Notícias
10

118 anos de Vasco

 

Mexia-se muito com o português naquela época. E só quem a viveu pode fazer uma idéia do papel que representou o Vasco na identificação completa do brasileiro e do português. Foi através do Vasco que o brasileiro conheceu melhor o português. E conhecendo aprendeu a gostar dele, aberto, franco, generoso, lusidíaco, se me permitem o termo […] O que o português fez no Vasco cabia numa página dos Lusíadas. Do campinho da rua Moras e Silva, o Vasco deu um salto para São Januário. Gozado, o português sentiu despertar nele, invencível, a velha fibra lusitana.

(Mário Filho. Revista Manchete, agosto de 1956)

No dia de hoje comemoramos 118 anos do Club de Regatas Vasco da Gama. Na atualidade, o clube desenvolve variadas práticas esportivas, com acesso a todos os gêneros, diferentes faixas etárias e a indivíduos com as mais diversas condições sociais. Dentre os múltiplos esportes praticados, podemos citar o remo, esporte-fundador da entidade, o futebol, o atletismo, o futsal, o futebol americano, o futebol de praia (beach soccer), o basquete, etc.

Na tarde de 21 de agosto de 1898, os 62 idealistas reunidos na Rua da Saúde n. 293 talvez não imaginassem que o clube que estavam a fundar pudesse alcançar o gigantismo ostentado na contemporaneidade, uma instituição cujas inúmeras glórias alcançadas ajudaram a construir uma legião de adeptos (sócios e torcedores) que chegam ao patamar de milhões.

No apagar das luzes do século XIX, impulsionados pelos ares da modernidade, pelo desejo de praticarem um esporte símbolo dos novos tempos, homens ligados à chamada classe caixeiral, que na sua maioria trabalhavam no comércio do centro da Cidade do Rio de Janeiro, decidiram criar um novo clube para a prática do remo, eis que surgia o Club de Regatas Vasco da Gama.

As comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para as Índias influenciaram no nome da nova instituição náutica e nos seus símbolos, principalmente, o maior deles, a cruz que os fundadores do Clube deram ao Vasco. Esta que fora inspirada naquelas presentes nas naus comandada pelos portugueses, como o almirante Vasco da Gama, no período das Grandes Navegações. A Cruz de Cristo, que se popularizou entre os vascaínos pela nomenclatura “Cruz de Malta”, foi instituída como o primeiro e grande emblema do Clube.

Necessitando organizar-se melhor após o seu nascedouro, o Vasco começou a competir no ano seguinte, em 1899. Como demonstração de sua força, logo em seu ano de estreia veio a primeira vitória em provas, com a Volúvel, no primeiro páreo e ainda um segundo lugar com a Victória, uma baleeira a quatro remos. Embora a prova não valesse para o campeonato, chamou a atenção de todos o feito dos vascaínos.

Os anos se passaram e as conquistas do Vasco foram se acumulando. Em 1904, vieram os dois primeiros troféus, a Prova Clássica Sul-América e a Prova Clássica Jardim Botânico. Logo após os seus primeiros anos de fundação, o clube tornou-se bicampeão de remo da cidade em 1905 e 1906, demonstrando a sua grandeza e realizando um feito que outros clubes mais antigos não haviam conseguido.

Um grandioso tricampeonato em 1912, 1913 e 1914 veio consolidar o Vasco como o maior clube náutico do Rio de Janeiro e um gigante do remo no Brasil. Nessa época, a ginástica e o tiro já eram praticados pelos sócios vascaínos. Acompanhando uma tendência que se espalhava pela cidade, crescia cada vez mais a influência do futebol entre o quadro associativo vascaíno e muitos sócios começavam a solicitar a inserção desta prática no clube, fato que viria a ser consumado a partir de 26 de novembro de 1915.

Na “Era do futebol”, o Vasco escreveu de uma vez por todas o seu nome no esporte mundial. Em 1923, tornou-se o primeiro clube carioca a ser campeão com jogadores negros e brancos de baixa condição social. Negando-se em 1924 a excluir seus atletas a pedido da AMEA, que congregava os clubes das elites cariocas, lutou pela democratização do futebol no Brasil. Em 21 de abril de 1927, inaugurou o então maior estádio da América do Sul, calando os críticos e os defensores de um futebol exclusivamente voltado para homens brancos de “boa família”.

O Estádio de São Januário, para além do futebol, tornou-se um patrimônio nacional ao ser sede de eventos culturais e políticos que marcaram a vida do país.  No estádio vascaíno, Getúlio Vargas assinou a lei que instituiu o Salário Mínimo, anunciou a instalação da Justiça do Trabalho, pronunciou discursos no Dia do Trabalho (1º de Maio) e no Dia da independência (07 de Setembro). Geralmente, na comemoração da independência, o maestro Heitor Villa Lobos regia corais orfeônicos com milhares de jovens e crianças. Além de Getúlio, a Tribuna de Honra teve a presença de outras figuras importantes da política nacional, como Luiz Carlos Prestes, Juscelino Kubitschek, Eurico Gaspar Dutra, João Goulart e outros. Na “casa vascaína” também foram realizados desfiles de escolas de samba e shows de bandas internacionais.

Na década de 40 e 50, o Vasco montou uma das melhores equipes da história do futebol, o Expresso da Vitória. Os jogadores vascaínos constituíam a base da seleção brasileira, e o Clube era o maior expoente do futebol nacional, posição ratificada com a conquista do seu primeiro título continental, o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões (Chile, 1948).

Após a Segunda Guerra, a Fifa voltou a organizar uma Copa do Mundo, cuja sede foi no Brasil. No intuito de oferecer um grande palco para o evento, construiu-se o maior estádio do mundo à época, o Maracanã. O Vasco sagrou-se o primeiro campeão carioca no estádio, ao vencer o campeonato de 1950.

A seleção brasileira contou com a ajuda vital dos vascaínos para conquistar a sua primeira Copa do Mundo. Para o Mundial de 1958, o Vasco cedeu ao Brasil o zagueiro e capitão Bellini, o zagueiro Orlando Peçanha e o atacante Vavá. Este último foi o autor dos dois primeiros gols brasileiros na final contra a Suécia, virando o jogo em prol da seleção, quando esta perdia por 1 a 0.

No ano do seu centenário, 1998, o Clube conquistou outro campeonato continental, ao levar para casa a Copa Libertadores. Dentre os vários títulos e conquistas no “esporte bretão”, destacamos os 4 brasileiros, 1 Copa do Brasil e 24 títulos do Campeonato Carioca (sendo seis deles invictos: 1924, 1945, 1947, 1949, 1992, 2016; e um tricampeonato em 1992, 1993, 1994). Ainda citamos os torneios intercontinentais, como o Torneio Internacional Rivadávia Correa Meyer (1953), Torneio de Paris (1957), o Troféu Teresa Herrera (1957) e o Torneio Ramón de Carranza (1987, 1988 e 1989).

Para além dos gramados, quadras, piscinas e lagoas, o grande diferencial do Vasco é o fato de, por vezes, suas ações ultrapassarem o espaço reservado da prática esportiva em si e alcançarem as esferas sociais. A história do clube, em diferentes períodos, se entrelaça com a própria história do país e dialoga com algumas reivindicações das camadas menos favorecidas da sociedade.

No decorrer desses 118 anos, nós vascaínos, cantamos, rimos, choramos e comemoramos com o nosso Vasco. Esperamos que muitas outras glórias estejam por vir para nossa amada e centenária entidade, assim, engrandecendo ainda mais a riquíssima história do Club de Regatas Vasco da Gama.

Fonte: Site do CR Vasco da Gama

10 comentários sobre “118 anos de Vasco

  1. PARABÉNS CLUB de REGATAS VASCO da GAMA pelos seus 118 anos de EXISTENCIA, de MUITAS GLÓRIAS, ENFRENTAMENTOS, SUPERAÇÃO dos DESAFIOS enfrentados SUPERADOS e nocauteados pelo seu BRILHO, PROTAGONISMO, GIGANTISMO, e graças a isso, foram se multiplicando os seus TORCEDORES, FÃS, LEGIÃO de ADMIRADORES, SEGUIDORES pelos vários rincões do nosso País, e no EXTERIOR!

    O CLUB de REGATAS VASCO da GAMA nasceu no berço popular na rua da Saúde n. 293, e do BAIRRO VASCO da GAMA se MULTIPLICOU, e se tornou um AUTENTICO CLUBE do POVO MULTI-RACIAL e MULTICULTURAL uma festa e uma CONFRATERNIZAÇÃO dos POVOS e de todas as ETNIAS e RAÇAS !

    NESSE MES de AGOSTO, o GIGANTE da COLINA, INAUGUROU o ESPAÇO GOURMET para os ATLETAS PROFISSIONAIS do FUTEBOL, o CAMPO ANEXO, e no apagar das luzes do mes de Julho inauguramos o CAPRESS ( CENTRO AVANÇADO de PREVENÇÃO RECUPERAÇÃO e RENDIMENTO ESPORTIVO ), realizamos a campanha da vaquinha online para o menino VASCAÍNO JOÃO PEDRO que ganhou uma nova cadeira de rodas, uma banheira doado pela PRESIDENCIA do nosso CLUBE pela pessoa do ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA, e ontem no dia 20 de Agosto de 2016, as vésperas do ANIVERSÁRIO do nosso AMADO CLUBE e INSTITUIÇÃO o Brasil conquistou a inédita MEDALHA de OURO no futebol masculino tendo o nosso ZAGUEIRO LUAN sendo o ÚNICO REPRESENTANTE do Futebol do Rio de Janeiro, AO LADO DO competente ALEX EVANGELISTA, GERENTE CIENTÍFICO do CAPRESS e do nosso GOLEIRO JORDÍ que são crias das nossas CATEGORIAS de BASE, BICAMPEÕES ESTADUAL INVÍCTO de 2015/2016, que se materializou no dia 08 de Maio de 2016, DIA das MÃES, CAMPEÃO da TAÇA GUANABARA em MANAUS com os VASCAÍNOS MANAUARAS ABRAÇANDO os nossos JOGADORES motivando-lhes e passando a CONFIANÇA ESSENCIAL!

    ALEX EVANGELISTA ( GERENTE CIENTÍFICO e IDEALIZADOR do CAPRESS ), LUAN GARCIA e o JORDI MARTINS ALMEIDA, se sagraram CAMPEÕES OLÍMPICOS NO MESMO PALCO QUE É O MARACANÃ que tres meses antes no dia 08 de Maio de 2016 tinham se sagrados BICAMPEÕES ESTADUAL INVÍCTO, ESTÃO TODOS de PARABÉNS!

    118念 記念日の お丹治 お目等ございます! ヴぁ須個 陀 ガマ!
    PARABÉNS CLUB de REGATAS VASCO da GAMA, pelo seu aniversário e pela data dos seus 118 anos de MUITAS HISTÓRIAS, BRILHANTISMO e de MUITAS CONQUISTAS !
     

  2. Vasco, meu orgulho, minha vida.

    Parabéns aos antepassados que escreveram em folhas de ouro a história da maior instituição esportiva do planeta.

    Parabéns aos membros do Casaca desde já, os continuadores dessa saga de perpetuar o C.R.Vasco da Gama.

  3. Parabéns aqueles que construíram o Vasco, a 118 anos atrás, sem eles o Vasco não seria O VASCO.

  4. Prezados,

    Não consegui esperar o post. A atuação do Vasco foi lamontável. Desnível técnico evidente. Nas últimas dez partidas que o Vasco jogou o time foi péssimo. Com atuações individuais runs e preguiçosas e coletivamente péssimo, se, esquema . O jorginho tem insistido com jogadores que me desculpe não podem jogar no Vasco hoje. Jorge Henrique, Madsons, diguinho, Marcelo mattos. …o time não cria , vai matar qq centroavante. O jorginho tem cometidos diversos equívocos dentre eles não está fazendo a renovação que era o objetivo desta lamentável série Brasil. Acho que muitos de vocês não concordam mas o desnível de Vasco e santos ficou evidente e da forma como o time vem jogando vai ser duro ver este segundo turno da série b .

    Sds

  5. Como bem disseo Cosenza uma vez: O Vasco é o primeiro amor, veio primeiro que mulher, namorada, etc.., logo….

    no mais, não entendi o porquê da coroa emcima da cruz???? Vasco nunca teve nada disso, ademais me lembro que os muviotários chegaram a botar uma coroa parecida com a triplice coroa do cruzeiro no emblema do Vasco e foi devidamente escurraçado pelo Casaca, pois coroa, aristocracia não tem nada a ver com o Vasco!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *