ColunasSérgio Frias
10

O líder e os micos

Há um simbolismo evidente percebido na primeira rodada do Estadual 2016.

Toda a briga de bastidores em detrimento do futebol do nosso estado, perpetrada pela dupla Fla x Flu, partia de uma premissa falsa, a respeito dos dois clubes, “linkados” à Lusa paulista desde 2013 no imaginário popular.

Lá pelo final dos anos 90 um grito em uníssono surgia das arquibancadas antes de cada jogo do Fluminense, que numa rima em homenagem a suas mães terminava em “O Fluminense é a vergonha do Brasil”.

Mas uma ou duas temporadas depois o clube mostrou a todos a injustiça da rima e tomou uma atitude digna da sua grandeza. Pintou com orgulho em sua sede a conquista da Série C no inesquecível 1999 tricolor.

O Flamengo, por sua vez, pagou mico por mais de 25 anos, crendo ser, em desacordo com a Justiça Brasileira, o Campeão Brasileiro de 1987, título conquistado pelo Sport em ano no qual o Flamengo correu. Meses depois, o rubro-negro do Rio (não falo do Itaperuna) percebeu que correr teria sido também um bom caminho no Estadual, afinal caiu de quatro na competição e teve Cocada como sobremesa. Passados mais nove anos, correu do Vasco (no Estadual de 1997) e no ano seguinte sebo nas canelas novamente. Rubro-marrom nas duas oportunidades, o time sem campo é useiro e vezeiro em colecionar vergonhas.

Já foi o Fla lanterna de um estadual,  protagonista de escândalos e indecências, desde as papeletas amarelas até o caso Lusa em 2013, desrespeita a tudo e a todos (normas vigentes, decisão judicial), além de comer carniça e arrotar caviar.

O desserviço feito ao futebol do Rio, com a associação junto a estados sem 30% do prestígio obtido pelos clubes principais do nosso, pondo-se abaixo de São Paulo, num movimento entreguista que faria inveja ao MUV amarelo (por sinal aliado da dupla!!!), tinha por objetivo que Fla e Flu, terceiro e quarto colocados do estadual 2015, no qual apanharam de Vasco e Botafogo, simplesmente tivessem garantidas vagas para a competição pirata arrumada junto a Delfim e cia.

Ora, competição pirata é com o rubro-negro mesmo, que critica Eurico Miranda há décadas por ter dado caráter oficial ao Campeonato Brasileiro de 1987, quando propôs na CBF o cruzamento de módulos, tirando onda com os otários após a classificação de Inter e Fla para o quadrangular, mostrando-se 1000% ao lado da dupla para que não jogassem o cruzamento proposto por ele próprio.

Já o papai do Flamengo virou um clube pronto a se posicionar à reboque do filho, tal qual um cão amestrado esperando um osso rubro-negro atirado da carniça que comem.  A subserviência tricolor enrubesceria Nelson Rodrigues.

Mas, deixemos para lá. O relacionamento íntimo deles pertence somente a eles. Não metamos a colher.

O fato é que arbitral recente da FFERJ definiu estarem aptos para disputar a Liga Sul-Minas 2017 (competição oficial, caso se adeque ao calendário brasileiro) os clubes campeões e vice campeões do estado em 2016. Repetido o enredo do ano passado os classificados seriam Vasco e Botafogo. A dupla arco-íris ficaria, no caso, de fora.

O calvário começou com dois grandes fiascos protagonizados pela dupla. Enquanto o Voltaço fez gato e sapato do pobre Fluminense, Leandrão lembrou ao Flamengo o peso de ter um atacante vascaíno contra si (vide Riascos, Gilberto e Rafael Silva no ano passado).

Soube-se que no fim da peleja em Volta Redonda um torcedor do clube anfitrião falava em tom pouco efusivo: cumprimos a meta. Temos que vencer todos os pequenos em casa.

E o Campeão Estadual estreou com goleada. Nenê, o craque da galera, foi o melhor do time. Se a atuação do time cruzmaltino não foi tudo o que se esperava, o resultado sim.

Público em festa, o maior da rodada, diante de uma tarde ensolarada, a volta ainda tímida mas já perceptiva de ocupação do espaço destinado à Força Jovem, estreia do Pikachu – pretendido pelo Flamengo, mas trazido pelo Vasco – dois gols de Riascos, vitória na preliminar, e a liderança do estadual 2016, o mais sensacional dos últimos 100 anos, simplesmente porque a torcida do Vasco quer que assim o seja. E torcida campeã já começa o ano com razão.

Sérgio Frias

10 comentários sobre “O líder e os micos

  1. Essa liga pirata não interessa a ninguém. Se fosse para ter um torneio interestadual, seria muito mais útil ressuscitar o Rio-São Paulo por causa da rivalidade existente entre os estados e os times.

    Quanto ao estadual a posição do urubu é controversa: quando eles ganhavam (roubado), a imprensa e os próprios urubus davam uma importância exagerada ao campeonato que hoje eles tanto desprezam e diminuem. Por que agora o estadual não presta pra eles? Acabou a mamata?

  2. Globo, legal a classificação da Liga que disputa a taça “Amistosos do Bem”. Foi a notícia principal do símbolo da decadência do Jornalismo.

    Embora o queiram fazê-lo de popular, com jogos no Aterro, de graça ou um saco da bala para as crianças pobres.

    Compreendemos da dificuldade em acompanhar o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Sério e dentro da legalidade. Acessem o CASACA que fornecerá as informações que precisarem. Só não serão informados sobre os jogos ilegais e “arranjados” da Liga disputados no Aterro.

  3. Concordo em partes a verdade tem que ser dita os clubes da zona sul não fundaram a liga, essa é uma bobagem que muitos estão falando por aí sem saber, inclusive vascaínos. Quem criou a Entidade Primeira Liga foi inicialmente o Atlético Paranaense e o Cruzeiro + os outros clubes do sul até então (Copa Sul-Minas) depois que a dupla da zonal sul entrou devido a briga com a fferj. Acho muito difícil os clubes da Liga aceitarem o Vasco, até porque o presidente foi um feroz opositor da mesma. E sendo uma Liga a fferj não manda nela, é independente assim como em todo lugar no mundo, portanto o argumento de vice e campeão ser critério técnico não garante a participação do Vasco na mesma.

    Por mim o título do estadual vale muito mais que uma liga amistosa, Vasco tem que priorizar a volta a série A e usar o estadual como um laboratório. Trazer o Gilberto pra ser o nosso 9 é barato e possui um entrosamento com o clube.

    _________________________

    A Liga é tão independente quanto o Brasil era pós 7 de setembro. A Liga é tão dependente que precisou do aval da FFERJ e da CBF para que os jogos (amistosos em 2016) pudessem ser realizados. Quanto a critério técnico para ingresso no campeonato de 2017 foi decidido em arbitral da FFERJ, em sendo assim, a dupla Fla Flu vai ter que ralar muito pra conseguirem suas vagas para o ano, porque uma certamente já e do VASCO.

    Abços,
    SV

    Márcio Magalhães
    SV ! /+/

  4. Parabéns, Sérgio Frias. Como sempre, você deu um tiro certeiro na mosca. Concordando com todo o seu texto, brilhante, vou externar meu pensamento, em relação a essa dupla da liga pirata. Parece que estão preocupados, os dois, com um possível julgamento pelo STJD, das mutretas apontadas acima, que poderiam deixa-los de fora do brasileirão. Logo, a tal liga seria para dar mídia a quem deveria ficar toltalmente afastado por um bom tempo

  5. Sei que está fora do tópico, mas gostaria de saber se o Vasco está se movimentando para disputar a série A este ano, visto que, conforme já dito neste espaço, não houve rebaixamento: O clube foi arremessado para a segundona da maneira mais torpe possível. De agosto a dezembro de 2015, o Vasco foi o melhor time das Américas, superando o campeão sul-americano River Plate em qualidade futebolística. Nunca, na minha vida (acompanho o Vasco desde os 9 anos, em 1988), vi uma equipe tão aguerrida e guerreira. Mas enfim, após essa linda história de superação, que a Grobo e a CBFla sabotaram, o que o Vasco está fazendo? E a lei de responsabilidade fiscal? E o vídeo com os erros de arbitragem? O Eurico deve ter alguma carta na manga, não é possível. Caso a situação seja incontornável, acho que o Vasco deveria se recusar a disputar a B este ano, pois quem deveria estar lá, são Fla-Flu, Chape e Figueira, não estão. E o Goiás, já está se mexendo? Já chega dos roubos nos cariocas de 44,81,86 e 2014, e nos brasileiros de 88,92 e 2011 (nos quais, em todos, o Vasco é de fato e de direito o campeão). Agora não se contentam mais em tirar títulos, querem botar o clube de maior torcida do mundo (isso é fato), na segundona. Então, amigos casaquistas, alguma novidade?

    1. Alexandre, compartilho da sua revolta e também acho que deveríamos ir até as últimas consequências nessa questão absurda do Brasileiro 2013.

      A nossa campanha de recuperação ano passado foi heroica e merecedora de todos os elogios, e a prova disso é que nossa torcida ficou ao lado da equipe nas últimas rodadas e após o fim do campeonato, reverberando a questão dos 16 pontos que nos tiraram.

      Quanto ao vídeo sobre os erros de arbitragem que nos arremessaram para a série B já está quase pronto, e será lançado em breve.

      O Casaca! está fazendo a sua parte.

      Abraço,

      Rodrigo Alonso

  6. Vascão Bi Campeão Estadual para o Desespero da Mídia e dos 2 clubes elitistas e sem dúvidas racista! Vascão único clube popular!

  7. Amigo Sérgio Frias: A mídia-global-pró-liga não divulgou os fiascos de público na primeira rodada da competição pirata: No jogo do Fluminense, com entrada franca e no jogo do América-MG com ingressos a 2,00, os públicos foram ridículos. E um detalhe: O jogo do Atlético Mineiro contra o Flamengo só teve um bom público porque eles fizeram o que o presidente Eurico propôs no ano passado e teria sido a causa da briga entre Fla-Flu e a Federação: reduziram o preço dos ingressos. Para quem dizia que o Estadual não dava público, o priminho do Collor e o metrossexual das Laranjeiras devem ter algo a explicar.

  8. Estive ausente mas sempre presente e volto para afirmar que A PAZ REINA EM SÃO JANU. Este time não e time de segunda,isto todo mundo já sabe,mas precisa só de um acerto no ataque. Quem sabe o Tales resolve o que quer da vida e aproveita a grande oportunidade que tem nas mãos junto com a melhora do Riascos.Somos sem duvida virtuais campeões carioca, segunda divisão e escreve aí! Seremos campeões da Copa do Brasil.Saudações Vascainas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *