ColunasSérgio Frias
21

Dez contra onze, onze contra Doze

O Vasco jogou na última quinta-feira contra a melhor equipe da competição e por pouco não venceu com 10 jogadores em campo.

Nas últimas 12 rodadas, desde o início da reação vascaína na competição, o que se viu porém foi o Vasco ser posto para baixo de todas as formas possíveis.

Achei curiosíssimo o presidente do Figueirense vir a público criticar a ação do nosso clube em questionar a escandalosa arbitragem contra a Ponte Preta na última quarta-feira e a favor do time catarinense.

A fala do presidente catarinense coincide com a declaração do representante maior da Chapecoense após o jogo contra o Vasco há pouco mais de um mês.

Tudo parece mesmo ensaiado diante da imoral ajuda dada aos catarinenses no Campeonato Brasileiro de 2015.

O próprio Figueirense, que esteve longe de ser um dos mais ajudados na competição até antes da rodada passada, foi operado contra o Avaí no Orlando Scarpelli, em jogo no qual o seu rival venceu por 1 x 0, em função da arbitragem. Aliás uma sequência também muito curiosa do time avaiano nas 10 primeiras rodadas do returno. Ajudado pelo apito em cinco delas e, claro, contra o Vasco na referida sequência.

No turno a equipe azul e branca já havia sido favorecida pela arbitragem, mas mesmo assim o Vasco conseguiu vencer em São Januário.

A parte hipócrita da imprensa permanece fingindo que os prejuízos ao Vasco não estão acontecendo e não fazem a diferença na tabela.

A última matéria que tratou do tema há 11 dias tentou criar uma igualdade de erros contra e a favor do Vasco na competição. Como apenas a equipe cruzmaltina teve três pênaltis contra si mal marcados, a tática foi fingir que o primeiro da partida contra o Goiás no returno (aquela na qual o bandeira Alex Ang Ribeiro definiu a favor da equipe da casa em menos de 20 minutos) fora bem assinalado.

De três pênaltis mal marcados contra o Vasco passa-se a dois e é questionado um pênalti marcado a favor da equipe cruzmatina no jogo do turno contra a Ponte Preta, embora o infrator não tenha esboçado reclamação no lance (certamente em nome do fair play), segundo narrador e comentarista do jogo pontuaram no lance (mantendo ambos uma dúvida sobre a existência da penalidade). Pronto: tudo equilibrado.

E assim segue o barco.

São 35 rodadas e nenhum ponto ganho pelo Vasco por conta da arbitragem. Nenhum. Doze contra. Doze!

Pergunte ao presidente do Figueirense quais doze pontos seu clube reclama da arbitragem para podermos balanceá-los com os benefícios. Está feito o desafio. Lances capitais que determinaram o ganho e as perdas de pontos da equipe na competição.

Repetindo: a arbitragem do jogo Ponte Preta x Figueirense foi um escândalo a favor da equipe visitante.

Agora vamos ao jogo Vasco x Corínthians da última quinta-feira.

A arbitragem não errou um lance de lateral sequer a favor do Vasco; ignorou entrada dura de um atleta corintiano em Riascos, por cima da bola; não viu cotovelada de outro jogador da equipe visitante em Rodrigo na área do Vasco; aplicou cartão amarelo em Rodrigo após lance no qual cabia a reclamação do zagueiro pela não aplicação do mesmo cartão ao atleta corintiano; na segunda etapa ignorou um escanteio a favor do Vasco dando tiro de meta. Nenhum erro capital, mas interpretações notoriamente benéficas ao time paulista.

Este modelo de arbitragem “na dúvida contra o Vasco”, percorre o século XXI, desde 2001, de forma mais escancarada (com a exceção de raros anos neste período). A torcida do Vasco protestou em 2003, 2004, 2008 e 2012 (em 2011 fomos nós e o presidente do Conselho de Beneméritos, de forma clara e evidente), mas hoje ela própria parece conformada.

Atlético-MG e Fluminense, duas vezes cada um, passaram por situações parecidas com a do Vasco nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011, ou seja, fizeram um péssimo primeiro turno (15, 16 pontos) e em três oportunidades nem precisaram dos pontos da última rodada da competição para se livrarem do rebaixamento. Ressalte-se que no turno deste ano o Vasco foi tungado em três pontos por obra e arte das arbitragens.

A força de um clube grande garante a recuperação com alguns acertos e reavaliações para a hora da virada. Mas nem Atlético, muito menos o Fluminense foram garfados como o Vasco está sendo em 2015, pois se fossem teriam caído nas quatro oportunidades. E outros clubes grandes também, em outros anos, como Botafogo e Flamengo em 2004, por exemplo.

A atuação da arbitragem contra o Vasco é absolutamente indecente no ano de 2015 e as coincidências, sobrepostas umas às outras, são a ratificação disso.

O time luta por mais três vitórias para escapar da queda e mostrou futebol no returno para isso, desde a quinta rodada, com as entradas de Julio Cesar e Bruno Gallo na equipe. De lá para cá foram 12 jogos e apenas uma derrota. Oito pontos tirados do Vasco pela arbitragem, que impediram quatro vitórias a mais na tabela (contando, repetindo, só o período da reação). Tirem 12 pontos de Flamengo e Fluminense e vejam qual seria a situação deles na tabela.

E a imprensa, em sua maioria, é culpada por se omitir, não investigar, dar de ombros, não comentar com a ênfase necessária, fingir haver um equilíbrio entre erros e acertos, esconder os fatos, ignorar os escândalos.

Há 10 anos tivemos um vergonhoso Campeonato Brasileiro, maculado com a anulação de vários jogos.

Que se investigue na competição atual o porquê de um clube específico ter tido tantos prejuízos simultâneos, no momento em que reagia, enquanto reações de catarinenses se deram por diversas vezes com a ajuda da arbitragem em lances capitais.

Para os que já haviam jogado a toalha antes da partida contra a Ponte Preta no returno, para os que torcem contra, os que desistiram depois da derrota contra o Fluminense, ou agora, e à nação arco íris, devidamente posta de quatro neste ano (não houve o tapa de mão aberta {cinco de novo} em função da arbitragem na partida de volta da Copa do Brasil) podem continuar com suas teses e choros (vocês sim choram – e os rubro-negros com motivo). A situação atual do Vasco, contabilizando erros e acertos seus, é fruto único, exclusivo e evidente das arbitragens contrárias ao clube em todo o decorrer da competição.

Querem discutir planejamento, troca de técnico, contratações? Ok. Mas com o Vasco somando 46 pontos. E isso porque damos uma colher de chá, sem incluir outro escândalo ocorrido a favor do Goiás no returno (não para o Globoesporte.com, claro), considerando o placar dilatado na ocasião para a equipe goiana.

Sigamos em frente.

Sérgio Frias

21 comentários sobre “Dez contra onze, onze contra Doze

  1. Só haverá investigação se os apostadores de Londres forem prejudicados, até porque a dona do campeonato concorda com o que está acontecendo.

  2. Sérgio, e se cairmos, não haverá uma manifestação oficial do clube contra esse verdadeiro roubo Maquinado? Particularmente acho que farão de tudo para nos prejudicar, o União São João ganhou anos atrás por muito menos

  3. São os canalhas,cafajestes, crápulas e ladrões de Santa Catarina, o Estado mais corrupto em relação ao futebol.

    Por incrível que pareça já há quatro clubes deles na série A. Escolheram o Vasco desde o início do campeonato para ser o grande prejudicado pelas arbitragens e eles continuarem sendo os escandalosamente beneficiados.

    Não adianta, nós não vamos aceitar essa bandalheira vergonhosa.

    O delegado de Santa Catarina, filho de um poderoso do futebol de lá, condenado por tráfico de drogas e que ia ao vestiário dos juízes como está relatado na súmula deverá ser banido
    do futebol e os clubes catarinenses alijados do campeonato. Caso contrário NÃO ACEITAREMOS.

    Flamengo que deu cerca de vinte milhões à Portuguesa para comprar a vaga na série A como apurou o Ministério Público de São Paulo deve ser empurrado para a série B, no mínimo. Caso contrário NÃO ACEITAREMOS.

    A Comissão de Arbitragens da CBF deverá explicar o escândalos dos juízes. Caso contrário NÃO ACEITAREMOS.

    Os jornalistas esportivos, os mimadinhos da vovó da zona Sul e que alcançaram o emprego pelo famoso e pejorativo QI do papai vão parar de se omitir ou dizer “mentiras misturadas”. Caso contrário NÃO ACEITAREMOS.

    O Figueirense está nos ameaçando? Não entraremos em campo se tudo lá no estádio deles não for checado Item por Item. NÃO ENTRAREMOS EM CAMPO POR RISCOS SÉRIOS.

    NÃO ESTAMOS BRINCANDO.

  4. É Sérgio , por isso, sou inimigo da Globo, da CBF, da arbitragem, do STJD, dos clubes catarinenses e de todos os outros que aceitam esse esquema podre de fazer resultados no futebol, sempre elogiei o Vasco nessa postura de correção e respeito às leis, mas nós pecamos quando vimos a repetição dos prejuízos da arbitragem e não colocamos em campo um boxeador para extrair num soco os dentes dos juízes que se prestassem à esse esquema podre que vem nos prejudicando de forma descarada de 2000 até hoje.

  5. Concordo com o que disse Fabio Vieira.

    Mas porque a DONA do campeonato aceita essa monstruosidade que estão fazendo com o Vasco? Porque fazer isso com os milhões de vascaínos que estão se sentindo sacaneados? Depois reclamam porque a audiência está caindo ladeira abaixo. Que país de me##r##da!

  6. o alíbi é sempre o mesmo: ahhhhh a “arbitragem é fraca”, os “árbitros são ruins”, o nivel da “arbitragem é baixo”, mas ninguem afasta os mesmos arbitros!!!! porque????? ninguem manda os arbitros pra escolinha, porque???? sabemos o nome dos principais fazedores de resultados (hoje com ponto eletronico todos são fazedores em potencial!!!) e o RODRIGO DEVERIA SABER:
    – daronco que apitou 6 partidas do palmeiras e 6 vitorias em copa do brasil e brasileirão até pegar o Vasco. como o “trabalho” do daronco foi uma merda que possibilitou a vitoria do Vasco, foi escalado no jogo seguinte pra fazer o “trabalho direito”!!!!! e se esforçou para tal, mas o CUrintia tava satisfeito com o empate.
    – luis flavio de oliveira
    – ricardo marques ribeiro
    – francisco carlos do nascimento
    – heber roberto lopes tá gordo e velho, ultimamente nem manipular uma partida ele consegue mais, mas já fez muito serviço sujo.
    http://globotv.globo.com/sportv/futebol-nacional/v/clayton-sobre-penalti-para-figueirense-contra-ponte-preta-arbitragem-fraca/4618826/

    tem uma porrada de arbitros neste Brasil, seria capaz de escalar um diferente por jogo nas 38 rodadas do brasileirão, porque isso não ocorre??? porque não interessa! porque não escalam árbitros do RJ pra apitar, só porque o Vasco foi campeão carioca??

    o quadrilheiro está há anos manipulando resultados COM ESTE PONTO ELETRONICO e ninguem contesta sua competencia em melhorar a arbitragem, se for seguir este raciocínio…..nisso ninguém se lembra em falar!!!!

    o Vasco não ganhou nenhum ponto por ajuda da arbitragem e foi ceifado várias vezes, isso também não vem ao caso pra flapress imunda, claro!!!!!!!!!

  7. o alíbi é sempre o mesmo: ahhhhh a “arbitragem é fraca”, os “árbitros são ruins”, o nivel da “arbitragem é baixo”, mas ninguem afasta os mesmos arbitros!!!! porque????? ninguem manda os arbitros pra escolinha, porque???? sabemos o nome dos principais fazedores de resultados (hoje com ponto eletronico todos são fazedores em potencial!!!) e o RODRIGO DEVERIA SABER:
    – daronco que apitou 6 partidas do palmeiras e 6 vitorias em copa do brasil e brasileirão até pegar o Vasco. como o “trabalho” do daronco foi uma merda que possibilitou a vitoria do Vasco, foi escalado no jogo seguinte pra fazer o “trabalho direito”!!!!! e se esforçou para tal, mas o CUrintia tava satisfeito com o empate.
    – luis flavio de oliveira
    – ricardo marques ribeiro
    – francisco carlos do nascimento
    – heber roberto lopes tá gordo e velho, ultimamente nem manipular uma partida ele consegue mais, mas já fez muito serviço sujo.
    http://globotv.globo.com/sportv/futebol-nacional/v/clayton-sobre-penalti-para-figueirense-contra-ponte-preta-arbitragem-fraca/4618826/

    tem uma porrada de arbitros neste Brasil, seria capaz de escalar um diferente por jogo nas 38 rodadas do brasileirão, porque isso não ocorre??? porque não interessa! porque não escalam árbitros do RJ pra apitar, só porque o Vasco foi campeão carioca??

    o quadrilheiro está há anos manipulando resultados COM ESTE PONTO ELETRONICO e ninguem contesta sua competencia em melhorar a arbitragem, se for seguir este raciocínio…..nisso ninguém se lembra em falar!!!! porque o quadrilheiro não sai da conaf???? porque não colocam mandato de 1 ano pra presidente da conaf????

    o Vasco não ganhou nenhum ponto por ajuda da arbitragem e foi ceifado várias vezes, isso também não vem ao caso pra flapress imunda, claro!!!!!!!!!

    QUE O CASACA LANCE UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO ENTRE OS VASCAINOS PARA PAGAR UMA ARBITRAGEM HONESTA!!!

    EU PAGO PaRA UM JOGO LIMPO!!!!!!!!!!! QUANTO É VENDILHÕES, CORRUPTOS E QUADRILHEIROS DA CONAF????

    não me espantarei se o avaí e o figueirense ganharem os 9 pontos dos 3 jogos restantes, pois foi assim em 2013 com o criciuma, estes timecos de santa catarina servem de obstáculo para evitar que times que estejam na zona de rebaixamento escapem, estes times sempre ficam ali se “SALVANDO NA ULTIMA RODADA”

    2014 = CHAPECOENSE E FIGUEIRENSE
    http://www.cbf.com.br/competicoes/brasileiro-serie-a/classificacao/2014#.VlBrX3arSUk

    2013 = CRICIUMA E ANO DA VERGONHA!!!!
    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileirao/2013/jogos/

    2012 = SIMPLESMENTE O FIGUEIRENSE FOI O ULTIMO COLOCADO E UNICO CLUBE DE SANTA CATARINA!!!!, HOJE COM 4 CLUBES em 3 anos!!!…tudo muito meteórico pra um estado sem história no futebol.
    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/2012/serie-a/classificacao/classificacao.htm

    tô de saco cheio de ser roubado!!!!!!! REPITO: EU PAGO PRO VASCO TER UM JOGO LIMPO!!!!!! QUANTO É??????

  8. Frias, não quero ser piegas ou exercitar nesse espaço um melodrama. O Vasco da Gama é a grande paixão da minha vida. Vê-lo ser garfado assim, na cara dura, fere a alma. Ainda existe um fiapo de esperança e devemos nos agarrar a ela. Que os nossos jogadores incorporem o espírito da vitória e derrotem os personagens que habitam o esgoto. Força!

  9. Na minha concepção a diretoria do Vasco deveria chamar a imprensa INTERNACIONAL, para tentar desmascarar essa quadrilha que vem assaltando o nosso amado Vasco. É inadmissível assistir todas essas barbaridades de forma absurda sem tomarmos uma posição radical. Estão barbarizando com o Vasco na cara dura…! São DOZE PONTOS que o Vasco deixou de somar….! Os clubes de SC vem sendo absurdamente beneficiado de forma clara com erros grosseiros! Será coincidência tantos erros a favor dos clubes de SC..??? Porque erram sistematicamente contra o Vasco, inclusive em QUATRO JOGOS SEGUIDOS??? O que de fato está acontecendo??? Conheço a postura dos dirigentes do Vasco, e do nosso Presidente que sempre lutou e luta pelos interesses do Vasco, mais devemos ser mais agressivo com essas situações que assolam e colocam em risco a recuperação do Vasco na competição, onde poderá trazer sérios prejuízos ( moral, e financeiro ), para o nosso clube. Não sei se caberia uma denúncia a nível internacional…chamar a imprensa do mundo inteiro..! Parece sul real, mas me lembro quando o ex Governador Leonel Brizola ( não tenho partido político ), digo de passagem, mas me lembro que quando o mesmo ( Brizola ), sentia prejudicado por determinada situação, onde a mídia local não dava tanta importância para o que denunciava, ele ameaçava chamar a internacional socialista, para expor o que de fato vinha acontecendo contra a pessoa e o governo dele. Acredito que uma sacudida dessa natureza, poderá surtir algum efeito, pois NÃO PODEMOS MAIS ASSISTIR TANTO ABSURDO, como vem ocorrendo..!!!
    Pode ter certeza que os verdadeiros Vascaínos estarão sempre ao lado do vasco, sempre lutando pelo Vasco, e sempre reconhecendo o imenso esforço que o nosso presidente EURICO MIRANDA vem fazendo para o Vasco.
    Quero agradecer ao Sergio Frias, esse Vascaíno FANTÁSTICO, de um conhecimento imenso, que tive o prazer em conhecê-lo aqui em Vitória-ES, a continuar sempre defendendo esse clube amado, e que terá num futuro próspero, e já está tendo, o reconhecimento da imensa torcida do nosso CR. Vasco da Gama.

    Não esmorecemos!
    Não entregaremos!

    Lutaremos dentro e fora de campo sempre..!

    Saudações Vascaínas!

    Luiz França Junior
    Vitória-ES

  10. E com a expulsão do CAPITÃO RODRIGO e com oserros SISTEMÁTICOS das ARBITRAGENS já são 15 PONTOS TUNGADOS!
    E mais uma vez a arbitragem não nos permitiu vencer essa partida de ontem que com a vitória diante do MAIS AJUDADO PELAS ARBITRAGENS ( E QUE ATÉ HOJE CHORAM AQUELE PENALTI QUE O AMARILLA NÃO VIU em 2013 ), que nos tirariam da Zona do Rebaixamento, e estamos sendo ASSALTADOS, PREJUDICADOS, PERSEGUIDOS pela MÁFIA de Santa Catarina, ( Ironias do destino que o Esatado tem um nome de uma SANTA, mas de Santo essa gente não tem nada! ) ; mais uma vez, OPERARAM a gente SEM ANESTESIA, nos GARFARAM MAIS 2 PRECIOSOS PONTOS, tudo em beneficio aos times de Santa Catarina!
    Expusaram o Rodrigo e com um a menos , e com isso também contribuiu para inibir a nossa reação e estamos sendo REBAIXADOS pelas ARBITRAGENS, FLAPRESS, STJD, CONAF, FEDERAÇÃO CATARINENSE e pla dona PLIM-PLIM!

    E Expulsam o nosso CAPITÃO RODRIGO de forma PREMDITADA as vesperas do jogo contra o Joinville ?
    Mas Tudo bem….!
    O Estado de Santa Catarina, todos os anos são castigados pelas enchentes e a NAÇÃO VASCAÍNA A PARTIR de 2016, vai se MOSTRAR SOLIDÁRIA REALIZANDO CAMPANHAS PARA ARRECADAR, AGASALHOS, ÁGUA MINERAL, ALIMENTOS para serem doados ao POVO CATARINENSE!

    QUEM VIVER, VERÁ !

    SEMPRE AO SEU LADO, ESCOLHI SEGUIR ACREDITANDO e CONFIO EM TÍ ATÉ O FIM!
    CONTRA TUDO e CONTRA TODOS!

  11. Dependendo de como as “coisas” acontecerem hoje, acho que devemos entrar com uma liminae, medida cautelar, entrar na porrada, sei lá o nome jurídico que se dê para PARALIZAR O CAMPEONATO ATÉ QUE SE APUREM AS DENÚNCIAS FEITAS NO STJD. Anulem-se os jogos que comprovarem ter havido mutretas, corrija-se os pontos e joga-se as rodadas finais.
    Se deixar o campeonato acabar, ADEUS!

    CORROMPERAM A PORTUGUESA, TODO MUNDO SABE, HÁ PROVAS NOS AUTOS NO MP-SP E SIMPLESMENTE SENTARAM EM CIMA E VIRARÁ UMA LENDA, MAIS UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA A SER CONTADA PELA MÍDIA DAQUI A VINTE ANOS, TAL QUAL O GOL DO VALIDO, O LADRILHEIRO, AS PAPELETAS AMARELAS, O ESCÂNDALO DO SERRA DOURADA… SABEMOS MUITO BEM QUANDO A MÍDIA QUER, ELA TRANSFORMA UMA TRAGÉDIA NUMA HISTÓRIA LÚDICA ONDE TODOS AO FINAL VIVEM FELIZES PARA SEMPRE.

    PS.: NÃO É MALCRIAÇÃO. ESSE TECLADO FDP TÁ DE SACANAGEM!!

  12. Figueirense X Chapecoense – SC

    Hoje sem risco de rebaixamento para Chapecoense, essa arbitragem abaixo, RS/SC, vai favorecer quem????

    Árbitro: Anderso Daronco RS
    Árbitro Assistente 1 : KLEBER LÚCIO GIL – S A N T A C A T A R I N A
    Árbitro Assistente 2: Herman Brunel Vani SP
    Quarto Árbitro: Bráulio da Silva Machado – S A N T A C A T A R I N A
    Quinto Árbitro: Thiaggo Americano Labes – S A N T A C A T A R I N A

  13. Prezado Sergio,
    No momento, não estou no Rio, e onde estou as informações que chegam são deturpadas pela imprensa (leia-se Globo internacional).
    Minha preocupação é que o Vasco não atinja o objetivo maior que é se manter na Primeira divisão, mesmo que por conta da arbitragem influenciada pelas ações dos dirigentes da CBF que se interessam em beneficiar os times de Sta Catarina
    Creio que desta forma, temos de montar algo (talvez um dossiê) com imagens sobre a forma como o Vasco foi prejudicado, e como os times de Sta Catarina são persistentemente beneficiados
    Talvez deveriamos (como torcedores ou não) processar a CBF em caso de descenço…
    Minha revolta com este Campeonato Brasileiro feito de Marmelada é enorme e como torcedor me sinto atingido pelos prejuizos causados pelos arbitros.
    Abraços.

  14. porra, mais uma vez time perdendo gas no segundo tempo e jorginho demorando pra fazer as substituições!!!!!!

    se ele escalar jorge henrique e riascos e o Vasco precisar de gols no segundo tempo vai ter que gastar 2 substituições!!!!! além deles serginho e diguinho estavam de gravata vermelha e luan como sempre não conseguindo nem subir mais pra cabecear!!!! porra, oxigena o time!!!!!! nene e andrezinho tambem apagam….

    pra quê isso??? pra que sofrer e ficar vendo os jogadores se arrastando até o final!!!!!, caralho!!!

    porra foi necessário o diguinho levantar os braços pedindo providências e substituição porra????

    graças a deus luan suspenso, precisamos de oxigenio pra vencer as proximas 2 partidas contra reservas do santos e coritiba.

    CHEGA DE ERROS, O VASCO SÓ NÃO PERDEU OU EMPATOU HOJE PORQUE O QUADRILHEIRO DA CONAF NÃO ESCALOU UM FAZEDOR DE RESULTADO, POIS NÃO QUIS GASTAR CARTUCHO COM UM TIME JÁ REBAIXADO DO JOINVILLE, PROVAVELMENTE NÃO FARÁ NADA CONTRA OS RESERVAS DO SANTOS, AGORA NA ULTIMA RODADA O CIRCO VAI ESTAR ARMADO, SE FOR NECESSÁRIO!!!!

    NEM PRECISA SACANEAR MAIS O VASCO, BASTA ARRANJAR UMA VITORIA EM 2 JOGOS PRO FIGUEIRENSE E CORITIBA.

  15. Vamos ganhar dentro do campo, mas se acontecer a repetição das irregularidades de arbitragem contra nós a a favor dos outros é caso de procurar a justiça desportiva e nada acontecendo procurar a justiça comum e paralizar esse campeonato de cartas marcadas da Globo.

  16. ESCANDALOSA A MARACUTAIA DOS TIMES DA “LIGA SUL-MINAS”.. PRINCIPALMENTE OS CATARINAS..

    É UMA CÉLULA DO “ADA” – AMIGOS DOS AMIGOS.. JOGAM SE PROTEGENDO PARA QUE TODOS DA TAL LIGA PERMANEÇAM NA SÉRIE A… MAS O JEGUE – JOINVILLE JÁ DANÇOU..

    MAS A SITUAÇÃO DO VASCO NESSE MOMENTO É BEM CRÍTICA.. ESSA DERROTA DO SANTOS FOI MUITO RUIM PARA NÓS..

    ENTRETANTO.. TEMOS DE FAZER NOSSA PARTE NA HISTÓRIA E AJUDAR A SORTE, GANHANDO OS DOIS ÚLTIMOS JOGOS… NA MARRA.. NA FORÇA.. NA OBJETIVIDADE..NA LUTA.. É VENCER OU VENCER

    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS

  17. Os pontos tungados não voltam mais…

    Deveriam ser defendidos antes.

    Esse pontos não apagam a culpa da atual diretoria.
    Faltou reforçar o time após o Estadual.
    Não deveria ter contratado o Roth, e muito menos mantido após a goleada sofrida em casa contra o Palmeiras.

    E não me venham dizer que a culpa é da BANANADA, pois eles já possuem nas costas 02 rebaixamentos… Se acontecer nesse ano,

    Devemos reclamar, protestar, sacudir a CBF e todos aqueles que compactuam com o ROUBO descarado nesse brasileiro.. talvez o campeonato com arbitragens mais tendenciosas dos ultimos 10 anos…

    Mas não vamos esquecer dos culpados. Sejam eles quais forem.
    _____
    Nada apaga os prejuízos de arbitragem.

    A diretoria do Vasco, atletas, comissões técnicas, tem culpa no fato de o Vasco não ter mais do que 52 pontos na tabela.

    Os 12 a menos são de responsabilidade das arbitragens.

    Estamos dentro de um Campeonato Brasileiro em que o STJD, após Vasco x Chapecoense, diz precisar haver investigação sobre critérios da escolha de árbitros, sorteios, etc… e rodadas depois o mesmo bandeira que não viu mão de Nenê contra a Chapecoense, vê num toque de cabeça de Ferron da Ponte Preta, como mão, ajudando o Figueirense, que briga hoje diretamente com o Vasco.

    O Fluminense tem 14 pontos no returno. Corre o risco de cair? Não. Por que? Porque não lhe tiraram 12 pontos na mão grande.

    A comissão de arbitragem deve estar achando o maior barato os torcedores do Vasco considerarem que o motivo de o Vasco estar nesta situação foram os 10 pontos ganhos em 11 rodadas (Celso Roth), num campeonato que tem 38.

    Olha como é curioso e facilmente desconstruído o raciocínio elaborado:

    Flamengo: Primeiras 11 rodadas: 10 pontos. Corre risco de cair? Não.
    Fluminense: Primeiras 11 rodadas do returno: 7 pontos. Corre risco de cair? Não.
    Cruzeiro: Da 12ª rodada a 22ª rodada: 12 pontos. Corre risco de cair? Não.
    Chapecoense: Primeiras 11 rodadas do returno: 7 pontos. Corre risco de cair? Não.

    Tire 12 pontos de qualquer um deles por conta da arbitragem. Fla, Flu e Chapecoense já teriam caído e o Cruzeiro ainda brigaria na última rodada.

    Acho engraçado até, torcedores do Vasco ficarem tentando procurar justificativas no clube de algo feito externamente e covardemente contra o próprio clube, mesmo com as manifestações e exposições vistas e feitas pelo Vasco.

    É o discurso do opressor (imprensa) valendo para os torcedores do clube, que a questionam, mas usam do mesmo raciocínio.

    A reação do Vasco é maravilhosa, freada pelas arbitragens, com o beneplácito do vice-presidente da CBF, vinculado aos clubes daquele estado, sem que o STJD pudesse não ver estranheza, com a mídia tentando equilibrar a situação e ainda com torcedores do Vasco que não acreditavam nela depois da goleada sofrida contra o Internacional, “aliviados” pela possibilidade de não se concretizar na rodada derradeira.

    Sérgio Frias

  18. Como disse na minha postagem, não desmereço a reclamação contra a arbitragem, CBF e afins…

    Só não acho que a arbitragem seja o grande culpado pela situação do VASCO hoje na tabela…

    Claramente o planejamento, ou a falta dele, após o estadual foi nosso vilão nesse Brasileiro… E essa culpa sim é da atual diretoria.

    Obs.: Apoiei e apoio a atual diretoria, mas não dá pra deixar a mancha de um rebaixamento passar. Não deu pra quem nos rebaixou 2 vezes antes (e que nem deveria nunca estar no comando do clube), e não dará pra passar em branco pra atual diretoria e presidente.

    Obs2.: Ainda tenho esperança que nos livraremos domingo.
    _____
    Qualquer razão pode ser discutida depois de devolvidos os 12 pontos do Vasco.

    E não passa em branco a situação atual do Vasco. É manchada por arbitragens, por falas do “quase dono” da CBF contra o Vasco, por escalas e sorteios que agridem a inteligência de um ser medianamente inteligente.

    Minha posição não tem nada a ver com política. Tem a ver com o Vasco.

    A busca por problemas dentro do clube para justificar os erros dos oponentes do clube, contra as regras do jogo, só faz com que estejam cada vez mais libertos os que burlam, para burlarem mais e mais vezes, como acontece há quase duas décadas no clube, usando escudos de ocasião para isso.

    E a torcida do Vasco, se não se unir contra isso, se não entender que a reação fantástica do Vasco só não trouxe ao clube quase 50 pontos na tabela (fora os três pontos de prejuízo no turno), estará jogando fora uma grande oportunidade de impedir novos prejuízos sequenciais, através dos anos.

    A passividade dela e busca de problemas internos, que ocorreram com vários e vários clubes na competição é exatamente o caminho ensinado pela mídia. O vascaíno discorda dela, mas não a enfrenta. Usa o lugar comum determinado por ela.

    Tire 12 pontos do Flamengo e o ponha nessa situação para ver como ela expõe as vísceras dessa vergonha que é o Campeonato Brasileiro com relação às arbitragens favoráveis à Santa Catarina e contrárias de forma abusiva ao Vasco (inédita mesmo contra o clube no modelo de 20 clubes desde 2006).

    Sei que você apoia a gestão e sei que faz um raciocínio lógico, mas neste ano discute-se queda do Vasco não por qualquer outro erro senão os da arbitragem. Diferentemente do que se discutia em 2008 ou 2013 quando tais erros batiam a casa de dois, três pontos.

    Não é possível o Vasco jogar tantos Campeonatos Brasileiros no século e só ter terminado com balanço favorável de arbitragem em 2010 (um ano após ter sido francamente ajudado na Série B, de forma indecente até).

    Como falei sobre o assunto na época, como escrevi e publiquei sobre isso, inclusive mencionando 2011, estou mais à vontade do que qualquer um para falar do assunto. O Vasco foi garfado com 18 erros capitais (deixando de lado o primeiro pênalti de ontem) e beneficiado uma vez (o Globoesporte.com achou outra e só). Não é normal, não é comum, mas se torna aceitável por parte do torcedor porque este simplesmente passou a aceitar isso passivamente.

    Desculpe, mas eu não participo deste aceite. Todos os clubes grandes que disputam o Campeonato Brasileiro já fizeram campanhas ruins ou péssimas na primeira metade dos campeonatos, mas normalmente se safaram com um mínimo de organização e bom futebol mostrado.

    O Vasco sobrou no segundo turno, apesar das quatro primeiras rodadas e já era para estar fora da zona de rebaixamento há 10 rodadas. Nesta sequência a partida que jogou mal perdeu, foram tungados nove pontos no mesmo turno e oito deles desde quando a reação começou, tungado até mesmo em vitórias. E não contamos o absurdo que foi a partida contra o Goiás, definida pela arbitragem com apenas 19 minutos de jogo.

    Diante disso tudo, qualquer outra justificativa é menor e só serve mesmo para que o vascaíno continue aceitando ser o “roubado” do sistema, o que garanto que na vida pessoal a maioria não aceita e se revolta.

    Sérgio Frias

  19. Fato é que os pontos tungados não voltam…

    Quem deveria bater na mesa e evitar novos assaltos após o 1o jogo que nos roubaram, não o fez ….

    E temos pela frente mais uma chance de rebaixamento ….

    Se acontecer, a história não perdoará o maior dirigente de todos os tempos do Vasco, assim como não perdoou o maior jogador de sua história … Pelo menos até os anos 2000….

    Continuamos torcendo … Que a próxima rodada seja nossa!
    ____
    A história não é contada da forma como eu ou você quer, mas com fatos. Se os pontos na tabela são um fato, as tungadas idem. A própria imprensa está tentando fazer de tudo para equilibrar este ponto, usando das afirmações padrão (erros se compensam), tendo que mentir para o público. Porque sabe o peso que é para o torcedor a constatação disso. Tentativa natural que vai ter essa oposição.

    E não minimize os fatos dizendo que o clube tinha que fazer algo. Você tinha que fazer algo. O torcedor tem que fazer algo. Se manifestar contra isso, brigar contra isso ao invés de ver a grossa sacanagem sendo feita contra o Vasco à espera de que o time vença mesmo assim (como até conseguiu por três vezes apesar das tungas).

    Ninguém da mídia, nem nenhum torcedor de qualquer outro clube acreditaria que um deles pudesse ter 18 erros capitais contra apenas um a favor em 37 jogos. O Vasco faz uma reação muito mais espetacular que a do Fluminense em 2008, 2009, Atlético em 2010, 2011, entre outros exemplos, mas foi freado nela pela arbitragem e isso impede qualquer clube grande de reagir. Como contraponto disso temos todos os catarinenses ajudados na média de pontos pela arbitragem e nenhum clube do Brasileiro, fora o Vasco, com tamanho prejuízo ou metade do prejuízo sofrido pelo Vasco.

    É claro que isso pesa muito. Tire 12 pontos de Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Cruzeiro e vejam como estaria a situação deles no campeonato.

    Sua preocupação com o nome de Eurico Miranda não é a minha neste contexto.

    Se fosse o Dinamite, o Cocada ou o Cyro Aranha estaria aqui falando a mesma coisa.

    É absolutamente evidente que o Vasco foi tungado de forma jamais vista neste modelo de competição com 20 clubes. O clube se insurgiu contra isso, se expôs, enfrentou o tribunal esportivo, não se calou.

    Não há nível de comparação entre o que ocorre com o Vasco em 2015 do ocorrido em 2008 e 2013.

    E não considero céu ou inferno classificar ou não no fim de semana. Considero que tudo tem de ser investigado. E muito!

    E deveria ser cobrado por todos os torcedores, pois se não houver cobrança e deixar passar isso, a tendência é continuar acontecendo.

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *