ColunasSérgio Frias
75

Returno

Escrevo para aqueles com crença no Vasco e não para os que já jogaram a toalha.

Quem tem escutado o programa Casaca! no Rádio sabe das críticas que temos feito à atual situação do clube no futebol.

A lentidão para conclusão de algumas contratações, manutenção de técnico com prazo vencido, falta de percepção do momento de se agir para solucionar problemas futuros tem levado o clube a experimentar inúmeros problemas, até mesmo desnecessários.

O Vasco ainda carece de alguns reforços inquestionáveis, dois são suficientes, para reerguer-se no Campeonato Brasileiro.

O problema da saída de bola é crônico. O Coritiba não foi parâmetro, pois a marcação frouxa e a série de espaços dados pela equipe paranaense proporcionaram a que Serginho e Lucas tivessem um pouco mais de tempo para concatenarem jogadas, atuando ambos de forma elogiável, primordialmente nos primeiros 30 minutos de jogo.

Uma mínima melhora na organização tática do adversário, mais notada na etapa final, iniciou novamente a mesmice de ligações diretas. Sem um nome que comandasse as saídas de bola, dando segurança ao time e ao outro volante viu-se pela enésima vez chutões com pouco rumo e muito improviso, normalmente sem qualquer sequência de jogada a favor do Vasco.

Ainda sobre o jogo, especificamente, a absurda saída de Jorge Henrique e manutenção de Lucas – já sem forças, sob o aspecto físico, para desenvolver o jogo desde a intermediária do Vasco – resultaram numa desarmonia e falta de compactação do time que, nervoso, pressionado em função de a bola não entrar, passou a dar oportunidade a contragolpes cada vez mais perigosos da equipe visitante.

A inoperância ofensiva do Coritiba impedia que o time paranaense abrisse o placar, até a falha de Jomar, bem na partida até ali. Mas o gol foi um acidente de percurso. A partida ia para um 0 x 0, consequência até então de algumas chances inacreditáveis perdidas pelo Vasco.

Como gancho nisso, ressalte-se que o time precisa e muito de um centroavante nato, pois Riascos e Herrera quando atuam por ali quebram um galho e Thales se mantém fora de forma, de ritmo e de jogo, atuando mal consecutivamente até aqui.

Na parte criativa, a contratação de Nenê modificou um pouco o quadro, mas a responsabilidade não pode ir toda para as costas dele. Andrezinho ainda é uma incógnita, embora se espere mais dele quando voltar, e Jorge Henrique vem para ocupar a outra vaga da linha de três. Um meia com talento e experiência seria importantíssimo para o time, até porque serão 19 decisões mais a Copa do Brasil e a tendência é a de que não se consiga contar com essa linha de três (Jorge Henrique, Andrezinho e Nenê) em várias das muitas decisões futuras. Um nome incontestável no setor seria de suma importância.

Para a zaga foi acertadíssima a contratação de João Carlos. O Vasco agora possui três zagueiros de primeira linha, o que é o ideal, pois não dava para imaginar ter Rodrigo e Luan (hoje ainda contundido) até o fim do ano atuando em todos os jogos, sem alterações.

Além disso mais um lateral precisa ser contratado. Cabe aí enxergar a nova comissão técnica se Julio Cesar pretende se comprometer com a reação do Vasco ou não. Christiano continua sendo o melhor preparo físico do elenco, tem agora Nenê ao seu lado para ações ofensivas, ou mesmo Jorge Henrique, se houver qualquer inversão, mas precisa traduzir em gols seus avanços. Este é um setor que ainda dá dor de cabeça ao torcedor, mas pode vir a ser importante como válvula de escape, caso o time finalmente esteja bem articulado, agora com mais peças para isso.

Na direita Madson está absoluto e isso pode também ser um problema. O Vasco não tem reserva à altura para a posição e Jean Patrick quebra mais um galho, mas sua ação ofensiva é muito tímida.

Há ainda laterais no mercado de bom histórico e currículo. Um deles vindo já será importante para a trajetória cruzmaltina até o fim da temporada.

O Vasco tem sim amplas condições de mudar sua história no campeonato. Precisará da torcida e contará com o nosso apoio. Muitos torcem contra por enxergarem no rebaixamento do clube uma oportunidade para o pilharem futuramente e nós precisamos ter a mais ampla noção disso.

É hora de ação, pois a morosidade demonstrada para a tomada de decisões não foi sinônimo de prudência, mas sim de letargia. Em função dela se perdeu um tempo precioso, pois atletas como Nenê e Jorge Henrique poderiam ter vindo muito antes, um volante inquestionável que qualificasse a saída de bola do time idem e a reposição pela saída de Gilberto, ato contínuo a ela, também.

A janela de contratações abriu e fechou com o Vasco fazendo tão somente duas contratações de maior impacto (Andrezinho e Herrera) e as oportunidades no mercado atual para que se traga ainda alguns atletas rareiam. Existem, mas rareiam.

Há de se imaginar quais são as consequências de uma queda, principalmente no ponto nevrálgico do clube: suas finanças.

Todo o trabalho feito com tanto esforço, denodo e dedicação para tornar o Vasco novamente viável não pode ser posto em xeque pela ridícula e inaceitável campanha do time de futebol.

Por fim, continuaremos a nos manifestar, como fazemos semanalmente no programa Casaca! no Rádio, e fizemos em relação à inacreditável permanência de Roth, tanto quanto à necessidade de se qualificar o time quando o rendimento de vários atletas passou a decair.

No mais, boa sorte à nova comissão técnica e que use tanto o CAPRRES como o setor de Desempenho do clube, tocado por profissionais qualificados e com visão de alcance inatingível para as comissões técnicas anteriores, por falta de conhecimento ou medo do novo. Um medo que quase sempre, em qualquer lugar e circunstância, engessa a evolução.

Sérgio Frias

75 comentários sobre “Returno

  1. análise muito pertinente para o atual momento do Vasco , mas o fato é que precisamos reagir com urgência , não há mais o que esperar e nem pontos para deixarem de ser conquistados , temos a obrigação de vencer as próximas 4 das 5 partidas que teremos pela frente .

    VASCO !!!!!!!!!!

  2. Caro Sérgio,

    A situação no Vasco no Brasileirão é desesperadora para não dizer que já caímos para a segundona outra vez.

    Agradeço a sua resposta em outra “coluna” e,para não citar nomes,pergunto :

    1 ) O que faz o Vice de futebol no Vasco ?

    2 ) O que faz o supervisor de futebol no Vasco ?

    3 ) O que fazem os filhos do presidente no Vasco ?

    4 ) Quem é o responsável por tantas contratações esdrúxulas ?

    5 ) Quem dá entrevista mentirosa e vira motivo de chacota de todos os torcedores ?

    6 )O que faz a atual diretoria (sem exceções) no Vasco ?

    7 ) Quem é o responsável pela logística dos jogos do Vasco em São Januário que não consegue levar 3.000 pagantes ao estádio ?

    Se você conseguir responder esses questionamentos encontrará o porquê da nossa situação no campeonato.
    ______
    A resposta para a maioria das perguntas é simples: todos trabalham. Não é essa a questão.

    O clube esteve preparado para receber o número de pessoas permitido para jogos em seu estádio e a torcida só compareceu em grande número contra o Palmeiras.

    Este ponto de entrevista mentirosa e ser chacota é exercício de futurologia. Quem representa o Vasco tem que jogar o clube para cima e não para baixo. Ainda mais num momento ruim. Eurico Miranda põe o Vasco num lugar que muitos não tiveram a ousadia de pôr, por isso para ele Sibéria e segunda divisão coincidem.

    Tal exposição em nome do Vasco contribui para uma virada como a obtida diante do Palmeiras, para reversões de situações difíceis, mas para virar alvo certo da mídia com o que não dá certo. Esta posição dele é analisada de forma míope, infelizmente. E o pior disso tudo é que os seus opositores não se arriscaram como ele quando no poder, desde o futebol, e com receio de que fossem chacota fizeram o discurso dos adversários do Vasco.

    O que é extremamente difícil de a torcida entender é qual o lugar institucional permitido ao Vasco por seus adversários. Qual o lugar escolhido para que ocupe na opinião dos seus adversários.

    Enquanto o Vasco e seus torcedores entenderem que o local do clube é o reservado pelos adversários do clube, quem se posicionar contra, agredindo o “bom senso” do sistema, será ridicularizado.

    O fato é que o Vasco pode sair sim dessa situação, mas não vai sair com seu representante cabisbaixo, afinal ele representa também a palavra pela reação.

    Erros e acertos ocorrem em qualquer administração. Pela campanha até aqui desenvolvida no campeonato, os erros superaram os acertos longe, mas isso não quer dizer que feitas as correções tudo não possa melhorar.

    E mais. Independentemente de posicionamentos políticos gosto ou não por A ou B é o nome do Vasco que está na frente. E todos torcemos pelo Vasco.

    Sérgio Frias

  3. Pela primeira linha que você escreveu, eu talvez me enquadre nos que “jogaram a toalha”, mas resolvi escrever alguma coisa assim mesmo, porque você um grande vascaíno, e uma das coisas legais que vi no site Casaca foi a sua participação, sempre equilibrada e sem ódios bobos. Bom, acho que vamos precisar de muita sorte, e algo que jamais aconteceu vai ter que ocorrer, que é um time nessa situação conseguir se livrar. Pelo time do Vasco, acho improvável um a reação desse nível. Mas vamos jogar com o peso da camisa, e com algum ânimo extra que a nova comissão técnica possa passar ao grupo. Como você sabiamente disse, contratações ainda precisaram ser feitas, principalmente no ataque e laterais. Temos um centro avante, Tales, que não faz gol, e sem gols vai ficar complicado qualquer reação. Cristiano não compromete defensivamente, mas do meio pra frente é um desastre de ruim, e Madson anda tímido demais, faltando ver se ele de verdade é isso que está aí, ou se pode render numa competição como a atual, um pouco do que rendeu numa competição do nível do nosso estadual. Agora é aguardar.

  4. Boa análise,Sérgio.Vamos torcer e apoiar,mas, esperemos que o time comece a render e que o “sr’ Riascos seja menos bisonho do que tem sido,e que Herrera não erre tanto e que “alguns” jogadores mostrem ao que vieram,no mais, é torcer,apoiar e esperar.E que o Jorginho seja muito vitorioso nesse novo trabalho(apesar de não acha-lo o técnico ideal para o nosso Vasco…)SDV!

  5. Os problemas que as quatro linhas refletem decorrem por escassez de competências de comando, hora de reflexão e de se pensar na utilização de todo manancial que a Equipe Casaca têm em seus quadros.

  6. Sérgio, o Emanuel Biancutchi é um excelente jogador, se colocado junto com o nenê, vai dar caldo. O como você bem disse, é bom jogador e tem que jogar como ponta esquerda. Na lateral l esquerda o Vasco tem o Júlio César e o Henrique, que são bons jogadores. São habilidosos e sabem sair jogando. O problema de Vasco é exatamente no meio de campo, e por isso eu mais uma? Vez repito, o Emanuel Biancutchi tem que ser titular com nenê. O Jorge Henrique, tem que jogar pela ponta direita. Agora, o Vasco tem que jogar pra frente, ganhar dentro e fora de casa , esse será o diferencial. Estamos juntos!

  7. Boa Tarde, parabéns Sergio Frias!!! estou virando um grande admirador seu. suas posturas mostram o quanto o VASCO esta acima de qualquer pessoa. acompanho o casaca à vários anos inclusive tenho um amigo casaquista q já trabalhamos juntos (meu amigo Marcio Fernandes – pai do Kadu), e ficava assustado com a postura de alguns aqui que não criticavam os últimos acontecimentos no VASCO. algumas semanas atrás tenho te acompanhado tanto pelo site como pelo rádio e vejo uma postura de defesa da gestão como também críticas aos erros q tem nos levado à esse momento horroroso que estamos passando. votei em EURICO e não me arrependo pois acredito e continuarei acreditando não só nele mais em todos q estão ao seu redor. acredito nas propostas de retomada do nosso VASCO, acredito na capacidade de gestão, acredito na honestidade, acredito no sentimento genuíno de como ser VASCO. mais como você estou completamente assustado com o que aconteceu após o título carioca, demora nas tomadas de decisões, uma visão humilde q nosso time precisava de reforços para disputarmos o brasileiro com à grandeza q o VASCO precisava disputar(nem falo em títulos apesar de ser uma obrigação nossa pela nossa história), à contratação de um treinador que já após sua contratação, sabíamos o que ia acontecer(q perda de tempo), a demora como você disse na contratação de reforços como nenê e jh q deveriam serem concretizadas antes, afinal nossa gestão no futebol errou e errou muito feio. nosso time de juniores (último degrau para os profissionais) sendo acho eu também com os mesmos erros do profissional ou até piores. não conseguimos ganhar de nosso rival uma partida sequer, time muitoooo mal escalado por esse treinador Rodney q não acredito como ainda não foi substituído? meu Deus o q esta acontecendo com todo o departamento de futebol do VASCO? É INACREDITÁVEL!!!!! mais parabéns Sergio Frias pela defesa e pela crítica ao momento q estamos passando. um grande abraço e VAMOS VASCO!! AFINAL O VASCO É O TIME DA VIRADA!! O VASCO É O TIME DO AMOR!!

  8. Muito boa reflexão, Sergio! Reitero também, como colocado por você, a exigência sobre a real entrega de jogadores (desempregados até então), como Julio Cesar e Diguinho sobre a entrega destes para o time sair desta situação. Definitivamente, já percebemos que o JC e Christianno não podem jogar juntos, pois passam a maior parte do tempo culpando um ao outro sobre as jogadas equivocadas e passes imprecisos.
    Ademais, só uma coisa concordei com o Roth em sua recente análise, de fato o Vasco possui um plantel com jogadores em diferentes níveis técnicos, e principalmente físicos, embora o tático eu ainda ache que é dever do técnico dispor e arrumar a casa, superando as demais adversidades. Até porque times como o próprio Coritiba, Avaí, Joinville, Chapecoense, Santos, não possuem elenco superior, mas possuem padrão tático e isso fez a diferença nos confrontos conosco.
    Ainda me preocupa a inexperiência do goleiro Jordi, muito nervoso alguma vezes e impreciso nas saídas de bola. Já sofremos com a dança dos goleiros no passado e não gostaria de ver este filme de novo. O Martín Silva também me parece uma incógnita, não pelo aspecto técnico, mas pelos sucessivos problemas físicos. Possivelmente, o CAPRRES possa identificar e resolver isso de uma vez por todas. Não seria possível o Vasco tentar a liberação do mesmo junto ao Uruguai, ao menos nestes amistosos?
    Falando do time, acho que em condições ideias, deveríamos ir a campo com: Martin Silva, Madson, Rodrigo, Luan e Christianno; Lucas, Serginho, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles. Com variações de três atacantes com o Riascos (embora ache que ele tenha de ficar mais ligado durante os jogos) ou mesmo Dagoberto (que passa por uma incrível crise técnica e se aborrece muito facil com as arquibancadas).
    A reação tem de ser AGORA! E mais do que nunca, estes jogadores, campeões cariocas de 2015, tem de saber que estão jogando pelo Vasco, para esta torcida e para uma nação e que determinadas críticas vindas das arquibancadas cessarão na medida que este elenco mostrar identificação com o clube e comprometimentos com as vitórias!
    Saudações Vascaínas!

  9. Realmente para muitos vascaínos o CASACA tem uma certa timidez em criticar as dificuldades que o departamento de futebol tem apresentado.

    Mas é bom que se diga que o CASACA é independente e gosta de trabalhar somente com a verdade.

    Porque então não emitir opiniões sobre possíveis falhas que estão ocorrendo? Realizamos também essas críticas.

    Compreende-se as dificuldades encontradas pelo nosso presidente pelo caos financeiro deixado pela administração anterior, do sr. Dinamite e os amarelos, o que ocupa um tempo e esforço enormes tirando das atenções ao futebol que exige esse trabalho gigantesco.

    O Sergio fez um desabafo que é sincero, com o objetivo de colaborar como todo vascaíno de verdade deseja, o que não quer dizer que ele e todo casaquista não deixe de admirar o nosso presidente, se mostrar pronto a caminhar juntos e confiar na sua genialidade administrativa.São as críticas e observações úteis, colaboradoras,que demonstram que estamos lidando com uma instituição sadia e receptiva às colaborações sinceras e úteis.

    Concordo com as observações feitas.

    Mas estamos prontos para a grande virada do século rumo às colocações lá pra cima da tabela com um futebol técnico, de raça e valentia tipo os 4×3 da conquista da Mercosul.

    Avante Vasco, Eurico, CASACA e vascaínos de verdade. Vasco valente e disposto a melhorar sempre e rápido.

    Saudações vascaínas.

  10. Gostaria de entender como e por que o Gilberto, que era o artilheiro do time no ano, foi liberado?
    _____
    A questão não foi a liberação na época e sim não ter vindo outro para o lugar do mesmo nível ou melhor que ele. No momento em que saiu vivia péssima fase sem ter marcado nenhum gol no campeonato.

    Sérgio Frias

  11. Análise excelente, Sérgio. Só discordo quanto ao Cristiano. Reconheço o esforço do atleta e seu preparo físico, porém ele é muito limitado tecnicamente, não acredito que ele possa render com ninguém ali pela lateral. Torço pelo contrário, que eu esteja errado.

  12. Caro Sérgio Frias:

    Excelente coluna. O Casaca, ao contrário do que os invejosos pensam, tem vida e pensamentos próprios. Nosso apoio a Eurico Miranda é inatingível, porém isto não impede que nos manifestemos quando vemos algo errado.

    Nosso intelecto e nossos braços fortes sempre estarão ao lado do Vasco, com prudência e boa vontade, fugindo das pirotecnias políticas, velhas conhecidas de quem conhece os porões da política Vascaína.

    A força do Casaca não tem fim. Se não teve fim quando sugeriram que o grupo tinha acabado em 2011 – fato que traz inveja a nossos adversários – não será agora e nem nunca que terá.

    SV

  13. Boa tarde Sérgio.

    Por mais Vascaíno que eu seja, esse ano o elenco é dos melhores em relação a atletas do que aos anos em que fomos rebaixados, porém eu acho que demorou muito a troca de Roth,ele deveria ter sido demitido na goleada sofrida para o Palmeiras, certamente teríamos vencidos o Joinville e o Coritiba.

    Em relação ao Gilberto,ele realmente teve problemas com o treinador?

    Como o Vasco vai pagar o salário desse monte de gente, já que estamos com dificuldade?

    Por que não libera uns 15 , para podermos contratar um que preste de verdade?

    Infelizmente acho que temos que pensar em 2017 pois em 2016 jogaremos a série B pela terceira vez.

    Vou esperar as próximas eleições para ver se há algum Vascaíno que possa trazer o Vasco de volta ao que era na época do Sr.Calçada.

    Do respeito só sobrou a chacota dos adversários infelizmente.

    E o nepotismo continua reinando no Vasco,o Roberto colocou o genro e o Dr.Eurico só não coloca a esposa pois o resto estão todos lá, lamentável a situação do Vasco atualmente.

    Att.:

    Siri Macaé
    _______
    Primeiro parágrafo: Concordo que teríamos grandes chances disso acontecer.

    Primeira pergunta: Sim, mas ocorre que quando o treinador chegou só o viu no clube no terceiro dia, pois havia se pirulitado depois do jogo contra o Sport. Roth havia trabalhado com ele no Internacional. A relação azedou. Mas a questão primordial era a vinda de um centroavante para a posição dele. Apostar em Thales foi uma opção do treinador, que logo depois já não passou a utilizar o atleta.

    Sobre a segunda pergunta e terceira perguntas juntas: Mais de 15 atletas já saíram do Vasco. Hoje o grupo conta com 33 atletas.

    Sobre o seu pessimismo: Então você já jogou a toalha.

    O Vasco na época do Sr. Calçada, sem Eurico era uma vergonha. Só disputou o Campeonato Brasileiro de 1984 porque foi convidado, conforme as regras da CBF mandavam que fosse. A campanha em 1983 no estadual foi tão ruim que o clube ficou atrás de todos os grandes, contando América e Bangu e ainda do Goytacaz. Eurico entrou no clube para mudar sua história e Calçada surfou na onda por anos.

    O respeito não se resume a resultados de futebol. Pagar em dia é mostrar respeito, cumprir acordos firmados é mostrar respeito, conservar o patrimônio é mostrar respeito, impôr respeito nas instituições que comandam o futebol é mostrar respeito. O Vasco não é respeitado muitas vezes por seu próprio torcedor, que diminui nossas conquistas, superdimensiona fracassos e não entende que o respeito institucional ter voltado é o que mais revolta os inimigos do clube.

    Para começar, nepotismo serve para entidade pública. A Globo é nepotista? As instituições privadas que duram mais de 100 anos são nepotistas? Não há problema nenhum em familiares do presidente trabalharem pelo clube, em prol do clube. São queimados de saída não pelo trabalho que fazem, mas sim pela questão de filiação. Só tomam porrada e o que fazem de bom não é publicizado. Assim é fácil. Afinal alguém falou bem de algum deles quando o Vasco foi Campeão Invicto do Infantil ou Campeão Carioca? Aí eles não têm mérito nenhum. Algo deu errado, vai para a conta deles. Muito fácil assim.

    Att,

    Sérgio Frias

  14. Parabéns pela reflexão Sergio,
    O reconhecimento do problema e a consciência disso, é o ponto principal para as mudanças.

    A dupla Jorginho e Zinho, possui a experiência necessária dentro de campo para corrigir o principal problema tático do Vasco.

    – A saida de bola da zaga pra frente (Zinho era mestre)
    – O apoio correto dos laterais (Jorginho talvez tenha sido o melhor)

    Eu acredito muito na virada, serão 57 pontos em jogo e podemos sim, conquistar o máximo deles e ainda seguir na Copa do Brasil.

    FORA ISSO…

    Só peço, SINCERAMENTE, para alguns Vascaínos incrédulos ou alguns cavaleiros do apocalipse…

    GUARDEM A NEGATIVIDADE E A SUA INCREDULIDADE PRA VOCES… O VASCO NÃO PRECISA QUE VOCE AS EXPONHAM, SEJA AONDE FOR!

    O VASCO PRECISA DE VASCAÍNOS QUE ACREDITAM NELE…DO CONTRÁRIO, JÁ TEMOS INIMIGOS SUFICIENTES.

    AQUELES QUE PENSAM O CONTRÁRIO, PEÇO SÓ UMA GENTILEZA,…. FIQUEM EM SILÊNCIO, ISSO JÁ É UMA GRANDE AJUDA.

    A FORÇA DO PENSAMENTO POSITIVO, COMPROVADO CIENTIFICAMENTE, GERA RESULTADOS POSITIVOS, TUDO QUE MAIS PRECISAMOS HOJE.

    VASCAÍNOS…. ENTENDAM QUE ESSE MOMENTO PODE FICAR MARCADO PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DO CLUBE, DE DUAS FORMAS…. ESCOLHA QUAL VOCE QUER…. SE VOCE, COMO EU, QUER O MELHOR POSSÍVEL PARA O CLUBE QUE AMA, APOIE, TORÇA, ACREDITE E DEFENDA O VASCO SEMPRE…

    SE O CLUBE REAGIR E ENTRAR PARA HISTÓRIA, COM MAIS UMA VIRADA HISTÓRICA, NO MÍNIMO, VOCE PODERÁ DIZER COM ORGULHO PARA TODOS…. “EU FIZ PARTE DESSA VIRADA!”

    E SE NÃO CONSEGUIRMOS, PELO MENOS EU, PODEREI DIZER QUE AJUDEI ATÉ O FINAL E NÃO ABANDONEI O VASCO, COMO MUITOS CANTAM, DA BOCA PRA FORA, NAS ARQUIBANCADAS.

    E VOCE QUE ESCOLHER PASSAR ESSES DIAS RECLAMANDO, CRITICANDO E ATRAPALHANDO? TERÁ ORGULHO DE QUE? DE DIZER QUE NÃO FEZ NADA? QUE VIROU AS COSTAS PARA ELE? QUE A CULPA É DE FULANO E BELTRANO?… OU A MELHOR DAS SAÍDAS…DIZER QUE NUNCA FOI A FAVOR DE COMO AGIRAM E POR ISSO, “EU NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO”…. SÓ QUE AÍ AMIGO… É O VASCO E A NOSSA HISTÓRIA QUE SERÁ MANCHADA POR ESSA ATITUDE, PARA SEMPRE.

    TODOS SABEM QUE NÃO TEMOS O PIOR TIME DO CAMPEONATO. ISSO É CONSENSO.

    ESCOLHER UMA OPÇÃO QUE FIQUE AO LADO DO VASCO, NÃO É TÃO DIFÍCIL ASSIM

    FIQUE AO LADO DE CENTENAS DE CRIANÇAS E JOVENS QUE DEPENDEM DELE PARA SE FORMAREM E SONHAREM COM UMA VIDA MELHOR, PREFIRA A FELICIDADE DE SEU FILHO E DA SUA FAMÍLIA COM O SEU TIME E PERANTE SEUS AMIGOS, PENSE O VASCO, CADA VEZ MAIOR, MELHOR ESTRUTURALMENTE, MELHOR PARA O ASSOCIADO, MELHOR PARA O ATLETA E MELHOR PARA O ESPORTE E ISSO, VASCAÍNO DE VERDADE, SÓ SE CONSEGUE SE JUNTOS, PENSARMOS O MELHOR PARA O VASCO.

    COMO BEM DISSE O JORGINHO, TATUEM O VASCO NA SUA PELE, E PERGUNTE PARA VOCE MESMO, O QUE VOCE FEZ DE POSITIVO PELO VASCO HOJE?… É ASSIM QUE COMEÇAREMOS A MUDAR.

    VAMOS À VIRADA VASCO!
    CONTEM COMIGO!

    PAULO CESAR GUEDES
    SÓCIO PROPRIETÁRIO

  15. Ainda não acabou. A virada virá. Do 11º ao 20º , tudo embolado. É difícil? Sem dúvida. Se não tiver apoio, o desastre acontecerá. O importante é apoiar. O descontrole emocional dos caras é nítido desde o início. Afastar alguns que desagregam o grupo, é necessário. Aproveitamento de G4, quem sabe? Vem janela e se o G4 do 1º turno despencar?
    SV

  16. É claro que podemos e vamos escapar dessa.
    O medíocre e usurpador do nosso lado no new maracanã conseguiu sair de uma situação muito pior que a do Vasco.
    Quem precisa acreditar nisso é nossa torcida e empurrar nosso time para que essa desgraça não aconteça.
    O momento é de união total de todos contra o rebaixamento.

    Vamos Vasco! /+/

  17. Amigos, vou ser curto e grosso.

    Nossa zaga levou 31 gols e fizemos 8, OITO GOLS, coisa que o René fazia contra num turno. Se forem pensar a favor, era a média de gols do Alfinete.

    Os mulambos levaram 29 gols, VINTE E NOVE. Mas quando chegou a bola lá, foi pro saco, seja na sorte, na irregularidade, mas ninguém chuta na própria mão nem tampouco dá um bico de 80 km/h a dois metros da linha de gol.

    conclusão: A bola precisa entrar. Se 10% dos gols perdidos bizonhamente estaríamos lá junto a mulambada, como diz a imprensa, brigando por libertadores.

    Agora precisamos fazer no mínimo um gol por jogo e não levar nenhum em 8.

    Mas sou Vasco, o time da virada e na versão original, O TIME VIRADOR.

  18. BOA NOITE SERGIO EU ACHO QUE O VASCO ESTA ACIMA DE TODOS E DE TUDO A SITUAÇÃO E MUITO RUIM MAIS VASCO E VASCO E TENHO CERTEZA QUE TODOS JUNTOS IREMOS SAIR DESTA E PODE CONTAR COM O MEU APOIO EU ACREDITO NA VIRADA E SEI QUE OS VASCAÍNOS VERDADEIROS ESTARÃO JUNTO COM O VASCO E O BABACA QUE SÓ QUEREM O VASCO MAU ESTES DEIXA NO FIM O VASCO SERA O VASCO E ELES IRÃO CONTINUAR FALANDO O MESMO MAIS NÃO FAZEM NADA PARA AJUDAR SÓ FALA MERDA VAMOS NESTA LUTA E TIRAR O VASCO DESTA VAMOS VAMOS QUE VAMOS JUNTO COM O NOSSO AMADO VASCO

  19. Na minha opinião, treinador que não perceber que Christiano não tem competência nem para arrastar o carrinho de roupas do time não terá competência para mais nada e nos condenará de vez ao purgatório.

  20. Prezado Sérgio,
    Como sempre seus textos perfeitos.
    Confesso que sábado, ao termino do jogo, fui uns dos muitos vascaínos que jogaram a toalha, porém a recolhi imediatamente, pois confio que podemos sair dessa.
    Ótima notícia a vinda de Jorginho e sua equipe para nos ajudar nesta batalha.
    Acho que o Thales pode dar conta do recado jogando como centroavante; vamos confiar no garoto.
    E por falar em garoto, pq o Vasco não faz como o Santos: por a mulecada pra jogar. Temos no elenco um bom meia, o Mateus índio. Acho que ele tem mt potencial e deveria ter uma chance, aliás, no setor de criação, caindo pela esquerda.
    Abs a todos Casaquistas!
    SV!

  21. Acho que um dos maiores erros foi a escolha do Celso Roth e o que agravou muito foi a demora na sua substituição. Essa demora nos custou pelo menos 5 pontos que infelizmente poderão nos rebaixar mais uma vez. Precisamos de 36 pontos dos 57 a serem disputados. Missão extremamente difícil. Caso não consigamos, só deixaremos de disputar a série B se o Brasileiro de 2016 voltar a ser com playoffs.
    _____
    Olá Antonio Carlos,

    Trinta pontos devem ser suficientes. Trinta ou 31.

    A escolha por Celso Roth não se mostrou um erro no início, pois o Vasco não vencia há oito jogos e venceu duas consecutivas quando chegou. O problema foi a sequência e os jogos contra Palmeiras e Corínthians deveriam ter sido a pá de cal para ele.

    Menos pessimismo.

    Sérgio Frias

  22. Concordo com seu raciocínio Sérgio, o Vasco precisa de uma comissão técnica de visão atualizada, penso que esta se encaixa nesses parâmetros, o último parágrafo do texto é o ponto chave.

    Vamos Vascão!!!

  23. Bem realista o texto, quero deixar aqui um elogio ao Casaca! Todas as críticas estão sendo postadas e respondidas de forma bem democrática.
    Mas infelizmente não vejo forças nesse elenco para conquistar 30 pontos.
    Fomos vítimas de estelionato eleitoral ao acreditar na garantia que com Eurico não seríamos mais rebaixados.
    _____
    Não gosto deste tipo de análise, porque ela desvaloriza o elenco, tenta ridicularizar quem defende o clube e se tudo for revertido não adiantará ser reconsiderado, pois o impacto é bem menor.

    Pode não perceber, mas faz você o mesmo papel da mídia, que é díspare ao dos vascaínos que pensam na reação e na força do clube.

    O teor fundamental do texto não é a crítica e sim o chamamento para a reação, com caminhos a serem seguidos para que ela ocorra. Da crítica trazer a desilusão e o julgamento negativo de quem põe o Vasco onde deve pôr no discurso (e que na prática nunca caiu), mais parece (não que seja) um inconsciente desejo que Eurico erre na sua análise, mais do que o Vasco saia dessa situação.

    Diante do exposto, torçamos para a reação e contemos com nossas forças, pois se não dermos força a nós mesmos, ninguém de fora a dará.

    Sérgio Frias

  24. Jogar a toalha, jamais. Isto não é coisa de vascaíno!

    Enquanto 2 mais 2 forem 4

    e matematicamente for possível, acreditarei com força e Fé porque o Vasco faz parte

    do meu ser e sou um vencedor!

  25. Ainda dá tempo para RECUPERAR as posições perdidas!

    E tudo aconteceu de modo ERRADO n HORA ERRADA!

    Mas essa é uma realidade nas nossas vidas, são coisas que ACONTECEM e que não estamos IMUNES a isso!

    PRECISAMOS ter a PACIENCIA ZEM BUDISTA ou a famosa PACIENCIA de JÓ! ( Me inspiro e o leio muito nos momentos de angústias, ou nas dificuldades, e aprendo a LIDAR e até encontro FORÇAS para superar as ADVERSIDADES e sinto o AMOR de DEUS quando ele nos coloca em algumas adversidades para nos PROVAR e testar a nossa CONFIANÇA em DEUS!), e agora estamos parecendo aquele aluno que foi para a REPESCAGEM ou a RECUPERAÇÃO e precisa tira um 9 ou a NOTA B paraser APROVADO no seu ano LETIVO, coisas que ele não teve a competencia de obter durante o ano inteiro!

    HUMANAMENTE pode parecer uma MISSÃO quase IMPOSSÍVEL, mas nada é IMPOSSÍVEL para quem é VASCAÍNO LEGÍTIMO, GENUÍNO e CASCUDO porque as nossas PÁGINAS É RECHEADAS e MARCADAS e deixam escritas e registradas na nossa história esses EXEMPLOS de LUTAS, SACRIFÍCIO, SANGUE SUOR, LÁGRIMAS, FÉ, DEDICAÇÃO, DETERMINAÇÃO das LUTAS, DESAFIOS VENCIDOS, SUPERADOS na BASE da CORAGEM, FERRO e FOGO!

    QUEM É VASCAÍNO, É COMNHECEDOR DISSO, e AGORA são nesses momentos que os TORCEDORES VASCAÍNOS que AMAM o nosso clube ACIMA de qualquer opção pessoal PRECISAM SABER ABRAÇAR, passar a CONFIANÇA nos nossos jogadores, LUTAREMOS JUNTOS!, SUPERAREMOS JUNTOS e JUNTOS VENCEREMOS e saíremos dessa!

    É PRECISO SER CORAÇÃO VALENTE, ter o ESPÍRITO de CALEB e a PACIENCIA ORIENTAL MILENAR para SUPERARMOS e ENCONTRAR FORÇAS PARA REAGIR nesse RETURNO!

    EU CONFIO! e ESTOU CONFIANTE!

  26. Acompanho o Eurico desde os anos 80 e o Casaca! desde 2007, então confio plenamente, como sempre diz o nosso Presidente, não há hipótese disso acontecer (não digo nem o quê, todos sabem).

    Panorâmica do Sérgio Frias retrata o que de fato vinha ocorrendo, demora em contratar para determinados setores e a não percepção do momento certo de substituição do técnico, passando pela análise do time nos jogos, e foi de fato o que estava acontecendo mesmo. Minhas sugestões para jogadores que não devem ser titulares: Dagoberto, Julio Cesar, Herrera, Thalles, sobrou o Riascos, então é ele o cara, Guinhazu também pedindo um banco.

    Só um pitaco sobre o Roth no último sábado: – tava na cara de qualquer um que o Dagoberto não poderia voltar para o 2º tempo, voltou e se contundiu no início dessa segunda etapa, imaginei, a providência divina vai tirá-lo, mas nada, voltou e foi o que se viu, quando resolveu tirá-lo lá pelas tantas o time já estava todo desequilibrado pela ansiedade(ROTH NUNCA MAIS), isso é só um exemplo das muitas m…. que fez.

  27. ACHO MUITO ENGRAÇADO ESTES DITOS MATEMÁTICOS QUE DIZEM QUE O VASCO NECESSITA DE PELO MENOS 11 VITÓRIAS PARA CHEGAR AOS 45 PONTOS E POR UMA QUANTIDADE HISTÓRICA DE PONTOS GANHOS, SE GARANTIR NA PRIMEIRA DIVISÃO. ACHAM MUITO DIFÍCIL E DIZEM QUE O VASCO TEM 90% DE POSSIBILIDADES DE CAIR. SERÁ QUE SERÁ FÁCIL PARA O JOINVILLE E CURITIBA GANHAR 9; O GOIAS, AVAÍ E FIGUEIRENSE GANHAR 8. CONSIDERO QUE O PLANTEL DO VASCO É MELHOR DO QUE OS 5 CITADOS E NÃO É POSSÍVEL, NO MEU ENTENDIMENTO, QUE O VASCO COM O ELENCO QUE TEM EM RELAÇÃO AOS 5 CITADOS, NÃO SE RECUPERE NO RETURNO.

  28. O que eu vou dizer agora pode parecer loucura, inconsequência, falta de conhecimento ou até mesmo besteira, mas quero despertar a atenção para uma coisa. Até esse momento, não existe nenhum, eu disse NENHUM clube que disputa o brasileiro que matematicamente esteja livre do rebaixamento, pois se o Corinthians que até o momento lidera vier a perder todos os jogos até o final do campeonato ele poderá ser rebaixado e em comparação a isso, se o Vasco, que está na última colocação, vier a vencer todos os jogos até o final do turno pode se tornar o campeão brasileiro. Difícil as duas hipóteses? sim! Impossível? não! É por isso que eu jamais jogo a toalha. Eu acredito na virada do meu Clube até o momento em que matematicamente isso não seja possível e no momento, matematicamente, temos chances de até sermos campeões brasileiros. Acreditem companheiros, acreditem sempre, pelo menos nós que amamos o Vasco e não a política do Vasco. Eu estou preocupado? sim, estou, mas quem não está? mas a minha preocupação é infinitamente inferior ao meu otimismo e enquanto tiver chances matemáticas eu estarei acreditando não só na permanência na série A como também no título brasileiro desse ano. Podem me chamar de maluco e eu sou mesmo, maluco pelo Vasco.

  29. Existe alguma possibilidade de o Brasileiro de 2016 deixar de ser por pontos corridos, com aumento do número de clubes e consequente inclusão dos 4 últimos colocados de 2015?

  30. Meu caro Sérgio, esperava muitas dificuldades e obstáculos após o desastre que foi a administração Muv. mas sinceramente, não esperava que chegasse a esse ponto… está muito difícil…

    Obs;Em minha opinião, o grande problema está no departamento de futebol, o presidente Eurico não está conseguindo acompanhar as coisas a contento como antes, e isto é compreensível devido as forças física, há que pensar uma reformulação junto ao departamento de futebol… abraços…

  31. muitos criticam os jogadores do Vasco mas esquecem de olhar a merda que o futebol brasileiro está inserido seja de jogadores, seja de treinadores!!!!

    vcs que criticam o cristiano, madson, serginho preferem o anderson pico??? o pará ???, preferem o walace na zaga??? preferem o canteiros no meio???? preferem o jonas “suazentagger cearense jogador de MMA” de cabeça de área???

    porra não tem time sem deficiências neste futebol brasileiro de série A falido e podre!!!! os que estão na frente é porque jogam pra frente, jogam visando o gol, coisa que o Vasco não fez com o burroth…coisa simples.

    fora o Vasco dar gols aos adversários em erros ridículos e perder gols que geram a suspeita de haver má vontade em marcar gols para derrubar o técnico.

    o VAsco precisa de 4 jogadores de ataque: que sejam Talles centralizado, e jorge henrique, nenê e mais um no meio campo QUE AGUENTE JOGAR UM JOGO INTEIRO, podendo ser o julio dos santos, julio cesar, rafael silva, andrezinho, e aqueles que não aguentam jogar um jogo inteiro TEM QUE IR PRO BANCO DE RESERVAS pra entrar no segundo tempo OU DISPENSADOS!!!!!!! EXEMPLO:
    – dagoberto
    – riascos
    – herrera

    a defesa do Vasco todos já conhecem, e é a do estadual com o reforço do novo zagueiro.

    vamos ter fé, como já ouvi muito padre em muita missa dizer: EIS OS MISTÉRIOS DA FÉ!!! O VASCO ENVERGA ESSA CRUZ E PODE E DEVE TER FÉ, COMO TODO VASCAÍNO DE VERDADE DEVERIA TER.

  32. Sérgio Frias e Antonio Carlos:

    Estive vendo a campanha do Sport, a qual contem os mesmos 31 pontos que precisamos.

    Acreditem, eles tem DEZ empates. 7 vitórias, 10 empates e 2 derrotas.

    O que denota que empate não é um resultado desesperador, o importante é pensar jogo a jogo pensando em vencer. Quando o imponderável acontecer – como aconteceu com o garoto Jomar no último fim de semana – que pelo menos consigamos um empate.

    Para isto, o Vasco precisa jogar pra ganhar. Jogar pra frente, sempre procurando fazer o primeiro gol. Se um azar acontecer, se um erro de arbitragem acontecer, ainda teremos margem.

    O cenário parece desesperador por conta da péssima campanha até agora, mas não é nada que não possa ser revertido.

    SV

  33. Os erros do Eurico foram: não reforçar a equipe tão logo terminou o campeonato carioca (ser campeão gerou a falsa sensação de que o time não poderia ir tão mal no campeonato brasileiro) e escolher o Roth. Que seja sábio ao escolher o novo treinador e busque um goleador nato, se for possível.

    No mais, o que ele tem feito de tão grave? Ser campeão carioca depois de 12 anos? Pagar salários de jogadores e de funcionários em dia? Assumir um clube com uma dívida mais do que duplicada e sem jogadores de divisões de base prontos para integrarem o elenco profissional? Tirar vários caminhões com o entulho acumulado em São Januário? Manter o estádio limpo? Pagar a conta de água? Não ter assaltado um banco para arrumar recursos para contratar jogadores em evidência?

    A torcida está no seu direito de protestar, mas não há como fugir da realidade. Agora não adianta “discutir o sexo dos anjos”. O momento é de luta, de união e de inteligência.

  34. Nossa camisa e nosso emblema (o sinal, a Cruz de Cristo) valem por si sós.

    As palavras contidas no vídeo abaixo têm de ser o catecismo dos vascaínos, especialmente dos jogadores.

    https://www.youtube.com/watch?v=UUHq9PfasJE

    P.S.: A vida imita a arte? Ou a arte imita a vida? A equipe hipotética desse filme tem uniforme preto e branco. Seu símbolo é uma cruz. A até um padre aparece no vídeo.

  35. Sérgio,

    Você fala em lateral direito. Não acho que o Vasco tenha que trazer algum. Esse menino, Bruno Ferreira, dá conta do recado. É novo, é polivalente, é raçudo e voluntarioso, defende e ataca bem. Falta a ele oportunidade. Esse é um dos que poderia estar treinando entre os profissionais. Nas partidas de Juniores que vi jogar, gostei muito dele.
    Se for prá trazer, então traga o Yago Pikachu, do Paysandu. Tá jogando muito. Pode não dar certo, mas tá jogando muito.

  36. A VIRADA DO SÉCULO VEM AÍ :

    O PALMEIRAS em 2014 se salvou com 40 pontos , ou seja , temos que continuar lutando e acreditando até a ultima rodada.No turno , fez 18 pontos e no returno fez 22 pontos.Temos chances sim!

    O CORITIBA em 2014 (que só tinha o Alex como destaque e em fim de carreira ) fez 17 pontos no turno e fez incríveis 30 pontos no returno.

    O FLUMINENSE em 2009 tinha 99% de chances de cair e não caiu.No turno , fez míseros 15 pontos e no returno fez 31 mas só arrancou MESMO a 10 jogos do fim do campeonato.
    Nós temos todo o returno!

    Em 2003 , o GOIÁS fez 44 pontos em 23 partidas no returno , contra 21 pontos no turno , totalizando 65 pontos ao fim.

    Ou seja , não existe essa de ser impossivel fazermos os pontos que precisamos!

    Só temos que acreditar , ter fé e acima de tudo estarmos muito , mas muito unidos.

    É TAMBÉM A CHANCE DE ENTRARMOS PARA A HISTÓRIA !!!!
    É a oportunidade da mística de time da virada entrar em campo em todas as partidas.

    A VIRADA DO SÉCULO !!!

  37. Vascaínos boa tarde!
    Discordo da grande maioria dos que aqui estão opinando sobre o time do Vasco e sobre o Jorginho, inclusive.
    Para começar, quando o Jorginho foi técnico do burro-negro, e teve então uma campanha pífia, o elenco das imundícies, salvo engano era muito ruim.
    Lembro de sua passagem pelo América, quando fez um grande trabalho e quando levou o Figueirense a um patamar que tal time nunca havia imaginado que chegaria. Esses dois exemplos para mim, e mais o que acompanhei de sua conduta e de suas opiniões me levam a crer que sua escolha foi acertada. Esse têm vontade de vencer e tenho certeza que irá surpreender a muitos. Surpresa para mim foi o Zinho, em sua apresentação. Ponto para ele.
    Quanto ao time, e aqui de novo vai uma crítica a torcida, o Thalles já deveria ser titular há muito! Não sei o porquê a torcida cisma em pegar no pé dos jogadores que são formados na categoria de base do Vasco. Só para dar um exemplo: o Souza, cabeça de área que hoje está no São Paulo, foi a seleção brasileira e é excelente jogador, cansou de ser vaiado e xingado por essa mesma torcida que gostaria de tê-lo novamente no clube. Ele é apenas um exemplo de muitos que ocorrem todos os anos no clube. A torcida simplesmente “compra” O QUE NOSSOS DETRATORES REVERBERAM, essa é a verdade. Quantos jovens talentos Vascaínos foram postos para fora do clube nesses últimos anos? Aos que não concordam, peço que reparem quando a “mérdia de mierda” fala de algum ex-vascaíno, ou ex-jogador do Vasco. Eles falam em todos os clubes pelos quais o jogador passou, mas raramente mencionam o nosso clube. Exemplo? Ainda ontem em uma rádio dessas qualquer, estavam entrevistando o Gilberto que foi cria do burro-negro e voltou a Seleção somente quando veio jogar no Vasco. O repórter(?) mencionou “N” vezes o burro-negro, os clubes que ele jogou na Europa, mas, evidentemente, esqueceu-se de mencionar o Vasco!?!?!?!
    Coincidência? Minhas bolas!
    Lugar de Vascaíno é apoiando o time. Se eu apoiei o time com todos os canalhas que lá estavam como não vou apoiar agora?

    VaaaaasssscôÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!!!!!!

    Sds /+/,

    JC

  38. EM PRIMEIRO LUGAR CONCORDO QUE TEMOS AINDA 19 JOGOS PELA FRENTE..

    NÃO IMPORTA ESTATÍSTICAS E PROBABILIDADES… O QUE IMPORTA É QUE CADA JOGO É UMA HISTÓRIA DIFERENTE.. ASSIM SENDO O TIME TEM DE FAZER O QUE É NATURAL EM COMPETIDORES: JOGAR PARA GANHAR TODOS OS JOGOS.. DENTRO OU FORA.

    EM SEGUNDO LUGAR, BASEADO NESSE CONCEITO ACIMA, NÃO VEJO COMO O VASCO NÃO SE MANTER NA 1A. DIVISÃO.. E MAIS AINDA: BEM CLASSIFICADO. O NÍVEL DO PLANTEL ATUAL É DE MÉDIO PARA CIMA.

    MAS TIVEMOS AZAR DOS INSUCESSOS DO DORIVA E DIRIA, INCOMPETÊNCIA DO ROTH SEJA TÉCNICO SEJA NA RELAÇÃO COM AS PESSOAS.

    AGORA CHEGA O JORGINHO E ZINHO.. ACREDITO QUE UMA NOVA FILOSOFIA DE JOGO SERA IMPLANTADA E QUERO CRER, TEREMOS UM TIME ORGANIZADO EM CAMPO.. ZERO CHUTÕES PARA ONDE O NARIZ APONTA.

    MAS DISCORDO DE ALGUNS PONTOS.. PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AOS DOIS LATERAIS.. QUASE 70% DOS GOALS QUE TOMAMOS FOI POR CAUSA DA ATUAÇÃO DESASTRADA DOS LATERAIS.. NÃO TEM ELES, O MENOR SENSO DE POSICIONAMENTO DA FUNÇÃO EM CAMPO..

    PORRA.. LATERAL NÃO É ATACANTE.. UM TIME NÃO PODE DEIXAR QUE OS DOIS SE MANDEM PRA FRENTE ALUCINADAMENTE.. A CONSEQUÊNCIA É SEMPRE BOLA NAS COSTAS DELES..

    LATERAIS APOIAM JOGADAS DE ATAQUE, MAS NÃO SE TORNAM ATACANTES.. E O PIOR É QUE QUANDO O TIME É DESORGANIZADO, COMO FOI ATÉ AGORA, ESSA DEBANDADA DOS LATERAIS, MATAM O RESTO DO TIME… AFINAL, DO OUTRO LADO TEM TÉCNICOS QUE OBSERVAM ESSA DEFICIÊNCIA DA DESORGANIZAÇÃO DO TIME EM CAMPO, E DEITAM E ROLAM..

    OU O JORGINHO CONSEGUE FREAR ESSA ALUCINAÇÃO DOS LATERAIS OU VAI PRA VALA TAMBÉM.

    MAIS AINDA ASSIM… NÃO SEI QUAL É A DO CHRISTIANO.. CORRE A PAMPA.. MAS PRODUÇÃO ZERO… ERRA QUASE TUDO.. MUITO AÇODADO E AINDA POR CIMA QUER FAZER JOGADAS LITERALMENTE DESNECESSÁRIA E PERDE A BOLA.. MUITAS VEZES TENTA CHUTAR EM GOAL, AO INVÉS DE PASSAR A BOLA PARA OS ATACANTES.. RESULTADO: NEM SEI SE FEZ ALGUM GOAL NESSE CAMPEONATO..

    MAS ACREDITO MUITO QUE VAMOS PARTIR PARA AS VITÓRIAS QUE QUEREMOS E COMO QUALQUER TIME, PRECISAMOS..

    ERA ISSO

  39. Sergio Frias, você foi perfeito em suas colocações!

    E nossas esperanças precisam ser alimentadas! Hoje podemos ter algumas mudanças! Mas para o jogo de hoje sinceramente não espero uma vitoria, espero sim uma mudança de postura para que eu mantenha esta esperança alimentada! o Vasco precisa mudar sua postura e jogar como Club Grande que é! pois vem se “apequenando” nos últimos jogos! inicia o segundo tempo o time já em total desespero!

    Por isso eu disse que o Vasco precisa mudar a postura! Estarei hoje no Maracanã apenas para ver esta mudança! A de postura de um Club grande com as tradições do Vasco ou se de nada adiantou a vinda deste “trio de urubus” (que sinceramente espero que me surpreendam).

    Vasco Sempre! Saudações Vascaínas!

  40. Concordo em gênero, número e grau com tudo o discorrido aqui e ouso acrescentar que falta ainda alguém para acompanhar o dia a dia do vestiário, alguém que respire Vasco 24 horas por dia, que tenha tempo e disposição para acompanhar, incentivar e inundar o vestiário da vascainidade que nos fez ultrapassar inúmeras barreias nesses 116 anos de história.

    Sem sombra de dúvidas, o nome ideal para isso é o do presidente Eurico Miranda, contudo, com os infindáveis problemas oriundos da administração amarelo/Banana, ele não tem condições de estar 100% voltado ao futebol.

    Isso não significa porém que não haja quadros no clube que possam cumprir seu papel, somando a vitoriosa parceria das últimas eleições entre juventude e experiência, não há razão para que se espere algo diverso do que o sucesso.

    Todos nós sabíamos que não seria fácil, alguns erros cometidos na área culminou com a atual situação, mas isso aqui é VASCO e todos nós juntos tiraremos o time do atoleiro, apesar dos “do contra”.

    Abços,
    SV

  41. fiquem tranquilos….o jorginho caiu q nem uma luva…jorginho e comissão…..agora o Vasco engrena….e não cairá…ao contrário, vai acabar o ano de cabeça bem erguida.

  42. Bom, vi a escalação, ainda que extra-oficial, é A MESMA dos últimos jogos ridículos do time!!! O time de sempre, com Jorge Henrique e Nene. Fala sério… Até a múmia Julio dos Santos joga também?? Estamos ferrados. Quero muito queimar a língua.
    ______
    Não acho Julio dos Santos múmia, nem entendo que sem Andrezinho outro devesse jogar de saída com o atual elenco que o Vasco possui.

    Isto não quer dizer que o elenco não precise de reforços, como já mencionei antes ser necessidade sim. A prova disso é não termos um homem gol confiável, desejando hoje que Thales o seja, fazendo algo diferente do realizado em toda a temporada até aqui, com a exceção de um ou dois jogos.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  43. Frias, não conheço o volante Chileno contratado junto ao Cruzeiro. Agora, convenhamos, o Guinazu não têm condições de ser titular. Serginho e, agora, vamos testar o Chileno. Discordo da sua análise sobre o lateral Christiano. É ruim. Muito ruim. Até hoja não presenciei ele acertar um cruzamento. O Rodrigo termina os jogos exaustos por cobrir o setor esquerdo do Gigante. Que tal testarmos Emanuel Biancucchi na lateral esquerda? Ou Bruno Gallo? Ainda carecemos de um matador. Herrera não é o nome no momento. A reação deve ser rápida. Não acredito na recuperação do Gigante. Tomara que seja equívoco meu. Abraço!
    _____
    Guinazu divide opiniões. Sua atuação contra o Santos foi muito ruim, mas jogou muito bem contra o Joinville. Ele é do tipo “ame ou odeie”. Uma discussão sem fim. O problema maior é suportar o ritmo de jogo intenso de marcação que tenta imprimir durante toda a partida. A idade pesa bastante nisso.

    Sobre o Christiano é claro que já acertou cruzamentos, é claro que tem deficiências na parte técnica e é claro que possui um preparo físico invejável. Julio Cesar, que é muito mais técnico não deu para a saída. Lateral que sai precisa de cobertura. Já é algo previsto no futebol. A questão hoje é que a saída dos laterais do Vasco devem redundar em ações ofensivas eficazes e isso por diversas vezes não ocorre.

    Nunca disse que Christiano é bom de bola, mas defendo que não se omite, busca o jogo e com apoio ofensivo em seu setor pode produzir mais. É sob o aspecto físico, de força física, uma válvula de escape para o time nas jogadas de fundo. Eu próprio disse que outro lateral poderia ser trazido, mas desde que este tenha um maior comprometimento com o jogo que esperamos ver em Julio Cesar, uma grande negação até aqui, sem produzir nada que chamasse à atenção positivamente.

    A ideia de Biancuchi na lateral é péssima. Não é veloz, joga muito para trás, desenvolve o jogo com muita cadência e tem como característica apenas um bom arremate a gol.

    Bruno Gallo já jogou por ali em Portugal, mas também não é a posição dele.

    Volto a frisar que Christiano tem mercado para sair. O vigor físico dele nas avançadas pelo lado esquerdo carecem de apoio. Com ele poderá produzir mais, não ignorando limitações técnicas no atleta, que na base do Flamengo atuava como zagueiro.

    Não acreditar faltando 19 jogos é como aquela história de não se comprometer. Uma situação como esta se vira também com a crença dos torcedores. Antes da primeira rodada do Campeonato Brasileiro ninguém apostou que o time ficaria na lanterna do turno.

    Mas o Vasco precisa sim de um centroavante de ofício que possa pôr pra dentro as jogadas construídas pelo meio campo, como também carece de um volante que conduza o jogo desde a saída de bola, bem como de um meia de criação que possa atuar na ausência de um dos titulares atuais da linha de três (com 32, 33 e 34 anos respectivamente), sendo que hoje o nome correto para a posição é mesmo o de Julio dos Santos, pelo fato de Andrezinho não atuar.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  44. A missão é indigesta, mas será mais ainda se não tivermos o apoio da torcida.

    O jogo contra o JEC era pra ser o propulsor da virada e com o empate, esfriou. contra o Coxa, o público diminuiu consideravelmente.

    Será eu não era a hora de trazer os jogos pra SJ novamente, lotar (mesmo que na sua capacidade atual) e fazer lá o Caldeirão do Vasco?

    se levamos 15 mil ao Maraca, que fica com cara de estádio vazio, estes mesmos 15 mil fariam uma verdadeira pressão em SJ.

    Cantar “O Vasco é o time da virada, o VASCO é o time do amor!!!!”
    Foguetório antes do jogo.

    Trazer de volta o sentimento de jogo final para todos os jogos.
    NA RAÇA, na vontade, acho que dá.

    Sem apoio, vai ser complicado…

    Estou com a diretoria e não abro!
    Excepcional trabalho feito na gestão, falta agora firmar a virada no futebol.

    Uma boa sapatada no urubu hoje traria de volta a vontade da torcida em apoiar o time. Hoje ganhamos, 2 a 0.

    Saudações Vascaínas!

  45. A maioria dos comentarios é sobre a demissao do Roth nao ter acontecido bem antes.Na minha opiniao o Roth nem deveria ser contratado.Ele nao tem perfil de tecnico vencedor.O que eu nao admito e nao aceito é uma diretoria experiente e calejada como a do Vasco,se fosse a do bombinha era aceitavel,se reunir e decidir que o Roth seria a soluçao e com uma agravante,essa inaceitavel,na sua ultima passagem pelo Vasco ele deixou o clube na mao e ainda saiu dizendo que ia pra um clube da elite,o Inter.Quer dizer,quardada as devidas proporçoes,essa diretoria se igualou a do bombinha,quando contratou o Tita pra salvar o Vasco da degola.
    Eu acredito em milagre pois ja aconteceu no futebol mais de uma vez.O Flu estava 99.9%rebaixado e o Cuca,em 8 jogos,salvou o clube do rebaixamento.O mesmo aconteceu com a mulambada e o milagreiro da vez foi o Joel Santana que em 8 ou 9 jogos evitou o descenso da mulambada.
    Outro milagre,este pouco conhecido,devido a pouca expressao do time do Figuerense,foi operado pelo Argel Fucks,hoje tecnico do Inter.
    Ele quando chegou no Figueira,o clube se encontrava a 6 rodadas na lanterna do brasileirao da serie A de 2014 e a 14 rodadas na zona do rebaixamento.O Argel evitou o rebaixamento do Figueira,cuja a folha salarial girava em torno de 950 mil reais.E`importante lembrar que o mesmo Argel ja tinha operado o mesmo milagre com o Criciuma no ano anterior quando foi chamado as pressas e salvou o Tigre do rabaixamento quando ninguem mais acreditava que o Tigre nao iria cair.
    Eu acho que um cara com um curriculo invejavel desse,no quesito “salvador da patria,” deveria ter sido contratado,mas o Inter agiu primeiro.

  46. Eu acredito no Vasco, tenho apenas 27 anos, moro na Bahia, me emocionei mais no dia que pisei os pés em São Januário do que no dia que noivei aos pés do Cristo ai no RJ, vou ser Vasco sempre independente de quem seja o seu presidente ou divisão que esteja jogando (Só existe uma divisão para um time da grandeza do Vasco, e é a serie A).

    OBS: Acredito na recuperação do Vasco, acredito no Eurico e acho que seja a pessoa certa para estar no comando do Vasco na atual situação.

  47. A escalação do time pelo Jorginho mostra bom senso. É o time Campeão Carioca reforçado nas posições carentes durante o campeonato e o brasileiro. Onde Marcinho não funcionava, temos o Nenê que estreou bem e no ataque sem o Gilberto vamos ver se o Tales acontece. Quanto ao Jorge Henrique é o parceiro quer faltou ao Gilberto no ataque. Agora é cuidar que o Guina fique mais na proteção da zaga desarmando os adversários que é o que ele sabe fazer e que o grupo fique mais unido.

  48. CARO SERGIO FRIAS SUA RESPOSTA PARA LUCIANO GABRIEL 16:54 SOBRE GUINAZU FOI MAS DO QUE PERFEITA E ACRESCENTO SE TIVESSE SÓ 15 MINUTOS EM CADA TEMPO ATÉ QUE ESSE JOGADOR SERIA ÚTIL.”SE TIVESSE SÓ 15 MINUTOS EM CADA TEMPO”.

  49. Como sempre, você é bem lúcido, centrado, preciso e sábio em seus textos, Sérgio!

    Sempre defendi que você deveria ter uma função mais efetiva dentro dessa Diretoria. Respeito a decisão de elegerem você Vice Presidente do Conselho Deliberativo, mas, com o talento, a visão, a garra e o conhecimento de VASCO que você tem, poderia estar, até mesmo, como Vice Presidente do VASCO.

    Um dia, Sérgio, você será um dos maiores Presidentes da História do VASCO.

    Nesse momento, precisaremos juntar qualidade com oportunidade, competência e sorte, para sairmos desse abismo.

  50. Sérgio,
    Continuo acessando o Casaca e ouvindo o programa, mas há muito não me manifesto nos comentários. Hoje resolvi voltar ao debate. Perdoem-me todos, mas discordo da maioria. A situação do Vasco no Campeonato Brasileiro não é tão caótica quanto pintam. É apenas o resultado de uma sucessão de erros que agora, em sua maioria, foram corrigidos. O primeiro foi a demissão do Doriva. Era evidente que após o desgaste da conquista do campeonato carioca o time cairia de rendimento no início do Brasileirão. Quase todos os times na mesma situação passam por isso. Havia, evidentemente também uma grande diferença no nível de exigência competitiva entre os 2 campeonatos. O time que o Doriva tinha em mão, ainda desfalcado de Luan e Martin Silva, e com alguns rendendo abaixo do esperado pelo desgaste do carioca, não é o mesmo que o Jorginho tem hoje, muito mais qualificado. O Doriva merecia mais paciência. Acredito que com ele e esse elenco mais qualificado não estaríamos nesta situação. O segundo erro foi a consequência do primeiro: a contratação do Roth. Não conheço, nunca vi, e provavelmente nunca verei um trabalho consistente deste treinador. Minha grande, e talvez única, crítica às administrações do Eurico está ligada a esse tema: escolha de treinadores. Entendo que é uma opinião pessoal, mas não posso negar que nossas opiniões definitivamente não batem. Roth, Joel, Renato Gaúcho, Dario Lourenço e Geninho são nomes que eu dificilmente eu escolheria para treinador do Vasco. Mas é opinião pessoal, vá lá. Continuando: contratado o Roth, demorou-se muito para tirá-lo. O estrago causado nas 3 últimas rodadas do primeiro turno são irreversíveis. Mas saiu. Tardiamente, mas felizmente, hoje, ele é passado. Hoje, acho que o rumo está correto. Não vejo a situação como desesperadora. Temos 13 pontos. Os 8 primeiros colocados estão com uma pontuação bem acima do usual nos anos anteriores. Se a parte de cima da tabela consome pontos, alguém precisa perder, visto que esses são limitados. Se o segundo turmo tiver um desempenho desses times próximo ao do primeiro turno, não seria excesso de otimismo acreditar que com 39 ou 40 pontos um clube poderá alcançar a 16a colocação, como aconteceu em 2014. Internacional e Ponte Preta tiveram desempenho mediano neste primeiro turno. O Inter terminou a 1a fase com 26 pontos. Se o Vasco tiver esse mesmo desempenho, medíocre, no segundo turno, terminaria com 39. Possivelmente livre do rebaixamento. Uma vitória acima da mediocridade, terminaríamos com 42, o que hoje, sem uma bola de cristal para saber se os desempenhos do primeiro turno serão mantidos, considero que seria muito provável a fuga da degola. Enfim, uns podem considerar excesso de otimismo. Pode ser. Mas considero o elenco do Vasco qualificado para, NO MÍNIMO, realizar uma campanha medíocre neste segundo turno e sair dessa situação incômoda. Um forte abraço, saudações cruzmaltinas!

  51. Por favor , avisem ao Jorginho e jogadores que o jogo contra o Goias é o famoso jogo dos 600 pontos. O Goias também briga para não cair e está a 6 pontos da gente.Se ganharem , abrirão 9 pontos. Daí a importancia do jogo. Temos que ir a Goias com um esquema tático definido e um padrão de jogo para a partida. Contra o Flamengo , marcamos atrás e buscamos o contra-ataque. Deu certo. Acho que devemos fazer o mesmo contra o Goias mas sem ficar tomando pressão a toda hora. Já está mais que provado que colocar 600 zagueiros e ficar o tempo todo na defesa não adianta , prova são o caminhão de gols que já tomamos no Brasileiro. O ataque precisa fazer a parte dele.
    Precisamos “espetar” os adversarios , para eles ficarem com medo e não virem com tudo.Nenhum adversario estava respeitando o Vasco porque nosso ataque era inoperante e assim eles vinham com tudo. NOSSO ATAQUE PRECISA FUNCIONAR , para não ficar tudo estourando na defesa.
    EU ACREDITO NA VIRADA DO SÉCULO !

  52. Sábias e oportunas as suas palavras Sergio
    Concordo com vc
    Nesse contexto, considero pessoalmente, que perdemos tempo com o Celso Roth,e custo a acreditar que Eurico Miranda, o maior dirigente que um dia já vi na vida, tenha sido responsável pela permanência dele por tanto tempo. Entretanto, isso engessou o Vasco e gerou prejuízos que espero que de tempo para reverter.
    Continuo a acreditar na recuperação e inclusive que poderemos pegar vaga para Sul Americana ou algo assim.
    Espero que a torcida vá apoiar sempre , que o clube continue a dar o apoio ao time como sempre deu, e que todos os envolvidos com o futebol no Vasco (desde dirigentes, comissão tecnica, CAPPRES) coloquem eventuais possiveis vaidades de lado e tenham união na busca da recuperação no campeonato
    Abraços

  53. Eu acredito!

    O que o Vasco precisa é de uma boa sequência de vitórias para engrenar.
    Caso consigamos três vitórias seguidas entraremos na disputa novamente.
    A arrancada será sábado, contra o Goiás.

  54. Sérgio,

    você vai continuar sem admitir que o Vasco errou muito feio no planejamento?

    Vai negar que faz falta um diretor de futebol, mesmo que amador, que de fato entenda mais de futebol do que estes que rebaixaram Bahia e Olaria?

    Leio o casaca há anos…. Mas, poxa… O que custa admitir uma falha da gestão atual?
    _______
    Aquilo em que na minha opinião o Vasco errou e permanece errando eu já pontuei.

    Nunca disse que não faz falta. Pelo contrário, sou a favor.

    A questão não é entender ou não de futebol. Ninguém é dono da verdade. Fácil falar de fracassos e esquecer sucessos. Não é por aí. A questão é a velocidade em se tomar decisões, a percepção das carências e a busca por quem acompanhe o mercado e esteja além de ligado disposto a ajudar. Chega determinada hora em que se tem de confiar em alguém, além da estrutura montada, exatamente para que a estrutura se fortaleça e não o contrário.

    Repito que já pontuei isso. Só não tenho a mesma opinião que você. Planejamento houve, dificuldades financeiras existem, mas quanto mais a situação se agrava mais atitudes rápidas e precisas precisam ser tomadas.

    Sérgio Frias

  55. NÃO ADIANTA TENTARMOS IMPLANTAR NENHUM TRABALHO, QUANDO VERIFICAMOS QUE ESSA COMISSÃO DE ARBITRAGEM ESTÁ COMPLETAMENTE EMPENHADA EM PREJUDICAR O NOSSO TIME. NESTE MOMENTO ESTOU ASSISTINDO AO JOGO CONTRA O GOIÁS, E, O QUE ESTOU VENDO É UMA VERGONHA, COM UM TRIO DE ARBITRAGEM COLOCANDO POR TERRA QUALQUER TENTATIVA DO NOSSO CLUBE DE VITÓRIA. OU A NOSSA DIRETORIA AGE DE FORMA ENÉRGICA CONTRA ESTE ESTADO DE COISAS OU DEFINITIVAMENTE ESTAMOS FADADOS A PASSAR MAIS UMA VERGONHA. A DIRETORIA MULAMBA ESBRAVEJOU A VONTADE POR CAUSA DE DOIS OU TRÊS ERROS CONTRA SÍ, ESPERO QUE A NOSSA DIRETORIA NÃO SE CALE E VENHA A AGIR DE FORMA A REPRESENTAR UM GIGANTE, E NÃO SE APEQUENE FRENTE A ESTA CANALHICE QUE ESTA SENDO FEITA CONTRA O NOSSO TIME. O VERME DO BANDEIRINHA VÊ UM PENALTI QUE NENHUM AUXILIAR VÊ. O JORGE HENRIQUE SOFRE UMA ENTRADA CRIMINOSA DO ADVERSÁRIO, E É EXPULSO DE FORMA COVARDE POR UM ÁRBITRO CANALHA, PAULISTA, VERME, QUE JÁ ENTROU DETERMINADO A PREJUDICAR O NOSSO TIME. RESUMO, OU SE TOMA UMA ATITUDE ENÉRGICA, OU É MELHOR ABANDONAR ESSE CAMPEONATO DE MERDA LOGO.

  56. Sergio, faltou ao Vasco, ao presidente gaga, e ao casaca Humildade, faltou velocidade e transicao, so contratou refugos, aposentados e lentos, so tem jeito com o Vasco atitudes extra campo, com esse time nao tem jeito, ou seja, pode comprar agasalho.
    Magno-MG
    _____
    Me explica como um presidente gagá consegue manter salários em dia, retomar acordos, diminuir dívidas de curto prazo, pondo-as para longo prazo, obter certidões positivas com efeito de negativas, voltar a conservar o patrimônio, manter um teto salarial e ser Campeão Carioca com ele, ser ouvido quanto às novas leis que interessam aos clubes, entre eles o Vasco, ser convidado a falar sobre o futebol na CPI. Todos que negociam com o Vasco, cobram o Vasco são credores do Vasco e querem ouvir a opinião do Vasco devem ser gagás, partindo da sua premissa infantil.

    O fato de você estar desde janeiro, desfazendo do time do Vasco, herdado com muitas malas e salários altos, ter se decepcionado com a conquista do Campeonato Carioca (sob o aspecto de ter razão) e agora se sentir seguro pela péssima campanha do time no Campeonato Brasileiro não lhe torna um ser humilde.

    Da parte do Casaca! o lugar que pomos o Vasco será sempre acima daquilo que os humildes da era humilde e de descalabros contra o clube puseram. Isso não é mais do que obrigação nossa e quem critica isso quer manter o Vasco no lugar que a mídia gosta. Só fomos Campeões Cariocas pela falta de humildade, só sairemos desta situação se não ficarmos com “medinho” de jogar o Vasco para cima.

    A você e todos os que criticam os discursos positivos e desafiadores do presidente do Vasco, não esperamos que entendam o objetivo. É abstrato demais para alguém que procura agasalhos para ele usar no leste europeu.

    Faltou o que eu disse que faltou (sem humildade). No período da janela outros atletas deveriam vir, Roth deveria ter saído após os fracassos contra Palmeiras e Corínthians (ou entre um e outro), e o Vasco ainda precisa de mais reforços logo, pensando na frente, até mesmo visando os últimos dois meses do campeonato.

    Mas a administração do clube cita como um grande motivo que impediu muito do que se queria fazer, a condição financeira, pois a ideia não é contratar para não pagar e sim o contrário. Não se abriu mão disso. Daí o discurso de incentivo e exposição do presidente do clube, blindando o elenco e jogando toda a responsabilidade em si.

    Como é difícil para gente como você assumir esse tipo de responsabilidade com algo que não depende diretamente de si, o negócio é criticar quem o faz. Coragem não é para qualquer um e a nossa em defender uma filosofia de Vasco por mais de 15 anos, independentemente da maré, também não se adequa à sua “humildade”.

    Sérgio Frias

  57. E MAIS QUANDO ERA O FILHO DA PUTA DO ROBERTO QUE ESTAVA LA COM A GLOBO DENTRO DO VASCO EU NAO VI FILHO DA PUTA NENHUM FAZER O ESTARDALHAÇO QUE SE ESTA SE FAZENDO AGORA FOMOS REBAIXADOS DUAS VEZES E TUDO ERA NORMAL OU CULPA DO EURICO E AGORA A CULPA E DE QUEM DE NOVO SO DO EURICO,VOCES ENGANAM AOS BABACAS QUE VIVEM DA MIDIA CORRUPTA DESTE PAIS DE MERDA PARA MIN VOCES SAO UM BANDO DE VIADOS E FILHOS DA PUTA SOU VASCO NA 2 DIVISAO ,3 DIVISAO SOU VASCO ATE FECHAR OS OLHOS E DEIXAR ESTE MUNDO QUE SO SERIA IDEAL SE TODOS FOSSEM VASCO MEU AMOR ETERNO SOU CASACA ATE MORRER,SO UMA PESSOA NESTE MUNDO E MAIS VASCO DO QUE EU EURICO MIRANDA!

  58. Mesmo com tudo isso que o Sergio Frias postou acima, e concordando em partes, jamais pensei que ficaríamos em situação tão preocupante e estamos no meio de campeonato. Seis pontos atrás do 19 colocado e com o futebol apresentado até agora, não me dá nenhuma esperança de salvação. Já são nove pontos atrás do primeiro time fora da zona… impressionante.
    Quanta tristeza.
    ____
    O Vasco precisa se preocupar em somar 30, 31 pontos no returno. Precisa se preocupar com ele Vasco.

    Sérgio Frias

    1. Então Sergio, minha preocupação é exatamente com o Vasco. Não estamos apresentando até o momento um futebol que possa (a mim por exemplo) acreditar que vamos reverter esta situação. Enfrentamos Joinville e Coritiba em casa, apenas 1 ponto. Saímos para jogar contra o Goiás, nova derrota. Tudo bem que o juíz caseiro nos prejudicou mas não dá pra colocar na conta de arbitragem nossa campanha.
      Se o time estivesse, pelo menos, criando oportunidades, jogando bem, me daria uma esperança. Mas espero, sinceramente, que eu esteja errado e que o Vasco queime minha língua.
      Saudações Vascaínas
      ____
      Na conta da arbitragem está a partida contra o Goiás no returno, contra o Internacional-RS e o Atlético-PR no turno, tendo ainda o árbitro da partida contra o Avaí tentado atrapalhar. Mas na maioria dos jogos em que perdeu a responsabilidade é mesmo do Vasco.

      No jogo de sábado a arbitragem quebrou o time do Vasco já aos 20 minutos de partida. Esperamos que no próximo jogo do Brasileiro, contra o Figueirense o Vasco possa jogar. E vencer.

      Sérgio Frias

  59. Espero que agora depois de N derrotas, que esse elenco não escapa mais do rebaixamento. Vamos tratar de preparar o Vasco para num 2016 difícil, armarmos um time em condições de subir com dignidade, subir com cara de Vasco, e recuperação é a palavra chave. Até lá, quem sabe tentar uma façanha de chegar na final da Copa do Brasil.
    _______
    Negativo.

    Pode escapar sim desde que contrate atletas para suprir as deficiências e consiga uma arrancada final.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  60. Sergio, escapar como ????? Vai agora contratar mais um lateral, um volante que saiba jogar bola, e dois atacantes? Duvido que contratem. Acostumaram a esse meio HORRÍVEL, com dois volantes que só defendem, esse Júlio dos Santos MORTO, e o pobre e excelente jogador Nene sozinho. Po, OITO GOLS em 21 jogos é recorde histórico que só esse time horroroso conseguiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *