ArbitragemColunas
21

Vasco atuou mal, arbitragem pior ainda

O Vasco não fez boa partida, alguns atletas jogaram bem abaixo do normal, mas mais uma vez o time foi prejudicado pela arbitragem na derrota desta quarta-feira pela Copa do Brasil diante do São Paulo.

Na primeira etapa, quando o time da casa já vencia por 1 x 0, um lance polêmico proporcionou a ele aumentar o marcador. Ganso lançou Luís Fabiano em posição duvidosa (mesma linha para o comentarista de arbitragem Paulo Cesar de Oliveira), o atacante avançou, mas o goleiro Martin Silva foi mais rápido e segurou a bola, com as duas mãos, em contato com o solo, baixando a cabeça para se proteger de algum contato com o centroavante são paulino, que vinha na corrida. Luís Fabiano, em sua carreira, acabou por tocar a bola, tirando-a das mãos do goleiro vascaíno e a pelota sobrou para Pato fazer 2 x 0 no placar.

O ex-árbitro Leonardo Gaciba citou em seu blog (Blog do Gaciba) a respeito da posse de bola do goleiro em 06/04/2012, o seguinte:

O goleiro estará de posse da bola:

Enquanto a bola estiver em suas mãos ou entre sua mão e qualquer superfície (por exemplo: o solo, seu próprio corpo);

Sobre a disputa de bola:

Quando o goleiro controlar a bola com as mãos nenhum adversário poderá disputar a bola com ele.

Para o comentarista de arbitragem, Paulo Cesar de Oliveira, porém, o gol foi legal. Considerou o ex-árbitro que a bola estava em disputa, mesmo tendo Martin Silva as duas mãos sobre ela, ainda em contato com o solo e com o rosto para baixo a fim de evitar qualquer contato do atacante, que vinha na corrida, sujeito a machucá-lo.

Após um péssimo primeiro tempo no qual o São Paulo abriu 2 x 0, o Vasco voltou do intervalo disposto a descontar a diferença.

Já no segundo tempo, quando o resultado parcial ainda era de 2 x 0, houve pênalti claro não marcado sobre Nenê. Para o comentarista de arbitragem, o ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira não houve o pênalti, embora o empurrão tenha sido evidente e cometido dentro da área.

Próximo ao fim, a vantagem do tricolor paulista era de três gols e em lance dentro da área Thales teria sido derrubado, com forte reclamação dos atletas vascaínos próximos ao lance. Não houve a marcação e não foi mostrado o replay do lance.

Não é necessário dizer a diferença que faz um ou dois gols fora de casa na disputa da Copa do Brasil.

O árbitro da partida foi o mesmo Wilson Pereira Sampaio, responsável por validar um gol ilegal do Flamengo contra o Vasco no jogo anterior da Copa do Brasil, diante do rubro-negro.

Vencendo, empatando ou perdendo o Vasco permanece sendo prejudicado pelas arbitragens. Que isso mude a partir do próximo domingo.

Casaca!

21 comentários sobre “Vasco atuou mal, arbitragem pior ainda

  1. Teve ainda uma penalidade sobre o Herrera. Sem contar varias entradas dos paulistas, faltosas, que ele mandava seguir.
    Mas isso contra nos é histórico. Lamentável é ainda insistirmos com Herrera, esse goleiro que náo sai do gol (no terceiro a bola cruzou a pequena área lenta e baixa) e Rodrigo e Liam juntos, Deus me livre, um se garante no outro e nenhum vai na jogada, ficam olhando. Enquanto insistirmos com esses caras, Fiascos.,. Nem com arbitragem a nosso favor.

  2. Se a arbitragem do jogo de ontem não fosse este desastre o Vasco teria conseguido pelo menos 1 empate,disso tenho certeza!

  3. Vão continuar a roubar o Vasco.

    Temos que gritar, gritar, mostrar os erros absurdos e a gritar.

    Contra o Flamengo vai ser um Deus nos acuda de roubalheira. É sempre assim. Interessante é a conivência da TV. Montam lances, distorcem a largura das linhas divisórias, ora ficam mais finas ora ficam mais grossas, PQP, não reeditam lances, fazem misérias e sempre o prejudicado é o Vasco.

    Domingo é vencer ou vencer somente vencer mesmo contra tudo e contra todos, contra a TV, os juízes, a Comissão de Arbitragens, os comentaristas que nutrem ódio ao Vasco, ao seu presidente, ao CASACA e a torcida sensacional do Vasco.

    Vamos sozinhos e vamos chegar lá. Raça,raça,raça vascaínos.

    CASACA para todos.

  4. Comentários sobre o jogo:

    1) Antes do jogo começar eu já fiquei preocupado porque o Jorginho disse em rede nacional (o primeiro tempo eu assisti na Band, mas mudei de canal no fim do primeiro tempo porque não era o Edmundo o comentarista, era o Neto e ele estava se divertindo com a derrota do Vasco) que ele montou o time para buscar o empate. Que o Jorginho aprenda a lição: não se pode jogar fora de casa contra um time que tem craques buscando empatar!!!!!! A tendência é vc chamar pro seu campo de defesa o time e com craques isso é fatal!!!!

    2) Eu sei que o Leandrão não pôde jogar ontem, mas o ataque titular do Vasco tem que ser Herrera e Leandrão!!!! Ou Herrera e Thalles, ou Herrera e Romarinho, não importa, mas ontem ficou claro e cristalino que o Herrera é um atacante garçom, um atacante que serve os outros atacantes!!!! A tônica da dupla Herrera e o Loco Abreu era o Loco Abreu ser centroavante!!!!! Quando o Thalles entrou em campo o Herrera foi outro!!!!!! No primeiro gol contra o Cruzeiro quem deu o passe??? Herrera!!!! Herrera é o homem que serve, que dá o passe final, ele é o garçom!!!!!! Já falei e repito: se colocarem uma peruca no Leandrão e falarem pro Herrera que aquele é o Loco Abreu, o Vasco vai ter uma média de 2 a 3 gols por partida!!!!

    3) Sobre arbitragem, não adianta nada vcs do casaca se esgoelarem e escreverem notas, nós torcedores e sócios nos esgoelarmos e escrevermos comentários na internet, a torcida protestar, não adianta nada o nosso esforço se o Presidente Eurico Miranda não se manifestar a respeito do assunto se valendo da posição que ocupa!!!!! No primeiro mandato dele foi a mesma coisa, o Vasco sendo roubado a torto e a direito, jogo após jogo e o Eurico igual a uma avestruz, com a cara enfiada na terra, atitude que nunca combinou com seu perfil!!!!! Ou o clube se manifesta com notas oficiais, ou será tudo como antes no reino de Abrantes!!!!!

  5. Casaca, como se não soubessemos disso!!!!, não dá pra alegar desconhecmento quando o circo é da globo, no brasleirão é a mesma coisa, gostaria que o Casaca fizesse a seguinte pergunta: porque não escalam arbitros do RJ pra apitar os classicos cariocas??? é boicote ao arbitros cariocas depois que o VAsco fo campeão carioca???? como quem diz: ou vcs me obedecem (quadrilha da conaf-cbfla) e fodem o VAsco ou nao apitam no circo da copa do brasil e braslerão???? ninguem fala nada?

    chegou certo momento no primeiro tempo em que o bandeirinha assinalou impedimento do SP e o focalizaram meio que pedindo desculpa ao arbitro fazendo um gesto com a mão, como quem dissesse: tá bom na próxima vou deixar o jogo rolar, vou parar de marcar, vou deixar o jogo rolar, e o próximo lance foi o segundo gol!!!

    ou o Vasco dá 100% no jogos, com o risco embutido de ser sacaneado como foi no jogo contra o cruzeiro, ou vamos ficar pelo caminho pra deleite do circo global. ora, se precisamos dar 100% e não temos selevasco, precisamos definir um primeiro objetivo e com certeza este não é o titulo da copa do brasil!!!!, e MAIS, se era um primeiro jogo de 180 minutos tinha que ter anunciado time misto e jogado com jogaodres pra correr e fechar espaços e não o show de preguiça com jogadores se poupando visivelmente e pra piorar levando um 3×0 que encerra a disputa.

    os jogos mais importantes é o flameda e o avai, precisamos de 6 pontos pra voltar a disputar, ainda na 19 posição a saida desta zona!!!!, chega de ilusão!!!!!!

  6. O pior é que para a bovinada que se alimenta das asneiras dias pelas comentaristas da flapress acham que perdemos pq o time é horroroso, etc… Para eles os lances foram todos normais!
    Eurico precisa fazer com que esses pilantras desses árbitros sejam obrigados a pagar o prejuízo integral a que o clube será submetido para sentirem que o prejuízo em seus bolsos é maior do que o lucro que os mesmos têm hj através de clubes desonestos.

    Eu acredito no Vasco!
    Eu acredito no Eurico!

  7. Não vai mudar nada, pois temos um presidente omisso. Vasco já foi seguidamente assaltado nesse ano e nem uma atitude até agora que resolva. Vai continuar do mesmo jeito, Vuaden já apita proximo jogo(se não estou errado) e a diretoria vai continuar calada. A única coisa boa dessa derrota(o que pra mim é um paradoxo pr nosso Gigante) vai ser o foco exclusivo no brasileiro agora. Espero que ainda dê tempo.

  8. Mais uma vez, fomos assaltados no apito.

    Embora o VASCO tenha jogado mal, o placar não seria tão elástico como foi e, dependo dos dois pênaltis e algumas faltas perto da área, que deveriam ter sido marcados a favor do VASCO e não foram, talvez, saíssemos com um um empate ou, até mesmo, a vitória.

    Aí, mais uma vez, vai a pergunta:
    Se fosse na era banana, o que essa Diretoria estaria dizendo?
    Que o Roberto é um banana, que o VASCO não tem representatividade, etc?

    Quem deveria, ao menos, ser o Vice-Presidente Administrativo era o Sérgio Frias. Pois, aí sim, o VASCO teria voz … e voz altiva e forte.

  9. Casaca! Polêmico ou não, o Vasco foi patético. Uma total falta de respeito ao torcedor. Uma formação de clube pequeno. Jogou com medo do SP. Marcando com preguiça. Pode ter ocorrido falha da arbitragem, mas o Luan foi e está muito mal…
    Eu realmente torço pra esse ano acabar, o Vasco não cair e ano que vem, termos mudanças radicais no dp de futebol. Me recuso a comemorar um “Não rebaixamento”. Isso é uma vergonha…
    Abs e SV

  10. Infelizmente isso não vai mudar, não. Está claro a força que a grande mídia está impondo nos campeonatos que detém os direitos de transmissão. Infelizmente, o alvo é único. Chama-se Eurico Miranda. A Globo não engoliu o campeonato carioca, onde colocava o Vasco como 4a força, e não engoliu a eliminação do clubinho querido da Copa do Brasil. Os erros de arbitragem contra o Vasco são sucessivos e recorrentes e diferente de outrora, quando uma ação impetrada pelo clube poderia colocar o arbitro na geladeira, agora já não ocorre isso. Além disso, estamos vendo os mesmos árbitros apitando jogos do Vasco. Contra o Sport, o Heber também tentou prejudicar o Vasco e já é nítida a má vontade destes árbitros com alguns dos jogadores do Vasco. Agora, vejo muitas vezes os jogadores do Vasco fazendo corpo mole e aguardando a marcação de uma falta por parte do juiz, daí o adversário cria chances de gol… o Rodrigo fez isso ontem (o faz, sempre) e o elenco precisa entender que para sair desta situação no Brasileirão, tem que jogar muito mais do que simplesmente contra o adversário do outro lado. Joga contra árbitros, contra a Globo, contra a manipulação e roubalheira nos jogos do Vasco, ou seja, joga por nós, torcedores, e pela instituição Vasco da Gama. E só.

  11. No segundo gol o Martin Silva saiu visivelmente com medo e deixou a bola ser tomada, com falta é verdade mas essa bola que que ser segurada com raiva.

    No terceiro gol a culpa total foi do Julio César. Ele pegos três “riscas” daquele colombiano que o pôs pra dançar.

    O “fiascos” é irritante e acaba com o humor e paciência de qualquer torcedor.

    Lamentável. Dava até pra ganhar.

  12. Qual a novidade nisso tudo?????? Esse juiz de ontem validou um gol do urubu contra o Vasco com 5 minutos de jogo, no qual ele(urubu) precisava de gol de todo jeito, pelo menos 1, e esse lhe foi concedido com, pasmem, 5 minutos de jogo… Já falei, lembra daquele pênalti no comecinho do jogo que o Léo Feldman deu naquele jogo/decisão daquela famosa falta do Pet… O urubu precisava de pelo menos 2 gols, 1 lhe foi dado já de início, que era pra ‘ele’ se animar… Domingo vai apitar o Vuaden, AÍ NINGUÉM FALA NADA, NINGUÉM QUESTIONA NADA, O URUBU “PRECISA” GANHAR PRA TENTAR IR PRA LIBERTADORES (E O VASCO, POR TABELA, SE FUDER MAIS) E A GENTE VAI CHORAR A PARTIR DAS 6 DA TARDE DE DOMINGO, SOBRE O LEITE JÁ DERRAMADO?????

    NUM FODE PÔ!!!

  13. O Herrera só serve pra garçom se for em um boteco lá em Buenos Aires. Esses velhos vão afundar o Vasco. Pensei que o Roth já tinha saído. Vamos montar um departamento de golfe com vista às Olimpíadas de 2016 e mandá-los para lá.

  14. Jorginho escalou mal o time. Muito mal mesmo. Não vi nenhum lance duvidoso. Vi um goleiro que tem muito cartaz falhar por jogar adiantado e não entrar de mão firme noutro lance. Vi um Luan que volta e meia fica a observar o adversário atacar, esquecendo-se do atacante que deveria marcar. Vi um Nenê querendo resolver sozinho mesmo sabendo que, na semana anterior, contra o Cruzeiro, tenha sido substituído por isto. Vi o técnico trocar errado no intervalo e pior ainda durante a segunda etapa. Vi Bruno Gallo ratear como já havia feito contra o Sport. Vi Herrera mais uma vez com a camisa do Vasco, mas não vi seu futebol ainda no clube. Vi um placar de 3×0 que se não foi exato para o que foi a partida de ontem (talvez 4×1), foi perto disso. Vi o Vasco com sua força máxima que poderia ter jogado ontem perder como se tivesse com muitos reservas. Se fosse para tanto, que tivessem usado exatamente os onze reservas.

  15. O time jogou mal? Sim.
    O Jorginho escalou mal? Sim.
    Alguns, ou todos, os jogadores se pouparam nitidamente? Sim.

    Mas o problema aqui é outro. O Vasco foi NOVAMENTE prejudicado. E NENHUM FDP dessa “mérdia de miérda” têm a hombridade de falar a verdade. E os VASCAÍNOS têm SIM que reclamar sobre isso, PORRA!
    Se fosse 3X1 era pior ou menos ruim? E se o segundo gol fosse anulado? E se o Luis Fabiano estava impedido??? Nós Vascaínos temos que entender um coisa de uma vez por todas: A FAVOR DO VASCO SÓ EXISTEM OS VASCAÍNOS! O Tópico é: Vasco atuou mal, arbitragem pior ainda. Então não adiantar cair a discussão por outros canais.

    Sds /+/,

    JC

  16. O Jorginho errou de novo(não no Vasco, mas no campeonato: quando treinador da Ponte Preta, ficou em dúvida se priorizava a Copa Sul Americana ou o Brasileiro e perdeu nos dois: foi vice na Copa e rebaixado no Brasileiro).
    Ontem se comportou como se ainda fosse técnico da Ponte: escalou dois volantes-volantes(Vaz e Serginho), 3 meias(Gallo, Andrezinho e Nenê) e somente um jogador à frente(me recuso a entitular o Herrera de atacante – coisa que ele nunca foi: atacante tem que atacar e marcar gols: ele não sabe!).
    Mas, aí pergunto–> e os salários? Afinal, tem gente aí que não recebeu dezembro e 13º de 2014 e, pelo menos, julho(segundo se diz, parte do elenco+funcionários) e agosto de 2015(para todos).
    Somente darei crédito, quando publicarem resumida e mensalmente–> quanto recebeu(e de quem) e quanto pagou(e a quem). É contabilidade de quitanda, mas que funciona. O rei da contabilildade(Um dos Nelsons) não acreditou nisto e ajudou a arrebentar com o clube.
    _____
    O Vasco perdeu e você reapareceu. É uma grande coincidência, claro. Depois daquela vitória sobre a Ponte Preta a sequência do Vasco trouxe pouco para se falar. Uma pergunta: o Vasco continua virtualmente rebaixado?

    Você quer saber dos salários? Os de outubro e novembro do ano passado foram pagos? Por quem? O de dezembro também? Parte do décimo terceiro já havia sido pago ou quem assumiu também ficou com o ônus? E quem ficou com o ônus obteve as certidões no mesmo mês? Quanto foi necessário se buscar para consegui-las? Falam em 14 milhões.

    E neste ano os salários foram pagos mensalmente? Foram? Ah, mas há um pequeno atraso referente a agosto porque o Vasco ainda não recebeu o que lhe é devido do Guaravita, da venda do Jhon Clay e com isso ainda possui pendências para receber a parcela da CEF. Será que em breve não terá tudo disponível e estará tudo em dia? Vamos torcer. Esses mais de 100 milhões a serem pagos como dívidas de curto prazo são historinha ou é algo real? Como o clube se vira para resolver isso?

    A comparação feita por você denota haver total desconhecimento, no mínimo. Como comparar quem busca pagar obrigações (salários, acordos, impostos), com quem ignorava tais pagamentos e atrasava salários em até três meses em várias ocasiões, que precisou ser desmentido por um atleta em janeiro de 2012 quando o clube tinha quatro meses de salários atrasados com os funcionários administrativos e investia na compra de direitos econômicos de Bernardo? Você compara total irresponsabilidade com visível responsabilidade quanto às finanças? Não pode ser séria a comparação ou uma fumaça de comparação dos dois casos. Ainda mais vindo de alguém tão consciente.

    Sobre a comparação esdrúxula dos dois momentos, o Jorginho em 2013 estava num clube menor e optou pela sul-americana, título inédito na Ponte Preta, ao Brasileiro. Fez completamente diferente de agora, portanto, e com o aval da direção do clube campineiro.

    O Herrera sempre foi atacante, mas atuou poucas vezes como centroavante.

    O Bruno Gallo também é volante. O Rafael Vaz foi escalado como homem de frente da linha de zaga, como Breno, do São Paulo, e tinha como uma de suas funções não dar espaço ao Pato, mas como se viu não foi feliz.

    Sobre o que vai deixá-lo satisfeito ou não, agora tudo é lucro, pois você já havia jogado a toalha (com consciência), há quatro rodadas. Toda e qualquer vitória do Vasco daqui para frente só lhe trará surpresas positivas, portanto.

    Imagino seu entusiasmo por ver a recuperação do Vasco nos últimos quatro jogos (ou os três depois da Ponte) e tenho certeza que a derrota de ontem era mais do que esperada por você, ainda mais sem o Thales como titular, nosso artilheiro na Copa do Brasil 2015.

    Sérgio Frias

    1. Sabe nada! O time, infelizmente contratamos jogadores com prazo de validade vencido(a maioria deles sempre teve qualidade técnica, mas o tempo passa), é “veterano” e não pode jogar a cada 3/4 dias com qualidade e a intensidade que hoje se exige no futebol. O treinador, que tem mostrado muita importância na recuperação, errou muito em escalar como fez. Bruno Gallo, sempre foi meia(desde a base até suas passagens por Portugal) e, com sucesso, foi adaptado no losango(Serginho, Andrezinho, Gallo e Nenê) pelo lado esquerdo(no Resende, ano passado, chegou a atuar como lateral esquerdo) e tem qualidades. Quando inventou, Jorginho se arrebentou pois ninguém sabia onde se posicionar e a quem marcar. O que vimos nesse jogo específico, foi um time desorganizado em relação ao que jogara nos quatro jogos anteriores(Ponte, Atl-PR, Cruzeiro e Sport), pois Jorginho ignorou o que vinha dando certo para mexer no que vinha funcionando. Resultado: Luan totalmente perdido(o que não chega a ser novidade, a despeito de ter qualidades técnicas), Serginho disperso(mudaram seu posicionamento para onde não sabe jogar), Rafael Vaz(que foi escalado para marcar o Pato, mas não o fez e nem tentou: parecia o Guinazu subindo a todo momento sem a bola e levando nas costas), e por aí vai. Agora, chamar o Herrera(apelidado na sua terra – Argentina – como “quase gol” de atacante não é correto. Jovem já era disperso e agora então… Mas, no Vasco e isto não é de hoje, se dá muito pouco valor a jogadores criados no clube. Quanto à questão salarial – que no momento não é só no Vasco – no nosso caso é corriqueira e isto acontece há mais de 20 anos, com mais problemas no início dos anos 2000(2001, 2002, 2003, …) e na digestão Dinamite. Mas que conta no ambiente ninguém pode ignorar, sejam quais forem as razões que motivaram(motivam) os atrasos que são constantes, queira o Casaca ou não.
      Quanto ao meu reaparecimento, nunca deixei de comentar seja no Supervasco, seja no Blog do Garone, seja no Casaca, sempre que o assunto mereça minha opinião(e, aí, quem decide sou eu), sem patrulhamento.
      Continuamos na torcida e na esperança que nosso treinador(que vinha muito bem) não faça novas trapalhadas com aconteceu com a Ponte Preta – na mesma situação: risco de rebaixamento(que acabou acontecendo) e uma Copa(no caso a Sulamericana, onde foi vice). Não dá para um time trintão(pelo menos os melhores jogadores têm mais de 30) jogar “todo dia”.
      _____
      Fico feliz que esteja aos poucos se revelando. Custou um pouco, mas você cedeu.

      Você não precisa me dizer que o Bruno Gallo pode atuar do lado esquerdo numa das pontas do Losango, mas no 4-2-3-1 é preferencialmente um volante (vide treinos), no 4-4-2 em 2009, pouco antes de sair do Vasco, era volante. Em sua última partida pelo Vasco antes de sair para Portugal, contra o Paraná, atuou como segundo volante. Ocorre que o atleta também atua como lateral esquerdo (chegou a substituir Ramon nessa função num amistoso contra o Santa Cruz em 2009). Isso não ocorreu apenas quando no Resende, daí ter tido facilidade para se adaptar à função de uma das pontas do losango (no caso a esquerda).

      O Vivinho era centroavante no Uberlândia, mas no Vasco passou para a função de segundo atacante, o Mazinho era ponta esquerda nos juniores, iniciou a sua trajetória no Vasco como volante, virou lateral esquerdo, na Copa América de 1989 passou a lateral direita, depois foi para o futebol europeu atuar como meia e na Copa de 1994 chegou a jogar como terceiro homem de meio campo. É óbvio que o Vasco contratou um volante, no caso dele Bruno Gallo, que se adapta na função de meia do losango, como atuaria de lateral esquerdo. Se na base Bruno Gallo era o 10 não foi dessa forma que desenvolveu seu futebol nos profissionais. Não à toa ele substituiu Guinazu e não Nenê, Jorge Henrique, Julio dos Santos ou Andrezinho.

      Numa eventual linha de três do Vasco com Andrezinho (ou Julio dos Santos), Nenê e Jorge Henrique, ele passa a ser um dos volantes da equipe, pois Jorge Henrique faz bem o vai e vem pelo setor esquerdo. Houve um ensaio disso na partida contra o Atlético-PR, o que não impede que Gallo avance e participe das manobras ofensivas do Vasco por sua mobilidade em campo.

      Poder-se-ia pensar que o Losango seria formado por Julio na direita, Gallo na esquerda, Serginho mais recuado e Nenê mais avançado, mas com a presença de Jorge Henrique fica bem plausível que Gallo funcione como um segundo volante.

      Ainda sobre losango, nada impede que um volante faça parte dele numa das pontas. Contra o São Paulo no turno Lucas atuou por ali, só para dar um exemplo. Na época Gallo ainda não estava em condições ideais para atuar, pois chegara ao Vasco cerca de uma semana antes.

      É incomparável o número de desarmes do Julio dos Santos em relação ao Bruno Gallo nestes últimos jogos. Gallo desarma mais, é mais combativo, Julio desenvolve mais o jogo, é falho na marcação, desarma pouco. A ideia de pô-lo na posição de volante contra o Internacional-RS foi um desastre, pois não sabe jogar nessa função de forma eficiente no que se refere ao combate defensivo.

      Atrasos eventuais de cinco, dez dias do combinado virou um atraso comparável ao período do torniquete financeiro ou o da gestão MUV? Você é um brincalhão.

      Os próprios atletas do Vasco reconhecem que dificilmente um clube grande brasileiro paga com a mesma constância que o Vasco. Aliás como se fazia desde meados de 2004 (quando se adotou a política de se pagar até o dia 20 do mês subsequente) a junho de 2008. Neste período o Vasco teve problema com atraso em duas ocasiões, mas sanados. Há problemas agora, enquanto a verba não é liberada sem penhoras, mas no Vasco de hoje é sabido que dentro em breve a situação será solucionada em relação aos pagamentos de agosto e também de setembro. Os de julho foram sanados.

      Não se preocupe com essa questão. O Vasco hoje honra seus compromissos por mais dificuldades que haja para isso. Dificuldades que a turma do MUV não encontrou quando assumiu, embora choramingasse para ter desculpa a dar calote a torto e a direito.

      Sobre o jogo contra o São Paulo, a questão física se deu também muito pelo fato de o tricolor paulista ter poupado seus atletas contra o Avaí, tendo utilizado no máximo um ou dois durante o jogo em Florianópolis, afinal todos os clubes da Série A estavam até então atuando duas vezes por semana.

      Melhorou um pouquinho a visão. De refugos passaram os atletas do Vasco a ser trintões (Martin Silva, Rodrigo, Julio Cesar, Diguinho, Guinazu, Julio dos Santos, Andrezinho, Nenê, Leandrão, Herrera). Pois é. Quando não se tem dinheiro e tem de se fabricar dinheiro para conseguir certidões, patrocínio, pagar três meses de salários atrasados, fazer e cumprir acordos, transformar mais de 100 milhões de dívidas de curto prazo para longo prazo, reavivar o patrimônio, voltar a ter crédito, trabalhar contra penhoras superiores a 100% do que se tem a receber, uma base destroçada, com alguns bons nomes, mas sem o devido desenvolvimento até mesmo físico necessário e ainda uma série de atletas terceiro colocados na Série B do ano passado, com salários exorbitantes para sua produção em campo, a tentativa deve ser investir em que?

      O raciocínio é lógico. Numa equipe mais cascuda (experiente), com aquilo que ainda restou da base em condições de atuar, atletas mais baratos de menor repercussão (apostas), um trabalho, sob o aspecto físico, científico no clube (dados os problemas oriundos da péssima preparação da base atual até a troca de gestão e em função dos atletas com mais de 30 anos trazidos), cumprimento dos compromissos e reconhecimento por parte da torcida de todo o esforço feito com a presença garantida dela nos jogos, em qualquer circunstância, como no apoio à gestão que mudou a feição do clube em nível administrativo, as coisas tendem a funcionar, dar certo.

      Os laterais trazidos inicialmente eram e são novos (Madson e Christiano), e ainda havia Lorran e Henrique, na frente Thales, Rafael Silva, Yago (todos novos), Jhon Cley, Bernardo e Montoya (idem), Luan, Jomar e Anderson Salles (27) na zaga, Lucas como volante, Jordi e Charles no gol. O problema era o não rendimento da maioria.

      Contratar sem pagar empréstimo ou sem comprar direitos econômicos (parte) dá opção, pelo valor de salário oferecido, de se trazer atletas mais experientes mesmo, como os casos mencionados. Mas a base nova deixada não conseguiu mostrar serviço. Os questionamentos vão desde o promissor Thales ao agora criticadíssimo Luan, passando por Yago, Jhon Clay, Lorran, Jordi, Jomar.

      Este assunto já foi esmiuçado em outra mensagem. Quer você queira ou não reconhecer o clube foi herdado com uma série de atletas que não serviam, mas com contratos em vigor e altos salários, uma base cheia de problemas e com inúmeros problemas outros de ordem financeira para reorganizar a casa.

      Erros pontuais foram aqui destacados, mas nada tem a ver por exemplo com a contratação de Julio Cesar, Diguinho, Nenê, Jorge Henrique, Bruno Telles, João Carlos, Bruno Gallo, Andrezinho, Herrera, Leandrão mas sim com a demora de alguns nomes em vir para o clube, visto que o Vasco carecia de tais aquisições, fosse para brigar por uma posição, fosse para tomar conta dela. Com a chegada de Jorge Henrique, Rafael Silva passou a atuar melhor em substituição a ele; Julio Cesar começou a jogar no Vasco o que pode, depois do anúncio de Bruno Telles; Andrezinho agora tomou de vez a posição no meio, substituindo a Julio dos Santos, que procura agarrar as chances que tem; Diguinho em forma já mostrou poder ficar com a posição de Serginho e Bruno Gallo, que veio muito por querer mostrar seu potencial no Vasco, pouco preocupado com valor de salário, se encaixou no time e ganhou a vaga de Guinazu. Tudo isso se ocorrido dois meses antes, mais a demissão de Roth após o jogo contra o Palmeiras ou Corínthians teria feito o Vasco sair da situação delicada em que estava antes da virada do turno, certamente.

      Sobre o Herrera, caso Thales estivesse em condições físicas ideais seria o substituto natural de Leandrão. O problema é exatamente a parte física, mais até que o péssimo momento na parte técnica. Herrera, mesmo sendo um dos trintões, briga mais em campo que ele. Desde que chegou ao Vasco fez um gol pela equipe, já Thales, do mesmo período para cá, nenhum. A briga é boa…

      Sobre a escalação do Jorginho, o fato de não ter dado certo não significa que foi errada. O Rafael Vaz seria importantíssimo no esquema, mas não cumpriu bem a função. Se o árbitro, entretanto, mesmo com o Vasco jogando mal, tivesse apitado direitinho o São Paulo não sairia do intervalo com dois gols de frente e o Vasco teria pelo menos uma oportunidade de ouro (pênalti) para marcar.

      E fico feliz que escreva em outros sites nas vitórias do Vasco, como certamente escreveu em delírio após o título este ano, as vitórias sobre o Flamengo (duas eliminações), a vitória em decisão contra o Botafogo (após 50 anos), outros clássicos vencidos, a boa sequência recente no Campeonato Brasileiro (que atrapalhou a consciência de uns), mas neste espaço você tem aparecido apenas para reclamar.

      De qualquer forma usar o “sabe nada”, sabendo tão pouco, soa mal, muito mal. Leia Sócrates (não o ex-jogador, que por sinal era meia e não volante, embora tenha começado como centroavante).

      Sérgio Frias

  17. Temos que denunciar os ‘erros’ de arbitragem contra o VASCO.

    Mas, a Diretoria e os Vascaínos com algum poder tem de fazer a parte deles nos bastidores e extra-campo.

    Não é possível que o VASCO seja roubado sem qualquer reação.

  18. Toda vez que o globo me oferece uma assinatura eu recuso e explico que eles são contra o VASCO e a favor do urubu, e que eles prejudicam o VASCO. Eu não vejo as transmissões da globo.

    Atitudes individuais podem até ajudar. Mas é preciso algum comportamento institucional e coletivo, pois o que está acontecendo pode destruir o VASCO.

    O VASCO não é bobo, abaixo a rede globo.

  19. Vasco precisa tomar muito cuidado com a pressão que o Flamengo fará domingo. Eles estão descansados e virão com tudo pra cima do Vasco. Temos de jogar com inteligencia sem entrar na correria do Flamengo. O jogo é as 16 horas , provavelmente , calor muito forte e temos de saber jogar o jogo. Se entrarmos na onda de correria vai faltar fôlego no fim. O Flamengo descansou a semana toda e vai aprontar correria pra cima da gente. Eles sabem que se o Vasco tomar um gol , vai ser complicado ter que empatar e virar. Precisamos jogar bem fechados , encaixotar o time deles para que eles não tenham espaços para correrem em campo. Contra o São Paulo demos muito espaço e o São Paulo deitou e rolou.

  20. O Gigante não jogou tão mal assim. Vacilou em três lances e tomou três gols. Poderia ter marcado dois. Sinceramente, o Vasco tem que voltar suas baterias para o confronto contra o urubu. Bruno Gallo sabe sair jogando e cavou seu espaço no time. Vamos com tudo. Só depende da gente. Frias, falei pra vc várias vezes: o Christiano matava o time. Vencer ou vencer!
    _____
    E eu disse várias vezes a você que atuava pela condição física e pelo descomprometimento de seu reserva, Julio Cesar. Não foi a atitude Christiano que mudou, mas sim a de Julio Cesar.

    Abraço,

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *