HistóriaSem categoria
0

Vasco hoje (26/05/2012) – Pedalada inesquecível

Alecsandro ajeita o corpo e faz um golaço de bicicleta no Canindé.

No dia 26 de maio de 2012, Portuguesa de Desportos e Vasco se enfrentaram no Campeonato Brasileiro em jogo válido pela segunda rodada da competição.

Na estreia, ajudado pela arbitragem, o Vasco venceu o Grêmio em São Januário por 2 x 1, sem muito convencer seus torcedores, mas no Canindé a Lusa prometia ser uma parada mais dura. Empatara rodada inaugural contra o Palmeiras e após quase quatro anos voltava a mandar um jogo da Série A no seu estádio (pois passara três temporadas na segunda divisão).

O Gigante da Colina vinha de uma eliminação até certo ponto traumática na Libertadores, três dias antes, no Pacaembu, diante do Corinthians, mas contava com a base da equipe vice-campeã brasileira (deixara de conquistar o título do Campeonato Brasileiro do ano anterior por ordem e graça de apitadores e auxiliares de arbitragem, tendo sido prejudicado em 8 pontos no balanço final da competição). Destacavam-se no time que enfrentaria a Lusa naquela noite de sábado, Fernando Prass, Fágner, Allan, Diego Souza e Éder Luís, mas o Vasco não poderia contar com uma de suas melhores armas: o veterano craque Juninho.

A Lusa, dirigida por Geninho, não tinha nenhum grande nome que chamasse a atenção do público e apostava mais na força coletiva para segurar o Gigante da Colina.

O jogo começou em “banho maria”, com a equipe anfitriã se utilizando da velocidade de Ananias para buscar jogadas pela extrema no intuito de servir ao atacante Ricardo Jesus, enquanto o Vasco usava o apoio de Fágner e a impetuosidade de Éder Luís para surpreender o adversário.

Logo aos 3 minutos, em córner cobrado por Raí, a zaga do Vasco fez o corte, mas a bola sobrou para Ananias na entrada da área, que bateu forte para defesa segura de Fernando Prass no meio do gol.

Aos 20 o ataque do Vasco foi mortal. Fágner realizou bela jogada na lateral, foi derrubado mas preferiu levantar-se e cruzou para a área. O público presente ao o estádio e ainda os telespectadores de todo o Brasil não podiam imaginar a pintura que estavam prestes a ver, quando a bola alçava a área lusa. Alecsandro, centroavante da equipe, numa pedalada cinematográfica atingiu a pelota e de forma precisa mandou-a no ângulo direito do arqueiro Gleidson, abrindo a contagem. Vasco 1 x 0.

Aos 36 quase o Vasco marcou o segundo. Éder Luís escapou pela direita, tocou a Diego Souza na área, que entregou a Alecsandro. Mesmo marcado por dois atletas da Portuguesa o camisa 9 vascaíno conseguiu desferir um tiro rasteiro, mas errou por pouco o alvo.

Aos 44 a Lusa manobrou pela direita. Luís Ricardo deu a Boquita, que entregou a Henrique e recebeu de volta, já dentro da área, após matar a pelota com categoria. O chute preciso encontrou Fernando Prass no caminho, que com grande defesa impediu o gol de empate rubro-verde. No rebote a zaga cruzmaltina afastou o perigo.

A Portuguesa voltou animada para o segundo tempo e logo aos 3 minutos Raí, em jogada ensaiada, cobrou escanteio no primeiro pau para Luís Ricardo, que apareceu de surpresa para concluir, mas finalizou por cima do gol de Prass.

Decorridos 6 minutos de luta na etapa final Ananias tentou surpreender Prass com um tiro de curva, da entrada da área, mas a bola saiu à direita, com perigo.

Aos 18 minutos, em novo ataque da Lusa, Boquita passou a Michael, que sofreu carrinho frontal de Douglas, mas o árbitro Héber Roberto Lopes mandou o jogo seguir, interpretando o lance como normal.

Aos 23 Luís Ricardo avançou para o campo de ataque e passou com precisão a Rodriguinho, que fintou e tentou deslocar Prass, mas o goleiro vascaíno conseguiu mandar a bola a escanteio.

7276227272_bf58d3f3fd_o

Torcida do Vasco marcando presença em bom número no estádio da Lusa.

A torcida do Vasco, presente em número considerável ao estádio, passou a pedir a entrada de Carlos Alberto na equipe e o técnico Cristovão Borges a atendeu aos 24 minutos. O escolhido para sair foi Diego Souza, apagado no jogo e ainda sob o efeito do incrível gol perdido na partida de quartas-de-final da Taça Libertadores, quando teve tudo para praticamente carimbar o passaporte do Vasco às semifinais, diante do Corínthians no Pacaembu, mas desperdiçou a chance à frente do goleiro Cássio, herói da classificação mosqueteira.

A Lusa continuou pressionando mas as últimas chances reais de gol ocorreram mesmo nos minutos finais.

Aos 44 Luís Ricardo cruzou da direita, Ananias aparou a bola para Rodriguinho, posicionado dentro da área, mas o tiro do meia foi desviado na trajetória pelo próprio companheiro Vandinho, saindo pela linha de fundo, para desespero dos torcedores da Portuguesa.

Já nos acréscimos a maior chance da Lusa na partida. Em córner cobrado na direita, Luís Ricardo cabeceou para trás na primeira trave e Gustavo completou na porta do gol, de cabeça. O atleta foi às redes, mas a bola saiu para fora, com Fernando Prass já batido no lance.

A partida chegou ao fim com o Vasco pressionado, mas vitorioso, graças a um lance de pura inspiração de Alecsandro, que marcou naquela noite seu mais lindo gol com a camisa do Vasco em sua passagem de quase dois anos pelo clube.

 Fonte:Youtube

1

O Globo (27/05/2012)

3

O Globo (27/05/2012)

Outras vitórias em 26 de maio:

Vasco 1 x 0 América (Carioca 1940)

Vasco 4 x 1 América (Torneio Municipal 1946)

Tupi-MG 1 x 2 Vasco (Amistoso 1946)

Vasco 2 x 1 Olaria (Torneio Municipal 1951)

Racing Club Lens-FRA 1 x 2 Vasco (Amistoso 1956)

Vasco 5 x 3 São Cristovão (Amistoso 1960)

Seleção da África Ocidental 1 x 3 Vasco (Amistoso 1963)

Coritiba 0 x 1 Vasco (Amistoso 1983)

Friburguense 0 x 1 Vasco (Carioca 1999)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *