Imprensa
18

ESPN, suas informações, retificações e a verdade

A ESPN Brasil publicizou agora há pouco em seu sítio eletrônico notícia sobre a ação da empresa AT 2000 Sociedad Anonima contra o Club de Regatas Vasco da Gama.

Em sua primeira versão, a matéria, que traz uma fotografia do Goleiro Martin Silva atrelando-o à notícia, afirmou que o Camisa 1 Cruz-maltino teria acionado o Vasco na Justiça por direitos de imagem na ordem de R$ 1 milhão de reais.

Minutos após um post do atleta nas mídias sociais desmentindo o fato, a ESPN retificou a manchete lançando-a sob o seguinte título: “Por R$ 1 milhão atrasado por ídolo Martin Silva, empresa vai à Justiça contra o Vasco”.

Muito embora tenha havido a retificação da manchete a partir da pronta elucidação do atleta, a ESPN não o fez de maneira eficaz, porquanto o novo título continua passar a falsa percepção ao leitor de que o Martin Silva seria Credor do Vasco, o que definitivamente não é verdade. No corpo da matéria não se vê qualquer preocupação também em deixar isso claro.

O crédito cobrado pela referida empresa, presidida pelo Sr. Marcelo Recanate, também presidente do Olímpia à ocasião, foi supostamente constituído quando da contratação do atleta Martin Silva e seria oriunda de um suposto contrato de licenciamento de uso de imagem, segundo o qual a empresa do então Presidente do Clube Paraguaio seria a detentora de tais direitos e, nesta qualidade, passaria a cedê-los ao Vasco mediante determinada remuneração.

Martin Silva, portanto, não é autor da ação judicial a ele vinculada e tampouco credor do Vasco, sendo certo que todas as obrigações de natureza trabalhista e/ou cíveis legalmente constituídas entre as partes estão rigorosamente em dia, não fazendo sentido o atrelamento do jogador, notadamente quando a ESPN deixa de citar que a AT 2000 também cobra o Vasco por débito de igual natureza oriundo da contratação, na mesma ocasião, do atleta Lorenzo Eduardo Aranda.

Apresenta-se bastante curioso que o cerne da matéria tenha sido a conexão (desconexa) da dívida com o atleta Martin Silva, enquanto nos deparamos com uma dívida em favor de uma empresa ligada ao mandatário maior da agremiação desportiva que, segundo as matérias da época, teria liberado os atletas contratados sem compensação financeira.

Expondo o goleiro e ídolo da torcida vascaína Martin Silva, sem que este fosse procurado para dar qualquer informação a respeito da ação proposta pela AT 2000 Sociedade Anônima contra o Vasco, por algo na visão do clube indevido e que só beneficiaria à própria empresa, a fonte noticiadora não buscou se aprofundar para saber do que se trata essa cobrança, de qual tempo é, quem teria acertado essa situação e com que objetivo.

O Vasco caloteiro, irresponsável e que quando podia não pagava uma dívida qualquer por se referir ao passado não existe mais. E é bom que se diga, também não existia até junho de 2008, desde o início do século, vide inúmeros acordos feitos e cumpridos até ali.

O clube foi assumido em dezembro de 2014 sem certidões positivas com efeito de negativas, com dois meses de salários atrasados, com 100 milhões de dívidas de curto prazo lhe sendo cobradas, sem crédito e sem grandes perspectivas, a não ser a esperança do vascaíno de que com a volta da responsabilidade e de ações nessa linha voltasse efetivamente o clube a ser respeitado institucionalmente, como hoje é.

De lá para cá não são poucos os atletas que – contratados pela gestão anterior e não pagos por ela – foram devidamente ressarcidos pela atual, seja através de acordos (cumpridos até hoje) ou de pagamentos integrais, como foi narrado pelo clube, sem muito interesse de reverberação por parte da ESPN, referente à satisfação, recentemente, do débito com o Benfica, na ordem de 12 milhões de reais, concernente à compra de Éder Luís no ano de 2010.

No caso em voga é óbvio que o Vasco entende não ser devido o valor que cobra a empresa, pois se entendesse o contrário o teria feito, assim como o clube considera não ser devido qualquer valor à “Ingresso Fácil”, razão pela qual vai contestar a ação no devido prazo legal, citada esta última demanda aqui por ter virado notícia ontem na mesma mídia.

Apreendam o ensinamento dado pelo jornalista Eliakim Araújo, falecido recentemente e que deixou para a eternidade um texto seu em defesa do Vasco e contra os que da sua classe menos fazem jornalismo e mais utilizam espaços de mídia para perseguir ou denegrir o clube, desinformar ou mesmo tentar conduzir seus torcedores a conclusões precipitadas acerca dos fatos.

Com uma pequena modificação à frase final daquele magnífico texto, dizemos:

Por favor, senhores, menos inflexão e mais razão.

Casaca!

18 comentários sobre “ESPN, suas informações, retificações e a verdade

  1. Perfeito o texto, muito obrigado por os Srs. existirem e sempre defenderem o nosso amado Vasco da Gama.

  2. Eles estão desesperados.

    Nós estamos na Copa do Brasil e o timinho deles irá ver nossos jogos pela televisão.

    A notícia de hoje deveria ser: ‘O GIGANTE VASCO segue na Copa do Brasil’

    Eles tremem.

    VASCO VASCO VASCO

  3. Casaca versão light,

    Vamos falar direto: trata-se de uma materia do escroto flamerdista Cicero melo ou da equipe que comanda da espn RIO que só noticia noticia negativa do Vasco putinhos que devem estar com o Vasco, afinal a freguesia incomoda.

    façamos a seguinte pergunta: vcs acham que este flamerdista de merda, desculpem a redundancia, entrou em contato com o ex-mandatário paraguaio????? eles da espn nem sabem quem é o cara porra, qual telefone e etc…!!!!! esta noticia vem de fonte dos muviotários que assaltaram o Vasco nos 6,5 anos, e me arrisco a dizer que viria do adevogado “vascaínissimo” que comprou apartamento milionário no bairro do flamengo, só com “ganhos judiciais” no Vasco na epoca do banana….

    pois quem iria saber dessa tal empresa senão os muviotários que viveram a história….agora o açodamento da espn é tão grande que eles nem checam a informação, o importante é dar uma de datafolha!!!!, manipulação total, em prol do factoide!!! o importante é a manchete, foda-se o conteudo!!!!

  4. A ESPN-B, passa o tempo, mas continua sob o comando subreptício do Sr Trajano, não consegue superar o episódio vivido cerca de 10 anos atrás, quando o então quase-jovem Eurico Miranda, participando de um programa “Bola da Vez”, esculhambou os entrevistadores(Milton Leite, Paulo Calçade, PVC, entre outros). Desses três citados, apenas o Calçade(que saiu para a Record e voltou), continua na emissora. Mas o ranço, continuou, porque sempre teve como artífice o Sr Trajano(minha mulher o chama “Peruquinha”). Com a saída do Milton Leite, que não suportou mais o Peruquinha e do PVC, tentou assumir o protagonismo o rubronegro Mauro César Pereira. Este é triste: arrogante, mal educado e carente de melhor aceitação, tornou-se o porta-voz do Bandeira. Quer saber alguma coisa do rubronegro? Assista aos programas que o Sr Mauro Cesar participa. Do Rio, apenas mantiveram os repórteres e eliminaram a tal “Sucursal do Rio”. Agora, pós demissão do Lucio de Castro, inventaram a Gabriela Moreira para levantar coisas contra os inimigos. Entre eles, o Eurico. Eu, apesar de algumas vezes ter sido considerando adepto do Dinamite – pelo Sérgio Frias – abomino essa gente(inclusive o Sr Carlos Roberto Oliveira).
    _____
    Adepto do Roberto eu mesmo fui, como atleta do Vasco.

    Fui contra sua entrada no clube na condição que lhe pôs o MUV, com apoio geral da imprensa e oposição nossa.

    Na época escolheu-se apoiar o golpe ou ir contra ele. Nós escolhemos ir contra, pois éramos sabedores do risco que corria o Vasco, a partir dele. Quem foi a favor da saída de Eurico Miranda do clube naquele instante, sem perceber o trabalho feito por ele dentro do clube nos últimos anos, acabou por permitir o golpe perpetrado contra o clube.

    Não é culpa de quem desconhecia a situação e a tinha massificada pela imprensa e as mídias oposicionistas, como o Supervasco, já citado como local assíduo de mensagens do leitor, o posicionamento permissivo à troca de poder da forma como ocorreu.

    Muitos seguiram o mesmo caminho e felizmente o Casaca! permaneceu mostrando o correto, apesar de se caracterizar como o único veículo de informação contrário ao estado de coisas iniciado pela direção do Vasco à época, desde o princípio.

    De lá para cá é óbvio que as consequências das ações nefastas da gestão anterior trouxeram antipatia, asco, revolta, ou mesmo mera oposição de quem antes se mantinha neutro ou apoiando minimamente algo que desconhecia e até via com bons olhos.

    Você afirmou que a questão minha era defender Eurico Miranda, como se fosse eu um cego ou o fizesse cegamente. Defendo e continuarei defendendo a concepção de Vasco dele, que se assemelha à minha, mas não a constituí por cegueira ou bitolação, mas sim por ter vivido o Vasco antes dele, testemunhado o Vasco com ele e sabido de antemão como ficaria o Vasco sem ele, quando saiu, até porque vários que o sucederam e comandaram o Vasco da porta para fora eram conhecidos antigos oposicionistas, que uma vez no clube nada fizeram de relevante quando ao lado de Eurico, ou antes de sua chegada. Já outros eram claramente ineptos, como o próprio Roberto, e outros ainda não tinham nenhum histórico no clube, apenas ideias mirabolantes e métodos heterodoxos para tocar o Vasco.

    Isso não quer dizer que o Vasco termina com Eurico, ou começa com ele. Quer dizer que precisa continuar sua história com gente que tenha a nossa concepção de clube, que não foi criada nem por Eurico Miranda, nem por nós mesmos, mas por aqueles que fizeram do Vasco uma força incontestável, enfrentando um statu quo sistematicamente contrário a si através dos tempos, apesar de ser o Vasco o clube mais exemplar da cidade e o mais popular dela própria, sem demagogias, ou epítetos fabricados pela imprensa em geral.

    Sérgio Frias

    1. Ficou maluco de vez? Releia meu texto e procure entender, sem jogar palavras nele, que não foram escritas. Sempre critiquei no Supervasco, pois ali se admite elogiar/criticar mas isto não quer dizer apoio à linha editorial do site. Como, também, não concordo com tudo que o Casaca coloca. Ou não tentamos viver numa democracia? Fanatismo, eu abomino. Elogio quando considero que o assunto mereça e critico quando não concordo.
      ______
      Nem fiquei, nem fui, muito menos levo jeito para ser.

      Conversa fiada de que ali se admite criticar/elogiar. Muitos casaquistas tiveram problemas naquele espaço e reclamaram durante anos disso.

      Aqui se admite criticar e elogiar também, com modos, e inúmeras vezes há o contraponto, como os que faço.

      A linha editorial do site é claramente contrária à Eurico Miranda, mas hoje procura não deixar isso tão explícito como quando puseram na capa do site uma barriga do presidente do Vasco escrita “patrocínios” há 11 anos.

      Eu mesmo, antes de ser membro do Casaca!, lá pelos idos de 2005 passei por lá algumas vezes e fiquei impressionado com a panfletagem anti-Eurico Miranda do referido site, onde textos dos mais odiosos eram escritos, não só contrários à administração, como distorcendo os fatos, ignorando o trabalho que se fazia de equacionamento do clube, similar como o de agora e dando corda à oposição, que tinha ali amplo espaço para manifestar todo o seu ódio virulento à administração que tentava, apenas com o apoio do Casaca! e com a imprensa praticamente toda contra, demonstrar que o caminho traçado era responsável e voltado para o futuro do clube, com a necessidade de diminuição dos investimentos no futebol em nome de uma preparação do Vasco para os anos seguintes, sabedora ela que todos trabalhavam no vermelho e os que não se adequassem a isso sofreriam consequências gravíssimas lá na frente.

      Vivemos numa democracia e nela, quando alguém discorda de você e argumenta não é fanático. Tal pecha, partindo de outrem (mesmo solta ao vento), sem qualquer argumentação que consolide a afirmação é no máximo uma projeção de si próprio em relação ao outro, pois beira o fanatismo chamar o site Supervasco de neutro no seu histórico, dissimilando-o do Casaca! em função dessa pueril definição. Qualquer um que minimamente vivenciou a política do Vasco durante os últimos 15 anos sabe disso, mesmo os que detestam política e apenas leram o veiculado no referido sítio.

      E em tempo: o Casaca! não é neutro na política do Vasco. Tem lado. E o fato de ter lado não prejudica a que eventuais críticas sejam feitas, como já o fizemos como assim entendemos devido. Elas rareiam por um motivo simples: a condução do clube no geral está de acordo com aquilo que preceituamos e entendemos ser importante para o futuro do Vasco.

      Agora, temos sim paixão pelo Vasco. Mas isso não nos leva a qualquer fanatismo, pois se assim o fosse não teríamos conduzido um processo eleitoral tão improvável, distante da mídia convencional em maioria e de sua vontade, sem apoio dela e ainda com sua discreta e às vezes nítida oposição a nós. Isto só foi possível porque tínhamos a razão ao nosso lado, enquanto os fanáticos intitulados por nós “turma do ódio” cegavam e criavam chapas com a propaganda panfletária anti Eurico, pondo o Vasco em segundo plano. Aí sim há fanatismo. E fanatismo contra alguém, algo no mínimo doentio.

      Este fanatismo doentio descrito acima levou o Vasco à situação em que chegou, com uma inacreditável reeleição de Roberto e sua trupe, com muito escondido para debaixo do tapete, inclusive pelo site Supervasco. O prejuízo ao Vasco causado por ação de seus gestores, concordâncias de mídias situacionistas e mesmo omissão de algumas delas causou enorme prejuízo institucional ao clube.

      E o que se faz hoje é paulatinamente tentar consertar tudo aquilo, que só chegou onde chegou exatamente pelo fato de o exposto pelo Casaca! durante anos nem ter sido discutido por fanáticos da “Turma do Ódio”, que numa análise simplista entenderam tudo ser melhor que a volta de Eurico Miranda ao Vasco, simplesmente porque não gostavam dele.

      Mas como se tornaram fanáticos a este ponto? De tanto que ouviram a mídia convencional fomentar isso, distorcendo sistematicamente os fatos e usando da força de uma informação sem contestação de mesmo alcance por décadas, sabedora ela, mídia, o que representava o Vasco até antes da chegada de Eurico Miranda ao clube (pós anos 50) e o que passou a representar com a chegada dele ao clube. Ele feriu muitos interesses, o próprio statu quo da época e pôs o Vasco num lugar que não imaginavam ser possível.

      Aí, mais propriamente a partir de 2001, sites como o citado por você (uns no início outros depois), com a possibilidade de ser contraponto à grande mídia em defesa do clube, reverberaram como vascaínos o que ela expunha e ainda com a infiltração de agentes políticos do clube o expunha mais ainda, sendo o pólo de defesa do Vasco o próprio Casaca!. Ou seja, fizeram um trabalho contra o Vasco, alicerçado pelas diretrizes da mídia antiVasco e com inclinação política de oposição.

      E ficou o Vasco trabalhando quase que em silêncio durante anos, apenas com a reverberação dos caminhos traçados por parte do Casaca! a quem eu só acompanhava e discernia, comparando com demais veículos de alguma relevância da época.

      Logo após a entrada do MUV no Vasco acabaram as críticas, estava tudo ótimo, declarações mentirosas, politiqueiras baratas, enormes prejuízos conscientes causados ao Vasco e o silêncio geral. Só não absoluto porque nós fazíamos a nossa parte.

      Em suma, até mesmo as pechas criadas ao Casaca! fazem parte de um fanatismo às avessas, porque não está sedimentado no apoio à uma concepção ou filosofia, mas tão somente contrário a uma pessoa e a quem concorde com ela, em tese, sobre o caminho que deva seguir o Vasco, voltado para seu futuro.

      Sérgio Frias

  5. PARABÉNS CASACA,

    QUEM ASSINA ESSAS MATÉRIAS DA ESPN??? MEU DEUS, ELES NÃO FAZEM 1 MATÉRIA SOBRE O CARPRRES, PAGAMENTOS DAS DÍVIDAS, SALÁRIO EM DIA, BI CAMPEÃO ESTADUAL, LÍDER DA SÉRIE B, OITAVAS DA COPA DO BRASIL… CABE AO VASCO METER UM PROCESSO, NÃO DA APENAS PARA FICAR AQUI NA INTERNET, TEM QUE FAZER ESSA GENTALHA PROVAR E SE RESPONSABILIZAR PELO QUE ESCREVEM!!!

    1) A ATUAL DIRETORIA DO VASCO NÃO SERIA IDIOTA DE ROMPER UM CONTRATO (ingresso fácil) FALTANDO 5 MESES PARA ENCERRAR… E SE FIZESSE ISSO É ÓBVIO QUE A ATUAL EMPRESA PAGARIA A MULTA RESCISÓRIA, AGORA, CABE AO JURÍDICO DO VASCO COLOCAR NO PAPEL O QUE ESSA EMPRESA PROMETEU E O QUE ELE FEZ, ELES COBRAM 2MILHÕES, O VASCO DEVERIA COBRAR 20MILHÕES DELES!!!

    2) SE HOUVESSE ALGUM ATRASO DO VASCO COM O MARTIN SILVA, O JOGADOR RENOVARIA ATÉ 2019???

  6. Bom para eles é o gaguinho do fluminenC e o lobo travestido de lebre que pagou de bonzinho e depois os trai se aliando ao marco polo

  7. Pois é, para mim os grandes incentivadores da violência no esporte são, primeiro, esse jornalismo mau-caráter e segundo são as influências dos árbitros de futebol e seus auxiliares.

    Logo esses que têm a obrigação total de honestidade e imparcialidade no que fazem.

    Com um autêntico porta-voz deles que deixa os vascaínos irritados, a NetVasco, vão tentando desmoralizar o clube com a clássica e cafajeste manobra de palavras que o CASACA tão bem demonstrou aqui.

    Não adianta, prosseguimos na Copa derrotando o time da casa e somos hexacampeões invictos.

  8. O Empresário do Uruguaio Martin Silva, Régis Marques divulgou no seu Twiter que o Vasco da Gama não está devendo nada ao Goleiro Charrua! E muito pelo contrário, até ELOGIA O ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA por pagar ADIANTADO os salários dos seus jogadores!

    Ora; o Cláudio Adão não disse nesse mesmo programa do ESPN que o EURICO MIRANDA É O CARA!
    QUE O FUTEBOL BRASILEIRO ESTÁ PRECISANDO MUITO DELE!

  9. Eu não sei e a ESPN é um órgão de imprensa incompetente, precipitado, mal intencionado…
    … ou se tudo isso junto mesmo.
    Fato é que desde que conheci esse canal de mídia e seus integrantes (com raríssimas exceções) nunca me inspirou confiança. Por isso, o controle remoto de minha TV passa batido por ele e no seu canal de internet então… nem pensar.
    Por mim, eles podem dizer o que quiserem: que o céu é marrom, o mar é amarelo e a noite é cor de rosa… Estou pouco me lixando. Não ligo a mínima. No dia em que eu focar essa gente para obter qualquer tipo de informação é porque certamente as coisas não estarão no rumo da minha vida.

  10. esse canal falido assim como a globosta é a sucursal do flablixo,então devemos boicota-los sempre.quanto ao tal mauro cézar pereira claramente é cego por aquele timeco vermelho e preto.

  11. Toma mais essa CANALHAS de plantão!!

    O respeito voltou com tanta força que suas mentirar e tramas contra o Vasco não dura nem 1 minuto.

    Parabéns Equipe Casaca!

    Obs.: O grito de Casaca! puxado pelo Presidente Eurico na Inauguração da CAPRRES hoje foi D+…
    Vasco! Vasco! Vasco!

  12. Eu cago e ando pra essa ESPN. Sempre foram mal intencionados com o Vasco, principalmente durante as gestões do nosso querido Eurico. Então, eu os desprezo. No dia em que eles mudarem a postura com o nosso clube eu tb poderei rever meus conceitos em relação a eles. Enquanto eles mantiverem essa postura canalha com nosso clube eu estou fora com eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *