Arbitragem
28

Falta de memória

 

Com tanta gente que realmente gosta do Vasco, que conhece o Vasco, a história do Vasco, disposta a explanar, argumentar e comprovar a verdade que a mídia convencional finge não ver, prefere não ver e busca distorcer, ainda há espaço para torcedores do clube usarem o nome do Vasco, misturando suas convicções políticas ou questões pessoais com dirigentes acima dos interesses do Vasco e, primordialmente, da verdade dos fatos.

No Campeonato Estadual de 2016, o Flamengo foi beneficiado na segunda rodada, contra o Macaé, diante da não marcação de um pênalti quando o placar era de 1 x 0 a seu favor, aos 21 minutos do 2º tempo. Praticamente nada se falou a respeito disso.

Na terceira rodada do Estadual, num lance em que até agora, com várias câmeras não dá para cravar que a bola não tocou no braço do atleta do Volta Redonda, após tocar na barriga do mesmo e sem que uma câmera na posição do bandeira possa matar de vez a questão, embora a social toda daquele lado tenha visto, gritado, cobrado e enfatizado ter havido pênalti na jogada, o jornal Extra, do Rio De Janeiro, usou sua capa, a matéria em si para falar por três vezes da inexistência da penalidade, ainda duvidosa.

Supostamente, alguém vestido de Vasco vai defender o Vasco nesses casos. Para isso servem os blogs de torcedores, que vestem a camisa de veículos midiáticos convencionais, supõem-se.

Mas quem não sabe, não conhece, não tem noção, não tem capacidade, não tem enfim, condição, de enxergar o Vasco acima das suas questões pessoais com A ou B, até na hora de falar teoricamente para favorecer o Vasco, joga contra o Vasco, mas agrada os anti-Vasco e afins.

Ora, um cidadão de nome Bruno Guedes usa um espaço da ESPN para falar que não é bem assim a história dos pênaltis para o Vasco este ano. Usa um parágrafo inteiro para dizer o contrário, citando lances de 2014 e 2010 nos quais Eurico também tinha influência na FFERJ. Emenda ainda lances do Brasileirão de 2011, competições da CBF, induzindo o que? Que a influência de Eurico não é só na FFERJ, mas também no quadro de árbitros cariocas?

Por que a referência em relação a Eurico não é historiada levando-se em conta os anos de 1986, 1987, 1988, 1990, 1992, 1993, 1994, 1996, 1999, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2015? Em todos os anos citados o Vasco teve prejuízos de arbitragem em momentos cruciais, várias vezes perdendo títulos, turnos, jogos decisivos, a oportunidade de vencer um Campeonato Carioca invicto, entre outros danos.

O citado “defensor” do Vasco, papel que tenta passar no texto, não suporta falar de todos os prejuízos sofridos pelo Vasco no ano passado, em pleno Campeonato Carioca? Qual o motivo? Não tem essa memória?

Afinal, houve um gol mal anulado aos 46 minutos do jogo com o Barra Mansa a favor do Vasco em partida na qual empatamos por 1 x 1?

Afinal houve pênalti em Gilberto contra o Fluminense na Taça GB do ano passado, ignorado pela arbitragem no primeiro tempo?

Houve pênalti sobre Gilberto no primeiro tempo e sobre Madson no segundo, contra o Botafogo no empate em 1 x 1, ano passado?

Houve dois gols ilegais marcados pelo Friburguense contra o Vasco na vitória de 5 x 4? Naquele mesmo jogo algum dos três pênaltis marcados a favor do Vasco não ocorreu (lembrando que o Vasco converteu dois dos três)?

Na primeira partida semifinal entre Vasco x Flamengo (0 x 0), o chute do Jonas na cara do Gilberto aos 10 minutos de jogo não era lance de expulsão? Houve alguém que defendesse o contrário para além do árbitro?

Na segunda partida semifinal contra o Flamengo a bola cabeceada pelo Rafael Silva, que o goleiro Paulo Vitor deixou passar por entre as suas pernas, entrou ou não entrou? O pênalti no Serginho, parecidíssimo com o marcado sobre o Juan a favor do Flamengo, contra o Botafogo, na decisão de 2009, não foi pênalti?

No segundo jogo da decisão contra o Botafogo, o gol de empate alvinegro marcado em lance de mesma linha mostrava alguma armação a favor do Vasco ou comprovava que todo o discurso midiático beirava o insano?

Mas certamente os rubro-negros que o cercam o farão se lembrar do pênalti mal marcado contra o Bonsucesso. Isso sim foi um absurdo. O resto passa.

Por que não se buscou lembrar de barbaridades feitas pelo apito contra o Vasco no Campeonato Brasileiro (já que foram relembrados lances de 2011), ocorridos no ano passado e também os da Copa do Brasil?

No Brasileiro fomos garfados contra Internacional-RS, Sport, Goiás, Atlético-MG, Atlético-PR, Cruzeiro, Sport (de novo), Avaí, Chapecoense, São Paulo e Coritiba, nos tomaram 14 pontos em função disso e nada é lembrado?

Ah, mas fomos favorecidos contra o Figueirense no returno, em partida que por sinal perdemos.

Na Copa do Brasil tivemos dois erros capitais na primeira partida contra o Flamengo. Um contra o Vasco e outro a favor, mas o absurdo gol validado pelo Flamengo no segundo jogo não chama a atenção? Já foi esquecido? Esquecidos também foram os erros da primeira partida contra o São Paulo nas quartas-de-final?

O Vasco foi roubado no ano de 2010, em partida que poderia ter levado à disputa de pênaltis a decisão da vaga para a final da Taça Rio; foi roubado em 2014 com um gol que nos tirou o título já nos descontos na decisão contra o Flamengo. Fato. Mas na memória seletiva nada é lembrado em relação a 2008, 2005, 2004, 2003, 2001, 2000, 1999, 1996, 1994, 1993, 1992, 1990, 1988, 1987, 1986? Ora, em todos os anos o Vasco mandava na FFERJ segundo os entendidos da mídia convencional. Por que tantos prejuízos ao Vasco?

Já passou da hora desta verdade vir à tona, desta fantasia idiota acabar, deste cinismo midiático ser desmascarado. O que o Flamengo tem a reclamar em todos os anos citados sobre arbitragem? Um prejuízo? Dois?

O rubro-negro é de forma deslavada, indecente, inquestionável, comprovada, sabida por todos, ajudado sistematicamente, ano após ano, como foi também no ano passado, contra Fluminense, contra outros adversários chamados pequenos, contra o Vasco, mas o discurso não muda. São oposição desde 1986 à FFERJ e colecionam uma série de títulos com ajuda do garfo, com ajuda da imprensa, que os põem como coitadinhos diante da malvada Federação, do malvado chefe da Comissão de Arbitragem, do malvado árbitro, do malvado bandeira, mas só se beneficiam.

E no meio disso tudo surge um cidadão que supostamente vai pôr os pingos nos is e borra toda a escrita, sem elucidar o público do que foi cometido contra o Vasco, por exemplo (exemplo simples) no ano passado. Volta a 2010, mas para por ali. Se envereda pelo mantra da mídia, atrelando prejuízos e benefícios de arbitragem ao presidente vascaíno, mas curiosamente usa mais exemplos de quando Eurico Miranda não era presidente nem dirigente do Vasco e deixa de usá-los num espaço de 22 anos e meio anteriores à sua saída em 2008. E olha que o aqui mencionado, de 2008 para baixo, se refere somente a Campeonatos Cariocas.

Se o nobre colunista não tem conhecimento aprofundado do assunto é melhor não o abordar para além do que vê neste ano. Querer sair fazendo comparações e passar por cima do que fizeram com o Vasco no ano passado pega mal. Muito mal. Para quem é Vasco, obviamente (e torce a favor).

A briga na FFERJ é, foi e sempre será feia. Ganha-se aqui, perde-se ali, mas é melhor ter maioria. É evidentemente melhor. Flamengo e Fluminense não conseguem essa maioria porque querem que os pequenos se danem. O Vasco vai pelo caminho inverso, que aliás tem tudo a ver com sua história não elitista, não preconceituosa, não segregacionista. Mas isso não impede erros e acertos de árbitro, bandeira, fiscais de linha, etc… e todo o choro rubro-negro, aliado aos venenos soltos mídia afora influenciam sim nas performances dos que decidem um lance, um jogo, uma vaga, uma taça, um campeonato.

Falar sem conhecimento de causa dá nisso. Uma análise medíocre de um assunto no qual o Vasco historicamente é vítima, foi vítima ano passado e em tantos anos nos quais o personagem atrelado ao texto sofreu na pele (como todos os vascaínos) com erros dos mais diversos contra o nosso clube, ficando, claro, com a culpa, a cada derrota ou objetivo não alcançado, por mais de duas décadas.

Casaca!

28 comentários sobre “Falta de memória

  1. Esse negócio dos vídeos pela TV omitirem ângulos, alterarem a velocidade dos movimentos, e outros truques já está passando dos limites há muito tempo. Eu, da social, observava a quantidade incrível de fotógrafos e cinegrafistas com máquinas moderníssimas e vídeos acoplados (eram de 12 a 15 delas) e nenhum deles registrou o lance? Nem uma foto? Eu não quero falar ainda das famosas montagens em que o tempo do acontecimento são invertidos. Temos que gritar e denunciar.

  2. Se me perguntarem qual o principal motivo da violência nos estádios eu diria sem hesitar que é a imprensa esportiva. Ela estimula o sentimento de vingança e raiva ao partir para informações falsas e deboches com coisas sérias e estimadas pelos torcedores. Quando a coisa fica entre os que torcem apaixonadamente não há resposta mais agressiva mas quando vem com mentira e manipulações com outros motivos que não seja o futebol isso dá um sentimento de impotência reativa que conduz a comportamentos que devem ser evitados.

    Imprensa esportiva será que a capacidade de vocês trabalharem profissionalmente sem esse tipo de conduta é impossível? O homem torcedor respeita a honestidade, a neutralidade e a transparência mais do que vocês pensam. Há um subjetivismo que a mediocridade de vocês não capta nem respeita. Lastimável. Que haja jornalistas mais preparados profissionalmente, mais inteligentes, mais éticos e menos corruptíveis. Não deixem que a oligofrenia (burrice) domine o campo de trabalho de vocês.

    1. Concordo. A Imprensa finge não ver que ela é uma das responsáveis pela violência no futebol e na sociedade. Posso citar alguns exemplos: a revista Placar sempre abria espaço para noticiar brigas de torcidas, sendo que
      nas muitas reportagens, as matérias pareciam descaradamente achá-las algo folclórico e engraçado. Faziam muito isso quando jogavam Ponte Preta e Guarani. Veja-se uma questão meio fora do tópico, a família Marinho
      incentiva o tal desarmamento da sociedade – embora eles estejam sempre protegidos por segurança particular-,
      falam em “paz”, mas no Domingo Maior, na maior cara de pau, só exibem filmes violentos. Além disso, caras
      como Renato Maurício Prado, quando tomam partido a favor dos Mulambos, também incentivam a raiva e a violência.

  3. Falei sobre isso no post anterior, essa tática é velha conhecida do Vasco.

    Antes do clássico a flapress pressiona a arbitragem com supostos favorecimentos ao Gigante da Colina.

    Sempre foi assim, hoje mesmo uma reportagem em destaque no Globo.com falando que o Vasco 2015 teve mais penaltis marcados a favor no carioca passado do que os 3 rivais juntos, qual a intenção disso?

    Está tudo descarado demais e tem gente que acredita nisso… Bullshit.

  4. Até hoje penso naquele campeonato Brasileiro que o Corinthians levou a taça,
    foi o campeonato mais roubado da história, e ninguém da imprensa falou algo na época.

    Tantos campeonatos o FLA foi favorecido, e ninguém vê isso.

    Mas quando se trata de VASCO…

  5. Meu maior prazer quando o Vasco é campeão ou bate de mão aberta no queridinho dessa mídia, é olhar a cara de pateta dos comentaristas da Espn, Fox Sport, Sport TV e principalmente Globo. Eu nem faço muita questão de zoar amigos de outros times, mas ver a tristeza na cara dessa mídia vermelho e preto pra mim é impagável. Um abraço a equipe Casaca!

  6. O que mais chateia são uns babacas que se dizem “vascaínos” ficar dando apoio a essa mídia suja nas sandices gritadas contra o Vasco. Por que não apareceu nenhuma matéria para falar dos 16 pontos ( apesar do Casaca falar em 14 pontos, para mim foram 16) que nos foram roubados e com isso o Vasco foi jogado à segunda divisão. Sinceramente esse tais “vascaínos” me enojam mais do que a mídia urubuzenta.

  7. É verdade que o Flamengo foi favorecido, num só jogo com 2 “penalties”? Expulsaram também jogadores do adversário? A coisa vai ficar feia se não truncarem a roubalheira para o Fla…

  8. Estão querendo tumultuar.
    Semana de VASCO x merdengo é sempre assim. A mídia pressionando a arbitragem, pra que erre a favor do queridinho da Globo.
    Mas, sabem por que?
    Porque do lado inimigo, eles encaram como uma guerra e o banana dizia que era um jogo normal.
    NÃO, BANANA… NUNCA FOI E NUNCA SERÁ UM JOGO NORMAL. REALMENTE, É UM CAMPEONATO A PARTE.
    VAMOS PRA CIMA DESSES BOSTAS E DESTRUÍ-LOS DENTRO DOS NOSSOS DOMÍNIOS.

  9. Deveriam tirar a regra do pênalti do regulamento, pois toda vez que é marcado um pênalti a favor do Vasco começa essa discussão besta.

    Dos três pênaltis marcados a favor, dois com certeza existiram e o duvidoso não fez muita diferença, pois vencemos por 2×0.

    E o assalto flamenguista contra a Portuguesa (não expulsão de Guerrero, que simulou e segurou a bola; expulsão de Alan Miguel, que pegou primeiro na bola; expulsão do goleiro Márcio, que pegou primeiro na bola; e gol duvidoso, que entrou ou não; o que a mídia e os pseudo-vascaínos têm a falar?

    E o que Fred tem a falar de seu gol irregular?

  10. Foi pênalti e fim de papo, fica fácil pra êleS fazerem pênaltis contra nós e contar com a arbitragem pra não marcar. Quero novidade, quero jogo limpo , chega de roubo no futebol e na política. A missão é ganhar do mulambo e mandar êle e a globo TNC!

  11. Sobre esses caras que se dizem vascaínos, mas não são defensores do Vascão como nós, os Vascaínos, costumo chama-los de travestidos mau-paridos.

    1. Pra eles é sempre uma possibilidade. Afinal de contas, só assim conseguem equilibrar o confronto.

  12. É amanhã galera, ansiedade a mil, vontade de ver essa mulambada chorando no Caldeirão também a mil, temos que jogar de forma inteligente pois o time deles, se não tiver enganado, tem uma média de idade menor que a nossa, torcida pressionar e o resto ja sabemos, ELES TREMEM!!!

  13. Bela defesa do Sr Eurico Miranda da realização do clássico em São Januário, fazia tempos que não víamos alguém cuidando e defendendo o nosso patrimônio dessa forma. O respeito voltou, PONTO!

  14. Temos que ter cuidado é na social com provocações de grande parte do pessoal que perdeu as eleições. Olho vivo. Ainda mais perto da sala da presidência. É um pessoal que coloca o Vasco abaixo das vaidades e interesses próprios.

  15. É porque o sr. Eurico Miranda é muito cavalheiro em suas ações. Eu responsabilizaria o presidente do Flamengo por estar ostensivamente estimulando confusão ( o que não vai acontecer de jeito nenhum) no jogo. Quem negar a safadeza do presidente do Flamengo está sendo hipócrita ou inocente demais.

  16. Campeonato bom é com ladrilheiro em campo, Marcelo Henrique apitando, roubado é mais gostoso… passei 19 anos aí no Rio e sempre na semana do clássico entre Vasco e Flamengo tem muita babaquice…

  17. No CLÁSSICO dos MILHÕES é sempre com a pasquim vermelho e preto puxando a sardinha pro seu lado, botando a ¨pressão¨ nas arbitragens ao seu favor pro seu ¨Queridinho Flavorito¨!

    Mas afinal de contas…….; se, o time deles é mesmo aquela ¨oitava maravilha¨, PORQUE SERÁ que sempre PRECISAM e DEPENDEM das ajudas de ÁRBITROS pra nos VENCEREM?

    SEMPRE QUEREM TUMULTUAR o nosso AMBIENTE, na tentativa de nos DESestabilizar e NUNCA querem nos enfrentarem e encararem os jogos de igual pra igual com as arbitragens LIMPAS e IMPARCIAIS!

    Essa história de manto, sagrado, superação do lado deles, SEMPRE foi um CAO!
    UMA MENTIRA DESlavada repetida a exaustão!

    VASCAÍNOS, LEGÍTIMOS, GENUÍNOS, e VERDADEIROS: DOMINGO é dia de TRANSFORMAR O GIGANTE da COLINA em CALDEIRÃO a NOSSO FAVOR!

    VAMOS GRITAR, CANTAR, FICARMOS ROUCOS NOS NOVENTA MINUTOS!

  18. A falta de caráter, hoje disseminada entre esta “nova” geração de comentaristas, nós dá arrepios e nos causa náuseas.
    Muita pena dessas criaturinhas desnaturadas.

    De Vasco este canalha da ESPN nada possui!

    Casaca! Casaca! Casaca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *