Futebol
5

Mesmo com a maior média de idade do Brasileiro, jogadores do Vasco percorrem cerca de 100 km por jogo

Fôlego de gato… quer dizer, de veterano mesmo. Com média de 30,4 anos, o Vasco tem o time mais velho do Campeonato Brasileiro, em comparação envolvendo os titulares dos demais 19 clubes participantes. E mesmo assim vem se destacando fisicamente nesta reta final de temporada, provando que idade não é documento. Considerando apenas jogadores de linha, a atual equipe titular de Jorginho percorre aproximadamente 103 km por partida. Madson e Andrezinho são os que mais correm, com média de 13 km cada um, seguidos por Jorge Henrique e seu reserva imediato Rafael Silva, ambos com 12 km.

Segundo estudos científicos, a média que um atleta profissional corre durante os 90 minutos é entre 9 e 11 km, sendo que o trajeto percorrido ao longo do primeiro tempo é superior em 5% com relação à etapa final. No geral, os meias são os maiores corredores do futebol. Laterais e alas, por sua vez, são os que mais se movimentam com a bola nos pés, enquanto os atacantes correm as menores distâncias, mas chegam a dar piques de até 15 metros em alta velocidade.

O bom condicionamento físico pode ser observado na maratona de jogos. Com duas partidas por semana, o Vasco não revezou jogadores e manteve o pique brigando para escapar do rebaixamento no Brasileirão e chegando às quartas de final da Copa do Brasil. Por exemplo: depois de enfrentar o São Paulo com força máxima no Morumbi, numa quarta-feira, quando perdeu por 3 a 0, no domingo o time venceu o clássico com o Flamengo, diante de um rival que teve a semana inteira de preparação. Durante a arrancada que já dura seis duelos de invencibilidade, a equipe levou ampla vantagem física diante de Avaí, Cruzeiro e Ponte Preta.

Uma das estratégias utilizadas no Vasco para combater o desgaste da maratona de jogos é poupar os jogadores nos treinos, priorizando a recuperação física no Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo (Caprres) e preservando os atletas para as rodadas seguintes. O lado ruim é que, com isso, não sobra tempo para trabalhar a parte tática, um risco calculado por Jorginho. O técnico, porém, ganhou raros 10 dias de preparação até o duelo contra a Chapecoense, na próxima quinta-feira, e vem realizando treinos fechados em São Januário para desenvolver a equipe.

– Essa semana vem sendo muito importante. Está dando ao Jorginho um tempo a mais para trabalhar. Já havíamos tido alguns dias de preparação na semana passada, em virtude da divisão do grupo para o jogo com o São Paulo, mas apenas agora a comissão técnica tem a possibilidade de ajustar a parte tática. Esse tempo é bom também para que alguns jogadores possam descansar. O próximo jogo é muito importante para nós e com temos tudo para chegar nele ainda mais preparados – declarou Júlio César ao site oficial do clube.

Novidade do Vasco em 2015, o Caprres anunciou no inicio do ano que o time iria se destacar fisicamente ao longo da temporada. Dito e feito. E comemorado nas redes sociais pelo coordenador científico do projeto, Alex Evangelista, enaltecendo o trabalho conjunto que permitiu ao clube chegar na reta final do Brasileirão com o departamento médico vazio. Apenas Diguinho e Eder Luis ainda não estão à disposição de Jorginho: o volante trata um desequilíbrio muscular e está em fase final de transição, enquanto o atacante faz tratamento de fortalecimento muscular.

– A pergunta que eu mais gostaria que fosse feita: além da inovação tecnológica trazida para o C.R. Vasco da Gama a partir do intercâmbio com a NBA, gostaria também de ser perguntado como está o DM (departamento médico) do clube? Acredito que de nada adiantaria tal tecnologia se o DM estivesse cheio. Sendo assim, com muito orgulho quero parabenizar a equipe Caprres pelo excelente trabalho realizado até aqui. Pois está sendo possível entregar ao Jorginho todos os atletas em plena reta final de campeonato – escreveu o coordenador em seu Instagram.

A posse de bola também é outra característica do Cruz-Maltino. Das 29 rodadas do Brasileirão até aqui, em 14 o time teve o domínio do jogo; em outras 10 acabou dominado pelo adversário, e em cinco terminou empatado com 50%. De acordo com pesquisas, os atletas profissionais dão de 80 a 140 toques na bola por partida e ficam com ela no pé por no máximo um minuto e meio.

Fonte: GloboEsporte.com

5 comentários sobre “Mesmo com a maior média de idade do Brasileiro, jogadores do Vasco percorrem cerca de 100 km por jogo

  1. Aplausos aos jogadores vascaínos, ao CAPRRES, ao departamento médico, aos preparadores físicos, a toda a comissão técnica, ao Departamento de Futebol, ao Vice-Presidente de Futebol, ao Presidente do clube e a todos que de uma forma ou outra contribuíram para esses dados espetaculares aqui apresentados.

    Lamentar somente que todo esse trabalho moderno, altamente profissional, pioneiro, brilhante tende a ficar manchado e enlameado por atuações covardes, desmoralizadoras e porque não, criminosas desses árbitros escalados para apitarem os jogos nesse Campeonato Brasileiro.

    É um deboche a um trabalho maravilhosamente sério e aos milhões de torcedores desse clube popular que é o Vasco.

    Não pode e não ficar assim.

    Que essa lama do nosso esporte seja devidamente punida e excluída para sempre.

    Honestidade já!!

    Casaca para todos.

  2. PARABÉNS ao Futebol CIENTÍFICO aliando com o Condicionamento Físico, Mental, somados aos profissionais da Fisiologia, Fisioterapeutas, e nutricionistas! O CAPRRES está fazendo a diferença, em uma nova metodologia profissional é a MENINA dos OLHOS, do futebol moderno e hoje é o nosso aliado, para recuperar os atletas das lesões e dos desgastes físicos.
    ESSE COM CERTEZA está sendo MOTIVO de ORGULHO VASCAINO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *