Sem categoria
5

Geração de ouro – Phillippe Coutinho

Recentemente Phillippe Coutinho e Alex Teixeira foram considerados dois dos mais valiosos atletas que atuam na Europa, mas não se vê ninguém falar que clube os revelou e em que administração isso foi feito.

A falta de boa vontade da mídia convencional nos motivou a fazer um retrospecto de seis atletas da base cruzmaltina, que, revelados pelo clube, hoje despontam no futebol brasileiro e mundial, mostrando a qualidade de uma base desenvolvida pelo Vasco por vários anos.

Exporemos também as negociações envolvendo todos eles e o papel do Vasco, por intermédio de seus gestores, nas respectivas transações e também na proteção dos atletas e do clube, vislumbrando tais negócios.

Em 2008 o Vasco trocou de mãos, a 01 de julho daquele ano.

Na época as revelações da base do Vasco eram, entre outras, Bruno Gallo (20 anos) , Souza (19), Alan Kardec (19), Alex Teixeira (18), Allan (17) e Phillippe Coutinho (16).

Passados sete anos temos hoje Phillippe Coutinho e Alex Teixeira em altíssima cotação na Europa; Souza, meia de seleção brasileira; Alan Kardec, atacante com passagens em grandes clubes do futebol brasileiro e europeu (Benfica-POR, Santos, Palmeiras e São Paulo); Allan atuando com sucesso no futebol italiano e Bruno Gallo voltando à sua casa onde se destaca neste Campeonato Brasileiro pelo time do Vasco, com quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota na competição.

O atleta Phillippe Coutinho foi um caso “sui generis”, pouquíssimo explorado pela imprensa brasileira na época. Ainda em 2007, no mês de novembro, mais precisamente no dia 13, o jornal “Marca” da Espanha anunciou interesse do Real Madrid-ESP no atleta (à época com 15 anos) e na mesma data o site “Terra” noticiava que o representante do jogador na Espanha já teria iniciado os contatos com o Real e a equipe madrilena poderia anunciar o jovem jogador ainda naquela semana.

Por outro lado, o jornal espanhol destacava que o Real Madrid queria “jogar limpo” com o jogador e com o Vasco e apresentariam uma oferta por Coutinho para que se transferisse em maio de 2008, mês em que o atleta completa 16 anos (na verdade o atleta completaria 16 anos em junho).

Rebatendo uma notícia veiculada a 25/12/2007 no jornal português “Diário de Notícias”, que afirmava ter o pai e representante do atleta, José Carlos, anuído à assinatura de um pré-contrato junto ao Real Madrid a ser validado a partir de março do ano seguinte e que o Benfica corria por fora também buscando o ingresso do atleta em seus quadros, o próprio pai de Phillippe Coutinho desmentiu a informação no dia seguinte falando do desejo do atleta em fazer seu primeiro contrato profissional pelo Vasco.

Importante ressaltar que pela legislação vigente, o Vasco até tinha proteção para fazer o primeiro contrato profissional com o atleta, mas se um clube do exterior oferecesse condições à família do jogador e aguardasse um ano para profissionalizá-lo o direito pereceria.

Em 11 de fevereiro de 2008 o site Netvasco publicou matéria, baseado no site eletrônico “Marca”, que noticiava estar o atleta a um passo do Real Madrid, embora a família de Phillippe Coutinho tivesse afirmado que o atleta assinaria o seu primeiro contrato com o clube no fim do ano anterior.

Em 27 de fevereiro o Vasco denunciou o Real Madrid na CBF, UEFA e FIFA por aliciamento do clube espanhol ao jogador Philippe Coutinho, que além do Vasco defendia a seleção brasileira sub-16. na época Segundo Eurico Miranda, presidente vascaíno, o Real Madrid fizera uma proposta irrecusável, mas ilegal à família do jogador.

Eis as declarações de Eurico Miranda naquela oportunidade

– Pelo aliciamento do Real Madrid ao nosso atleta Philippe Coutinho denunciamos o clube espanhol na FIFA, UEFA e CBF, além de mandarmos um ofício para o Juizado de Infância e Juventude. O Real Madrid procurou a família do atleta fazendo propostas irrecusáveis, mas ilegais. Não são permitidas transferências de jogadores menores de idade. Estamos mostrando que essa não é a forma de proceder – disse Eurico ameaçando ainda não liberar o jogador para a seleção sub-16 que vai participar da 8ª Copa Internacional do Mediterrâneo, em Barcelona, entre 19 e 23 de março.

E emendou:

– O Vasco entende que ele não deve atender essa convocação caso a CBF não dê a devida proteção.

Eis a carta enviada pelo Vasco através de fax, naquela mesma data.

Real Madrid C.F. 

Sr. Ramón Calderón 

Presidente 

Fax no.: +34 913 98 43 00 

Ref.: Atleta Brasileiro Philippe Coutinho Correia 

Prezados Senhores, 

Na capacidade de presidente do C.R. Vasco da Gama, faço referência ao atleta acima mencionado e, neste sentido, tomei conhecimento de que este clube espanhol entrou em contato e iniciou negociações para sua transferência permanente para seu time juvenil. 

Neste contexto, reverto aos termos do Regulamento da FIFA sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores (“RSTP – Regulations for the Status and Transfer of Players”), de acordo com o qual um clube que queira contratar os serviços de um atleta está obrigado a informar o clube ao qual este mesmo atleta está vinculado antes de iniciar qualquer tipo de negociação com ele. 

Ademais, o mesmo regulamento RSTP proíbe as transferências internacionais envolvendo atletas menores de idade e fomos informados (pelos pais do jogador) acerca do fato de que o Real Madrid C.F. ofereceu ao seu pai um emprego na Espanha, numa clara tentativa de fraudar as disposições contidas no Artigo 19 (a) do mencionado Regulamento da FIFA. 

Importante mencionar que Felipe Coutinho, um atleta de apenas 15 anos de idade, tem sido formado pelo Vasco da Gama desde seu início como jogador de futebol e ainda não completou seu período educacional e de treinamento. 

De forma a prevenir responsabilidades e resguardar direitos, o Vasco da Gama informa que não tem intenção de negociar o jogador e irá exercer integralmente seus direitos trabalhistas na condição de clube formador, conforme estabelecido pela legislação brasileira, notadamente pela “Lei Pelé” (nº 9.615/98). 

Em vista do acima exposto e levando-se em consideração a gravidade da questão, serve esta para informar ao Real Madrid C.F. que já instruí nosso departamento jurídico a buscar – sem prévia notificação – o Juizado da Infância e da Juventude e o Comitê do Estatuto do Jogador da FIFA a fim de que seja aberta uma investigação a respeito da violação às provisões contidas no citado RSTP e ao ordenamento jurídico nacional. 

Atenciosamente, 
____________________________________ 
Eurico Miranda 
Presidente 
Club de Regatas Vasco da Gama 

Com cópia: 

Fédération Internationale de Football Association-FIFA 

Confederação Brasileira de Futebol (“CBF”) 

Union Européenne de Football Association – UEFA 

Real Fédéracion Española de Fútbol (“RFEF”) 

Juizado da Infância e da Juventude da Comarca do Rio de Janeiro 

Em 16 de março do mesmo ano, a CBF, a pedido de Eurico Miranda, mandou carta à Federação Espanhola, com cópia à FIFA, avisando que o governo brasileiro “não gosta de assédio de clubes estrangeiros a jogadores menores de idade”. O documento pede advertência ao Real Madrid, acusado de assediar o vascaíno de 15 anos, oferecendo emprego a seu pai.

Em 19 de março o jornal espanhol “Marca” anunciava estar o Real Madrid disposto a oferecer 3 milhões de euros por Phillippe Coutinho, o que pelo câmbio da época equivaleria a R$8.143.800,00.

Em 12 de junho, Phillippe Coutinho completou 16 anos de idade e no dia 15 de junho assinou compromisso com o clube pelo prazo de três anos, a o mesmo tempo que acordava informalmente com a família do atleta liberá-lo em seguida para o futebol europeu, conforme interesse dela.

No dia 17 de junho o Vasco negociou o atleta para a Internazionale-ITA por 3,8 milhões de euros, o que pelo câmbio do dia equivalia a R$9.508.360,00. O clube italiano pagaria ao Vasco em três parcelas: julho de 2008, julho de 2009, julho de 2010. Por outro lado, Phillippe Coutinho teria os salários pagos a partir dali até junho de 2010 pela Internazionale-ITA, que o manteria no Vasco por mais dois anos.

No dia 02 de julho Eurico Miranda informou ao Segundo Vice-Presidente do clube, José Hamilton Mandarino e ao presidente do Conselho Deliberativo do Vasco que havia feito a negociação e que os valores estariam todos à disposição da nova diretoria, que ingressava no clube. 

No dia 21 de julho, Manuel Fontes, o “Neca”, Vice-Presidente de futebol do Vasco afirmou que o atleta iria para o Real Madrid-ESP.

Na mesma data Manuel Fontes desmentiu a negociação e também desmentiu que Phillippe Coutinho tivesse sido negociado com a Internazionale-ITA.

No dia seguinte Roberto Dinamite disse que não sabia de nada até aquela data e a 23 de julho Manuel Fontes, Vice-Presidente de Futebol, criticou a transação, sem explicar como faria para convencer o atleta e a família a recusar a proposta considerada por eles irrecusável, que veio casada com o aceite dela própria em assinar o primeiro contrato profissional do atleta com o Vasco.  

Vale lembrar que o referido crítico (Manuel Fontes), dois dias antes (a 21 de julho), deu a seguinte declaração em entrevista ao repórter Sérgio Guimarães, no programa “Bandeirantes Rio no Futebol”, da Rádio Bandeirantes.

“Essa notícia procede (venda de Phillippe Coutinho ao Real Madrid-ESP), porque esse assunto vem sendo estudado para atender às necessidades financeiras que o Vasco apresenta no momento. Muito a contragosto, porque é um jovem de futuro, mas há situações em que não tem jeito e tem que ser tomar atitudes”.

O dirigente afirma que a venda do jogador foi a única maneira encontrada de arrecadar recursos.

“Sem dúvida nenhuma, mas acontece que o momento é de emergência, emergencial. Como ele é mesmo jovem e não se pode contar com ele para ser aproveitado no profissional, tem que se buscar recursos e encontrar uma maneira. Essa foi a maneira encontrada, porque era um jogador pretendido por vários clubes. Se analisar, pela idade dele, ele realmente é um jovem que aponta um grande futuro, mas tudo pode acontecer no meio do caminho”.

Pelo fato de o Vasco ter assinado o primeiro contrato profissional com o atleta e mantido Phillippe Coutinho por mais dois anos no clube, em qualquer negociação internacional que se faça terá direito a 2,5% do valor total, como ocorreu em 2013, ocasião na qual o atleta se tranferiu para o Liverpool-ING, cabendo ao Vasco na época 1,3 milhão de reais.

Numa suposta venda dos direitos econômicos do atleta para outro país, o que é bastante provável de acontecer em breve, o Vasco receberá mais 2,5% do valor total de negociação. E assim será sucessivamente até o final da carreira do atleta.

Atuando pela equipe profissional do Vasco entre os anos de 2009 e 2010 Phillippe Coutinho realizou 44 jogos, tendo marcado cinco gols.

Casaca!

 

5 comentários sobre “Geração de ouro – Phillippe Coutinho

  1. Creio que esqueceram do Rômulo nessa relação. No mais…é isso aí!
    ____
    Chegou com 19 anos no Vasco, cedido pelo Porto de Caruaru. Já havia atuado como titular no Campeonato Pernambucano de Profissionais em 2010.

    Daquela faixa etária (16 a 21) não se encaixa, portanto.

    Sérgio Frias

  2. Uma história que todo verdadeiro vascaíno conhece, mas o que eu mais gostei foi mata a saudades do NECA.
    Quanto tempo, Neca, Neca… Ai, ai (suspiros…)

  3. É por essas e outras que torna-se verdadeiramente inadmissível o Vasco ser tocado, novamente, por “aventureiros, incapazes, gananciosos, etc.”. APÓS EURICO, QUE VENHA OUTRO SIMILAR.

    A propósito, e a grana do Diego Souza???

  4. Phillippe Coutinho, Alex Teixeira, Bruno Gallo, Souza, e Alan Kardeck são todos GENUÍNOS, LEGÍTIMOS e jogadores ORIGINAIS made in VASCO da GAMA!

    Depois que o BANANA fez o milk-Sheick nesses últimos seis anos e meio destruindo as Categorias de Base, o GIGANTE da COLINA de 2009 para cá não tem revelado mais ninguém !

    E depois dos 7 x 1, a FIFA cedendo as pressões da UEFA que no velho continente, ESTÁ PROIBIDO os agentes TERCEIRIZADOS negociarem os jogadores tudo porque os clubes Europeus cansaram de pagar os Direitos Economicos dos Atletas FATIADOS pagando separadamente as Comissões e os valores separados a cada pessoa física !

    A FIFA embora proiba que os agentes TERCEIRIZADOS ou os INTERMEDIÁRIOS ( empresários dos jogadores) de negociar com os clubes no exterior e no Brasil ( Brazil ? ) mas na prática no nosso País existem diversas maneiras de se mascarar essas transções !

    Para ilustrar isso é só remexer no caso Lago Maidana ( Atleta do Criciúma e a sua multa Rescisória era de apenas 800 Mil Reais ). O que é que o Itaquerão Soccer fez, usou um time da Terceira Divisão do Goiás (Monte Cristo)eo jogador ficou por lá dois dias, tudo para repassar aos intermédiários e o SPFC pagou 2 Milhões de Reais ! Foi o SPFC que teve que desembolsar os DOIS MILHÕES de REAIS e as COMISSÕES foram divididos com o Carlos Miguel Aidar, e o Itaquerão Soccer…!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *