Palavra do Presidente
10

Presidente Eurico Miranda faz balanço do ano de 2015

 

Um ano após reassumir a Presidência do Vasco é hora de oferecer ao sócio e torcedor um panorama de como está o seu clube às vésperas de mais um ano. Muitas vezes a memória é curta e esquecemos o panorama de um passado recente. Mas basta um mínimo de lembrança para reconhecer que só voltei ao comando do Vasco porque a situação era de risco até para a continuidade de nossa centenária instituição.

Eu poderia começar a prestação de contas por diversos pontos, mas vou explicar detalhadamente a situação financeira herdada para mostrar porque muitas vezes o torcedor questiona o motivo de não termos investido mais no futebol. Era simplesmente impossível.

. Situação Financeira

Com mais de 50 anos de Vasco, tendo sido situação ou oposição diversas vezes, e visto momentos difíceis, nada é comparável à realidade de dezembro de 2014, quando assumi.

Todos os vascaínos acompanharam as dificuldades enormes do clube nos anos anteriores, com salários constantemente atrasados, bloqueio de verbas por não recolhimento de impostos, degradação patrimonial, enfim, um quadro terrível que misturava falta de comando e de rumo. O resumo era o seguinte:

Cotas de TV – Todas comprometidas com o pagamento de empréstimos variados a bancos, acordos do passado e penhoras.

Fornecedor de Material – Recurso adiantado até novembro de 2015.

Patrocínio – Toda a verba do patrocinador Tron tinha sido adiantada. A última parcela da Caixa estava bloqueada desde agosto de 2014 por falta de documentação das contrapartidas e certidões.

Sócios – Recursos integralmente cedidos a um banco também por empréstimos.

Tributos – Falta total do recolhimento de impostos .

Campeonato Carioca – Recursos de 2015 e 2016 adiantados para pagar dois meses de salários – agosto e setembro de 2014.

Funcionários e Jogadores – Dívida com os salários de outubro, novembro e décimo-terceiro.

Este foi o panorama encontrado. Muitos perguntam porque isso não foi mostrado à época. Simplesmente explicitar esse quadro seria afastar qualquer negócio com o clube. Como alguém vai investir ou confiar numa instituição que não tem condições de honrar compromissos mínimos? Era preciso tocar o clube. Foi o que fizemos.

Desde o primeiro momento buscamos novos recursos. O primeiro ponto foi pagar 14 milhões de reais em impostos para ter as certidões, fechar o contrato com a Caixa e mostrar que o Vasco tinha fôlego.

Buscamos patrocínios, apoios, renegociamos contratos e, com muito sacrifício, chegamos ao meio do ano. Chegamos, mas sem possibilidade de investimentos. Naquele momento a criação do Profut foi fundamental para o Vasco. Vou explicar:

A dívida tributária apurada era de 212 milhões de reais (chegaria a 226 milhões, se não tivéssemos pagos aqueles 14 milhões referentes a 2014).O Vasco foi o primeiro clube a aderir. Com os benefícios da lei – corte dos encargos legais e redução de multas e juros – a dívida caiu para 144 milhões de reais, parcelada em 240 meses. Foi um enorme alívio porque só um acordo com a Receita Federal por falta de pagamento de impostos na antiga administração consumia mais de 1 milhão e 500 mil reais em agosto passado.

Assim, apesar do alívio tributário, o clube que adere ao Profut tem a obrigação de recolher os impostos em dia. É o que estamos fazendo com tudo rigorosamente em dia neste fim de ano.

Em resumo:

Dívida tributária…………………………. – 226 milhões de reais

Pagamento feito quando chegamos  –    14 milhões de reais

Redução por aderir ao Profut –              68 milhões de reais

Dívida parcelada                              –  144 milhões de reais

A irresponsabilidade foi tão grande em período recente que a origem de toda a dívida tributária do Vasco – retirando juros, encargos e multas – está 60 por cento entre 2008 e 2014. Mas, ao final de um ano, podemos dizer que a dívida tributária do Vasco está novamente equacionada.

Outras Dívidas

Mas a situação ainda é grave em outros segmentos.  Desde que assumi fui sendo surpreendido quase que diariamente por novas dívidas. Eram confissões de última hora, inclusive para advogados, acordos judiciais não pagos – o que multiplica a dívida – e todos os fornecedores com atrasos.

Só a negociação com a Cedae chegou a 10 milhões de reais. E mais: também não pagavam os carros pipa, que tanto nos envergonharam no noticiário. Se os funcionários não recebiam, se a água não era paga, não seriam outros  fornecedores e ex-jogadores que seriam.

Fomos obrigados a fechar dezenas de acordos para impedir que todas as verbas do Vasco fossem bloqueadas com  penhoras. E acordo tem que ser pago, ao contrário do que se fez no passado recente. São jogadores, clubes, membros de comissão técnica.  Há dívidas em execução na Fifa, como a do Eder Luiz e de Sandro Silva.  Nós pagamos 500 mil euros pela aquisição do jogador Felipe Bastos, já que o Vasco tinha sido condenado. Também havia falta de pagamento de ” comissões de intermediação “, entre outros absurdos. A lista é enorme e, infelizmente, continua a aparecer. Esses acordos levarão do Vasco uma parcela grande de nosso orçamento em 2016, algo superior a 30 milhões de reais, o que equivaleria a trazer vários jogadores de alto nível.

Hoje, o Vasco está em dia com as suas obrigações. Funcionários e jogadores pagos, incluindo o decimo terceiro salário. Mas o sócio e o torcedor devem saber que 2016, não só pela situação do País, mas pelo quadro ainda grave na área financeira do clube, será de preparação para uma estabilidade maior.

. Situação Patrimonial

Quem passou por São Januário no ano passado se assustou com a degradação do patrimônio. A própria eleição foi realizada num ginásio sem piso. Parque Aquático fechado e abandonado; concentração e Pousada do Almirante depredadas, sujeira por toda a parte.

A primeira providência foi limpar São Januário. Eram montanhas de lixo. E não era apenas entulho. Tinha lixo diário jogado nas proximidades do Parque Aquático e da Escola, como vocês podem ver nas fotos abaixo.

image

image

A antiga concentração dos profissionais foi depredada. Banheiros quebrados, televisões  desaparecidas, camas sumidas. Um horror, como você também pode ver nas fotos. A base do Vasco estava em Itaguaí e a Pousada do Almirante fechada e abandonada.

Nós  limpamos São Januário, restabelecemos uma equipe de conservação. A primeira grande reforma foi da Pousada do Almirante, hoje um lugar de alto nível para os jogadores da base do Vasco.

Na sequência, após uma vitoriosa campanha de arrecadação de recursos entre torcedores do Vasco de todo o País, iniciamos a reforma do Ginásio Principal, já pronto e que será inaugurado agora em janeiro na apresentação do novo time do basquete masculino adulto.

image

image

São Januário passou a ser o centro do futebol do Vasco. E duas decisões tomadas terão seu resultado nos  primeiros meses do ano: a inauguração do campo anexo, que servirá para o treinamento de nossa equipe principal, e o Caprres, o mais moderno centro de saúde do atleta do Brasil.  O edifício do Caprres estará pronto já em abril e será motivo de orgulho para todos nós.

image

Situação Esportiva

Na chamada área olímpica/amadora foi feito um esforço de retomada do remo, da implementação das escolinhas de futsal, das equipes de base do basquete, além de outras iniciativas. Mas só é possível fazer esporte olímpico/amador no Brasil com recursos das diversas lei de incentivo. Determinei a criação de um setor de captação para aproveitamento dessas leis. Para isso precisamos manter a regularidade tributária e, com anos de atraso, estamos buscando recursos que, nos anos de crescimento da economia brasileira, eram bem mais abundantes. Mas, mesmo assim, no início de 2016, voltaremos com uma equipe de basquete adulto masculino, uma das grandes tradições de nosso clube.

No futebol sabíamos da dificuldade do ano devido a impossibilidade de investimentos. Como vocês já viram acima não havia recursos no clube. Mesmo assim, acima da expectativa inicial, fomos campeões cariocas, após 12 anos, e iniciamos a reforma da base. Vale ressaltar o título do estadual sub-17.  O início ruim no Campeonato Brasileiro e as restrições orçamentárias levaram rapidamente a uma situação difícil. A reestruturação da equipe aconteceu, a recuperação foi acompanhada por todos, mas não a tempo. Não existe desculpa para o fato, mas o nosso clube precisa tirar a lição para que nunca mais se repita.

O ano de 2016 começa mais estruturado do que 2015, mas ainda será muito difícil. Muito do trabalho iniciado há um ano vai aparecer mais, com uma estrutura bem melhor para São Januário, incluindo o prédio do Caprres e o campo anexo, e um conhecimento amplo dos potenciais e das limitações ainda impostas pelo passado. No primeiro trimestre teremos, finalmente, o programa sócio-torcedor, que será amplo, moderno e a altura de uma torcida de dimensão nacional, que só não foi lançado antes devido a um contrato herdado que nos impedia e que já vinha derivado de um acordo judicial.

Saudações Vascaínas,

Eurico Miranda

10 comentários sobre “Presidente Eurico Miranda faz balanço do ano de 2015

  1. É preciso montar um time forte, o qual una qualidade técnica e força. Um time capaz de passar por cima dos adversários da Série B. Somente assim não perderemos a mentalidade de Série A, perdida em 2008, que teve lampejos em 2011, mas só retornou na segunda metade do campeonato brasileiro de 2015. Não podemos perde essa identidade.

  2. Gostei da carta, o teor do conteúdo, nós que acompanhamos o casaca, já sabíamos, o interessante, é a transparência, mesmo achando que assuntos do Vasco, devem ser tratados dentro do Vasco e junto aos poderes do clube,gostei,dar satisfação ao torcedor e principalmente ao associado é demais importante, principalmente quando estamos próximos do lançamento do novo programa de sócio,se faz necessário passar para o sócio a realidade do clube, isso é transparência,esperamos mais ações como está do presidente,parabéns!

  3. estou ansioso aguardando o programa de socio, pois dependendo das minhas condiçoes financeira irei me associar e com um pouco ajudar o VASCO. a voltar e se reestruturar para os proximos cem anos….

  4. Vasco voltando a ser Vasco, obrigado Dr. por sua volta a presidência, parabéns casaca por ajudar na reconstrução do Clube (diversas áreas – gerência, comunicação, transparência, enfim funcionalismo).
    Eurico Voltou! Pra frente Vascão!
    Abraço a todos!

  5. Vamos para consolidação em 2016!

    O novo programa de sócios será fundamental.
    Mas aproveitar também os benefícios fiscais para o Esporte, aumentar nosso patrimônio social e esportivo e pensarmos a modernização de São Januário, também será importante.

    Tenho convicção que só o trabalho em favor do Vasco conseguirá calar críticos e fazer prevalecer a paz, tão necessária ao nosso Clube.

    O caminho está correto!
    Muito foi feito apesar de não ser reconhecido, principalmente pela mídia, pois para ela só importa o modelo do queridinho e o Vasco, para eles, jamais pode dar certo.

    Vamos continuar a pensar um Vasco Gigante, pois só assim irão se curvar, diante de tantas conquistas.

    Feliz 2016 Vascainos!

  6. Muito BOM!, EXCELENTE o Balanço feito pelo nosso PRESIDENTE do seu PRIMEIRO ano de Administração e de sua volta a PRESIDENCIA do nosso CLUBE após 6 anos e meio de sua ausencia e vimos todos os tipos de ATROCIDADES, BARBÁRIES cometidas pelos AMERELOS, MUV/CUzada/ FAF, COMPOSIÇÃO/ OPOSIÇÃO e por galos corredores que nos rebaixaram nos valores nas COTAS de TVs, FINANCEIRAMENTE e INSTITUICIONALMENTE!

    Mas, o que mais eu lamento e é ao mesmo tempo chato falar isso aqui nesse espaço de uma realidade que a gente enfrentamos nas páginas Sociais como na Facebook e vejo com muita dor no meu coração são os PRÓPRIOS VASCAÍNOS (boVINOS e alienados da Plim-Plim) são os PRIMEIROS as nos esculacharem e fazem a chacota do próprio time que diz torcer! Outrora eram os mulambos, que eu tinha que enfrentar e superar nos embates sem fim, hoje são as pessoas dentro da nossa própria fileira que são os primeiros a nos diminuirem e fazem eco de tudo o que a mídia vermelho e preto tentam nos enfiar goela abaixo !

    Creio que o CASACA e a direção do nosso clube devem criar em breve uma página com fotos e com o vídeos as VERDADEIRAS IMAGENS de uma TERRA ARRASADA que nos foi HERDADA com LIXOS, ENTULHOS, e com o nosso PATRIMONIO e com o estado de conservação da nossa casa tudo LARGADO, ABANDONADO com os LIXOS se acumulando por todos os lados, e mostrar hoje como tudo está sendo RESTAURADO, RECUPERADO, aos poucos, e por conta das dívidas QUINTUPLICADAS acaba sacrificando as FINANÇAS do clube deixando de montar o TIME de FUTEBOL a ALTURA de suas TRADIÇÕES, os jogadores de fora são TRAZIDOS tudo dentro da nossa REALIDADE FINANCEIRA, e que se encaixem no perfil MONETÁRIO e ECONOMICO do teto salarial que o clube possam pagar; e por outro lado olhar com CARINHO para as NOSSAS JÓIAS da nossas DIVISÕES de BASE será o nosso DIFERENCIAL, e com os jogos realizados dentro de nossa casa !

  7. Presidente, acredito no seu trabalho, embora esteja ainda muito puto, com mais um rebaixamento e pelo fato do senhor ter se cercado de um bando de merdas cagões, ao invés de colocar os Homens do Casaca! ao seu lado.
    Por exemplo: O Sérgio Frias (Memória Viva do VASCO, doa a quem doer) é que deveria ser o seu Vice-Presidente e ter total liberdade pra falar e defender o VASCO, como na época em que o Senhor foi Vice do Calçada. E o Senhor vai, e coloca esse boçal do Horta; Chamada esse merda mole desse Luis Manoel Fernandes.

    Enfim…

    Quero desejar-lhes um Feliz Ano Novo!
    Que 2016, seja um ano de avanços, grandes saltos e realizações em nossas vidas!
    Que o amor, a paz, a harmonia, o equilíbrio, a felicidade, a sabedoria, o sucesso e as doces consolações vindas de JESUS, estejam, constantemente, conosco!
    Que DEUS nos guarde e nos cubra de toda a sorte de bençãos!

    Esses são os meus sinceros votos para todos.

    Um beijo na alma e Saudações Vascaínas.

    Sou VASCO, Sou Casaca!, Sou Eurico.

    Fodam-se os amarelos caganeira!

  8. parabens por estar a frente da nossa nau, eterno presidente! etamos em oracao para sua pornta recuperacao e que esteja bem saudavel para que todos juntos possamos reverter esse quadro que a rede groubo frapre$$ cbfcatarinense tentou nos colocar mas sei que vms reverter.

  9. Não creio que fosse só por incompetência ou burrice o que os caras que ficaram lá 6 anos e meio fizeram com o Vasco.

    Amigos aqui do CASACA, vocês leram direitinho o que o Eurico Miranda falou e que o CASACA reproduziu?

    É a mais pura sacanagem e tentativa de acabar com o clube em pouco espaço de tempo!!!

    Essa eleição do Eurico nos salvou. Viram o que ele já fez. Assombroso!!!

    Eu cada vez que conheço mais esses caras que dinamitaram o Vasco maIs fico a pensar do que nos livramos. NÃO SABEM PERDER AINDA POR CIMA.

    Temos que ter cuidado com eles permanentemente. O ódio que eles têm do
    Vasco e assustador.

    Há agora uma luz no fim do túnel. A locomotiva vai disparar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *