasco? O que estou colocando aqui não tem reparação. Não adianta eu escrever em um papel. E daí? Isso tem que se tornar público. O tribunal, os procuradores, buscam a denúncia pela súmula. Quando o procurador vê um erro desse, tem que denunciar o árbitro. Ele que busque o artigo. Com certeza, esse jogo deve ir ao tribunal, e com certeza eu, pessoalmente, vou ao tribunal. Isso que é ação prática para mim. Não tenha dúvida que vou levar (erros ao tribunal). Todos documentados, pelas imagens. Não é opinião, é imagem.  

Erros contra o Santos

No lance da bola batendo na mão, pode ser julgado como interpretação. Só que foi sempre da mesma forma. Alguns dizem que, se a bola bater na mão, tem que marcar. Outros, não. Agora, uma coisa vem desde que eu entendo de futebol: se a bola desvia a trajetória, não tem discussão. É pênalti. Não se discute. O outro lance, ele estava a dois metros quando a teve a falta no jogador. Em seguida, recebeu em impedimento. Aí é o que eu disse e repito: foi intencional. Não tem condição de apitar jogo do Campeonato Brasileiro. Se é para beneficiar A, B, C ou D ou até ele mesmo, aí não posso dizer.

Desentendimento no aquecimento do Santos

Quem vem no Vasco sabe perfeitamente que só é permitido aos times aquecer atrás do gol. O Vasco aquece atrás de um gol e o adversário atrás do outro. Mas, não satisfeito, o delegado do jogo foi falar para o Santos que tinha que aquecer atrás do gol e o Santos foi aquecer dentro do campo. Eu não mandei tirar nada. O Santos, de maneira indevida foi aquecer dentro do campo. Por que ninguém quer saber por que a gente não deixa aquecer dentro do campo? Porque tem o custo de manter o campo. Se eu mandasse retirar, não teria mais aquecimento. Eles teriam que ir embora. Iriam aquecer dentro do vestiário, porque foi falado, foi tratado.  

Críticas à Comissão de Arbitragem

A coisa é geral. Tem uma comissão de arbitragem que é profissional e não vê isso? Não me venham com essa churumela de quem sorteio. Sorteio não existe. Sorteio dos árbitros eles que escolhem e sorteiam. O que facilitaria seria eles não colocarem no sorteio um árbitro que já teve um problema com aquela equipe, até para preservar o próprio árbitro, preservar a todos. Mas não procedem dessa forma. Está errado? Claro que está errado. Ela erra e tem que prestar contas do que erra, para que não entre nesse esquema. Aí começa a se falar em esquema de corrupção, mas eu não entro nessa. Entro na omissão e na incompetência.  

Possível punição no STJD

Tem que identificar o que foi jogado. Jogaram objetos. Foi um chinelinho, um tênis e uma latinha. Parece que teve uma chuva de meteorito no gramado. E, muito claro, foi depois do jogo. Sobre o Eurico (Brandão, filho e assessor especial da presidência), ele é livre para falar o que quiser. Se eu estivesse ali e fosse em outros tempos, não sei se só falaria.  

Receia ser punido?

Eu vou na sua casa, agrido o seu filho e sua mulher. Você reage e tem que ser o quê? Você que reagiu tem que ser punido? Só quero que me expliquem isso. O que tiver que acontecer vai acontecer, mas não vou deixar de demonstrar claramente como as coisas aconteceram.

Fonte: Globo Esporte

4 comentários sobre “Eurico Miranda cobra punição a árbitro: “O único que não paga pelo seu erro”

  1. Jamais coadunarei com a violência, mas seria muito ingênuo não concordar que é óbvio que esse tipo sistemático de injustiça só serve para alimentar justamente aqueles que querem ver sangue.
    No final nego olha pro Corinthians por exemplo, sempre sendo favorecido, nunca prejudicado, e é inevitável que alguém pense que talvez isso só ocorra porque os juízes tem medo dos marginais da fiel.
    E ai, quando nego pensar isso, começar a agir que nem bandido, e realmente os juizes passarem a ter mais cuidado, vão reclamar da violência das organizadas, sem se lembrar que foram eles que criaram o monstro.

  2. SINCERAMENTE ISSO NÃO ME DIZ NADA. SE VENCÊSSEMOS POR 2 X 1, FICARIA SATISFEITO COM A VITÓRIA APENAS. MAS NO LANCE DO GOL DO SANTOS, ERA FALTA PRA GENTE ONDE PODERÍAMOS FAZER O TERCEIRO GOL. O QUE ADIANTA ESPERNEAR ?! SAIU ESCOLTADO ?! O VASCO É PARTICULAR E ESSE VERME DEVERIA SAIR SEM SEGURANÇA ALGUMA; ELE E OS ASSISTENTES FILHOS DA PUTA. HAAAA…MAS A VIOLÊNCIA !!! FODA-SE !!! O MÍNIMO QUE ESSES VERMES DEVERIAM, ERA SOFRER UM BOCADO LÁ DENTRO. SE CAGAREM TODO. O VASCO TEM QUE SER RESPEITADO VERDADEIRAMENTE. FAZER DISCURSOS DEPOIS DA MERDA FEITA NÃO ADIANTA. ANO QUE VEM SEREMOS DE NOVO PREJUDICADOS SE NÃO FOREM TOMADAS DECISÕES DURAS. DE QUE ADIANTA TER ESTÁDIO, A TORCIDA EMPURRAR O TIME E SERMOS ROUBADOS EM CASA ?! FODA-SE O SHOW DA TORCIDA…EU QUERO É VENCER…E AGORA A QUALQUER CUSTO. ISSO AQUI É VASCO, MEUS AMIGOS.

  3. VOU DIGITAR TUDO DE NOVO…SAIR ESCOLTADO !!! NO MÍNIMO UMA SURRA NO TRIO DE ARBITRAGEM..ESTOU DE SACO CHEIO DE SER ROUBADO…DEMOREI A DORMIR, SE DORMI. DE QUE ADIANTA A TORCIDA LOTAR O ESTÁDIO SE SOMOS ROUBADOS EM CASA E FICAR POR ISSO MESMO !!! ANO QUE VEM SERÁ A MESMA COISA…E NADA É FEITO. DISCORDO DO AMIGO ACIMA, MAS DO JEITO QUE AS COISAS ANDAM…QUERO SER BENEFICIADO SIM. SÃO ANOS DE PREJUÍZOS, SACANAGENS E NADA…NADA…NADA. BERRAR NÃO ADIANTA. TEM QUE IR NA RAIZ. EXIJO RESPEITO MESMO. UM MERDA DESSES SÓ PODERIA SAIR DO VASCO DEPOIS DE APANHAR MUITO E SE CAGAR TODO E NUNCA MAIS APITAR. E O PREJUÍZO SEM RECEBER A COTA DE QUADE 1 MILHÃO ?! ESTAMOS NADANDO EM DINHEIRO ?! NOSSA TORCIDA É PUNIDA ATÉ QUANDO SE DEFENDE. CHEGA !!! CBF CORRUPTA, COB CORRUPTO E O VASCO BONZINHO E SE FUDENDO…SOMOS PROTAGONISTAS SEMPRE E DEVEMOS IMPOR ESSA PORRA…NEM QUE SEJA NA PORRADA !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *