Coluna do Torcedor
9

Carta ao Almirante

Por José Paz de Oliveira

Meu querido e amado Amigo, quem diria, 117 anos…

Hoje é mais um dia do seu aniversário. Ao contrário do ano passado, eu e seus verdadeiros amigos estaremos comemorando mais uma data da sua eternidade. Iremos comemorar com tudo que tens direito, pois o respeito voltou, és novamente o Almirante, o Desbravador.

Sabemos da gravidade do seu estado de saúde, mas a chama que mantivemos acesa no ano passado se propagou e queimou todos aqueles vírus que lhe causaram grave enfermidade. Os falsos amigos que lhe tiraram do rumo ainda não foram totalmente incinerados, mas continuamos atentos a lhe proteger. O leme da sua nau está novamente em mãos confiáveis, norteado pela luz que sempre lhe guiou aos portos seguros das vitórias e conquistas.

Ainda encontra-se na UTI, carece de cuidados, mas as notícias são alvissareiras. A sua “casaca” recebeu mais uma estrela, a 23ª, brilhante como poucas, pois foi conquistada com o mesmo descrédito daquela primeira, há 92 anos. Uma estrela que, como aquela, veio mostrar aos adversários e aqueles que atentaram contra a sua história, que basta um sopro de vida, um único pulsar, para que a sua força sobrepuja às demais.

Sua casa encontra-se novamente limpa, há obras, há projetos. A bandeira da sua Pátria tremula novamente, suas cores voltaram. Há alegria em sua casa, voltou o respeito aos seus colaboradores, voltou a credibilidade. Os corsários ainda rondam a baía, mas tendo seus potentes canhões apontados contra eles, não se atreverão novamente. Ainda encontramos vários dos seus adeptos hipnotizados pelo canto da sereia que seguiram, mas vão acordar gradativamente desse encanto.

Hoje a sua tripulação é composta pelos mesmos experientes marinheiros que um dia foram chamados de vagabundos. A eles, juntaram-se novos grumetes, futuros marinheiros, capitães da sua nau.

Nem tudo são flores, é verdade. Em seu nome, aqueles que o vilipendiaram assinaram documentos lesivos, confessaram valores indevidos. Seus seguidores fieis ajudam a honrar seus compromissos, buscam soluções, e elas virão. Mas você é forte, amigo, enverga mas não quebra. “O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste”.

Você hoje ainda se encontra debilitado, mas sua casa tem novamente a luz que sempre o guiou, a crença na sua eternidade. E como prometemos, não o deixamos só, nem deixaremos agora. Continuaremos a vigília na sua convalescença, o protegeremos. Nós sopramos suas velas na calmaria, remamos contra as más marés e já podemos dizer que vemos sinais de um porto seguro no horizonte.

Cumprimos o prometido, expulsamos quem o subjugou. Agora aguardamos que se recupere de vez, que “Venha à luta com essa juventude, que não foge da raia a troco de nada”, afinal, apesar deles, daquele passado iníquo hoje já é outro dia. Que o amanhã seja melhor e sempre.

Parabéns Almirante, força! Muitas gerações estão por vir para venerarem seu passado, suas glórias, histórias de lutas sociais contra preconceitos, suas conquistas… Serão essas gerações que escreverão em seu diário de bordo as mais lindas conquistas vindouras, conquistas e glórias que nutrirão a sua eternidade.

O ALMIRANTE VOLTOU, PONTO!

José Oliveira

*José Paz de Oliveira é Sócio Proprietário do Club de Regatas Vasco da Gama, com muito orgulho e respeito.

9 comentários sobre “Carta ao Almirante

  1. Parabéns amado Club de Regatas Vasco da Gama

    Nossa História é o nosso orgulho, nossa torcida, o nosso maior Patrimônio.

    Tenho convicção que superaremos esta tempestade passageira, muito breve, e a prosperidade chegará de uma forma muito mais sustentável para o nosso patrimônio e principalmente, para o Esporte que tanto tem a agradecer aos milhares de Atletas, Profissionais, Sócios, Dirigentes e Presidentes do Vasco da Gama, durante estes 117 anos.

    Sonho ver nosso quadro social se multiplicando, não por conta de um resultado positivo em campo, mas por causa de um belo patrimônio para todos os associados..

    Sonho com um sede campestre, com Hotel, para hospedagem de Vascaínos de todo País, e que sirva de pré-temporada para nossos profissionais de todos os Esportes.

    Sonho com uma sede social completa bonita atraindo cada vez mais sócios e jovens para a prática esportiva.

    Sonho com a modernização de São Januário, nada de mega arena, que tiram o prazer de ver um jogo, mais com espaços para conveniência, alimentação, entretenimento, interação, coberto, com bons banheiros, ampliado no máximo em mais um andar nas arquibancadas centrais, alongados até a mangueira próximo a Igreja.

    Sonho com a multiplicação da Escola Vasco da Gama, que orgulho tenho dela!

    Sonho com um centro de treinamento de excelência para que nossos atletas realizem também seus sonhos através do Esporte.

    Sonho com um belo Museu que conte de uma forma linda toda essa nossa História, de todas as nossas Conquistas e nossos Ídolos, de todos os Esportes, a mais bela História de um Clube no mundo!

    Sonho, mas tenho certeza que um dia verei tudo isso acontecendo e muito mais, pois esse é o nosso sangue, foi assim que transformamos esse Clube num Gigante Mundial, construímos nosso Estádio e praças esportivas, foi assim que doamos durante a II Guerra mundial, caças para nossos combatentes, até isso fizemos, que orgulho!

    O novo programa de sócios, vinculado a esses sonhos, com certeza, terá um sucesso muito maior do que muitos esperam, pois todos enxergarão claramente os benefícios que a sua contribuição e o seu Clube poderão conquistar.

    Mais uma vez Parabéns, amado Club de Regatas Vasco da Gama!

    Paulo Cesar Guedes
    Sócio proprietario

  2. Parabéns ao Vasco da Gama pelos 117 anos de idade!Feliz Aniversário Vasco da Gama!
    Vamos conquistar todas as vitórias e com os verdadeiros vascaínos sairemos dessa atual situação no futebol!
    Sempre confiei na atual diretoria do Vasco da Gama e continuo confiando!
    Ao Vasco da Gama tudo!
    Aos inimigos nada!
    Eurico Miranda Sempre!
    Eurico Miranda Neles!

  3. “Cangloroso apregoa, altaneiro
    O clarim estridente da fama
    Que dos clubes do Rio de Janeiro
    O invencível é o Vasco da Gama”

    Parabéns ao Gigante da Colina!

  4. Parabéns meu amado C.R. Vasco da Gama pelo seu aniversário, o qual lhe traga como presente, principal, dias infindos de felicidades!

  5. Parabéns pela bravura em sobreviver num ambiente hostil há 117 anos!!!!!!!!

    suas glórias sempre foi passando por cima e brigando contra os elitistas que insistem em te rebaixar e te relegar à um plano secundário há 117 anos!!!!!!!!

    hoje o clube está envenenado em sua torcida pela bovinada global, pré-internet, que gravita entre 30 e 40 anos, contra um cara que deu sua vida ao Vasco e ajudou seja nos bastidores e seja no vestiário à conquistar títulos e posicionar o clube no topo do futebol e do remo….após 7 anos de veneno, uma bando de vascaínos de merda acabaram com o clube no futebol e no remo….a reconstrução veio com um presente que foi o estadual 2015, mas erros de uma pessoa que erra, como qualquer outra, OS INIMIGOS DE SEMPRE AGORA MAIS FORTES APÓS 6,5 ANOS DE VERGONHA, REBAIXAMENTO MORAL E SUBMISSÃO e a falta de apoio desta torcida envenenada estão levando o clube a um poçõ sem fim.

    A espanholização do futebol brasileiro polarizada nos times da globo flamerda e curintia, a máfia das arbitragem e o 7×1 da alemanha estão relacioandos, mas esta merda de organização midiárica tá pouco se lixando, o ódio ao Vasco é maior, assim como a vontade de reposicionar o flamerda bem acima do Vasco também, pois o Eurico chegou a colocar o Vasco com o mesmo numero de titulos brasileiros (4) até 2008!!!!!!!

    a cbfla precisa de uma faxina e voltar a ser CBF, isenta e independente!!!! e a comissão de arbitragem precisa ser investigada e cadeia pra todo manipulador de resultado, chega de sacanagem contra o VAsco.

    reage Vasco e reage diretoria!!!!!!!!!

  6. [Meu comentário estava aguardando moderação no antigo sítio. Pensei que fosse ajustar automaticamente ao novo, mas só agora percebi que não era suficiente apenas atualizar a página, mas sim digitar de novo o endereço do Casaca]

    Marcelo Gomes dos Santos
    21/08/2015 23h44
    No ano de 1974 eu era bem criança e tenho aquele tempo muito vivo na minha memória. Ganhei de presente uma flâmula do Vasco pelo meu primeiro título de Campeão.
    Essa flâmula tinha um grande escudo do Vasco, algumas datas e demais enfeites em purpurina. Tempos depois, todo o enfeite de purpurina “inútil” apagou-se, mais o grande escudo do Vasco permaneceu intacto.

    Em tempos difíceis de conseguir uma camisa do Vasco, recortei o escudo com o propósito de minha mãe costurá-lo numa camisa comum. Isso nunca aconteceu, mas tenho esse escudo do Vasco até hoje, cerca de 41 anos.

    Moral da história: O Vasco jamais se apagará, mas toda inutilidade que tentar aproveitar-se do Vasco, esse sim, converte-se-á em nada.

    OBS: Recebi o presente de uma tia que hoje está com 92 anos, lúcida e ativa. Sua única falha é simpatizar com o FlumineC, mas tirando isso ela é maravilhosa.

    —————————-

    Minha infância foi o Vasco. Sorri, sofri, vivi cada momento defendendo-o no colégio, na rua… Ficava excepcionalmente acordado até meia-noite ou duas da madrugada para ver o vídeo tape na TVE, ainda numa TV em P&B e contra o São Cristovão, Bangu… Enfim, parte do que eu sou é graças ao Vasco.

    —————————-

    A Carta ao Almirante só poderia vir de um remetente de “Paz”.

    —————————-

    Parabéns Club de Regatas Vasco da Gama: Um Club de Deus!

  7. Somente agora li esse artigo, coluna… De encher de brio… Isso sim é Vasco!!!
    José Oliveira é, já disse em outros posts, literalmente o cara! Deveria escrever mais vezes, ser colunista mais assíduo… Fica a dica.
    Vamos forte e altaneiro, tal qual o Almirante, pro restante do Brasileirão com muita garra, força e coragem.
    Saíremos desta, pois o Vasco é inigualável!!!

    Cheguei à conclusão que o Vasco tem de pegar mesmo é time considerado grande… Se pega um de menor expressão ele relaxa e aí… Que isso não aconteça mais, a começar pelo Figueirense amanhã. É tratar todos como ‘igual’, como nossa história nos ensina.

    Eu amo esse clube, Vasco da Gama!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *