HistóriaSem categoria
0

Aconteceu em 2 de maio – Com 3 gols de Jardel, Vasco vence de virada o Itaperuna por 4 a 2 pela Taça Rio de 1993

 

No dia 2 de maio de 1993,  pela Taça Rio, o Vasco conseguia uma vitória de virada sobre o Itaperuna fora de casa, com 3 gols da jovem promessa da base Jardel. Com este resultado o Vasco voltava a liderança do turno, que viria a conquistar, garantindo uma vaga na grande final. Era o caminho do bi-campeonato estadual sendo pavimentando.

(01) (03)

“Foi a vitória mais significativa do Vasco este ano. O time virou um jogo difícil, no campo ruim do adversário, manteve-se sem perder ponto na Taça Rio e mostrou duas novidades: a garra que estava devendo desde o início do Campeonato Estadual e Jardel.  A garra superou o gramado e Jardel superou tudo e todos, marcando três gols e definindo o placar de 4 a 2 em seu primeiro jogo inteiro como profissional.  No início, o Vasco caminhava para repetir as atuações burocráticas das últimas partidas. Sofreu um gol aos 37 minutos, num chute de fora da área de Cadinhos. Respondeu um minuto depois, com Bismarck, de cabeça. Mas, aos 42, o ponta Tilico cruzou da direita, Carlos Germano e Jorge Luís ficaram olhando e Carlinhos fez o segundo. O mundo desabou sobre o time.  Tudo se transformou no segundo tempo. O Vasco voltou com uma garra incomum (como seria bom para os vascamos se fosse sempre assim!) e Hernande no lugar de Leandro, gripado. Mais veloz, o time pressionou. Fez o jogo aéreo que Joel Santa-na pedira e que não funcionara no primeiro tempo. Depois de algumas chances perdidas, Pimentel cruzou da direita, Pacato falhou e Jardel começou a mostrar sua inspiração: entrou com bola e tudo, num gol estranho, que nem ele sabe dizer se fez de joelho, coxa ou peito: — Só vi a bola, e ela tinha que entrar de qualquer maneira.

O Vasco continuou mandando. No jogo, com garra, e na área, com Jardel. Aos 36 minutos, depois de um escanteio cobrado por França, a bola subiu. Subiu muito para os outros, mas não para o novo centroavante do Vasco. Ele saiu do chão mais do que todos e virou o jogo. O novato contagiou o time, que aumentou a velocidade e trucidou o adversário. Aos 41 minutos, Hernande cruzou e Jardel coroou a atuação com um toque genial. De cabeça, é claro. A vitória revigorou o Vasco. O time saiu de campo com sorrisos de um orgulho escondido há muito tempo atrás de exibições pouco convincentes. Orgulho capaz de fazer voltar a São Januário a palavra título. Orgulho de vencedor. Orgulho que Joel Santana definiu, emocionado: — Nós finalmente fomos brilhantes…”

A estatura e o faro de gols de Jardel já chamavam a atenção do torcedor vascaíno e da mídia esportiva à época:

Untitled-1

As notas da equipe vascaína:

(04)

A ficha do jogo:

(05)

Os gols do jogo:

Outras vitórias do Vasco em 2 de maio:

Vasco 1 x 0 Internacional de Bebedouro-SP (Amistoso 1929)                                                                                              Vasco 3 x 2 Atlético-PR (Brasileiro 1991)
Peñarol 1 x 3 Vasco (Libertadores 2001)
Vasco 2 x 1 Lanús (Libertadores 2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *