Colunas
23

Jogando contra

Nada justifica as matérias em sequência veiculadas pelos sites O Globo.com e Extra no assunto Copa do Brasil anteontem.

A primeira estatística que serviu como enredo para uma publicação diz respeito à dificuldade de o Vasco reverter placares desfavoráveis nos jogos de volta da Copa do Brasil.

Em 16 oportunidades nas quais perdemos o jogo de ida, obtivemos a classificação no jogo de volta quatro vezes, diante de Santa Cruz (1994), Atlético-MG (1995), CSA (2002) e Bahia (2003).

Noutras três vezes devolvemos o placar do jogo de ida, mas perdemos a vaga nos pênaltis ou no chamado “gol qualificado”, marcado fora de casa contra nós, fato ocorrido contra Sport (2008), Vitória-BA (2010) e Goiás (2013).

O poder de reação do Vasco, mesmo insuficiente para a obtenção de classificação, também se fez presente em 1997 e 1999, ocasiões nas quais após perder o primeiro jogo por diferença de 2 gols o clube obteve na partida de volta uma vitória por um gol de vantagem.

Em cinco oportunidades o Vasco, após perder a primeira partida, empatou a segunda, fatos ocorridos contra o Cruzeiro (1993, 1996, 1998, 2003) e São Paulo no ano passado. Apenas duas vezes a equipe perdeu os dois confrontos, em toda a história, contra o Corínthians em 1995 e o Flamengo em 2006.

Ressalte-se que nas tais disputas (e isso daria uma boa matéria) o Vasco foi prejudicado em lances capitais por cinco vezes e foi beneficiado numa ocasião apenas.

Se em 1994 o Santa Cruz teve um gol mal anulado em São Januário e o Vasco outro, o que não alteraria em nada a classificação cruzmaltina, por quatro vezes a vaga, a possibilidade de levar a disputa para os pênaltis, ou mesmo o impedimento de duas derrotas nos dois embates teve na arbitragem um fator de desequilíbrio.

No ano de 2003 um pênalti claro sobre Edmundo aos 24 minutos do 2º tempo foi ignorado pela arbitragem, quando o placar de 1 x 1 (que seria o resultado final) permanecia. No jogo de ida a equipe mineira havia vencido por 2 x 1.

Em 2006, na segunda partida da decisão, aos 41 minutos do 1º tempo Wagner Diniz sofreu pênalti não assinalado, quando o Vasco perdia para o Flamengo por 1 x 0, o que seria o placar final da partida. No jogo de ida o rubro-negro vencera por 2 x 0.

Em 2008 um gol mal anulado, marcado por Leandro Amaral diante do Sport, quando o confronto estava empatado em 0 x 0, seria decisivo para a classificação do Vasco, visto que a equipe faria ainda 2 x 0 no marcador mais adiante e com o placar de 3 x 0 chegaria à final da competição.

Finalmente em 2013, após derrota para o Goiás por 2 x 1 no jogo de ida, o Vasco vencia pelo mesmo marcador no embate da volta, ainda na primeira etapa, e um gol de Luan foi mal anulado na ocasião. No segundo tempo cada equipe faria mais um gol e o Vasco se veria eliminado da competição por ter levado em casa dois gols e feito fora apenas um. Caso a vitória se desse por 4 x 2, considerando a validação do gol legal marcado por Luan, a vaga seria vascaína.

Um outro dado garimpado, desta vez pelo site oglobo.com, diz respeito ao número de vezes em que o Vasco venceu por dois gols de diferença seus adversários neste ano, o mínimo necessário para obter a vaga às quartas-de-final hoje contra o Santos (dependendo é claro do número de gols que tome do oponente).

Para levar o vascaíno a imaginar ser a diferença de dois gols algo difícil de se acreditar como possível pegou-se como referência a Série B e ignorou-se por exemplo, o Estadual.

Em primeiro lugar, ganhar de 2 x 0 e ter que ganhar de 2 x 0 são coisas distintas. Se basta muitas vezes ao clube ganhar, pouca diferença faz o saldo de gols da partida.

O Vasco este ano venceu 32 das 51 partidas que disputou. Para começar marcou ao menos um gol em 49 delas.

Fora isso, o clube venceu por dois gols ou mais de diferença 11 das 32 partidas nas quais conquistou vitórias. Uma a cada três, arredondando.

E vale destacar que nas partidas nas quais venceu o adversário por um gol de diferença (21 vezes), construiu a vantagem mínima por cinco vezes na primeira etapa. Ou seja, em metade das 32 partidas vencidas pelo Vasco no ano ou o clube obteve a vantagem de dois ou mais gols de diferença ou já teve metade do caminho percorrido antes do intervalo. Convenhamos que se a matéria do oglobo.com fosse mais rica em detalhes a motivação dada ao torcedor vascaíno seria lógica.

Finalmente a infelicidade completa se deu numa matéria veiculada segunda-feira à tarde, num dos sítios eletrônicos ligados às Organizações Globo que tinha como título a seguinte frase: “Bilheterias vazias” e uma foto referendando a manchete.

Mas a torcida vascaína, desfazendo de tudo isso e do comentário absolutamente infeliz do ex-atleta Edmundo no canal Fox Sports sobre o comportamento da massa cruzmaltina (não nos interessa as outras torcidas) em momentos ruins do time e nos momentos bons, encherá São Januário hoje para torcer pelo Bicampeão Carioca Invicto, pelo time que permaneceu sete meses invicto, entre 2015/ 2016, pela equipe do craque Nenê, do craque Andrezinho, da melhor zaga do Rio de Janeiro, da revelação Douglas Luiz, do veloz Madson, do imprevisível, Yago Pikachu, do seguro Martin Silva, do experiente Julio Cesar, que poderá eventualmente ser substituído pela promessa Allan Cardoso, do eficiente Éderson, de volantes e atacantes outros instáveis, mas que podem crescer na hora certa, como todos nós torcemos.

Por outro lado, torcemos também para que o Vasco hoje não experimente qualquer prejuízo de arbitragem capaz de retirá-lo da Copa do Brasil, pois na competição até aqui dois erros capitais foram cometidos contra o clube, em fases anteriores, mas diferentemente do Campeonato Brasileiro, quando para fazer o clube cair foram necessários 14 pontos de tunga (até nos garfando em 11 não cairíamos), na Copa do Brasil um único erro capital pode pôr tudo a perder e nós torcedores estaremos no estádio cobrando de quem é neutro, neutralidade, afinal a arbitragem é regiamente paga exatamente para demonstrar isso em campo, cumprindo as regras do jogo. Nada mais.

Em oposição à maré midiática novamente jogamos contra. Contra o pessimismo e um quase “já perdeu”, exposto de forma quase desavergonhada em textos nos quais o fomento ao desânimo dos vascaínos mostra-se evidente e incoerente, levando-se em conta matérias entusiasmadas a favor de quem este ano foi eliminado da mesma competição pelo Fortaleza, no Estadual pelo seu carrasco Vasco (por 2 x 0), e mesmo com cinco pontos a mais na balança por conta de arbitragens jamais liderou o Campeonato Brasileiro, que tem cheiro verde.

Sérgio Frias

23 comentários sobre “Jogando contra

  1. Perfeito Sérgio Frias,

    Só a arbitragem para nos tirar mais uma virada, o Vasco é o clube brasileiro acostumado às viradas.

    Alguém pode me informar se há no youtube, ou qualquer outro site, imagens do jogo Vasco 2 x 1 Fluminense em 08 de agosto de 1982, que foi meu primeiro jogo do Vasco ao vivo no estádio ?

    obrigado
    ___
    Eu estava lá. Vitória de virada com gols de Roberto Dinamite no primeiro tempo e ele próprio, de pênalti (cometido pelo zagueiro Heraldo ao pôr a mão na bola) aos 42 minutos da etapa final. Zezé Gomes abriu o placar para o Fluminense.

    Não tenho ciência de imagens no youtube a respeito do jogo.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  2. Arbitragem, sempre ela. Todo cuidado e pouco.
    Quando erra a nosso favor (coisa bem rara) a imprensa GRITA, quando e contra (toda hora), eles logo apelam para, lance dificil, muito duvidoso, e principalmente reclamar de arbitragem e desculpa de quem perde em campo. O discurso so muda, quando se fala dos queridinhos da globo no RJ e SP, ai logo se fala em punicao aos arbitros e quem dirige a mesma nas federacoes.
    Portanto, todo cuidado e pouco.
    Sabemos que o Santos tem um bom time, talvez ate melhor que o nosso, mas fora de casa nao tem essa forca e regularidade, e Vasco e Vasco, nessas horas a garra, a raca e a tradicao de time da virada falam mais alto.
    Vamos la, Vascao, confiamos em vcs.
    SV

  3. Vamos ter que jogar bola, o que não fazemos a uns 3 meses, e o Santos estar num dia apenas razoavel. O problema sabe qual é Sergio? O Vasco também a um bom tempo leva gol em praticamente todos os jogos, mesmo dos times mais fracos. E hoje não pode…….
    ____
    Até pode, desde que faça no mínimo três gols. Se tomar dois aí terá que fazer cinco.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  4. Jogo difícil hoje.
    Nós, vascaínos, temos um clube que sempre nos faz um teste para o “coração”. Espero que hoje que meu coração seja testado, eu sair vivo e o Vasco venha vencer e se classificar para a próxima fase.

    Pode ser impressão errada, mas vi dois times distintos. O Santos tem um excelente time e deu um banho de bola no Vasco lá em Vila Belmiro. Vi o Vasco sucumbindo e teve sorte de sair de lá com 3 X 1.

    Um teste para o técnico, pois ele vai ter que superar a improvisação crônica que tem feito no time colhendo maus resultados.

    Um teste para o time com grupo, se superar e não entrar em campo se comportando como “vira – lata da segunda – divisão”.

    O senão é que o Diguinho vai jogar no lugar do Marcelo Matos que está lesionado. Sou mas de ir com Willian.

  5. aqui em casa não tem tv a cabo, estimulo as crianças à internet e desta forma elas passam longe de sportv, foxsports e espns da vida…. se quiserem ver os gols do Vasco vão ao youtube e pronto.

    querem ver o jogo do Vasco, é fácil achar streaming gratuitos na internet, onde peço pra tirarem o som “pra internet não travar”, logo, na mentira permitem que fiquem longe dos comentaristas androides antivascainos globais….

    simplesmente estão crescendo sem interferencia da flapress podre e suas remoras.

  6. Ah,sim:quanto ao freguês mulambo, no domingo pela manhã quando o juizinho deu o primeiro penal,desliguei a tv e fui cuidar de coisas mais interessantes.Ficou claro que a ajudinha de sempre ia funcionar custasse o que custasse.São muito cínicos!…E vamos lá VASCO,pra cima do peixe.

  7. Alguém vai protestar externamente contra essa arbitragem mafiosa ou vão ficar so aqui escrevendo colunas e comentando? Vamos agir porra. TO cansado dessa Merda de ser roubado direto. Já não chega a frouxidão do ano passado?
    ____
    Sim, vamos.

    Marcamos um protesto para a porta da CBF no dia e horário que você quiser. Mas você vai? Ou não faz parte disso?

    Isso vai resolver? Não.

    Desmotivar a quem escreve e briga com o que tem para brigar é uma boa? Não.

    Você está de saco cheio? Imagina nós que vivemos o dia a dia disso e ainda temos que aturar imbecis dizendo que o Vasco caiu no ano passado por causa do Celso Roth e dos 13 pontos no primeiro turno e não porque foi roubado em 14 pontos. Não é um absurdo? É. Mas o problema é que quando aconteceu só nós protestamos.

    E assim segue.

    O Casaca! jamais abaixou a cabeça. Não aceita roubos contra o Vasco. Não entende que é do jogo. Mas pontua isso contra o Bonsucesso ou contra o Santos e o problema é que muitos só dão bola quando acontece contra o Santos.

    A torcida do Vasco tem que parar de buscar uma pessoa para solucionar tudo.

    Desde 1986 até junho de 2008 o Vasco foi extremamente prejudicado em diversas oportunidades, nas horas decisivas. Neste século, então, foi uma festa.

    A coisa só mudou, ao menos momentaneamente, quando o torcedor protestou de forma veemente.

    Mas protestar dá trabalho. Tem que sair de casa, tem que pegar sol ou chuva, tem que passar por cima dos que vão dizer que aquilo nada resolve, tem que dar um pouco mais de si para o clube.

    Na hora que a torcida entender o seu tamanho e a sua potência e deixar de ficar esperando uma só pessoa resolver algo insolúvel há 100 anos, aí sim o que nós escrevemos e pontuamos diminuirá.

    Até lá serão mais linhas escritas e reclamações dos que leem como se ficassem mais incomodados do que nós mesmos a cada assalto contra o clube.

    Sérgio Frias

  8. bem que o vinicius falou a cambada de ladroes que é essa arbritragem nos tirou mais uma vez da disputa de mais uma copa do brasil estou com muita raiva, se eu tivesse la iria da um tiro nesses vagabundos…

    o futebol brasileiro ta um nojo…

  9. vergonhosa arbitragem!!!! COMO ESPERADO, E COMO FOI EM 2015 E COMO SERÁ EM 2017, SABE PORQUE???

    PORQUE NÃO VEJO NINGUEM NO VASCO, NENHUM MOVIMENTO ORGANIZADO OU O PROPRIO PRESIDENTE A LIDERAR O CLUBE CONTRA ESTE STATUS QUO PODRE E VAGABUNDO…. a globo faz o que quer contra o Vasco, e faz o que quer para o timinho dela ganhar, todos nós sabemos disso, se o palmeiras insistir, no máximo faltando 5 rodadas terá o palmeiras uns 3 jogadores expulsos e pronto o timinho da globo ultrapassa…

    TEM ALGUEM NO VASCO COM MEDO DA GLOBO FILHA DA PUTA???? TEM ALGUEM NO VASCO PRA PEGAR NO MICROFONE E ESCULHAMBAR O PODERIO DA GLOBO NO FUTEBOL, SEREMOS REFENS ATÉ A GLOBO DEIXAR DE EXISTIR????

    vamos continuar entubando???? até quando???? desde 2009 só dá times amiguinhos da flalgobo escrota, em 2009 o goleiro do timinho da globo mata e esquarteja durante o campeonato e escondem o caso até o final, e o caso LUSA VAI FICAR POR ISSO MESMO???? O PRINCIPAL EMPRESARIO DE JOGADORES DO CRUZEIRO É PRESO EM FLAGRANTE COM PASTA BASE DE COCAINA NUM HELICOPTERO DO PRESIDENTE DO CRUZEIRO E O TIME DO CRUZEIRO É BICAMPEÃO BRASILEIRO SEM CONTESTAÇÃO????

    VAMOS CONTINUAR PARTICIPANDO DESTE FUTEBOL PODRE COMO VIRGENS???? OU VMAOS LUTAR PRA MUDAR ISSO???? ISSO É QUE PRECISA FICAR DEFINIDO PRO TORCEDOR!!!!! ONDE A DIRETORIA DO VASCO QUER LEVAR O CLUBE, COMO MERO SPARRING, MERO PARTICIPANTE QUE ENTUBA TODAS AS SACANAGENS CONTRA O CLUBE????

    OU ESTA DIRETORIA VAI ARREGAÇAR AS MANGAS E ORGANIZAR UM MOVIMENTO CONTRA ESTE FUTEBOL DA GLOBO ESCROTA????

    ATÉ QUANDO????

  10. Depois do assalto de ontem, devemos ficar de olhos abertos para as próximas partidas, principalmente a de sábado.
    O mais mau caráter hoje foi o bandeir

  11. Após o assalto ocorrido ontem em SJ, devemos nos precaver contra as arbitragens mal intencionadas em relação ao Vasco.
    Parece que eles sentem orgasmos múltiplos quando prejudicam o Vasco ainda mais em SJ.
    A atuação do bandeira que atuou no lado da social, além de desastrosa, deixou transparecer a premeditação em tirar a vitória do Vasco e uma possível classificação.
    O jogo de sábado é o tipo da partida que uma arbitragem perniciosa, poderias tranquilamente não permitir a vitória do Vasco e nos tirar a liderança.
    Abraço e SV

  12. Sérgio Frias

    arbitragem como a de ontem será rotineira ano que vem, como tem sido há muitos anos.

    Enquanto permanecerem mandando o VP de Santa Catarina e o Presidente da Comissão de arbitragem, seremos garfados sistematicamente.

    Pra quê montar um grande time se seremos arremessados para o meio da tabela, ou montar um time decente dentro das condições financeiras e sermos arremessados para série B ?

    Enquanto esses senhores continuarem será assim, sem nenhuma perspectiva de mudança. E o Vasco não pode ficar mais calado.
    Esbravejar não adianta nada porque a mídia trata com ironia. Temos que derrubar esses senhores, principalmente Sérgio Correa. O Vasco está há anos à mercê desses canalhas.

  13. conheço o paulo fernandes desde a campanha de associação e deixo meu meu muito obrigado e meus PARABENS PELA INCRIVEL FOTO FLAGRANTE DO EXATO MOMENTO DA ESCANDALOSA FALTA QUE RESULTOU NO 2O. GOL DO SANTOS… a foto está no topico do jogo fechado para comentários.

    QUE ESTA FOTO SEJA MOSTRADA NA COLETIVA DA DIRETORIA DO VASCO PELO MENOS!!!!!!!! é o minimo que se espera, pois a foto vale mais do que 1000 palavras.

    PARABENS PELA COMPETENCIA PAULO FERNANDES, FOTOGRAFO DO VASCO!!!!!!

  14. EU QUE NAO SOU NADA E NINGUEM SEMPRE FALEI AQUI CADE O MARCELO DE LIMA HENRIGUE, CADE O PERICLES BARSOL, CADE O SANDRO MEIRA, CADE O CANHOTINHO, CADE O INDIO,ESSES CARAS ESTAM COM O RABO CHEIO DE GRANA A DIVINHA COMO SUMIRAM COMO POR ENCANTO MAIS PODEM TER SERTESA QUE VAM APARECER NOS MOMENTOS DECISIVOS LOGICO A FAVOR DOS QUERIDINHOS DA GLOBELEZA, E JA RECRUTARAM MAIS ALGUNS O DE ONTEM FOI ESCANDALOSO, TEM O FLAVIO DE OLIVEIRA QUE E IRMAO DA QUELE QUE JA ASSALTOU O VASCO VARIAS VEZES DESCARADAMENTE E OUTROS MAIS, NAO ADIANTA NADA FALAR,QUANDO NOSSO PRESIDENTE DIGO NOSSO (DEUS) ERA MAIS NOVO E TINHA MAIS VITALIDADE ELE ACABAVA COM A SACANAGEM COM A PUTARIA RAPIDO,RAPIDO, MAIS INFELISMENTE A IDADE PESA PARA TODO MUNDO FAZER O QUE !

  15. Sérgio,

    Sua coluna foi perfeita quase que prevendo o que iria acontecer. Fomos assaltados. Nunca vi, duas irregularidades claras. Mas o time teve vontade e algumas excelentes atuações como nene, Douglas e pikachu.Acho que o jorginho meio que por acaso acertou o time no segundo tempo com as saídas de diguinho e Júlio César. Na lateral o Alan pede passagem, tem coragem e ímpeto e porte físico. Na cabeça de Área e preciso testar o William. , voltar com o gallo ou tentar um menino do sub 20. Queria destacar o Luan que fez um partidaco. Para mim quem destoou foi o andrezinho. Muito passe errado e omissão.

    Agora é garantir o acesso o mais rápido possível para deixar os meninos jogarem.

    Sds

  16. O mesmo jornaleco, em sua matéria de hoje sobre o jogo, dá pouca importância aos erros cometidos pelo árbitro e afirma que o Vasco empatou com o Santos com gol contra do Rodrigo. E cita levemente os erros absurdos da arbitragem. Ora, em um lance só houve três erros de arbitragem: a falta no Alan na origem da jogada, o jogador do Santos que cruzou estava impedido e quem iria receber esse passe na área também estava impedido. Mesmo que o soprador ignorasse a falta no Alan, pelo menos a marcação do impedimento impediria o prosseguimento da jogada e o Rodrigo não teria feito o gol contra. E mesmo que os erros contra nós sejam claros, a imprensa gosta de dizer “arbitragem polêmica”. Não houve polêmica: os erros foram claros e não cabe discussão alguma!

    No resumo da ópera, o clube ainda pode ser prejudicado por ofensas ao árbitro, pelo lançamento de objetos ao campo. E o que vai acontecer com esse soprador de apito mal intencionado?

  17. A meu juízo , a subida à primeira divisão é certa. Só um hecatombe para evitar que isso aconteça. Agora , a Serie A é outra conversa. É mil vezes pior que a Serie B. O Romario sempre falou que o Brasileiro Serie A é o campeonato mais dificil do mundo.São 10 a 12 clubes com condições de chegar ao titulo, e outros brigando para permanecer na Serie A. Acho bom o Eurico preparar um time que consiga aguentar esse ritmo intenso e frenético que é a Serie A. O Vasco precisa entender que para jogar a Serie A temos que ter elenco , juventude , tempo de preparação , sistema tático , padrão de jogo , um esquema com variações levando-se em conta cada partida , e sobretudo treinador. Não adianta contratar esses treinadores de tiro curto. Treinador de tiro curto não resiste competições longas porque é preciso ter variações táticas para não ficarmos previsiveis , entre outras coisas. O Vasco hoje é um time de uma nota só. E joga na base da ligação direta , do esticão.
    Assim não dá.

  18. Atenção atencao acabaram de computar o ponto 74 erradamente no basquete no placar deram um poro do olivinha lance livre que errou os dois lances livres

  19. Em 16 jogos reverter 4 siguinifica 25% de aproveitamento, ridículo. Não adianta ganhar o da volta e não classificar. Quanto a erros de arbitragem, que realmente ocorreram, a verdade é que não montamos times descentes a anos, por exemplo, no ano passado quando fomos garfados varias vezes, se tivessemos um time bom estariamos lamentando a perda do título e não o rebaixamento. Os nossos seguidos vexames não é culpa da arbitragem ou da mídia e sim nossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *